Acadêmica de Psicologia da Unijuí realiza intercâmbio na Polônia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cursando o 5º semestre do curso de Psicologia da Unijuí, Renata Mantovani da Costa está vivenciando novas experiências em Lublin, na Polônia, onde realiza o intercâmbio acadêmico junto à Universidade Maria Curie-Skłodowska (UMCS). A estudante conta que a cultura e a história da Polônia a incentivaram a escolher o país como destino. 

“Muita coisa aconteceu aqui, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, e como eu gosto muito de história, esse destino me chamou a atenção. Tanto que estou fazendo o curso de história da Polônia, que a universidade oferece aos intercambistas. Também escolhi este país porque é um dos destinos em que as aulas são lecionadas em inglês, idioma que eu quero praticar”, explicou a estudante, destacando que a adaptação está sendo mais fácil do que imaginava.

“Fui muito bem recebida aqui e já pude fazer amigos, o que também facilitou. Especialmente quanto ao idioma, às vezes fica um pouco complicado quando preciso falar com alguém e essa pessoa fala só polonês. Mas nada que não dê para dar um jeito, até mesmo com o tradutor. Eu também estou fazendo as aulas de polonês que, com certeza, vão ajudar bastante”, completou.

De acordo com Renata, a recepção da UMCS foi espetacular. A universidade tem um ótimo preparo para receber os intercambistas e estão sempre dispostos a tirar as dúvidas. “Tivemos o Orientation Day, onde nos apresentaram mais sobre a universidade e também sobre a cidade de Lublin. Neste mesmo dia, as coordenadoras do meu curso foram muito queridas e nos acompanharam até o prédio de nossas aulas, explicando um pouquinho mais sobre como funcionava a metodologia e o curso na UMCS, e também nos convidaram a fazer parte de um evento promovido pelo curso, para falar um pouquinho sobre como é a universidade no nosso país de origem e por que escolhemos a UMCS para estudar”, relatou.

Renata conta que há diversas atividades pensadas para os estudantes intercambistas, desde aulas de história sobre a Polônia até aulas de polonês, das quais participa. “Há apenas algumas semanas que eu estou aqui e percebo como esta experiência já abriu a minha mente e aumentou a minha visão de mundo. Tenho certeza que essa será uma oportunidade única de crescimento, tanto acadêmico quanto pessoal. Com certeza, as minhas expectativas são bem altas. Quero me dedicar ao máximo e imergir nesse universo que o intercâmbio proporciona, conhecer muitos lugares e culturas diferentes”, finalizou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.