Nesta segunda-feira, 9, começou a Oficina de Jornalismo do Jornal Correio do Povo, que acontece paralelamente a Feira do Livro de Porto Alegre e conta com acadêmicos selecionados de diversas universidades gaúchas. Uma das escolhidas foi a estudante de jornalismo Evelin Ramos, da Unijuí. Os estudantes terão a possibilidade de aliar a teoria à prática, com a coordenação de profissionais do Correio do Povo. Os encontros acontecem de maneira virtual e ocorrem até o dia 13 de novembro.
A seleção dos estudantes se estendeu até o dia 6 de novembro, onde cada estudante deveria enviar sua sugestão de pauta, juntamente com suas informações pessoais. Evelin destaca “estou apenas no quarto semestre de jornalismo e sempre procuro estar envolvida em atividades voluntárias do curso e disposta a participar, porque acredito que isso agregará em minha formação como jornalista, além de conhecer pessoas diferentes com um experiência de anos no campo com quem eu tenho muito a aprender. Minha expectativa é adquirir conhecimento e aproveitar ao máximo a oportunidade”.
Durante a semana os estudantes terão atividades práticas, produzindo matérias jornalísticas e material multimídia para o blog da Oficina de Jornalismo, além disso terão encontros com profissionais que atuam no mercado para tratar de temas como jornalismo impresso e on-line, fotojornalismo, produção de reportagens sobre a importância do profissional multimídia e funcionamento de uma redação. Cada estudante escolheu uma pauta para produção de conteúdo multimídia e Evelin se propôs a fazer uma fotorreportagem, com a pauta, “Resgate histórico da Feira do Livro”, por meio da fotografia (história contatada através da fotografia). A coordenação e edição das atividades ficarão sob responsabilidade dos jornalistas Marcos Santuario, Luciamem Winck e Jonathas Costa.
Por Susan Pereira, acadêmica de Jornalismo.