Ocorreu, entre os dias 18 e 20 de outubro, em Santiago de Compostela e Lugo, na Espanha, o IX Congreso Ibérico de Didáctica de la Geografía, que colocou o ambiente natural e construído em um local central na educação geográfica, explorando todas as possibilidades de aprendermos a usar o raciocínio do espaço para melhorar nossa relação com o território.
O professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Tarcisio Dorn de Olivieira, esteve presente, contribuindo com duas comunicações: a primeira tratou da “A escala de análise como ferramenta intelectual para a formação cidadã: o estudo da cidade como lócus de vida da população”, realizada em parceria com a doutoranda em Educação nas Ciências, Alana Rigo Deon e com a professora Helena Copetti Callai. O texto apresentou discussões e encaminhamentos do projeto em desenvolvimento no Brasil e é financiado pela agência FAPERGS, possuindo como tema central a escala de análise como recurso teórico-metodológico para a formação cidadã, tendo a cidade como foco de análise e investigação. A segunda comunicação teve como tema “Conhecendo, interpretando e preservando o patrimônio arquitetônico de Ijuí/RS”, em parceria com os estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Jandha Telles Reis Vieira Müller e Gabriel Wildner e com a pós-doutoranda em Educação nas Ciências Cláudia, Eliane Ilgenfritz Toso. Esta comunicação apresentou discussões do patrimônio histórico cultural e arquitetônico como forma materializada de contar a história de um povo e de uma sociedade, com o intuito de compreender a importância da preservação do patrimônio arquitetônico e seu potencial papel educador.
O professor também esteve presente no “Seminario la città e sue storie: vivere la città nella sua tradizione e memoria”, durante a Festa Internazionale della Storia, que aconteceu em Bologna, na Itália, de 19 a 27 de outubro, e teve por objetivo encontrar, na História, conhecimentos úteis para viver o presente e planejar o futuro em harmonia e em relação às diferentes identidades e ao imenso patrimônio herdado através da ativação dos componentes do tecido cultural, social e econômico da cidade e do território. No referido Seminário, o professor Tarcisio contribuiu com a comunicação “A criança e a cidade: conhecendo, interpretando e preservando o patrimônio arquitetônico”, em parceria com os estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Jandha Telles Reis Vieira Müller e Gabriel Wildner, com a pós doutoranda em Educação nas Ciências, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso e a professora Helena Copetti Callai. O texto teve como objetivo apresentar e ensinar, de forma lúdica, o patrimônio arquitetônico da cidade de Ijuí para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, a fim de fomentar o interesse delas pela historicidade local, contribuindo com a construção do sentimento de pertencimento e com ações de cidadania.