Os estudantes do 8º semestre do curso de Nutrição realizaram visita técnica no setor de Nutrição do Hospital Universitário de Santa Maria e do Restaurante Universitário. A visita foi planejada pelos professores do estágio em Nutrição Clínica II e Alimentação Institucional II.
A Nutricionista Taiana Corrêa acompanhou a visita no serviço de Nutrição e Dietoterapia do HUSM, onde são produzidas as refeições dos pacientes internados, acompanhantes e profissionais em serviço. São produzidas em torno de 1.500 refeições por dia entre dietas livres e especiais. A nutricionista destacou o programa de qualidade na produção e distribuição das refeições e enfatizou a importância do Nutricionista na produção de refeições na área hospitalar. A gestão de pessoas também foi apresentada como ponto de destaque na qualidade do serviço prestado.
A Técnica de Nutrição Vera, do Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Maria, apresentou a estrutura física e de equipamentos na produção e distribuição das refeições no café da manhã, no almoço e no jantar servidas aos estudantes da universidade.
São produzidas em torno de 8.000 refeições/dia. O serviço também distribui as refeições para o restaurante do centro. Na oportunidade os estudantes puderam acompanhar o serviço de refeições transportadas. Os estudantes e professores, como visitantes, tiveram a oportunidade de almoçar no restaurante da universidade.
De acordo com o depoimento da Maiara Gregory a visita agregou conhecimentos na produção de refeições hospitalar e institucional, pois foi possível acompanhar na prática da produção de refeições em grande escala, a gestão de pessoas, os programas de qualidade. O amor e a dedicação dos nutricionistas e colaboradores foram muito significativos.
Participaram da visita as Professoras Eilamaria Libardoni Vieira, Aline Madalozzo, Mariana Novack.
No dia 23 de outubro a turma de estudantes do Curso de Nutrição da Unijuí, da disciplina de Nutrição no Envelhecimento Humano sob a responsabilidade da professora doutura Ligia Beatriz Bento Franz, realizou uma viagem de estudo na Instituição de Longa Permanência para Idosos Vida e Aconchego – Casa de Repouso, localizada no município de Horizontina.
Com o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre o processo de envelhecimento humano, capacitando-o nos aspectos nutricionais e de alimentação desde o diagnóstico do estado nutricional e a partir deste sua conduta alimentar, dando ênfase a uma alimentação adequada e saudável, a disciplina conta com atividades teóricas na sala de aula e também atividades em instituições no município de Ijuí como, por exemplo, Sabeve, Noblesse, Bem Viver, Casa Lar, e Asilo e Casa de Repouso Santo Antônio no município de Cruz Alta e Sociedade Beneficente Nossa Senhora do Amparo no município de Cerro Largo.
Salientamos da importância destas atividades para a formação de nossos futuros profissionais, oportunizando-os a conhecerem e vivenciarem atividades em diferentes tipos de instituições que atendem esta parcela da população que conta com um crescimento significativo, que são pessoas acima de 60 anos de idade.
A Professora Doutora Ligia Beatriz Bento Franz, nutricionista, vinculada ao Curso de Graduação em Nutrição e ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Atenção Integral à Saúde do Departamento de Ciências da Vida, participou do XXV Congresso Brasileiro de Nutrição – CONBRAN 2018, XV Simpósio Ibero-Americano de Nutrição Esportiva, IV Simpósio Ibero-Americano de Nutrição em Produção de Refeições, IV Simpósio Ibero-Americano de Nutrição Clínica. Evento, realizado de 18 a 21 de abril no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, teve o tema “Comida: relações de afeto, tradições e direito”.
A professora participou de dois minicursos intitulados:"Novas Perspectivas em Hipertrofia e Sarcopenia" e "Perda de peso sustentável e sem modismos: nova proposta para o emagrecimento consciente, baseada nas fases da curva parabólica da perda de peso".
Ela também apresentou dois trabalhos intitulados:"ESTADO NUTRICIONAL DE MULHERES NO PERÍODO DO CLIMATÉRIO: POR QUE MONITORAR?", de autoria de LIGIA BEATRIZ BENTO FRANZ e FRANCIÉLI ALINE CONTE; e"ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS DE UM MUNICÍPIO GAÚCHO NO PERÍODO DE 2008 A 2016 – REGISTROS SISVAN-WEB E E-SUS AB", de autoria de LIGIA BEATRIZ BENTO FRANZ, FRANCIÉLI ALINE CONTE, EVELISE MORAES BERLEZI e MARISTELA BORIN BUSNELLO.
Com o objetivo de desenvolver nas famílias uma reeducação alimentar pensando na saúde das crianças, o curso de Nutrição da UNIJUÍ realizou uma atividade de orientação, conhecimento e experimentação com os pais do Centro de Educação Básica Francisco de Assis. A iniciativa foi da turma A11, da Educação Infantil, a partir da observação dos lanches enviados à sala de aula.
Segundo a professora da turma, Sônia Falcão, a escola é um espaço educativo e formador, por isso a preocupação de orientar e estimular vivências a partir da visita ao Laboratório de Nutrição e Dietética da UNIJUÍ. “Na sala de aula estamos trabalhando com empenho para desenvolver na criança hábitos e atitudes, e uma alimentação saudável, de valorização da vida e da saúde, que também é uma proposta da escola como um todo. O objetivo é oferecer para a criança mais alimentos in natura, que chegue no máximo à linha dos processados, e estimular no grupo de uma forma lúdica, encantadora e prazerosa o consumo desses alimentos”, explica.
Além de informações sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira, que enfatiza sobre a importância de dar preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados, os pais da turma puderam acompanhar de perto a escolha, produção e degustação de lanches mais saudáveis para pré-escolares e escolares. A professora que coordenou a atividade, junto aos acadêmicos de Nutrição do 5º semestre, Mariana Novack, a proposta da turma foi substituir alimentos ultra processados, que muitas vezes são mandados para a escola como lanche, por preparações mais saudáveis. “Devemos ter muito cuidado com relação ao tipo de lanches ofertados para essas crianças pois é na infância que os hábitos alimentares são desenvolvidos, então, procurar enviar para a escola alimentos mais saudáveis, nutritivos e evitar os alimentos ultra processados”, reforça. Entre as receitas elaboradas como sugestão, estão: bolo de couve, pão de queijo de beterraba, pães nutritivos kids, panqueca de banana, mini pizza e sanduíche integrais, cooks ricos em fibras e bolo salgado de legumes.
A partir desta aula compartilhada, já foi possível observar mudanças nos hábitos dos pais, o que reflete diretamente nas crianças, como observa a professora Sônia Falcão. “As crianças não têm muita ideia do ‘meu’ e do ‘teu’. Tudo é ‘delas’, mesmo que esteja no pote do colega, também, na sua visão, lhes pertence, pela característica egocêntrica da faixa etária dos dois anos. O que acontecia era que algumas crianças acabavam não comendo do seu lanche e comendo o lanche do colega que não era tão saudável. Pensamos que se as famílias tivessem uma reeducação alimentar, para que todos mandassem lanches mais nutritivos, que a turma inteira iria desenvolver hábitos alimentares mais nutritivos. A partir desse dia já se teve uma preocupação e já houveram mudanças”, avalia.
Ouça a entrevista na íntegra com a professora Sonia Falcão:
Ouça a entrevista na íntegra com a professora Mariana Novack:
Ouça os depoimentos dos acadêmicos do curso de Nutrição sobre o preparo dos lanches e o contato com os pais da EFA:
Saiba mais sobre a classificação dos alimentos:
- In natura: são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Ex: ovos e frutas.
- Minimamente processados: são alimentos in natura que foram submetidos a alterações mínimas antes de sua aquisição, como processos de limpeza. Ex: cortes de carne congelados e leite pasteurizado.
- Alimentos processados: são fabricados pela indústria com adição de ingredientes como sal ou açúcar ou outra substância culinária em alimentos in natura para deixar sua duração maior e sabor mais agradável. Ex: frutas em calda, sardinha e atum enlatados, alguns pães.
- Alimentos ultra processados: são formulações industriais feitas totalmente ou em grande parte de substância extraídas de alimentos, derivadas de constituintes de alimentos, sintetizadas em laboratório, realçadores de sabor e aditivos. Ex: refrigerante, macarrão instantâneo, salsicha, bolachas recheadas, waffer, chips, achocolatados.
A Unijuí promove dois Minicursos sobre ‘Processamento de Hortaliças Congeladas e Desidratadas’, com temas essenciais ao processamento de hortaliças por meio de métodos de congelamento e de desidratação. Os cursos acontecem nos dias 17 e 18 de abril das 08h às 17h, no Laboratório de Nutrição da Unijuí.
As atividades são de transferência tecnológica dos resultados do projeto de pesquisa “Agroindustrialização de hortaliças orgânicas cultivadas na região noroeste do RS”, que é desenvolvido pela Unijuí com apoio financeiro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do estado do Rio Grande do Sul (SDECT-RS) e tem o apoio da UNICOOPER de Santa Rosa.
Os cursos terão atividades teóricas e práticas em que serão apresentadas informações sobre processamento de alimentos, preparo da matérias-primas para o processamento, elaboração de hortaliças congeladas, elaboração de hortaliças desidratadas, qualidade nutricional, controle de qualidade e armazenamento dos produtos processados.
Participam das atividades aos produtores rurais e seus familiares, agroindústria, técnicos, estudantes e público em geral. As vagas são limitadas e podem ser feitas pelo telefone (55)99686-2945.
As atividades têm a organização e apoio da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) e Grupo de Pesquisa Alimentos e Nutrição. Os cursos serão ministrados pelos professores Eilamaria Libardoni e Raul Vicenzi, do curso de Nutrição da Unijuí.
Pensar um novo produto, desenvolver uma receita, testar e depois apresentar para avaliação. Esses foram alguns dos passos que estudantes do curso de Nutrição foram desafiados a completar na disciplina Tópicos Inovadores em Nutrição, orientados pela professora Eila Maria Libardoni Vieira.
Os estudantes tiveram que desenvolver novos produtos com aspectos inovadores. Divididos em grupos, na noite desta quarta-feira, eles apresentaram o resultado aos colegas e a convidados: a Vice-Reitora de Graduação da Universidade, Cristina Pozzobon, o professor de cursos de gastronomia André Sartori, sócio do restaurante Gasteiz Vitória, e para Aline Benso e Mirian Spohr, representantes da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí.
Na foto acima, a defesa dos produtos para colegas da turma e convidados
Foram apresentadas as seguintes concepções de produtos: sorbet de pêssego, muffin de batata-doce roxa, biscoito de farinha de batata-doce distratada, granola utilizando semente de abobora e melancia, biscoito a base de legumes, pão de alho sem glúten, pirogui de butiá, brigadeiru's de maça e trufa de batata-doce.
Segundo a professora do componente curricular, Eila Maria Libardoni Vieira, o desafio foi desenvolver um produto inovador, com qualidade nutricional, que não tenha disponibilidade no mercado. “Os estudantes fizeram uma pesquisa de mercado para identificar a existência ou não do produto e o diferencial dele. Depois fizeram uma análise sensorial em laboratório, para testar a aceitabilidade e a intenção de compra. Baseados nisso, trouxeram uma proposta e fizeram a defesa do produto, englobando custo, preço de venda, qualidade nutricional e até a embalagem dele. Me senti realizada de ver o resultado do trabalho, os estudantes apresentaram produtos com qualidade, além de atender desafios que não são do nosso cotidiano, como o desenvolvimento de um rótulo”, avalia.
O desafio, na avaliação de estudantes que participaram da disciplina, foi muito gratificante. “No curso a gente vem, desde o início, trabalhando a alimentação saudável, somos estimulados a buscar fontes mais orgânicas e a levar esse tipo de alimentação para a população. Por isso me senti muito realizado, surgiu muita coisa bacana na atividade”, observa Jaderson Oliveira de Moura, estudante do 7º semestre.
“É possível fazer algo saboroso e atrativo. Trabalhar com diferentes públicos e suas peculiaridades foi bem desafiador. Sem contar que as características dos produtos levam em conta questões alimentares regionais, a gente quer valorizar o que é o nosso, justo pelo fato de tentar combater o grande consumo e as doenças relacionadas com a obesidade”, complementa a estudante Bruna Endl Bilibio, do 6º semestre de Nutrição.
Confira, na galeria de fotos, um pouco do que foi a atividade
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