Nesta segunda-feira, dia 3 de maio, o curso de Pedagogia da Unijuí realiza a sua aula magna, com o tema “A esperança no ano do centenário de nascimento de Paulo Freire”. O evento terá transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, a partir das 19h30.
Coordenadora do curso de Pedagogia, a professora Taíse Neves Possani fará a abertura da aula magna, que contará com acolhida das professoras Hedi Maria Luft, da Unijuí, e Cláudia Maria Seger, do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairú.
O tema “Freire na atualidade” será abordado pelo professor Walter Frantz, enquanto que a temática “Contando a história Freireana” será explorada pelo professor da Fema, Jefferson Luis Machado.
“Meu último pai, de Augusto Boal” será o tema abordado pela professora Juliana Campoy de Souza, da Unijuí, e “Freire, a educação popular e os campos da Pedagogia” pela professora Roberta Recktenwald.
Para fechar, o tópico “Freire e minhas leituras” contará com as participações do enfermeiro Luis Fernando Martins, professora Diovanela Liara Schmitt, e acadêmicas Liandra Feltraco, Bruna Cristina Rambo, Roseli Andreia Sackvil e Larissa Faccin.
Para acompanhar a aula, acesse este link.
Teve início na sexta-feira, dia 06 de março, no Centro de Eventos da Unijuí, o Módulo II do curso de Especialização Lato Sensu em Alfabetização. A aula inaugural buscou responder a seguinte questão: “O que podemos aprender com quem não aprende?”, a cargo das professoras doutoras Angela Maria Schneider Drügg e Marta Estela Borgmann e da professora doutoranda Priscilla Lucena Vianna Dias.
Um dos objetivos do curso é “qualificar profissionais para os processos alfabetizadores mediante fundamentação teórica e práticas pedagógicas inseridas numa proposta de alfabetização contextualizada, emancipatória, inclusiva e humanizadora”, para ampliar o debate teórico e aprofundar práticas pedagógicas que se pautem na perspectiva da reconstrução curricular por parte dos educadores e de uma práxis de participação plena das crianças. O curso tem como princípios formadores a pesquisa, a escrita e o protagonismo dos estudantes, em termos metodológicos, o curso prevê a formação em contexto considerando a prática dos sujeitos como referência/ponto de partida para os debates, as leituras de obras e experiências pedagógicas já reconhecidas e sistematizadas como mediadores de análise, aprofundamento e significação das práticas na perspectiva da produção autoral com caráter propositivo, interdisciplinar e compartilhado. Nesse sentido, a aula inaugural contou com a apresentação de casos que envolvem crianças com dificuldade de aprendizagem, na ótica de mobilizar e sensibilizar o professor a um olhar sensível e reflexivo sobre os sujeitos da alfabetização que apresentam dificuldades de aprendizagem ou problemas de desenvolvimento. Com o objetivo de contribuir na formação de professores que saibam entender e reconhecer as diferenças do modo de ser e agir de crianças com distúrbios e/ou dificuldades de aprender na perspectiva de propor práticas pedagógicas adequadas.
O módulo compreende três disciplinas. “Sujeitos infantis: formação, desenvolvimento e aprendizagem”, com a professora dra. Ângela Maria Schneider Drügg, cuja ementa é: Abordar o processo de constituição do sujeito psíquico e seus principais momentos lógicos, estabelecendo relações entre estes e o processo de escolarização, entre outros aspectos. “Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem”, com a professora Marta Estela Borgmann, que tem a proposta de tratar das especificidades relacionadas aos distúrbios e dificuldades de aprendizagem apresentados pelas crianças durante o processo de aquisição da leitura e escrita, com a intenção de romper com preconceitos. A terceira disciplina do módulo é “Metodologias de Aprendizagem”, com a professora doutoranda Priscilla Lucena Vianna Dias. A ementa prevê: conceituar o neurodesenvolvimento e a aprendizagem a partir de alternativas metodológicas possíveis, no que tange aos transtornos e dificuldades no processo de aprender.
Na noite de quinta-feira, 19 de setembro, ocorreu, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, o painel temático “Ensino médio articulado com a educação profissional e tecnológica”, com o convidado que atua como Técnico do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (DEMEI), é professor na Escola Técnica 25 de Julho de Ijuí e também doutorando em Educação pela Unijuí, Sandro Roberto Cossetin.
O evento foi promovido pelo curso de Pedagogia da Unijuí, por meio da disciplina de “Estágio Ensino Médio - Modalidade normal e na educação profissional”. Para a professora da disciplina, Julieta Ida Dallepiane, o objetivo desta discussão é fazer uma relação com Ensino Médio. “Percebe-se que é necessário levar esse tema para socialização com nossos alunos, o assunto também busca alinhar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de como está sendo feita essa articulação com o trabalho”, comenta.
A professora explica que, no currículo, os acadêmicos têm a prática em estágio na Educação Infantil, Gestão Escolar e o tema Ensino Médio deve complementar a formação do curso. “Estão aí novos desafios. O Pedagogo pode atuar em escolas que possuem Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio”, destaca.
Já o palestrante observou que há novos conceitos, novas formas de organização do Ensino Médio, em toda a Educação Básica. “Agora o foco é o Ensino Médio, articulado com a educação profissional e como direcionar, orientar e formar esses jovens para o mundo do trabalho, onde gera um desafio principalmente na empregabilidade”.
Por Atena Scarpellini, estudante de Jornalismo da Unijuí.
O Curso de Pedagogia representado pela professora Eulalia Beschorner Marin, do Departamento de Humanidades e Educação e a egressa do curso do Campus Santa Rosa, Luana Taís Weizenmann, participaram, no período de 20 a 22 de agosto, do 5° CONGRESO INTERDISCIPLINARIO DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN (CIIE 2019), em Santiago do Chile.
Na ocasião apresentaram o trabalho, Sexualidade Infantil: Un debate Pedagógico con Maestras de la Enseñanza Primaria.
Para a professora Eulalia participar de um evento, além de ampliar significativamente a possibilidade de interação com pessoas e suas culturas é um momento rico para a exposição de ideais, mesmo que parecem incipientes, irrelevantes. “Um curso de graduação se enriquece quando, o que escrevemos faz sentido para além dos muros da universidade, nossas ideias devem ser problematizadas por nossos pares, em fóruns, congressos, seminários, nacionais e internacionais, para que em boa medida contribuam com o desenvolvimento social e cultural de um povo ou de uma geração de estudantes. Um evento internacional é uma potência, voltamos encharcadas de outras possibilidades, ouvir as vozes e fazer o esforço de compreendê-las, não apenas por estarem sendo comunicadas em outras línguas, também com outras referências teóricas. Os cursos de licenciatura na Unijuí, abrem esta possibilidade”, destaca.
O grupo de estudos sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituído por estudantes do Pibid e Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia/Unijui reuniu-se, na quarta-feira, 03/7, no Campus Ijuí para socializar temáticas do cotidiano escolar que são foco dos estudos e produções para o Salão do Conhecimento. Participaram professoras representado as Escolas Emil Glitz, Jéssica de Sá e Márcia Scherer do Instituto Municipal de Educação Assis Brasil, sob a coordenação da professora Julieta Ida Dallepiane da Unijui.
A aula inaugural do curso de Pedagogia da Unijuí na noite de terça-feira (11), no Campus Santa Rosa, abordou a temática “Ser professor”.
Na oportunidade as calouras do curso de Pedagogia participaram da atividade que envolveu a temática da aula e as diferentes conexões da vida acadêmica. A palestra foi ministrada pelos professores Celso Martinazzo e Iselda Terêzinha Sausen Feil.
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