Na última terça-feira, dia 29 de novembro, o campus Santa Rosa sediou o Encontro de Normalistas 2022, evento promovido pela 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em parceria com os cursos de Pedagogia da Unijuí e Setrem. A atividade, alusiva ao Dia das Normalistas, celebrado em outubro, reuniu cerca de 230 estudantes e professores de Curso Normal dos Institutos Educacionais de Educação Cardeal Pacelli, João XXIII, Cristo Redentor e Visconde de Cairu.
A abertura do evento ocorreu às 8h30, com falas de representantes de cada uma das entidades promotoras: pela Unijuí, a coordenadora do campus Santa Rosa, Taciana Enderle; pela 17ª CRE, a titular da Coordenadoria, Beatriz Milbradt, e a coordenadora pedagógica, Liria Seiboth; e pela Setrem, a coordenadora do curso de Pedagogia, Adriana Canova. Após as saudações iniciais, foi realizada a palestra “Educação: conectar para transformar”, ministrada pela professora Elizabete Andrade e pela acadêmica Julia Schneider, do curso de Pedagogia da Unijuí. Na sequência, a Setrem promoveu uma contação de histórias ao ar livre, que embasou as oficinas que aconteceram pela parte da tarde.
No turno da tarde, portanto, foram organizadas quatro oficinas, também chamadas de espaços pedagógicos, divididas de acordo com as áreas do conhecimento: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens. “Cada grupo recebeu três desafios: o primeiro consistia na produção de um chapéu ecológico e os outros eram questões que eles deviam refletir e debater, dentro dos espaços pedagógicos. Depois, eles foram misturados entre as salas, para promover a interdisciplinaridade e como poderiam pensar no todo as questões propostas”, explicou a professora do curso de Pedagogia da Unijuí, Marta Borgmann.
Para encerrar o evento, foi promovido um momento de integração entre todos os participantes, a chamada “Festa dos Chapéus”, que contou com músicas e brincadeiras organizadas por profissionais de Educação Física da Unijuí, Setrem e IEE Visconde de Cairu. “Foi uma experiência incrível e, principalmente, que contribui muito para a nossa formação como futuros professores”, relatou a estudante Ana Luisa, do 1º ano do Cairu.