Um marco histórico para Ijuí e região foi celebrado na tarde desta sexta-feira, 6 de dezembro. Autoridades locais e regionais reuniram-se para a cerimônia que celebrou a retrospectiva da implantação do curso de Medicina na Unijuí e a formatura da primeira turma. O evento simboliza não apenas a realização de um sonho, mas também o início de uma nova era de transformações na área da saúde, com impacto em toda a comunidade regional.
Durante o evento, seja por meio de vídeo ou de pronunciamentos, foi resgatada a história que teve início em 1992, quando a Unijuí fez sua primeira tentativa para implantar o curso de Medicina na região Noroeste, passando para o ano de 2012, quando, no dia 19 de outubro, durante uma ExpoIjuí, foi realizado o lançamento do Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí. De lá para cá, o caminho foi trilhado com muita luta, persistência e negociação, até que, em 2017, o Ministério da Educação (MEC) escolheu a Unijuí para a implantação do curso na cidade.
O presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Vithor Backes, destacou em sua fala que a importância do curso transcende as paredes das salas de aula e impacta o município, fortalecendo o sistema de saúde e promovendo o desenvolvimento regional. "Essa é a concretização de um sonho coletivo iniciado em 1990. A comunidade de Ijuí, liderada pela Universidade, planejou e batalhou pela implantação do curso de Medicina. Todos sabemos que foi um longo caminho, cheio de desafios e de perseverança para oferecer à região uma formação médica de excelência. A implantação do curso de Medicina na Unijuí foi mais do que uma conquista institucional. Foi um marco regional, já que o curso representa também um investimento na área da saúde e bem-estar da comunidade”, afirmou.
Coordenador do curso de Medicina, o professor Jorge Brust afirmou que a formatura da primeira turma é um marco que carrega o peso dos desafios enfrentados e o brilho das conquistas alcançadas. “Para nós, foram os primeiros seis anos do curso de Medicina, da implantação do ensino médico em Ijuí e região. Neste período, também tivemos a visita do Ministério da Educação e o reconhecimento do curso. Além disso, fortalecemos as relações com instituições parceiras, organizamos o internato, as áreas de formação, a preceptoria médica, as normatizações, os manuais, os registros, eventos de formação continuada para os professores, além de cuidados intensivos em aspectos psíquicos e psicopedagógicos dos estudantes. Este olhar para dentro, para as pessoas que estão no curso, é um grande diferencial. Diariamente, executamos em torno de 400h em atividades de ensino. Hoje, formamos 30 médicos que tiveram uma formação privilegiada, de excelência e humanística em todos os níveis de atenção à saúde”, reforçou.
Reitor da Unijuí, o professor Dieter Rugard Siedenberg destacou que esta celebração não é realizada, apenas, porque a conquista do curso de Medicina não foi fácil. Mas porque, diferente de outras conquistas, em que é necessário derrotar o oponente, esse projeto, que hoje fecha um ciclo e que vai se repetir semestralmente com outras formaturas similares, não precisou derrotar ninguém. “Foi necessário, na verdade, derrotar todo um ecossistema legal, político e até corporativo adverso, que não permite vida fácil para quem procura um lugar ao sol, e que não fazia questão de acreditar nas nossas potencialidades. Que precisou, inclusive, enfrentar o ceticismo vivido aqui na própria aldeia. Esse projeto precisou desencravar uma dose de coragem e de confiança na capacidade dos profissionais dessa instituição em oferecer um curso de grande qualidade. Esse foi o preço do sonho que hoje se concretiza através do fechamento desse ciclo, dessa magnitude e com esse comprometimento”, afirmou.
Durante a cerimônia, o reitor fez a entrega de um cheque simbólico ao secretário municipal de Saúde, Marcio Strassburger, no valor de R$ 747.762,96, referente à contrapartida em equipamentos ao município de Ijuí, relativos ao ano de 2024, encerrando o ciclo dos seis anos de compromisso da Universidade na melhoria do sistema de saúde do nosso município.
Em seguida, uma placa foi entregue ao ex-reitor Martinho Kelm, em reconhecimento por seu incansável empenho em reverter o resultado inicial que desclassificava a Unijuí à oferta do curso de Medicina. Graças ao processo reavaliado pelo MEC, foi reconhecido, finalmente, o mérito da proposta que viabilizou a oferta do curso na Instituição.
Na sequência, foi realizada a formatura da primeira turma do curso de Medicina.
Neste mês, estudantes do curso de Medicina da Unijuí, da turma IX, por meio da Unidade Integradora II, com tutoria da professora Carla Gardani, realizaram a ação “EmocionaMente” na Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário de Ijuí, com o objetivo de conscientizar os estudantes do 8º e 9º Anos sobre a importância das emoções na saúde mental e no autoconhecimento emocional. Inspirada em conceitos neurocientíficos, a atividade utilizou dinâmicas interativas e reflexões guiadas para promover diferentes estados emocionais e bem-estar entre os jovens.
O grupo de estudantes de Medicina destacou a relevância do reconhecimento e do gerenciamento das emoções e sentimentos para o desenvolvimento pessoal, social e estudantil. A ação também buscou proporcionar um ambiente de reflexão e fortalecimento da resiliência emocional, promovendo um impacto positivo na convivência escolar, uma vez que nem sempre é fácil suportar críticas e superar desentendimentos sem nos desestruturar emocionalmente.
A partir da orientadora educacional Clarice Megier, a Escola lançou o desafio "um tema relacionado com a saúde mental, de como eles podem atuar no contexto em que eles vivem, dentro e fora da Escola, em situações de diversidade: como atuar com o outro e estar buscando o melhor para eles”, e esse foi o caso-problema que motivou os estudantes de medicina na construção do “EmocionaMente”.
Entre as atividades realizadas, destacam-se a conversa educativa, a qual introduziu os conceitos de emoção e sentimentos e suas diferenças, além de esclarecer a sua importância na vida de cada indivíduo; o “Campo Minado das Emoções”, que convidou os estudantes a explorarem diferentes emoções e sentimentos, compreendendo como ambientes e situações influenciam nos estados emocionais; os vídeos curtos, que permitiram que os alunos pudessem vivenciar diferentes emoções; a “ação e reação”, que criou um ambiente simulado para que os estudantes pudessem ter uma experiência emocional; a prova do chocolate, que demonstrou de forma prática como uma experiência sensorial simples pode influenciar positivamente as emoções e gerar bem-estar, entre outras atividades.
As ações reforçaram a ideia de que o autoconhecimento emocional é essencial para o desenvolvimento da resiliência, possibilitando que os estudantes enfrentem desafios com mais equilíbrio e confiança. A abordagem lúdica, associada ao embasamento teórico, mostrou-se eficaz em promover reflexões e aprendizagens significativas. A ação "EmocionaMente" destacou a importância da saúde mental como parte fundamental da educação integral. Ao integrar conhecimentos teóricos e experiências práticas, proporcionou um espaço de aprendizado, acolhimento e desenvolvimento pessoal, reafirmando o papel da Escola como promotora do bem-estar emocional.
Os estudantes de Medicina listados a seguir, que fizeram parte da ação, agradecem ao diretor da Escola, professor Rodrigo Moreira, pela oportunidade: Jonatas Klafke, Mariane da Silva, João Vitor Neuberger, Laura Lorenzatto, Lívia Nassif, Maria Eduarda Cervi, Mateus Henrichsen, Nicole Voloski, Pedro Miguel Marmitt, Rafaela Pilz, Samuel da Silva, Sofia Kipper e Yasmin Megier.
No final da tarde desta quinta-feira, 3 de outubro, aconteceu o 1º Encontro de Integração do curso de Medicina (IntegraMed), junto ao Complexo 2 da Unijuí Saúde. O evento contou com food truck e show da banda Discorama.
Segundo a coordenadora pedagógica do curso de Medicina, Heloísa Eickhoff, o evento foi pensado para integrar os mais de 400 estudantes, além de professores e técnicos-administrativos e de apoio. Buscou, também, marcar a conquista do reconhecimento do curso de Medicina pelo Ministério da Educação (MEC).
A avaliação do MEC, que ocorreu de forma presencial no mês de setembro, teve como objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, como foco em três dimensões: organização didático-pedagógica, perfil do corpo docente e infraestrutura. A avaliação resultou na atribuição do conceito 4 ao curso de Medicina, representando um conceito muito bom.
“Este ano também marca a formatura da primeira turma do curso, no dia 6 de dezembro. É um momento muito esperado para a Instituição, mas principalmente para as famílias que acreditaram nesse projeto e que apoiaram seus filhos na realização do curso. Para toda a região, o curso é motivo de orgulho e de qualificação à área da saúde. Nos dois anos de internato, temos estudantes atuando em hospitais e em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Isso é bom para toda a comunidade”, completou a coordenadora.
Nesta terça-feira, 24 de setembro, a Unijuí recebeu o reconhecimento do curso de Medicina pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação ocorreu de forma presencial no campus Ijuí, entre os dias 16 e 18 de setembro, e teve como objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, com foco em três dimensões: organização didático-pedagógica, perfil do corpo docente e infraestrutura. Tais dimensões foram minuciosamente analisadas e resultaram na atribuição do conceito 4 ao curso de Medicina da Unijuí, o que representa um conceito muito bom.
Para a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, o resultado evidencia que os indicadores avaliados superam o referencial de qualidade estabelecido, reforçando que a Universidade está além dos requisitos básicos exigidos. “Com imensa satisfação, celebramos o reconhecimento do curso de Medicina da Unijuí pelo MEC. Este é um marco que reafirma nosso compromisso com a formação médica de excelência”, destacou.
Entre os principais pontos destacados pela comissão avaliadora estão, na Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica, a evidente colaboração da Unijuí com o Sistema Único de Saúde (SUS), em diversos níveis do sistema, desde o início do curso, nas Unidades Básicas de Saúde, com foco na comunidade e suas necessidades. As experiências proporcionadas por atividades complementares também foram pontuadas, pois permitem uma trajetória acadêmica personalizada e enriquecedora para os acadêmicos.
Na Dimensão 2 - Corpo Docente, a comissão avaliadora evidenciou que o corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados, com vasta experiência profissional. A equipe é formada por professores titulados em programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela Capes/MEC, sendo a maioria doutores. Destacou, ainda, que a expertise dos docentes permite a integração entre teoria e prática, apresentando contextos práticos e exemplos que desenvolvem as competências previstas no perfil do egresso. Além disso, o corpo docente é composto por médicos e profissionais de diversas áreas da saúde, o que enriquece a compreensão e aplicação da interdisciplinaridade no contexto da formação médica.
Com relação à Dimensão 3 - Infraestrutura, a comissão avaliadora pontuou que os espaços físicos destinados ao curso de Medicina, como os laboratórios da área da saúde e de habilidades, são modernos e bem equipados, com destaque para o Laboratório de Simulação Realística. Esse ambiente de ponta está alinhado ao Projeto Pedagógico do Curso, que integra a Simulação Realística como uma metodologia inovadora de ensino, com grande potencial para promover aprendizagens diferenciadas no campo médico. Essa abordagem proporciona aos estudantes experiências práticas e imersivas, nas quais podem desenvolver competências essenciais como raciocínio clínico, tomada de decisões, trabalho em equipe e comunicação eficaz. Por meio de simulações que reproduzem cenários clínicos variados, desde situações cotidianas até casos complexos e raros, os alunos são desafiados a aplicar seus conhecimentos em um ambiente seguro e realista. Além disso, o acesso irrestrito à bibliografia, tanto física quanto virtual, garante suporte acadêmico completo.
A vice-reitora de Graduação considera que, além de reforçar a qualidade do curso de Medicina da Unijuí, o processo de reconhecimento também tem impacto positivo na comunidade e no papel social da Instituição. “A obtenção da nota 4 é motivo de grande orgulho, pois reflete nosso compromisso contínuo com a educação de qualidade. Parabenizamos a coordenação do curso, a coordenação do internato, a coordenação pedagógica, o núcleo docente estruturante, o corpo docente e preceptores, técnicos e, em especial, nossos estudantes, cuja dedicação e comprometimento foram essenciais para essa conquista. A todos que, com dedicação e comprometimento, contribuíram para esse sucesso, nossos sinceros agradecimentos. Este é um momento de celebração e de renovação de nosso compromisso com a educação de qualidade”, finalizou.
Neste domingo, 23 de junho, a Unijuí realizará mais uma edição do Vestibular de Medicina. Com uma concorrência de mais de 10 candidatos por vaga, são atribuídas 30 vagas para os candidatos que optaram por realizar a prova do vestibular. Adicionalmente, 10 vagas são destinadas aos candidatos que optaram pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Novamente, a prova do Vestibular de Medicina será aplicada no campus da Unijuí em Ijuí, das 13h às 17h. A partir das 12h15, os candidatos já poderão acessar as salas em que as provas serão aplicadas, e que serão divulgadas até esta sexta-feira, às 17h, em unijui.edu.br/vestibular. Para ter acesso ao local de prova é necessário apresentar um documento oficial com foto, original e atualizado, como Cédula de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Carteira de Identidade Profissional (CRO, OAB, CREA, CRM, etc). Não serão aceitos documentos de identificação ilegíveis e/ou danificados.
A prova do Vestibular de Medicina compreende a realização de uma redação e 40 questões objetivas sobre quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Vale lembrar que os candidatos só podem utilizar na prova caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente. Quem estiver portando equipamento eletrônico; lápis, estojo ou caneta não própria; óculos, boné ou touca, terá que guardar os itens em um pacote entregue pelos fiscais.
Enquanto os candidatos realizam a prova, os familiares serão recepcionados no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, onde poderão fazer uma visita virtual ao Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), por meio do projeto “Você se conecta com a nossa história”; e conhecer os livros da Editora Unijuí, que também estará fazendo a doação de obras aos interessados.
Os familiares também serão guiados em uma visita ao Complexo 2 da Unijuí Saúde, onde muitas aulas do curso de Medicina são ministradas, e onde estão localizados os laboratórios de simulação realística.
O gabarito será divulgado na segunda-feira, dia 24, às 15h; e a lista de classificados será divulgada no dia 26, às 17h.
Na noite desta segunda-feira, 15 de abril, foi realizada a aula inaugural da 9ª turma do curso de Medicina da Unijuí. O evento aconteceu no Salão de Atos, reunindo professores, veteranos, os 48 estudantes ingressantes e seus familiares.
Conforme destacou a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, este é um momento especial porque marca o início de uma trajetória de seis anos aos estudantes. “Nos orgulhamos de pertencer a esta Universidade que, em mais de 60 anos de história, formou mais de 50 mil profissionais, impactando as regiões onde estão inseridos. Temos uma longa trajetória de formação na área da saúde, com cursos que não só atendem às necessidades e características da região, como também preparam os estudantes para uma atuação multiprofissional”, afirmou.
Coordenador do curso de Medicina, o professor Jorge Brust fez uma saudação especial aos estudantes e familiares, e apresentou a estrutura do bacharelado, com duração de 9 mil horas. “Hoje, temos 360 estudantes em nosso curso, sendo que 90% são oriundos de Ijuí e região”, destacou o professor, lembrando que o curso tem como um dos principais objetivos qualificar a rede de saúde, com a formação de novos profissionais - hoje, a média é de 0,80 médicos por mil habitantes na região, enquanto que no Estado esse número é de 3,4 e, em Porto Alegre, de 11,2. “Ainda temos muito o que fazer na região Noroeste, ocupando este espaço e melhorando o atendimento na rede pública de saúde”, disse.
Após a abertura oficial, o público pôde conferir uma palestra online com o professor doutor Emilio Moriguchi, que é médico geriatra, professor de Medicina Interna e Geriatria da Faculdade de Medicina da UFRGS e coordenador geral do Projeto Veranópolis de Pesquisa de Longevidade e Qualidade de Vida. Ele abordou a temática “O espírito do médico”.
Para fechar, o professor Jorge Brust resgatou a história da origem do jaleco e as orientações sobre o seu uso, passando, então, para um dos momentos mais esperados: a cerimônia de entrega dos jalecos, realizada pelos veteranos para os ingressantes.
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