Na noite da última quinta-feira, dia 22 de setembro, foi realizada a abertura oficial da Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí. O evento reuniu estudantes e professores e contou também com a presença de jornalistas da RBS TV. As atividades que integram a programação abordam o tema “Práticas e tendências em comunicação”.
A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, professora Rúbia Schwanke, realizou uma fala de abertura, na qual ressaltou o papel social da comunicação. “É importante nos sentirmos orgulhosos por termos escolhido a área da comunicação, porque nós somos muito importantes para a sociedade. Nós temos um fazer que tem uma diretriz social, nunca se esqueçam disso”, destacou.
O coordenador de telejornalismo da Região Norte da RBS TV, Mateus Rodighero, e a repórter Gherusa Cassol apresentaram ao público presente o Projeto Primeira Pauta RBS. O evento oportunizou uma troca de aprendizados entre os acadêmicos e convidados, que contaram sobre suas experiências, desafios e realizações da profissão, bem como compartilharam sobre suas rotinas como comunicadores. “Se você quer ser um comunicador, um operador, um repórter, você vai ter que enxergar isso e entender o caminho que vai precisar trilhar para chegar lá”, afirmou Mateus.
A Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, que também esteve presente no evento, enfatizou a relevância do momento para a vida acadêmica dos estudantes. “A Universidade está aqui para abrir a nossa mente para diversos aspectos. Esses momentos são planejados com muito carinho pelos nossos professores, para vocês conhecerem outras realidades”. Ela ainda acrescentou que essas trocas com profissionais que vivem o mundo da comunicação, expandem os horizontes para as possibilidades do mercado de trabalho e as novidades nos campos de atuação.
A programação da Semana Acadêmica iniciou na quarta-feira, dia 21 de setembro, com a realização da Noite de Oficinas. O técnico de edição de vídeo e áudio da Unijuí, Celio Ferrazza, e os egressos do curso de Publicidade e Propaganda Gilmar Laurindo e Jacson Silveira ministraram, respectivamente, as oficinas práticas de Edição de Vídeo, Podcast e Direção de Arte.
A acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda, Laura Carvalho, participou da oficina de Podcast e destacou a importância da atividade. “A publicidade e propaganda vai aumentando, vai mudando, a comunicação vai mudando, então temos que nos adaptar em cada local. Ter uma experiência dessas é importante para tirar dúvidas e estar preparado caso a gente queira seguir nessa linha ou fazer algo parecido com o podcast”, ressaltou.
O encerramento da Semana Acadêmica irá acontecer nesta terça-feira, dia 27 de setembro, na Sala de Ideação do Espaço + Inovação, onde a convidada Vanessa Scalei abordará a pauta “Produção de Conteúdo”.
A Semana Acadêmica “Práticas e tendências em comunicação” é promovida pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Usina de Ideias e Diretório Acadêmico da Comunicação (Dacom). O evento busca promover ações de aproximação entre profissionais, professores e estudantes, além de proporcionar a discussão de assuntos da contemporaneidade e das práticas voltadas às áreas da comunicação.
Por Keila Rosa, acadêmica de Jornalismo e estagiária da Usina de Ideias
A acadêmica de Jornalismo, Andressa Buchner do Amaral, e a estudante de Publicidade e Propaganda da Unijuí, Amanda Buchner do Amaral, foram premiadas na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), durante o 45° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. As irmãs viajaram até João Pessoa, na Paraíba, onde o evento foi realizado junto à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre os dias 5 e 9 de setembro. Lá, apresentaram seu projeto experimental e retornaram para casa com o prêmio.
O curta-metragem Solum foi desenvolvido no primeiro semestre de 2022, na disciplina de Fotografia e Vídeo para Mídias Digitais, ministrada pela professora doutora Gisele Noll. Foi inscrito na Expocom, a premiação para trabalhos experimentais produzidos por alunos de Comunicação, onde as estudantes venceram em âmbito regional em junho, no Intercom Sul, e garantiram a classificação para a fase nacional, onde também conquistaram a categoria Produção Publicitária Audiovisual para Internet.
Andressa conta com empolgação sobre a possibilidade de apresentar seu projeto. “Estou muito feliz em ter conseguido ir para João Pessoa e poder apresentar nosso trabalho. Foi uma experiência muito incrível e de muito aprendizado, além de ser uma honra estar representando a região Sul neste congresso nacional”.
Além de apresentar o curta no maior Congresso de Comunicação do Brasil, as estudantes prestigiaram debates e oficinas. Amanda destacou algumas das suas experiências. “Eu participei do VII Colóquio Latino-americano de Ciências da Comunicação; da oficina Construindo um Podcast Narrativo do Zero: como tirar boas histórias do papel; Expocom e da solenidade de abertura do Intercom”.
A participação no evento trouxe experiências na vida profissional das estudantes, que tiveram contato com uma nova cultura e conheceram outros acadêmicos e profissionais da área. A premiação é simbólica, mas qualifica o currículo e amplia as oportunidades no mercado de trabalho.
Por Keila Rosa, estagiária da Usina de Ideias.
Estudantes do 2º Ano da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, de Cruz Alta, realizaram uma visita à Unijuí na manhã desta terça-feira, 30 de agosto. O objetivo dos alunos é elaborar um curta-metragem sobre refugiados, a partir do seu projeto interno denominado Gritos de Paz. Para ampliar os conhecimentos que envolvem a produção do curta, os estudantes foram recebidos pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, no Centro de Eventos da Universidade.
Pela manhã, os alunos participaram de duas oficinas, uma de entrevista e outra de vídeo. No turno da tarde, os estudantes se desafiaram a aprender recursos de roteiro, edição e fotografia, que também agregarão no momento em que os curtas começarem a ser produzidos.
Segundo a coordenadora de ambos os cursos, professora mestre Rúbia Beatriz Schwanke, o primeiro contato entre os cursos de comunicação da Unijuí com o projeto Gritos de Paz ocorreu no Profissional do Futuro deste ano. “Durante o evento, eles nos procuraram e contaram sobre a iniciativa que estavam começando a trabalhar na escola”, conta.
A professora Vanessa Falconi Bastolla, da Escola Margarida Pardelhas, entrou em contato com Rúbia, explicando que a ideia era a produção de um curta-metragem sobre os refugiados e que os alunos precisariam de auxílio dos cursos para aperfeiçoar as habilidades necessárias para elaborar o filme. “Após a professora Vanessa relatar os objetivos do projeto, a gente começou a estruturar esse momento. Inicialmente a ideia era trabalhar com grupos menores, mas esse aulão com todos trabalhando em conjunto iria funcionar melhor e está funcionando”, salienta Rubia.
Segundo Vanessa, o projeto Gritos de Paz busca desenvolver uma visão crítica nos alunos. “O projeto nasceu quando decidimos trabalhar a formação dos professores abordando a situação da guerra entre Ucrânia e Rússia. Então, a partir disso, nós, professores, nos reunimos e pensamos de que forma a gente poderia integrar o contexto atual, vinculando a essa proposta de vídeo”, salienta Vanessa.
Na sequência, os professores propuseram aos seus estudantes a leitura de um livro intitulado “Layla, a menina síria” e a conceituação de termos como refugiado e direitos humanos. “Na cabeça de muitos, o termo ‘refugiado’ significa somente pessoas que saíram de um local em guerra. O termo vai além e trata de outros motivos sociais e econômicos. Frisamos bem isso para que eles entendessem o que é um refugiado e para que, após a visita à Unijuí, pudessem iniciar a atividade”, completa.
Além da professora Vanessa, os alunos estiveram acompanhados das professoras Alessandra Bertão Ribas e Elza Elisabeth Maran Queiroz da Silva, e da supervisora Jaqueline Chesani. Eles tiveram contato com ferramentas como o chroma key, microfones e câmeras.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Na quarta-feira, dia 12 de julho, estudantes do curso de Jornalismo da Unijuí tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo, via Google Meet, com o jornalista Daniel Giussani, da editoria de Economia do Grupo RBS. A atividade foi promovida na disciplina Jornalismo Econômico, ministrada pela professora Daniéli Hartmann Antonello.
Durante a conversa, o jornalista contou sobre sua trajetória e sobre a experiência de, recém-formado, já estar atuando na área que gosta. Antes de ser efetivado no Grupo RBS, ele realizou dois anos de estágio na empresa e trabalhou junto com a jornalista Giane Guerra, no programa Acerto de Contas.
Daniel afirma que uma das maiores dificuldades em produzir conteúdos para multiplataformas - já que sua equipe está presente em programas de televisão, podcast, redes sociais, site e páginas de jornal - é conseguir pensar nas necessidades do público e na plataforma, além da pauta em si.
Para isso, completa o convidado, é preciso ter em mente que esse é o chamado jornalismo de massa, onde procura-se atingir um público bastante diversificado. Além disso, o jornalista destacou que é preciso sempre pensar em como a notícia pode impactar a vida das pessoas.
As notícias dadas costumam ser sobre macroeconomia, finanças pessoais, negócios e empresas com foco no Rio Grande do Sul. Segundo Daniel, é fundamental ter relacionamento com a fonte, respeito pela informação, estar atento ao que o público informa, além de gerar valor com o que está sendo noticiado.
As informações geralmente vêm de assessores de imprensa, empresas de capital aberto, empresários, clientes e funcionários. A distribuição do conteúdo é muito forte, para que as matérias circulem e sejam compartilhadas.
De acordo com Daniel, o fazer jornalístico voltado para a economia é um exercício diário de entender e transmitir as informações da maneira mais simples possível para o público, pois a economia é muito importante e decide muitas coisas na vida das pessoas.
Para começar em uma editoria de Economia, Daniel acredita que é necessário força de vontade para se concentrar e se debruçar sobre o assunto, angústia para compreendê-lo, humildade para pedir explicações quando não entender, e respeito às fontes.
Por Vitória Patias, estagiária da Usina de Ideias
Na última quarta-feira, dia 17 de agosto, aconteceu uma palestra na disciplina de Jornalismo Digital, ministrada pela professora Gisele Noll. Intitulada “Jornalismo Digital: práticas e tendências”, a palestra contou com a participação da jornalista e relações públicas, empregada atualmente na Deutsche Welle - empresa pública de comunicação com redações em mais de 30 idiomas, em Bonn, Alemanha, Leila Endruweit; e da jornalista, doutora em Ciências da Comunicação e atual professora substituta no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Tássia Becker Alexandre. Com transmissão aberta no YouTube, o evento contou com a participação de estudantes de outras turmas de comunicação e professores da Unijuí e da comunidade em geral.
Com a temática do evento voltada às práticas e tendências do jornalismo digital, as convidadas contaram um pouco de suas histórias como acadêmicas e profissionais da área. A palestrante Leila relatou ter presenciado a transição para o modelo do jornalismo digital. Sobre esse modelo, Leila apontou alguns desafios tanto do passado quanto do presente. “Um dos maiores desafios do jornalismo digital, hoje, é reter as pessoas”. Além disso, outra questão desafiadora abordada por ela foi trazer o público do impresso para o digital. Devido ao novo cenário, foi necessário buscar alternativas e estratégias que promovessem uma migração do público e que o mantivesse no site.
O dilema entre o que é jornalisticamente ético e relevante ao público e o que fornece cliques foi, também, abordado. Leila comentou sobre as diversas estratégias existentes para manter um jornalismo ético e que chame a atenção dos leitores como, por exemplo, o uso dos hyperlinks. Ainda sobre isso, a palestrante trouxe para sua fala que os tipos de jornalismo se complementam: “é um ecossistema, uma coisa precisa da outra”, o que desbanca os preconceitos que algumas pessoas possuem com alguns tipos de jornalismo, sendo que muitas vezes são esses que mantém esse “ecossistema” em ordem.
A palestrante Tássia trouxe para a discussão o desenvolvimento de uma linguagem específica para dispositivos móveis, proposta elaborada em sua tese de doutorado, intitulada “Linguagem jornalística autóctone para dispositivos móveis”. A partir disso, Tássia comentou sobre as dificuldades do mobile em algumas localidades, incluindo o Brasil, devido aos problemas de conexão com a internet. Outra questão levantada foi a atração do público. Ela comentou sobre algumas limitações culturais que afetam diretamente na adesão do público ao formato digital.
Ainda sobre seu projeto, Tássia apresentou o protótipo “Beta”, desenvolvido por ela, de um modelo de jornalismo mobile, cuja linguagem atenda às especificidades do acesso de informação e m smartphones. “Fiquei muito feliz em desenvolver e ter tido essa experiência de evoluir para essa etapa experimental”, revelou Tássia. Além disso, a palestrante trouxe sua visão sobre alguns desafios desse jornalismo nas telas, como a linguagem e a adaptação ao contexto em que está inserido.
No decorrer do evento, o público pode realizar questionamentos para as palestrantes por meio do chat e, dessa forma, participar ativamente na transmissão e troca de conhecimentos. Para conferir as falas na íntegra, acesse o link.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí
Com o objetivo de formar jornalistas cada vez mais capacitados e dinâmicos, a graduação em Jornalismo da Unijuí está com um novo formato. Dividido em oito módulos, o objetivo é possibilitar aos acadêmicos a inserção em práticas e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para o mercado de trabalho. Além disso, a graduação conta com disciplinas de Formação Pessoal e Profissional e de Projetos Integradores.
“O grande diferencial proposto pelo curso é a capacitação do estudante para a prática profissional, com ferramentas de coleta de dados e de apuração, como também o estudo da relação da informação com as demandas do mercado, com foco nas novas plataformas de produção de conteúdo”, comenta a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Rúbia Beatriz Schwanke. “O mercado exige futuros jornalistas que saibam interagir entre a comunicação, o jornalismo e a tecnologia ligada à informação”, conclui a coordenadora.
A graduação em Jornalismo prepara o acadêmico para atuar em rádios, na televisão, jornais e revistas, em assessorias de imprensa e de comunicação, no campo das mídias, na produção de conteúdo multiplataforma, além de capacitar os futuros profissionais para empreender na área do Jornalismo e da Comunicação Digital.
O curso na Unijuí disponibiliza uma estrutura moderna e tecnológica, preparada para tornar a formação dos jornalistas ainda mais completa. Com laboratórios de fotografia, vídeo, áudio e de computação, o acadêmico coloca em prática a teoria da sala de aula de forma dinâmica. Ainda, conta com o acesso à Usina de Ideias, a agência experimental dos cursos da comunicação, que possibilita o contato direto com as práticas profissionais durante o seu processo formativo.
Para saber mais sobre o curso de Jornalismo, acesse o link.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí
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