O vídeo, “Haiti – A Missão de Nossas Vidas”, foi produzido pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ.
O documentário, que teve a direção de Alex Pires Duarte e produção de Monique Antes, foi premiado no 18º Gramado Cine Vídeo, o maior evento do cinema universitário brasileiro, em duas categorias: Vídeo Universitário Brasileiro, como Documentário, e na categoria Melhor de Todos.
O vídeo foi produzido pelos acadêmicos como projeto experimental do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ, sob a orientação do coordenador do curso de Artes Visuais, professor Paulo Ernesto Scortegagna, e retratou a missão do exército brasileiro no Haiti.
Alex destacou: “Além de recebermos o Prêmio de Melhor Vídeo Documentário Brasileiro, conseguimos a inédita premiação de melhor vídeo Universitário Brasileiro de todas as Categorias, fato inédito não apenas para o Curso de Comunicação Social da UNIJUí, mas para todas as universidades gaúchas”.
Já para Monique, está é a concretização de um sonho. “Conquistar este prêmio é saber que qualquer sonho é possível sim, só basta ter coragem e ir à luta”.
Recordações do Porto | |
Relato de Ana Lunardi, acadêmica do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UNIJUÍ, que realizou intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no período de fevereiro a julho de 2010
" '(...) Ante a perspectiva da partida, sinto que me arranca algo da vida, mas quero ir'- Vinícius de Moraes. É exatamente esse o sentimento quando, ao olhar o calendário, percebo que o dia de retornar se aproxima. A saudade da família e amigos é imensa, porém, a vontade de dar continuidade às descobertas deste fabuloso mundo é igual. Vivenciar as mais variadas culturas e estilos, aprender novas línguas, conhecer pessoas, lugares e principalmente praticar o dom da adaptação e da comunicação. Assim posso resumir minha estadia na cidade do Porto, em Portugal. Durante o semestre tive a oportunidade de discutir, questionar e aprender com colegas e professores, o que me possibilitou ampliar horizontes, ideias e planos. Para além dos estudos, é necessário registrar o acréscimo pessoal que nestes seis meses obtive. A cada dia um novo desafio, a cada semana uma nova história dos mais variados gêneros. Foram discussões, festas, abraços, sorrisos, lágrimas, gargalhadas e muitas descobertas. Com relação a Portugal, não tenho palavras para descrever a gentileza e cordialidade deste povo. A culinária, costumes e crendices não passam despercebidas. Além disso, durante o intercâmbio tive a oportunidade de conhecer lugares que antes me pareciam distantes. Apreciar as obras no Museu do Louvre, em Paris, deliciar-se com os pasteis de Belém, em Lisboa, andar de gôndola em Veneza, conhecer o Vaticano e perder-se com a beleza exuberante do Coliseu em Roma, vivenciar a alegria contagiante dos espanhois, sentir na pele o calor escaldante de Marrakech ou então maravilhar-se com o céu estrelado no deserto do Saara. Estas são sensações únicas que infelizmente nenhum livro proporciona. É difícil verbalizar ou tentar explicar, em poucas palavras, o que aprendi, mas se assim precisa ser, posso afirmar que aprendi a ser objetiva e crítica, a ter um espírito aberto e, simultaneamente, a questionar os ideais com os quais não concordo. Aprendi a ver beleza nas pequenas coisas e a lidar com o medo que sinto do desconhecido. Por fim, só tenho a agradecer aqueles que colaboraram para que este sonho se tornasse uma realidade. Primeiramente minha família, que desde o princípio esteve apoiando e me encorajando. Aos amigos, com quem, de uma forma ou de outra, pude compartilhar momentos inesquecíveis e, é claro, a UNIJUÍ, que através da parceria com a Universidade do Porto proporciona aos seus alunos esta oportunidade impar de aprendizado cultural, profissional e pessoal". |
Vanessa Sampaio, analista de comunicação integrada na FSB Comunicações (Brasília/DF) e assessora de comunicação no Ministério do Turismo. Vanessa formou-se em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo na UNIJUÍ. "A Unijuí não apenas promoveu a minha estreia no Jornalismo: apresentou-me para um mundo multidisciplinar e multilateral, que vinha ao encontro de meus valores pessoais e expectativas profissionais. O vasto mundo do conhecimento, da ciência, da linguagem, do compromisso com a informação, da comunicação integrada, do lead, dos valores-notícia, da decupagem e dos roteiros, da química de revelação fotográfica. Essa formação técnica não foi exatamente um distintivo, mas um parâmetro relevante na defesa e no exercício da comunicação que quero para o mundo. Um diploma não garante a ‘prática diária do pensar’, como bem definiu o mestre Cláudio Abramo, é um legítimo ponto de partida para fazer a crítica, por exemplo, do tipo de sociedade que o jornalismo pode ajudar a construir”. |
Com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sendo o único do interior do Rio Grande do Sul no qual os estudantes obtiveram o conceito 5, o curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí é um dos mais conceituados entre todas as universidades do Estado. O curso está com inscrições abertas no Vestibular de Inverno 2024, até o dia 29 de julho pelo site unijui.edu.br/vestibular.
A coordenadora do curso, professora Nilse Maldaner, destaca que a formação em Publicidade e Propaganda da Unijuí é completa, uma vez que conta com uma infraestrutura de destaque e busca adaptar-se às novas mudanças e tendências que vêm aparecendo na área da Comunicação Social. “Contamos com laboratórios de fotografia, áudio, vídeo e temos acesso a espaços de informática, que possibilitam uma formação de qualidade com tudo que se é encontrado no mercado de trabalho”, comenta.
Segundo a docente, a área profissional da Publicidade e Propaganda está em expansão, em especial após a pandemia. Ela explica que o principal mercado emergente é voltado ao atendimento a empresas. “Elas perceberam, após a pandemia, que precisam ampliar a sua comunicação com seus clientes, em especial pelo meio digital, que é o carro-chefe. Eles sabem que estar nas redes é importante, não apenas a presença, mas ter um trabalho profissional e estratégico que traga resultados”, destaca.
Com foco em preparar o estudante para este mercado e aproximá-lo da prática profissional, o curso conta com a agência experimental Usina de Ideias, a qual é também uma agência laboratório. De acordo com a professora Rúbia Schwanke, que coordena a Usina de Ideias, a agência é um espaço de extrema importância para a formação e, também, um diferencial do curso.
“Não são todas as universidades que contam com um espaço de prática tão importante. O estudante pode ingressar como voluntário ou estagiário e participar de todas as atividades, que vão desde a produção, até o contato e relacionamento com clientes. Os acadêmicos conseguem interagir nos laboratórios e nós os preparamos melhor para o mercado de trabalho”, ressalta Rúbia.
A professora salienta que o mercado de trabalho da Publicidade e Propaganda mudou significativamente, pois há necessidade de atualização constante em todos os meios devido ao avanço tecnológico. “A comunicação digital tornou-se cada vez mais importante com o acesso e internet chegando a todos os lugares. O mercado mudou muito, por isso tentamos trabalhar com um olhar mais ampliado”, completa.
Quer saber mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí? Acesse o site da Universidade e conheça os detalhes, infraestrutura e quais áreas a formação possibilita ingressar no mercado de trabalho no futuro.
O curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí é nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sendo o único do interior do Rio Grande do Sul no qual os estudantes obtiveram o conceito 5. O curso se classifica em terceiro lugar, em nota, na avaliação de todas as universidades do Estado.
O Enade é um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É uma prova realizada pelo Governo Federal que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em cursos de graduação, focando nas habilidades e competências adquiridas ao longo de sua formação acadêmica. Trata-se de um indicador essencial para aferir a qualidade do Ensino Superior oferecido pelas instituições de ensino no Brasil.
No Rio Grande do Sul, entre os 21 cursos de Graduação em Publicidade e Propaganda avaliados, o curso da Unijuí se destacou entre as instituições privadas, conquistando o segundo melhor desempenho. Apenas quatro cursos alcançaram a nota máxima no RS e somente o da Unijuí está localizado no interior do Estado, enquanto os demais são ofertados na cidade de Porto Alegre.
“Isso reafirma a capacidade da Universidade em produzir e difundir conhecimento, formando profissionais com excelência técnica, e reitera nosso compromisso constante com a excelência e desenvolvimento da região”, evidenciou a vice-reitora de graduação da Unijuí, Bruna Comparsi.
A professora e coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, avalia o bom desempenho: “O curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí tem alcançado bons resultados nos processos de avaliação, sendo que pela segunda vez os alunos obtêm a nota 5 no Enade. Isso mostra que temos um bom currículo, conseguimos nos manter atualizados e fazer com que nossos alunos tenham as competências necessárias para atuar no mercado profissional, tanto que temos egressos trabalhando na nossa região, em grandes centros e, inclusive, fora do país.”
A egressa do curso de Publicidade e Propaganda, Vitória Patias, uma das representantes do curso na atribuição da nota, destacou o desafio imposto nas questões de argumentação e interpretação de texto da prova, mas evidencia como a graduação a preparou para esse momento.
“Não foi tão desafiadora quanto imaginei que seria, pois o curso sempre nos preparou com seus debates e discussões em salas de aula, provas e também trabalhos práticos, trazendo a possibilidade de podermos nos preparar durante toda a graduação para um momento importante como esse, onde são aplicados os conhecimentos obtidos em sala de aula”, destacou Vitória.
O relatório do curso refletiu essa satisfação entre os estudantes com a formação recebida. Nesse sentido, 82% dos estudantes indicaram que os conteúdos abordados nas disciplinas do curso contribuíram significativamente para sua atuação em estágios ou atividades de iniciação profissional, superando a média nacional para o curso, que foi de 48%.
No mundo dinâmico que vivemos hoje, a comunicação se tornou um elemento essencial e, nesse cenário, a Unijuí oferece com o curso de Publicidade e Propaganda uma formação abrangente, preparando os estudantes para atuarem na gestão e comunicação de marcas, pesquisa e análise de dados, criação e produção de campanhas publicitárias, narrativas e conteúdos de marca, para formatos multiplataformas, além de definir estratégias de mídias e de conexões da marca com os seus públicos, com foco no ambiente digital.
“O mundo do trabalho atual exige profissionais capacitados e a demanda por profissionais na área de Publicidade e Propaganda é mais evidente do que nunca. Esta necessidade abrange não apenas a esfera pessoal, mas também o posicionamento estratégico de instituições e a disseminação eficaz de informações de maneira apropriada”, reforçou a vice-reitora de graduação. “Percebemos essa demanda pela procura de indicação de profissionais e estagiários que recebemos quase que semanalmente na coordenação do curso. Ou seja, o mercado está em busca de publicitários qualificados em boas universidades, como a Unijuí”, complementa a coordenadora do curso.
Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.