Na última semana, 27 de abril, estudantes do cursos de Letras, modalidades presencial e a distância da Unijuí, juntamente com estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), estiveram reunidos para um webinar envolvendo a atuação profissional do profissional de Letras, com relatos de experiência de duas egressas do curso de Letras da Unijuí, professoras Viviane Debortolli e Daiane Faoto, e da doutoranda Elisângela Oliveira, aluna do Programa Interinstitucional com a Universidade de Balsas, no Maranhão.
A egressa do curso de Letras e do mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí, professora Daiane Faoto, atualmente estuda PhD em Early Childhood Education na University of Massachusetts- Boston, nos Estados Unidos. Tem pós-mestrado em Early Childhood Education também pela UMass Boston. É mestre em Educação nas Ciências e graduada em Letras - Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas pela Unijuí, além de ser professora adjunta na Massbay Community College no departamento de Early Childhood Education e Kindergarten teacher em Boston.
A convidada destacou inúmeras experiências vividas tanto na esfera acadêmica como profissional, associando o ensino de língua inglesa e educação infantil, já iniciado em seus estudos na graduação e mestrado na Unijuí. Daiane evidenciou muitas oportunidades abertas a egressos de Letras nos Estados Unidos, especialmente na região de Framingham, Massachusetts, onde reside, ficando à disposição para mediar e auxiliar interessados. Sua fala no evento foi intitulada "De egressa do curso de Letras Inglês da Unijuí a professora da educação básica e superior em Massachusetts".
A também egressa de Letras da Unijuí, professora Viviane Debortolli, cuja fala foi intitulada "Foca na Redação: resultados exitosos de produções textuais significativas e estratégicas no Ensino Médio", fez igualmente uma fala destacando todo seu percurso árduo ao estudar magistério, optar por Letras, as dificuldades de deslocamento na época até o campus Ijuí, e sua recente trajetória junto ao mestrado e doutorado na UFSM. Doutoranda no PPGL da UFSM, é docente da rede estadual onde se destaca a partir de seu competente trabalho de ensino de produção textual a alunos do Ensino Médio.
Recentemente destaque na imprensa local e regional, a professora tem acompanhado o êxito de seus alunos com notas bastante elevadas no ENEM, o que não apenas a orgulha e motiva, como instiga pesquisas e estudos, como os que está envolvida. Segundo a professora, é uma missão de vida preparar alunos da rede pública para seus futuros profissionais que, obrigatoriamente, passam por uma produção textual qualificada, dentre outros aspectos. Possui uma página no Instagram, @profvividebortolli , que vem crescendo a cada dia, sendo também procurada por professores e alunos de várias cidades e estados em função do desempenho de seus estudantes em Tenente Portela. A professora é também pós-graduada em docência no ensino superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci .
Da mesma forma, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências a partir do Minter/Dinter com a Unibalsas no Maranhão, professora Elisângela Oliveira, enfatizou percursos profissionais e a oportunidade de qualificação, como docente de Língua Inglesa da rede pública daquele Estado, em um programa da Fulbright nos Estados Unidos. Destacou todo o percurso, desde os trâmites e exigências para o curso de qualificação e, especialmente, as atividades culturais e linguísticas realizadas em Delaware, Estados Unidos, junto a vários colegas de tantos outros países.
A professora inspirou os estudantes e demais presentes, e especialmente professores em atuação na rede pública, a encorajar-se e participarem de editais como este da Fulbright, considerando a singular oportunidade de enriquecimento cultural, linguístico e humano viabilizado. A convidada é doutoranda em Educação nas Ciências na Unijuí, mestre em Letras pela UFTocantins, graduada em Letras Português, Inglês pela UEstadual do MA. Professora de inglês e português na educação básica em Balsas-MA, Elisângela esteve presente com sua turma de Letras da UEMA, o que suscitou o interesse em continuar o encontro em um outro momento, articulado pelos estudantes de ambas as instituições, de modo a interagirem sobre sua formação e profissão.
A professora doutora Fabiana Diniz Kurtz, docente do curso de Letras do PPGEC da Unijuí, fez a mediação do evento e destacou a rica contribuição das professoras, tanto na dimensão profissional como humana dos estudantes de graduação e pós-graduação presentes. A partir da integração dos cursos de Letras, modalidades presencial e a distância, estudantes de História EaD também engajados em Estágio Curricular juntamente com o PPGEC e a UEMA, além da participação da professora Daiane diretamente de Boston, fica evidente a superação de barreiras geográficas tanto na dimensão do ensino, da pesquisa e da extensão, e que o contato com egressos é sempre imprescindível na formação do futuro professor. “Esperamos oportunizar outros momentos tão ricos como este a nossos estudantes, sempre em perspectiva interdisciplinar, evidenciando a interação entre graduação e stricto sensu, o que também motiva os estudantes a seguirem sua vida acadêmica e profissional no campo escolhido”.