Em comemoração ao Dia do Psicólogo, data celebrada no último domingo, 28 de agosto, aconteceu nesta segunda-feira, 29, uma aula especial do curso de Psicologia do campus Ijuí. Junto ao auditório da Sede Acadêmica, os estudantes participaram de um bate-papo sobre “A pessoa como sujeito biopsicossocial”.
Conforme destacou a coordenadora do curso, professora Simoni Antunes Fernandes, neste ano a Psicologia celebra 61 anos enquanto profissão no Brasil. “Essa jovem profissão, nem tão jovem ciência, foi regulamentada em 27 de agosto de 1962 e, ao longo de seis décadas, tem se fortalecido como espaço de atuação técnica, científica e política, de promoção do cuidado à saúde e de dignidade humana”, destacou a professora, que fez um breve resgate da Psicologia ao longo dos anos.
Na sequência, para trabalhar o tema da noite, foi convidada a artista plástica, psicóloga e mestranda em Atenção Integral à Saúde, Luciane Miranda, que iniciou sua fala contando como a arte, e a sua indagação sobre o lugar em que ocorre o processo criativo, a conduziram à psicologia.
Na segunda-feira, dia 28 de agosto, o curso de Psicologia do Campus Santa Rosa celebrou de forma especial o Dia do Psicólogo, que ocorreu no domingo, 27 de agosto. A ocasião foi marcada por uma aula comemorativa que reuniu estudantes e duas profissionais da área, as psicólogas Patrícia de Abreu Matheis Villetti e Maély Corcete Soares. A mediação do evento ficou a cargo do acadêmico de Psicologia, Mateus Alves Corrêa.
A coordenadora do curso no campus Santa Rosa, Taís Cervi, enfatizou a importância de ações para promover a troca de experiências entre os estudantes. "É um grande prazer recebê-los nesta atividade especial, que nos convida a refletir sobre nossa prática, sobre o que encontramos no mercado de trabalho e o que vocês podem esperar após a formatura. A proposta desta atividade é que possamos dialogar e que todos tenham a oportunidade de esclarecer suas dúvidas com a Patrícia e a Maély, conhecendo todo o percurso que elas trilharam, o que fazem agora e quais desafios enfrentaram", declarou a coordenadora.
A egressa Maély compartilhou sua jornada profissional, destacando como seu caminho divergiu das experiências adquiridas durante seus estágios acadêmicos. "Durante meu período de estágio, passei por áreas como a social, psicologia do trabalho e psicologia clínica, e foi na psicologia do trabalho que encontrei minha paixão. Após a graduação, fui convidada a trabalhar em escolas, o que me introduziu à educação. Mesmo não tendo feito estágio nessa área, minhas experiências anteriores me deram uma base sólida para a psicologia educacional", explicou.
A egressa Patrícia também compartilhou sua jornada de estágios, revelando duas oportunidades distintas que explorou na graduação. "Durante meu percurso acadêmico, trabalhei na área social, em uma instituição voltada para pessoas com deficiência, e depois busquei um estágio em uma unidade prisional feminina. Ambos os estágios foram realizados em dupla, o que foi enriquecedor, pois esses eram ambientes desafiadores, e ter uma parceira foi fundamental, permitindo que pudéssemos pensar e desenvolver abordagens. Foram momentos de aprendizado valiosos", compartilhou.
Ao longo da noite, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória das psicólogas, desde a graduação até suas carreiras no mercado de trabalho. O evento proporcionou insights sobre as diversas possibilidades que a profissão oferece.
Em comemoração ao dia do psicólogo, no próximo domingo, 27, o curso de Psicologia da Unijuí, campi Ijuí e Santa Rosa, irão realizar na segunda-feira, 28, aulas especiais com a participação de palestrantes.
No campus Ijuí, a aula comemorativa será realizada no auditório da Sede Acadêmica, às 19h30, e abordará o tema “A pessoa como sujeito biopsicossocial”, com a psicóloga e mestranda em Atenção Integral à Saúde, Luciane Miranda e mediação da professora, Simoni Antunes Fernandes.
Em Santa Rosa, o evento será sala B-105, a partir das 19h30, sobre a temática “Percurso de jovens terapeutas: relato sobre a experiência em Psicologia Clínica e Psicologia Escolar”, com as psicólogas Patrícia de Abreu Matheis Villetti e Maély Corcete Soares e mediação do acadêmico de psicologia, Mateus Alves Corrêa.
Na noite desta segunda-feira, 29 de maio, aconteceu no Salão de Atos a abertura da Semana Acadêmica do curso de Psicologia da Unijuí. O evento terá sequência até sexta-feira, com atividades online e presenciais.
Promovida pelo Centro Acadêmico de Psicologia e pelo curso de Psicologia, a Semana Acadêmica tem como objetivo promover palestras sobre Psicologia na era digital, a fim de proporcionar espaços colaborativos e de aprendizado sobre o tema.
“Acredito que este é um momento de aprendizado e de informação para todos. Tanto o Centro Acadêmico quanto o curso de Psicologia buscam promover momentos como este, que são de formação e de aprendizagem, onde as palavras podem, de fato, circular”, destacou a coordenadora do curso de Psicologia no campus Ijuí, professora Sonia Aparecida da Costa Fengler.
A programação teve início com a palestra “Ética na Era Digital: desafios e responsabilidades na prática da Psicologia na modalidade online”. À frente da discussão esteve Marina Pombo, conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, e Dyuliane Reis, mestranda em Psicanálise: Clínica e Cultura.
Marina faz parte da Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho, que é, conforme explicou, a “porta de entrada quando algo dá errado”, quando a atuação de um profissional é questionada. Demandas são encaminhadas e, para as mais graves, abre-se um processo ético, que por vezes se transforma num processo jurídico. “E o que mais temos recebido são questões ligadas ao meio digital”, disse.
Nesta terça-feira, dia 30, o debate será online sobre “Intoxicação Eletrônica - O sujeito na Era das Relações”, com a doutora em Psicologia Clínica, Julieta Jerusalinsky. Na quarta-feira, no Salão de Atos, os “Sofrimentos Psíquicos na Era Digital” serão trabalhados pelo pós-doutor em Psicanálise: Clínica e Cultura, Vitor Hugo Triska.
Na quinta-feira, 1º, no Salão de Atos, os “Desafios e oportunidades no ensino EAD: explorando novas formas de aprendizagem” serão debatidos pela doutora em Psicologia Clínica, Lao Bertoldo. Para fechar, na sexta-feira, estará em pauta o tema “Ampliando seu alcance: formas de usar as plataformas digitais para divulgar o trabalho da Psicologia”, com as egressas do curso de Psicologia da Unijuí, Jéssica de Paula Gonçalves, Larissa Franco Vogt e Gabriela Dal Molin Beck.
Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/eventos.
De 29 de maio a 2 de junho, será realizada a Semana Acadêmica do curso de Psicologia da Unijuí, com o tema Psicologia na Era Digital. O evento terá início às 19h, todos os dias, e será realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e online.
Destinado a estudantes e egressos do curso, o evento busca estabelecer um diálogo sobre a influência da tecnologia na psique dos indivíduos e seus efeitos na sociedade como um todo. Considerando a rápida evolução da tecnologia e a crescente presença de dispositivos digitais na vida das pessoas, faz-se necessário refletir sobre como essas mudanças alcançaram a forma de pensar, sentir e agir da sociedade.
A programação terá início na segunda-feira com a palestra “Ética na Era Digital: desafios e responsabilidades na prática da Psicologia na modalidade online”. À frente da discussão estará Marina Pombo, conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, e Dyuliane Reis, mestranda em Psicanálise: Clínica e Cultura.
Na terça-feira, dia 30, o debate será online sobre “Intoxicação Eletrônica - O sujeito na Era das Relações”, com a doutora em Psicologia Clínica, Julieta Jerusalinsky. Na quarta-feira, no Salão de Atos, os “Sofrimentos Psíquicos na Era Digital” serão trabalhados pelo pós-doutor em Psicanálise: Clínica e Cultura, Vitor Hugo Triska.
Na quinta-feira, 1º, no Salão de Atos, os “Desafios e oportunidades no ensino EAD: explorando novas formas de aprendizagem” serão debatidos pela doutora em Psicologia Clínica, Lao Bertoldo. Para fechar, na sexta-feira, estará em pauta o tema “Ampliando seu alcance: formas de usar as plataformas digitais para divulgar o trabalho da Psicologia”, com as egressas do curso de Psicologia da Unijuí, Jéssica de Paula Gonçalves, Larissa Franco Vogt e Gabriela Dal Molin Beck.
Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/eventos, onde também podem ser realizadas as inscrições ao valor de R$ 35,00.
Na quarta-feira, 26, aconteceu, no campus Unijuí de Santa Rosa, a 1ª edição do CinePsi, evento organizado pelo Centro Acadêmico de Psicologia. Os estudantes tiveram a oportunidade de debater e analisar aspectos do psíquico, presentes no filme “Coringa”, juntamente com os professores Marcelo Rigoli e Íris Fátima Alves Campos.
“Esta é a 1ª edição do evento e está seguindo o tema da aula inaugural, no qual debatemos o papel social do psicólogo. Parabenizo os estudantes que fazem parte do Centro Acadêmico de Psicologia, e que estão empenhados para realizar um bom trabalho”, disse a coordenadora do curso de Psicologia - campus Santa Rosa, Simoni Fernandes.
De acordo com o professor Marcelo, é interessante analisar inicialmente quem é Arthur Fleck, como cidadão, filho e Coringa, e também, as questões sociais representadas, para entender os acontecimentos da trama. “O filme aborda diversas questões sociais que contribuem para os desfechos. O personagem principal enfrenta a precariedade no serviço de saúde mental, quando não é atendido pelo profissional correto e ainda perde o auxílio. Podemos também fazer uma análise sociológica do que está acontecendo, então fica clara, a questão da luta de classes, quando temos uma camada da sociedade vivendo uma vida de luxo, enquanto a camada trabalhadora, está sofrendo cada vez mais”, argumenta Marcelo.
O personagem tem uma série de traumas que o seguem por toda a vida, e foram desenvolvidos desde a sua infância, como, por exemplo, trauma psicológico, levando em conta que Arthur foi negligenciado emocionalmente, além das privações físicas e emocionais.
A professora Íris, escolheu uma cena marcante do filme para o debate. Arthur está em um ônibus e começa a brincar com uma criança que está sentada no banco à sua frente, até o momento em que a mãe proíbe o protagonista de interagir com o filho, que estava gostando das brincadeiras do palhaço. Arthur tenta se justificar e em seguida começa a gargalhar e chorar ao mesmo tempo, pois o personagem sofre da síndrome pseudobulbar, a qual, o indivíduo não consegue controlar suas reações.
“O riso descontrolado é o que ele engoliu e não conseguiu dizer, é um mix de riso e choro. Antes de ser um vilão, ele é um sujeito, por isso é tão importante que nós, como psicólogos, não compremos respostas prontas, nós não podemos parar de investigar para diagnosticar. Nós, quanto profissionais, precisamos ouvir mais”, disse Íris.
Os estudantes presentes no 1º Cinepsi realizaram a doação de materiais de higiene que serão repassados para o Centro de Atenção Psicossocial de Santa Rosa.
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