Na disciplina de Introdução à Ciência da Nutrição, do curso de Nutrição da UNIJUÍ, foi realizada, como finalização da disciplina, uma atividade prática sobre a História da Alimentação. Os estudantes realizaram um pesquisa sobre história da alimentação nas diferentes fases da história: pré-história, idade dos metais, Egito Antigo, idade média, antiguidade, idade moderna e contemporânea e história da alimentação no Brasil e suas influências.
A partir da pesquisa bibliográfica, cada grupo elaborou a ficha técnica de uma preparação da época, com estudo dos ingredientes, técnicas e utensílios utilizados.
Dentre as preparações, estão o pão ázimo, torta de maçã e pommeaulx, cubos de cordeiro ao molho de vinho tinto, peru ao molho de champanhe, sorbet de manga, Kafta, basbousa, ensopado de peixe, quindim.
Após a apresentação dos videos e história dos pratos, cada grupo organizou a decoração para a degustação. "Conhecer a nossa história alimentar estabelece conexões importantes para a formação de profissionais preocupados com a história alimentar de uma pessoa, família e comunidades", afirma a professora Eilamaria Libardoni Vieira.
Para o encerramento da Disciplina de Técnica Dietética I do curso de Nutrição da Unijuí, em grupos, os estudantes realizaram um trabalho sobre a Gastronomia Brasileira. A partir da pesquisa em livros, artigos e sites dos estados cada grupo trabalhou com a gastronomia de estados das regiões brasileiras. O grupo escolheu um prato doce e um salgado que representasse a culinária dos Estados estudados. A partir do estudo foi elaborada uma Ficha Técnica com a receita e estudo dos ingredientes, cultura e equipamentos e utensílios regionais utilizados para a elaboração desses pratos típicos. Para a socialização no laboratório de Nutrição foi apresentado um vídeo com a técnica de preparo e história gastronômica e cultural. Depois os colegas puderam degustar as preparações em módulos caracterizados de acordo com os estados estudados.
Para a elaboração de pratos da Região Centro- Oeste foi utilizado Pequi em compota vindo diretamente do Mato Grosso. Os costumes, as festas e as bebidas também foram apresentadas de forma lúdica na decoração do ambiente e vestimentas utilizadas. "Conhecer a cultura alimentar de um povo e degustar as receitas com um toque amor e de conhecimentos enriquece a construção de aprendizados da área da alimentação e nutrição, especialmente na Técnica Dietética", observa a professora Eila Maria Libardoni Vieira, professora responsável pela disciplina.
Confira um vídeo produzido pelos estudantes
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Os acadêmicos do curso de Nutrição da Unijuí realizaram uma visita técnica na Unidade de Alimentação e Nutrição da Sodexo, na empresa Stara, em Não-Me-Toque, cidade próxima a Carazinho. Com a orientação da professora Eilamaria Libardoni Vieira, a visita técnica foi orientada pelas nutricionistas da Sodexo, Andrea Severo de Campos e Suzane Schroeder.
O objetivo foi de conhecer a dinâmica de gestão da produção de refeições para coletividades, desde a compra dos alimentos até a entrega do cardápio para os colaboradores da empresa. As nutricionistas compartilharam conhecimentos sobre o processo de gestão da unidade, destacando a realidade vivenciada por elas. Além disso, destacaram o processo de auditorias e os selos de qualidade conquistados.
Para João Carlos Ganacini, estudante do curso, a oportunidade de conhecer a estrutura da empresa trouxe outros resultados, como: “poder conversar com profissionais que atuam na área de alimentação para coletividades nos trouxe mais aprendizado, aliando o conhecimento teórico da sala de aula com a prática, o que vem a enriquecer ainda mais o nosso currículo acadêmico".
Os estudantes foram conduzidos a áreas de recebimento, armazenamento, pré-preparo e preparo e distribuição das refeições e demais áreas da Unidade. A Unidade é referência na região em relação a qualidade das refeições produzidas e das tecnologias de gestão e equipamentos nessa área.
A acadêmica Angélica Samrsla descreveu a visita como enriquecedora “adquirimos muito conhecimento, após termos visto um pouco desta área em sala de aula, tivemos a oportunidade de ver na prática como funciona uma UAN”.
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