Intercâmbio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Recordações do Porto

Relato de Ana Lunardi, acadêmica do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UNIJUÍ, que realizou intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no período de fevereiro a julho de 2010

 

" '(...) Ante a perspectiva da partida, sinto que me arranca algo da vida, mas quero ir'- Vinícius de Moraes. É exatamente esse o sentimento quando, ao olhar o calendário, percebo que o dia de retornar se aproxima. A saudade da família e amigos é imensa, porém, a vontade de dar continuidade às descobertas deste fabuloso mundo é igual.

Vivenciar as mais variadas culturas e estilos, aprender novas línguas, conhecer pessoas, lugares e principalmente praticar o dom da adaptação e da comunicação. Assim posso resumir minha estadia na cidade do Porto, em Portugal. Durante o semestre tive a oportunidade de discutir, questionar e aprender com colegas e professores, o que me possibilitou ampliar horizontes, ideias e planos.

Para além dos estudos, é necessário registrar o acréscimo pessoal que nestes seis meses obtive. A cada dia um novo desafio, a cada semana uma nova história dos mais variados gêneros. Foram discussões, festas, abraços, sorrisos, lágrimas, gargalhadas e muitas descobertas.

Com relação a Portugal, não tenho palavras para descrever a gentileza e cordialidade deste povo. A culinária, costumes e crendices não passam despercebidas. Além disso, durante o intercâmbio tive a oportunidade de conhecer lugares que antes me pareciam distantes. Apreciar as obras no Museu do Louvre, em Paris, deliciar-se com os pasteis de Belém, em Lisboa, andar de gôndola em Veneza, conhecer o Vaticano e perder-se com a beleza exuberante do Coliseu em Roma, vivenciar a alegria contagiante dos espanhois, sentir na pele o calor escaldante de Marrakech ou então maravilhar-se com o céu estrelado no deserto do Saara. Estas são sensações únicas que infelizmente nenhum livro proporciona.

É difícil verbalizar ou tentar explicar, em poucas palavras, o que aprendi, mas se assim precisa ser, posso afirmar que aprendi a ser objetiva e crítica, a ter um espírito aberto e, simultaneamente, a questionar os ideais com os quais não concordo. Aprendi a ver beleza nas pequenas coisas e a lidar com o medo que sinto do desconhecido.

Por fim, só tenho a agradecer aqueles que colaboraram para que este sonho se tornasse uma realidade. Primeiramente minha família, que desde o princípio esteve apoiando e me encorajando. Aos amigos, com quem, de uma forma ou de outra, pude compartilhar momentos inesquecíveis e, é claro, a UNIJUÍ, que através da parceria com a Universidade do Porto proporciona aos seus alunos esta oportunidade impar de aprendizado cultural, profissional e pessoal".

 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.