Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Presencial

English Conversation Club inicia encontros presenciais e já prepara abertura de turma online

Na última terça-feira, 11 de abril, tiveram início os encontros do English Conversation Club, grupo de conversação em língua inglesa do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, realizado em parceria com a Fulbright, através do English Teaching Assistant (ETA).

Os encontros presenciais do grupo passam a ocorrer às terças e quintas-feiras, das 17h às 19h, junto ao Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí - Sala 18-02, no campus Ijuí. A partir do dia 28 de abril, uma turma online será aberta, com encontros via Google Meet. O link será divulgado no perfil do Instagram @unijuietas.

O clube tem o objetivo de criar oportunidades para a prática da língua inglesa a partir de tópicos do cotidiano. É aberto a toda a comunidade e todos os níveis de proficiência são bem-vindos”, destacou o professor do curso de Letras e program manager na Universidade, Anderson Amaral de Oliveira.

O English Teaching Assistant (ETA) é um programa de fomento à língua e à cultura de língua inglesa que traz, todos os anos, professores norte-americanos para a Unijuí. Realizado desde 2018, o programa ETA acontece por meio de uma parceria entre o curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí com a Comissão Fulbright e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que o financiam. 

“O programa tem um grande impacto, pois possibilita um importante intercâmbio linguístico e cultural para os futuros professores de Inglês e para a comunidade, ampliando as possibilidades de internacionalização da Unijuí”, completou o professor.

Para fazer parte do English Conversation Club basta entrar em contato pelo pelo Instagram @unijuietas ou pelo e-mail analee.davis@unijui.edu.br.


A partir da Análise do Discurso, estudante de Letras avalia em TCC publicações da revista Science Daily

Estudante do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Gabriela de Oliveira Zimmermann sempre se interessou pela Análise do Discurso - uma teoria que estuda o que está por trás do “não dito” dos enunciados. Foi então que, refletindo sobre ciência em algumas disciplinas, problematizou sobre como o discurso científico se evidencia através dos textos que popularizam a ciência. Essa questão deu vida ao seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que leva o título de “Análise Crítica do Discurso e Gramática Sistêmico-Funcional de Língua Inglesa: uma análise das metafunções ideacional, interpessoal e textual em artigos de popularização científica publicados na Revista Science Daily”, orientado pela professora Fabiana Kurtz da Silva.

“Como professora das linguagens, cujo um dos papéis é apresentar um conhecimento legítimo aos alunos, me propus, neste trabalho, a pesquisar sobre o texto de popularização científica, qual seu discurso e de que maneira ele é acessível ao público leigo, uma vez que a popularização da ciência a todos é pilar para uma sociedade mais justa e igualitária”, explicou a formanda, lembrando que, mesmo se tratando de um estudo da área das Ciências Humanas, a pesquisa demandou uma metodologia mista: isto é, pesquisa qualitativa (por meio da Teoria da Análise Crítica do Discurso) e quantitativa (quantificando os resultados a partir da análise dos elementos linguísticos das notícias). 

Em um primeiro momento, Gabriela analisou a revista Science Daily, um dos canais mais acessados de popularização científica em Língua Inglesa, quanto aos seus assuntos mais veiculados, seções e frequência. Depois, selecionou 16 textos relacionados à educação, analisando quais estratégias linguísticas os autores utilizavam para tornar aquele saber acessível ao público leigo. “Acerca dos resultados obtidos, foi possível perceber que, mesmo com muita produção científica, a área das Ciências Humanas é a que menos tem seus resultados divulgados, chegando, na revista analisada, a menos da metade das publicações nas áreas de Saúde e Tecnologia, por exemplo. Tal fato incentiva um discurso de inferiorização destes saberes, potencializa uma visão de que o saber das ciências humanas ‘não é tão científico assim’ ou até mesmo que, nesta área, ‘não se faz ciência’”, explica a formanda.

Sobre as notícias analisadas, a partir das escolhas linguísticas dos autores, Gabriela percebeu que, quando veiculados, os textos contam com elementos linguísticos que dão legitimidade à ciência, sendo predominantemente utilizados recursos como nomes técnicos dados à ciência e adaptados para a leitura do público leigo, além de depoimentos de autoridades científicas. “Portanto, sim, a escrita dos textos tem popularizado a ciência, mas na especificidade de alguns saberes, como as Ciências Humanas, evidencia-se um discurso, mesmo que não intencionalmente, que a exclui da grande massa de popularização”, reforçou.

“O curso de Letras foi transformador para mim. Sempre participei de projetos de extensão, como o Coral Unijuí, Traças Digitais e Ensino de Português como Língua Adicional para Estrangeiros. Parece que já estou sentindo falta de tudo isso, mas os ciclos terminam e espero que outros tão significativos comecem.  Hoje, atuo como professora das redes estadual e privada de ensino em Ijuí, e tenho como plano continuar os estudos na área de Linguística Aplicada e Análise do Discurso, seguindo na pesquisa através de um mestrado.”, finalizou.


Acadêmica do 10º semestre de Letras ganha sorteio e participará de show internacional

Tainara de Lima foi a grande vencedora da promoção do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, sendo contemplada com um ingresso para o show da banda norte-americana The Calling, que ocorre em Porto Alegre, em maio de 2023.  A iniciativa fez parte de uma programação cultural do curso, destinada a acadêmicos e vestibulandos de Letras, nas modalidades presencial e EaD.

O sorteio foi realizado na última semana por meio da Rádio Unijuí FM e o prêmio foi entregue pela coordenadora do curso, professora mestre Taíse Neves Possani na sexta-feira, dia 25 de novembro. Acadêmica do 10º semestre de Letras: Português e Inglês, comemorou o resultado. 

Segundo Tainara, poder acompanhar o show vai ser uma grande forma de encerrar seu ciclo na Universidade. “Foi uma imensa alegria saber que ganhei o ingresso para o show, especialmente por estar concluindo a graduação. Este será o primeiro show internacional que assistirei, então acredito que será uma experiência incrível e inesquecível. Fico com o sentimento de gratidão por todos os momentos vividos e por terminar esta etapa com chave de ouro”, destacou.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Curso de Letras recepcionou coordenadora de Relações Internacionais da Universidade de Liepaja, na Letônia

Na última semana, no dia 10 de outubro, a turma de Linguística Aplicada, do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, recebeu a professora Erika Lauberga, docente e coordenadora de Relações Internacionais da Universidade de Liepaja, na Letônia. A disciplina está sob coordenação da professora Fabiana Diniz Kurtz, que também integra o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. 

A convidada ministrou uma palestra envolvendo comunicação oral e escrita em contextos profissionais, aproximando temas amplamente estudados no curso de Letras da Unijuí, em especial, em língua inglesa. Houve interação com os estudantes presentes e a participação da coordenação do curso de Letras e do Escritório de Relações Internacionais (ERI).

De acordo com a professora Fabiana, responsável pelo grupo que recepcionou a palestrante, a fala envolveu aspectos a serem observados e evitados no âmbito de uma interação de sucesso em contextos profissionais diversos e, como explorado ao longo da formação linguística em Letras, ligados a elementos sociossemióticos e multimodais que materializam sentidos em diferentes gêneros textuais. “É louvável estabelecermos parcerias como esta que, efetivamente, viabilizam o diálogo global efetivo dos alunos e docentes de Letras, do PPGEC e de toda a Unijuí”, avaliou a professora.

Erika também interagiu sobre aspectos culturais de seu país e manifestou sua impressão em redes sociais acerca da competência linguística do grupo que a recepcionou. “Ao término, ficou evidente o interesse e profunda motivação a partir do convênio estabelecido, e destacado na fala da professora Erika, para aprofundar projetos e mobilidade internacional na área de Linguística e formação de professores de línguas, área de destaque na Unijuí”, finalizou Fabiana. 


Professor da Unijuí alcança segunda posição em torneio de Jiu-Jitsu em Cruz Alta

O professor Anderson Amaral de Oliveira, do curso de Letras - Português e Inglês da Unijuí, marcou presença no Pro RS de Jiu-Jitsu - Etapa Cruz Alta, que ocorreu no dia 24 de julho. Anderson ficou em segundo lugar na categoria Faixa Azul até 110kg Adulto, e foi o quarto colocado na categoria Faixa Azul Absoluto Adulto, na qual não há limite de peso. 

Treinado pelo professor Tiago Pimentel, Anderson destaca que é seu primeiro campeonato na Faixa Azul. “Treino Jiu-jitsu desde 2017, mas é o primeiro campeonato que participo nessa faixa. Eu já havia participado de algumas competições na Faixa Branca, porém, foram interrompidas pela covid-19”, afirma.

Anderson salienta também que o Jiu-Jitsu ensina o respeito pelo próximo, seja nos treinos com o grupo ou no tatame competindo. “É uma arte muito legal, que ajuda a controlar o corpo, a mente e a manter hábitos saudáveis. É importante evidenciar também o trabalho do professor e da equipe, que sempre dão suporte e apoio nos treinos”, enfatiza.

De acordo com o professor, a preparação para novos desafios que estão por vir já está acontecendo. “Esse ano ainda tenho em vista outros campeonatos, consequentemente sigo treinando e me dedicando”, completa Anderson. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Professor representa a Unijuí em celebração dos 246 anos de independência dos EUA

Na segunda-feira, 27 de junho, ocorreu a solenidade de 246 anos de independência dos Estados Unidos da América e o quinto aniversário do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre. A celebração foi realizada no Instituto Ling e contou com a presença do professor doutor Anderson Amaral de Oliveira, que representou a Unijuí no evento promovido pelo cônsul-geral Shane Christensen.

Estiveram presentes a vice-chefe da Missão dos Estados Unidos da América no Brasil, Michelle Esperdy, e diversos representantes do governo do estado, chefes de polícia, políticos e autoridades internacionais. A parceria entre o Consulado-Geral e a Universidade viabilizou o comparecimento da Instituição no evento, além do auxílio ofertado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS). 

De acordo com o professor Anderson, a participação no evento representa uma oportunidade muito importante para contribuir com o processo de internacionalização da Unijuí. “Foi possível ter contato com diversas pessoas que fortalecem os vínculos de diplomacia e de amizade entre os dois países, além de pessoas do mundo acadêmico”, afirma.

O convite foi estendido a Anderson pelo fato de que o docente coordena vários projetos de colaboração internacional, como o Regional English Language Office (RELO) e o Programa Fulbright. “Participo com o intuito de colaborar com a formação da nossa comunidade, dos estudantes de Letras e, também, por meio desses projetos, disponibilizar cursos de formação para professores de línguas. Portanto, são oportunidades muito ricas que essa parceria entre a Unijuí e a Embaixada dos EUA possibilitam”, destaca.

Segundo o professor, os novos resultados dessa cooperação poderão ser vislumbrados em breve. “A gente certamente vai trazer novas atividades e novas perspectivas para a Unijuí e para o desenvolvimento da nossa região. Realmente, foi importante para aproximar esses dois mundos”, finaliza Anderson. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Sub-categorias

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.