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Relato de Juliana Borba de Casaes, acadêmica do Curso de Pedagogia da UNIJUÍ, que realizou intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no período de fevereiro a julho de 2010
Após um semestre em terras distantes... O que dizer? Único, incrível, ímpar... Essas palavras poderiam por si só resumir o que foi o intercâmbio, e como foi a experiência de estar inserido um país europeu, que apesar da semelhança do idioma, a cultura, os hábitos, a arquitetura, são por demais diferentes. Sempre sonhei e almejei fazer um intercâmbio, mas por mais que eu tivesse pensado e imaginado nunca chegaria perto de descrever como seria e o quão maravilhoso foi. A oportunidade de conviver e ter em sala de aula colegas portugueses, mexicanos, alemães, espanhóis e você ali, representando seu país, é algo que no início assusta, dá medo, mas depois você passa a fazer parte do mundo de intercambistas. Ao chegar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, a qual freqüentei, fui sempre muito bem recebida, sentindo-me parte da comunidade acadêmica como qualquer aluno português. Essa aceitação e acolhimento certamente advêm do vínculo e parceria já muito fortes e estabelecidos entre a Universidade do Porto e a UNIJUÍ, não podendo deixar de mencionar a importância desta para que o meu sonho se realizasse. Estando em Portugal tive a oportunidade de conhecer diversas cidades portuguesas e países como Marrocos, Inglaterra, França, Espanha e Itália, podendo observar e ter contato com diferentes culturas e idiomas. Outra valiosa experiência foi, sem dúvida nenhuma, a visita a Escola da Ponte, sonho de qualquer pessoa ligada à educação, escola essa que me surpreendeu desde o primeiro instante. O modo como funciona, o local físico, o comportamento, os guias da visita: dois meninos com cerca de 7 anos...tudo, foi incrível ver que a escola em que tanto falamos e admiramos realmente existe e me recebeu com os braços abertos. Expressar o que realmente foi e como foi o intercâmbio é quase impossível em palavras. Primeiro a euforia da chegada, depois a adaptação; após, os estudos, as viagens, as amizades, fotos e mais fotos; logo em seguida a preparação da volta e a ansiedade. Certamente o intercâmbio é, para um estudante, uma oportunidade das mais incríveis e gratificantes. Para mim ele terminou com “gostinho” de quero mais, uma possível oportunidade de volta para um Mestrado será estudada após terminar a graduação, pois acredito que essa foi apenas uma porta que se abriu... Todos os momentos ficarão marcados para sempre, e não digo somente na lembrança, ficarão como marcas na minha vida profissional, pessoal e de transformação, pois acredito que no momento que se aprende e se vivencia experiências como estas não podemos deixá-las passar sem tirarmos o máximo de proveito e aprendizado possível. Retornando ao Brasil em julho de 2010, com essa bagagem de experiência e vontade de estudar, fui selecionada como bolsista pelo CNPQ para fazer parte do Projeto de Pesquisa: A Educação de Jovens e Adultos na Região Noroeste do Estado do RGS, um mapeamento das ofertas e das propostas de escolarização de jovens e adultos juntamente com minha orientadora, a professora Dra. Hedi Maria Luft, se tornando essa a primeira das grandes conquistas e oportunidades que consegui através do intercâmbio. Estou colhendo os frutos que semeei há seis meses, espero terem muitos outros pela frente, pois estou com muita, mas muita vontade de crescer... tanto no âmbito profissional quanto pessoal. |
As psicólogas Andressa Dias, Tanara Zimmermann e Anna Berton, egressas do curso de Psicologia da Unijuí, marcaram presença no Congresso Nacional de Saúde Mental, realizado entre os dias 15 e 17 de novembro de 2024, em Belém/PA. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), é um dos mais relevantes na área, reunindo profissionais, estudantes, pesquisadores e militantes da saúde mental de todo o país.
As participantes apresentaram trabalhos vinculados ao Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS AD) do Hospital Bom Pastor de Ijuí, reforçando a relevância do conhecimento adquirido durante a formação na Universidade para a produção científica e para o fortalecimento das práticas em saúde mental.
Durante o evento, foram levantadas questões relacionadas aos tratamentos e cuidados que fortalecem as práticas no campo da saúde mental, destacando a importância de ações éticas, políticas públicas, integração de abordagens interdisciplinares e a necessidade de um olhar sensível que respeite a subjetividade de cada sujeito.
Com o tema “Potências do Bem Viver: Ancestralidade, Diversidade e Sustentabilidade”, o congresso trouxe uma programação extensa e diversificada, incluindo 14 minicursos, cinco oficinas temáticas, 74 rodas de conversa, oito mesas redondas, e debates voltados para os desafios e avanços no campo da saúde mental. Além disso, o evento contou com atividades culturais, mostra de fotografias, feira de economia solidária, lançamento de livros e exibição de filmes no cineclube.
As egressas destacaram a importância de eventos como esse para o intercâmbio de conhecimentos e fortalecimento de redes de apoio e atuação, especialmente em tempos de luta pela saúde mental e contra a institucionalização manicomial.
A participação no congresso reafirma o compromisso da Unijuí com a formação de profissionais qualificados e engajados em transformar a sociedade por meio do saber crítico e humanizado.
O curso de Psicologia da Unijuí promoveu, nesta segunda-feira, 18 de novembro, a Jornada da Clínica Escola de Psicologia. O evento, organizado pelos estagiários da Clínica, ocorreu no campus Santa Rosa e teve como temática principal a “Infância e Clínica: o brincar e a escuta na constituição do sujeito”, sendo destinado a estudantes, professores, psicólogos que atuam na região e comunidade em geral.
A Jornada contou com a participação de psicólogas egressas do curso que promoveram discussões sobre problemáticas envolvendo a infância na sociedade contemporânea. A atividade iniciou com a palestra “A Escuta na Clínica com Crianças”, que teve a participação das psicólogas Jaqueline Zuk, Laura Malaquias e Juliane Meneguini, e a mediação da professora Kenia Spolti Freire.
Também foi promovida a palestra “O Brincar e a Construção da Experiência”, ministrada pela psicóloga Inajara Erthal, com mediação da professora Elisiane Felzke Schonadie. O tema abordado buscou provocar o pensar a infância e como atualmente esse período de tempo de vida é frequentemente visto como um momento de preparação para um futuro ideal, onde crianças devem se ajustar a padrões de sucesso econômico e social impulsionados pela chamada “economia da atenção”.
Durante o evento foi apresentado o livro “Utopia do Infantil em Georges Perec e a Infância na Psicanálise”, feito pela palestrante e egressa da Unijuí, Inajara Erthal. A Jornada também contou com o apoio do Diretório Central dos Estudantes Paulo Freire (DCE).
Com o tema “A Clínica da Atualidade: o diagnóstico estrutural na atualidade/estruturas clínicas na contemporaneidade - Impactos Sociais e Culturais”, começou, nessa segunda-feira, 21 de outubro, a Jornada Clínica da Psicologia. O evento é promovido pelo curso de Psicologia, a partir da Clínica de Psicologia da Unijuí.
Na abertura da Jornada Clínica, os psicólogos Diego Felipe Portolann, Tania Maria de Souza e Tatiana Fagundes Audino participaram de uma roda de conversa com o tema “O Diagnóstico Estrutural na Atualidade”, mediada pela professora Carolina Baldiserra Gross. Eles debateram os diferentes vieses sobre o tema, como as novidades, contextualização histórica e como as estruturas tem se modificado com o tempo. Ao fim do encontro, os estudantes puderam tirar dúvidas com os profissionais e ampliar os seus conhecimentos.
Nesta terça-feira, 22 de outubro, o evento segue. Será realizada uma palestra a partir da temática central da Jornada Clínica, quer será ministrada pelo profissional Francisco Carlos Dos Santos Filho. A atividade ocorre no auditório da Fidene, a partir das 19h30, sendo voltada a estudantes da graduação.
A Jornada Clínica da Psicologia é uma iniciativa dos estudantes que estão no percurso de estágio da ênfase clínica. Desta maneira, a temática é fomentada e articulada com base nas discussões e elaborações que o próprio grupo no ambiente da clínica reverbera e revela.
O curso de Psicologia, a partir da Clínica de Psicologia da Unijuí, promove, na próxima semana, entre os dias 21 e 22 de outubro, a Jornada Clínica do curso. A atividade irá ocorrer no auditório da Fidene e terá o tema “A Clínica da Atualidade: O diagnóstico estrutural na atualidade/Estruturas Clínicas na contemporaneidade: Impactos Sociais e Culturais.
O evento terá a realização de duas palestras, a partir do tema norteador da Jornada. No primeiro dia, haverá a participação dos profissionais Diego Felipe Portolann, Tania Maria de Souza e Tatiana Fagundes Audino. Já no segundo dia de evento, no dia 22, a atividade será ministrada por Francisco Carlos Dos Santos Filho.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro, pelo site unijui.edu.br/eventos, e tem custo de R$ 35,00. A Jornada Clínica se caracteriza por ser uma iniciativa dos estudantes que estão no percurso de estágio da ênfase clínica. Desta maneira, a temática é fomentada e articulada com base nas discussões e elaborações que o próprio grupo no ambiente da clínica reverbera e revela.
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