Com o objetivo de preparar o acadêmico para atuar em setores diversos, como o industrial, público ou privado, em segmentos de projetos, planejamento e de manufatura em indústrias metalmecânica e automobilística, bem como em empresas de consultoria de engenharia, o curso de Engenharia Mecânica da Unijuí se destaca por capacitar os estudantes para serem capazes de elaborar projetos de desenvolvimento de produtos, automação de sistemas, produção e manufatura de máquinas, equipamentos, instalações, veículos e outros produtos das indústrias mecânicas.
A formação tem duração de cinco anos e está estruturada a partir de temas geradores, projetos integradores, formação pessoal e profissional, o que proporciona ao estudante condições de ser um engenheiro diferenciado no mercado de trabalho. As inscrições para o curso estão abertas até o dia 19 de fevereiro, no Vestibular Contínuo, as quais podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular. A graduação é ofertada nos campi de Santa Rosa e Panambi, no turno da noite.
A graduação conta com diversos laboratórios nas áreas de Ensaios de Materiais, Metrologia e Instrumentação, Projetos, Automação Industrial, Fabricação Mecânica, Ciências Térmicas e Informática, além de diversos núcleos de inovação. O curso desafia o estudante a enfrentar e vivenciar projetos, pesquisas e atividades interdisciplinares.
“Buscamos formar profissionais com qualidade e competências que são necessárias para atuar no mercado de trabalho, seja em indústrias ou em empreendimentos próprios. Dentro de suas grandes áreas, o curso de Engenharia Mecânica habilita os estudantes para trabalhar desde a concepção de projetos, até o cálculos de suas estruturas atuantes, o que é possível pela qualidade dos nossos professores e laboratórios equipados para formar engenheiros mecânicos com qualidade e excelência”, destaca o coordenador do curso, professor Francisco Kraemer.
Estudante de Engenharia Mecânica da Unijuí, Rodrigo Tolazzi Vincensi abordou, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a “Implementação da manutenção autônoma na linha de produção de aeração de silos na empresa Kepler Weber”. A manutenção autônoma, como explica, é um pilares da manutenção produtiva total, sendo uma ferramenta do Lean Manufacturing, que consiste numa abordagem de manutenção de forma enxuta, onde são incrementados princípios de melhoria contínua a fim de reduzir ao máximo as perdas geradas pelo equipamento, envolvendo o operador nas atividades.
“O Lean Manufacturing era a área em que eu atuava durante o desenvolvimento do TCC, no cargo de assistente lean, portanto, eu já tinha certo conhecimento sobre as ferramentas, sendo o principal gatilho para a escolha do tema. Para definir o equipamento, foi efetuada a análise de dados dos equipamentos da empresa, sendo evidenciada, na Linha de Aeração de Silos, uma queda nos indicadores de performance no ano de 2022 por conta das quebras e paradas geradas ao longo do ano. Além do mais, o equipamento faz parte do fluxo de silos, que atualmente é o carro-chefe da empresa, o que confirmou, para mim, a escolha do tema certo, no equipamento certo, para realizar o estudo de caso”, explicou Rodrigo.
Para o seu embasamento teórico, Rodrigo utilizou diversos artigos e livros sobre o Lean Manufacturing e manutenção, com o propósito de aprofundar seu conhecimento sobre a filosofia, bem como aprender sobre os conceitos de manutenção, os quais não eram vivenciados no seu dia a dia. Já nos resultados, foram realizadas fotografias no período de aplicação da ferramenta, realizado o acompanhamento de indicadores no Power BI para verificar a eficácia, e também entrevistas à equipe que participou da implementação da manutenção autônoma, com o objetivo de receber feedbacks do trabalho, entender as necessidades e efetuar possíveis melhorias.
“Foi um processo bastante desafiador, principalmente durante o desenvolvimento do Projeto de TCC, onde realizamos todo o embasamento teórico, já que este aconteceu em conjunto com mais oito matérias. Já na aplicação do estudo de caso, o maior desafio foi a aplicação da ferramenta na linha de produção, tendo em vista que a linha é contemplada por 12 equipamentos. Na implementação propriamente dita, foi um processo tranquilo. Tive todo o apoio da empresa para superar as dificuldades e dúvidas que surgiam ao longo do projeto. A equipe se mostrou extremamente unida e com foco no objetivo de melhorar a performance da linha de produção”, comentou.
Entre os principais resultados obtidos, segundo Rodrigo, destacam-se o desenvolvimento do senso de autonomia ao operador em relação ao seu equipamento; a criação da cultura de manter o ambiente limpo e organizado com a convicção de que isso resulta diretamente na redução de perdas na linha de produção; a aliança gerada entre a equipe de produção e de manutenção, já que ambas trabalham para um objetivo comum; a melhoria nos indicadores de performance do equipamento (MTBF, MTTR, Disponibilidade, Confiabilidade, Quebras, OEE); o conhecimento técnico proporcionado aos operadores no que tange ao seu próprio equipamento e a obtenção de conhecimento teórico e prático sobre o Lean Manufacturing.
Após a formatura, prevista para o mês de março, Rodrigo pretende iniciar um MBA em Ciência de Dados, já que pretende se especializar na área em que atua atualmente, que é a de analista industrial. “Também pretendo melhorar minhas habilidades na língua inglesa, com o objetivo de, até o fim do próximo ano, adquirir um nível avançado de conversação. Em paralelo, quero realizar cursos com o intuito de aprimorar meu conhecimento no que tange à análise de dados”, finalizou.
Na última terça-feira, 24 de outubro, os estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Ciência da Computação participaram de uma palestra com representantes da Stara, no campus Santa Rosa.
A conversa com os estudantes foi realizada pelo professor mestre André Bassani, que também integra o setor de Engenharia de Produto da Stara; pelo supervisor de Planejamento e Controle da Produção, Fabiano Weber; pelo representante de pós-vendas da Stara, Bruno Zambon. O encontro teve como objetivo promover a integração entre a filial da Stara em Santa Rosa e Unijuí, por meio dos cursos de Engenharia e Ciência da Computação.
De acordo com o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção, Francisco Antonio Kraemer, a participação dos estudantes foi essencial. “Além de conhecer a Stara, que começou suas atividades em fevereiro deste ano, em Santa Rosa, os estudantes puderam saber mais sobre as oportunidades de atuação e ingresso pelas demandas da própria Stara em parceria com a Universidade. Além de conhecer os produtos e tecnologias que são utilizadas pela empresa”.
Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Unijuí participaram na última sexta-feira, 6 de outubro, da 7ª edição da Semana de Melhoria Contínua, promovida pela unidade de operação AGCO de Santa Rosa. Eles estiveram acompanhados do coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Unijuí nos campi de Santa Rosa e Panambi, professor Francisco Kraemer.
O evento teve como objetivo promover o encontro entre profissionais e empresas que buscam o aperfeiçoamento e excelência em suas operações, através da aplicação do princípio da melhoria contínua.
Para o evento, foram preparadas palestras e cases de sucesso a partir do tema “Como a integração de pessoas, processos e tecnologia impacta positivamente na excelência operacional?”.
“Os estudantes acompanharam as palestras e mostras de melhorias contínuas aplicadas não só na AGCO, mas em empresas da região. O evento teve o intuito de integrar e compartilhar conhecimentos sobre processos de melhoria contínua aplicada aos processos produtivos, atividades que são essenciais e que complementam as disciplinas e formação acadêmica dos estudantes”, explicou o professor Francisco Kraemer.
Após as palestras e atividades, os estudantes foram conduzidos a uma visita técnica à planta da AGCO de Santa Rosa.
Na noite desta segunda-feira, 14 de agosto, uma importante parceria foi lançada pela Unijuí e pela Industrial KF, empresa especializada no desenvolvimento de máquinas agrícolas, com sede no município de Cândido Godói. Por meio da Academia KF, a Unijuí, a partir do campus de Santa Rosa, ofertará o curso de Engenharia Mecânica a uma turma exclusiva, formada por 22 colaboradores da empresa, sendo que as aulas práticas serão desenvolvidas nos laboratórios da Universidade e também no ambiente da organização.
A solenidade de lançamento da parceria contou com a participação dos diretores e sócio-proprietários da empresa, Ademir Jair Kelm e André Daniel Kelm; o diretor geral Simon de Mello Sampedro; a coordenadora de Gestão de Pessoas Bruna Luisa Kalsinger; além dos preceptores e também dos colaboradores que passam a cursar a graduação. Representando a Unijuí estiveram a reitora, professora Cátia Maria Nehring; a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; o vice-reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedenberg; a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle; o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Francisco Kraemer; e as professoras do curso Patrícia Pedrali e Paula Prediger. Também estiveram presentes o prefeito de Cândido Godói, Valdi Goldschmidt; a diretora do Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor (Academia KF), Vanessa Schardong; e o pastor Douglas Bloch.
Em sua fala, o diretor e sócio-proprietário Ademir Jair Kelm destacou que a parceria é um marco para a empresa e para o município, já que este é o pontapé para que Cândido Godói também desenvolva a educação superior, através da oferta da qualificação profissional, tão importante para o crescimento da empresa e também da cidade. Já o diretor e sócio-proprietário André Daniel Kelm agradeceu a cada colaborador que decidiu se dedicar à qualificação, o que não é simples e exigirá esforço e dedicação ao longo de cinco anos.
Uma breve apresentação do curso foi realizada pelo coordenador, professor Francisco Kraemer, e pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, que também realizou uma explanação sobre a Graduação Mais, o atual modelo de cursos de graduação da Universidade, que traz diferenciais como as disciplinas de Projeto Integrador e de Formação Pessoal e Profissional.
A reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, fez um agradecimento aos empresários que apostaram na parceria e na Unijuí, uma instituição, como ressaltou, com 66 anos de história e que já formou, somente na graduação, mais de 45 mil profissionais. “Essa noite marca a realização de sonhos. Tenho certeza que a decisão tomada pela empresa, ao fechar a parceria, e pelos colaboradores, ao decidirem se desafiar a realizar um curso de graduação, vai valer muito a pena. Lembrando que a Unijuí não é uma universidade de fora, pois Cândido Godói faz parte da nossa universidade regional e a única diferença é que agora estamos presencialmente no município, utilizando as estruturas da empresa, como diferencial na formação”, ressaltou a reitora.
O diretor geral da empresa, Simon de Mello Sampedro, falou sobre os desafios que teve quando cursou a graduação em Engenharia Mecânica e, sem experiência profissional, teve que ir em busca de uma vaga de emprego após formado, em outro Estado. A experiência foi relatada para mostrar aos colaboradores a oportunidade que eles têm agora de se graduar já estando bem empregados.
Antes da aula inaugural, que foi ministrada pela professora mestra Paula Prediger, a professora doutora Patrícia Pedrali fez uma breve fala sobre a “Engenharia Mecânica e o futuro das indústrias”. Os estudantes seguirão seu ciclo de formação, intercalando o espaço disponibilizado pela Academia KF e a estrutura do campus da Unijuí em Santa Rosa.
Os estudantes da Unijuí campus Santa Rosa usufruem de um complexo número de laboratórios altamente qualificados para intensificar ainda mais sua formação nas áreas escolhidas para sua graduação profissional. No campus são 12 cursos que fazem uso de 11 laboratórios, dentre os cursos estão: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Psicologia.
Sendo Santa Rosa um polo de desenvolvimento na área das engenharias, o campus se equipou com laboratórios qualificados que proporcionam aos estudantes experimentações importantes para a formação profissional. Ao longo de seu processo formativo, os acadêmicos têm vivências nos laboratórios de: Química, Ensaios Especiais e Geotecnia, Cerâmica e Pavimentação, Concretos e de Engenharia Elétrica.
Na área das licenciaturas há a Ludoteca. Já na área da Psicologia, a Clínica de Psicologia passou a atender no campus em 2022, contando com uma nova e reformulada infraestrutura, proporcionando à comunidade e estudantes um ambiente novo e completo dando todo suporte necessário tanto para questões de serviços como pedagógicos. Na área do Direito, o Escritório Modelo e o Balcão do Consumidor atendem em um ambiente central em Santa Rosa, contando com um espaço de aprendizagem para os estudantes e também de serviços para toda comunidade santa-rosense e regional.
Por fim, na área das tecnologias, recentemente o campus de Santa Rosa recebeu um grande investimento com a implementação do Smart LiveLab, que conta com quatro espaços físicos: Front LiveLab - para recepção de parceiros e usuários; Idea LiveLab - para estimular a criatividade e a inovação, com um conjunto de tecnologias que contemplam ferramentas criativas, equipamentos de informática e softwares; Make LiveLab - para o processo de prototipação, produção de pilotos e testes de componentes; Storage LiveLab - um conjunto de servidores de alto desempenho e de alta capacidade, que permite o armazenamento e recuperação dos dados coletados pelos sensores.
Faça parte desse Universo em constante transformação. Na Unijuí temos o curso certo para você. Inscrições abertas para o vestibular contínuo em www.unijui.edu.br/vestibular.
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