Em 2022, Júlia Herter Schneider, acadêmica do curso de Pedagogia da Unijuí, começou sua jornada como bolsista da iniciação científica via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste período, ela realizou pesquisas sobre violências corporais e sexuais infantis, temática que norteou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Com a orientação da professora Maria Simone Vione Schwengber, para a realização do trabalho intitulado de “Violências corporais e sexuais infantis: movimentos jurídicos e pedagógicos de proteção”, Júlia utilizou recursos como entrevistas e pesquisas bibliográficas. “Na pesquisa qualitativa e bibliográfica, realizei uma análise documental de leis, planos e ações de proteção às crianças, além de uma busca por diferentes artefatos que podem ser utilizados como materiais didáticos, para o enfrentamento das violências corporais e sexuais. O processo de produção do trabalho demandou muito estudo. Foi bastante desafiador e ao final recompensador”, conta.
A estudante destaca os principais resultados obtidos. “A pesquisa permitiu um percurso histórico de leis brasileiras de proteção às crianças e um apanhado de artefatos de diferentes linguagens como literaturas, músicas, poesias e jogos que tem como tema as violências corporais. Constatei que existem diferentes pedagogias e que elas podem proteger, sendo amparadas por leis para tratar desse assunto em escolas. Assim, percebe-se que há materiais lúdicos que podem auxiliar para que possamos proteger a todos os corpos com uma educação da não violência”, explica.
Com a formatura prevista para ocorrer em fevereiro de 2024, a acadêmica de Pedagogia pretende ingressar, após a conclusão do curso, no Mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí. “Pretendo dar sequência aos meus estudos sobre esse tema, para quando for professora estar preparada para proteger vidas infantis”, finaliza.
Encerra na próxima sexta-feira, dia 16 de junho, o prazo para interessados realizarem as inscrições para a segunda turma do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Unijuí. Estão sendo ofertadas 40 vagas para que professores cursem sua segunda licenciatura em Pedagogia, de forma gratuita, por meio do Programa, conforme o Edital VRG nº 13/2023, disponível no site da Unijuí.
Podem concorrer às vagas, professores da rede pública de Educação Básica que tiverem realizado a pré-inscrição no curso na Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período estabelecido no cronograma; tiverem sua pré-inscrição validada e deferida pela secretaria de educação à qual está vinculado; e comprovarem estar no exercício da docência na rede pública de Educação Básica nas etapas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I.
Mais informações podem ser conferidas no edital que dispõe sobre a seleção. O Parfor é um programa da Capes que busca contribuir no avanço contínuo na formação inicial dos professores em atuação na rede pública de Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.
As licenciaturas são bases fundamentais para a formação de professores, impactando diretamente na qualidade da educação brasileira. Dentre os cursos de graduação ofertados pela Unijuí, estão os cursos de licenciatura em Matemática, Pedagogia, Letras: Português e Inglês e Educação Física, que trazem em suas matrizes curriculares, componentes que preparam os acadêmicos com excelência para atuarem em escolas e instituições de ensino em seus diversos níveis.
Confirmando a qualidade do ensino da Unijuí, os cursos de licenciatura da Universidade estão entre os melhores do País, ao receberem notas entre 3 e 5, no no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). Matemática - campus Ijuí e Pedagogia - campus Santa Rosa, receberam 5 na avaliação, nota máxima. Educação Física, Letras Inglês e Pedagogia - campus Ijuí, foram avaliados com CPC 4 e o curso de Educação Física - campus Santa Rosa, com nota 3.
Para a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, receber estes conceitos é um reconhecimento do trabalho realizado. “Estar entre as melhores universidades é uma alegria e satisfação pelo reconhecimento do trabalho sério e de qualidade que desenvolvemos na Unijuí. Temos uma tradição de ensino superior na área das licenciaturas, e isso reflete na avaliação realizada”, avaliou.
Os cursos de graduação na área das licenciaturas têm diferenciais significativos, que começam com o corpo docente, altamente qualificado. “Além disso, oferecemos uma estrutura que conta com laboratórios para realização de vivências práticas, com bibliotecas física e virtual, que permitem o acesso do estudante a revistas e literatura atualizada, nacional e estrangeira; e especialmente com proposta pedagógica que permite, desde o primeiro semestre dos cursos, o desenvolvimento de conhecimentos conceituais, mas também procedimentais e atitudinais, ou seja, por meio de um currículo por competências, nossos estudantes participam de projetos integradores, a partir de problemas reais trazidos pelas escolas, vindo a desenvolver soluções para contribuir na qualificação do processo de ensino-aprendizagem”, frisou a vice-reitora.
Além da avaliação das licenciaturas, a Unijuí conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), também divulgado pelo MEC. Com isso, a Unijuí alcançou a 8ª posição entre as entre as Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul no IGC, com notas que vão de 1 a 5.
O curso de Pedagogia da Unijuí promoveu nesta quarta-feira, dia 29 de março, sua aula inaugural. O evento contou com a palestra sobre “Linguagens, brincadeiras e interações na infância”, com a professora doutora Franciele da Silva dos Anjos Strohhcker. Com o objetivo de integrar os estudantes das modalidades presencial e de Ensino a Distância (EaD), a aula inaugural foi realizada no Centro de Eventos do campus Ijuí da Universidade com transmissão via Google Meet para os acadêmicos do campus Santa Rosa e do EaD.
Iniciando o evento, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Taíse Neves Possani, deu as boas-vindas e falou sobre a importância do tema escolhido. “A temática gira em torno da formação humana. Na Unijuí, consideramos muito importante a presença da formação humanista em nossos currículos, pois buscamos que o professor possa atuar não somente com a competência necessária para o seu fazer dentro da ciência pedagógica, mas também consiga observar a criança e tratar ela a partir do processo de ensinar e aprender, com uma postura ética e humana”, frisou.
Na sequência, a palestrante, que é egressa de Pedagogia e dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí, falou sobre a sua trajetória acadêmica na Universidade e destacou que a intenção da formação era oferecer um horizonte reflexivo sobre a experiência educacional das crianças. “Linguagens, brincadeiras e interações constituem a base formativa e sustentadora das práticas na Educação Infantil, por isso a importância de construirmos significações sobre essas categorias. Assim, a ideia central da conversa foi dialogarmos sobre a condição humana como condição de linguagem, e sobre como tal entendimento repercute nas interações, nas trocas, na constituição dos laços afetivos juntos às crianças”.
Durante a aula inaugural, ocorreram também momentos de interação, onde os estudantes participantes compartilharam suas experiências no mercado de trabalho durante a graduação.
O curso de Pedagogia da Unijuí promoverá nesta quarta-feira, dia 29 de março, sua aula inaugural. O evento contará com a palestra “Linguagens, brincadeiras e interações na infância”, com a professora doutora Franciele da Silva dos Anjos Strohhcker.
A aula inaugural será realizada às 19h30, no Centro de Eventos do campus Ijuí da Universidade, e terá transmissão via Google Meet para os acadêmicos do campus Santa Rosa e da modalidade de Ensino a Distância (EaD).
Na manhã do último sábado, 25 de fevereiro, foi realizada a aula inaugural da primeira turma do curso de Pedagogia da Unijuí pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A atividade aconteceu no Centro de Eventos da Universidade, com transmissão para os estudantes que não puderam estar presentes.
O Parfor é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa contribuir para a adequação inicial dos professores em atuação na rede pública de Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura que correspondam à área em que atuam. O programa também estimula o acesso à pesquisa, a atualização e a aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior. A iniciativa ocorre por meio de regime de colaboração entre a União, os Estados e o Distrito Federal, municípios e Instituições de Ensino Superior selecionadas.
Ao dar as boas-vindas aos estudantes, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, falou sobre a importância de os professores estarem sempre se atualizando, estando preparados para as mudanças que acontecem no mundo. “Tenho certeza que essa nova formação vai agregar muito a todos os professores que decidiram retornar à sala de aula, se desafiando em um novo aprendizado. A área da educação está em constante transformação e precisamos estar preparados para as mudanças, para manter e motivar nossos alunos em sala de aula”, disse.
Coordenadora institucional do Parfor, a professora Taíse Neves Possani destacou que o intuito da Unijuí aderir ao programa é oportunizar que os professores, principalmente aqueles que atuam nas regiões de Ijuí e Santa Rosa, realizem a segunda licenciatura - desta vez, em Pedagogia. “Esperamos que, com o êxito desta primeira edição, possamos seguir e ter outros cursos disponíveis, não só de segunda, mas de primeira licenciatura”, afirmou.
Os estudantes puderam conferir, na aula inaugural, uma palestra com a professora sênior da Unijuí e atual coordenadora do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Iselda Feil.
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