O Encontro Multicampi dos Estudantes da Administração da UNIJUÍ (EMEAD), ocorreu na noite de terça-feira, dia 10, no Campus Santa Rosa. O evento contou com a presença de estudantes dos campi de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, além dos professores do curso de Administração que lotaram o Auditório Central da Universidade.
O evento teve como objetivo estimular a integração de alunos do curso de administração dos diferentes campi da Universidade. Ao mesmo tempo, a programação marcou as comemorações dos 25 anos do curso na UNIJUÍ Campus Santa Rosa.
Na oportunidade foram realizados duas palestras com os empresários: Tiago Denardin, diretor de estratégia da GH Branding que trouxe como tema “Dando a cara a tapa – Histórias e desafios de gestão da GH Brandin” e Luciano Teixeira, CEO das empresas Dani.Holzbach e San Internet Brasil, que falou sobre “Modelo de Gestão e Franquias – História da Dani.Holzbach”.
Tiago, falou sobre os desafios e o modelo que a GH adotou em relação a gestão. A empresa surgiu em Santa Rosa e hoje está com escritórios em Porto Alegre e no Vale do Silício, em São Francisco nos EUA, mas permanece com a sede aqui em Santa Rosa, pois segundo Tiago, a gestão pode ser feita em qualquer parte do mundo, mesmo não estando em grandes centros. “Hoje a GH é uma empresa diferente das demais organizações tradicionais, os colaboradores são muito valorizados, ou seja, este ano o colaborador que está desde o surgimento da GH passou a ser um dos sócios. Não há horários a serem cumpridos ou determinados, mas os projetos que são entregues e com a qualidade pretendida, é o que move a eficiência e o trabalho do colaborador”, ressalta o diretor da GH Brandin.
Em seguida, o empresário Luciano, apresentou toda a evolução da empresa Dani.Holzbach, que surgiu na garagem de uma pequena casa, em 1993, em Santo Ângelo, com a Dona Elveni Holzbach. Hoje, conta com uma moderna e ampla indústria, onde a empresa leva o nome de uma das filhas, a Designer de Moda Daniela Holzbach. A empresa atualmente está presente nos três estados do sul do Brasil, com a formação de franquias da marca Dani.Holzbach e com a projeção de 17 novas franquias nos próximos semestres. “O grande diferencial da marca está nos detalhes, e com isso segue um padrão alto de qualidade. A gestão da empresa é basicamente familiar, onde todos estão inseridos, e busca-se na Europa a inspiração para novas coleções e tendências da moda”, destaca o empresário.
O público presente do II EMEAD também participou de um coquetel e prestigiaram o show da Banda Maquinário Sonoro de Ijuí, que agradou muito ao público com um estilo diferenciado voltado ao Rockabilly, folk e blues. O evento foi organizado pelo Curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Laboratório de Gestão e Diretório Acadêmico do curso de Administração.
Com o objetivo de associar a teoria acadêmica com a prática empresarial, estudantes do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa conheceram a fábrica/produção da Treter Toldos e Lonas, do Grupo Treter.
Os colaboradores da empresa Vinicius Rigon Dorneles e Mauro Alovisi fizeram apresentação da empresa, destacando inicialmente o processo da fábrica de toldos, compreendendo todas as etapas, desde a busca de clientes/vendas, produção, montagem e pós-venda. A empresa trabalha com foco na qualidade, beleza, funcionalidade, conforto, durabilidade e estilo. São estruturas metálica resistente, testada e adequada aos projetos, com menor espaçamento entre as barras de apoio e pintura industrial que evita a oxidação e confere um acabamento diferenciado.
Outra atividade da produção está relacionada com a parceria entre Treter e John Deere para a confecção de lonas para o graneleiro das máquinas. Este processo exige precisão, qualidade e defeito próximo à zero. Neste aspecto foi observado todo o processo que inicia pelo molde/corte/fixação/costura e embalagem. Estando o produto em condições de ser incorporado com a colheitadeira.
Para o professor do curso, Ariosto Sparemberger, que acompanhou a turma, o momento foi marcante para os alunos, pois perceberam os processos e os produtos de uma empresa que há 60 anos atua na região, sempre com tecnologia e voltada para a inovação.
Na noite de terça-feira, dia 19, os alunos do componente de Estratégias de Gestão de Pessoas, do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, ministrado pela professora Cláudia Werle Rockenbach, participaram do Workshop com Vivências Empresariais, em que contaram com a presença de três representantes de empresas da região: Moacir Locatelli da FRATELLI - Energias Renováveis e Metalurgia (Santa Rosa), Joice Rex da TECNICON - Sistemas Gerenciais (Horizontina) e Ana Paula Moura da TW Transportes (Santa Rosa).
Os convidados fizeram uma explanação sobre suas empresas, em seguida apresentaram a respeito do ambiente em que suas empresas estão inseridas, bem como os desafios globais e de gestão de pessoas na visão de cada empresa.
De acordo com a professora Cláudia, foi muito rica a explanação de cada empresa, possibilitando uma interação entre a teoria desenvolvida em sala de aula e a prática organizacional. Bem como possibilitou a identificação da visão dos empresários referente ao atual cenário e tendências do mercado, servindo de referência aos alunos no sentido de lhes instigar ao aprendizado contínuo e ao acompanhamento constante de temas atuais, com vistas a uma formação atualizada e ao desenvolvimento de um perfil estratégico.
Após as explanações foi realizado um debate em que os alunos elaboraram questionamentos aos empresários, possibilitando a interação no grupo, o aprimoramento de relações interpessoais, o desenvolvimento de habilidades comunicativas, assim como uma postura crítica frente a realidade.
Potencializar o desenvolvimento da região Noroeste esteve em pauta na Unijuí Campus Três Passos. A reunião, que aconteceu dia 31 de agosto, quinta-feira, reuniu o coordenador do curso de Administração, Martin Ledermann, o analista do laboratório de gestão, Emerson Cruz e o Mestre em Gestão e Negócios, consultor empresarial e empresário, Jerri Voos, para discutir soluções em programas de pós-graduação que visem potencializar o desenvolvimento da região noroeste.
Promovida pelo Curso de Administração e pelo Laboratório de Gestão, aconteceu, na noite de quarta-feira, 23, a Aula Inaugural do Curso de Administração do 2º semestre de 2017. Com o tema “Experiências Internacionais e Empreendedorismo: Egressos falam de suas experiências e do seu cotidiano”, o Salão de Atos Argemiro Jacob Brum recebeu egressos do curso para compartilharem sua vivência com os atuais acadêmicos.
Iniciando o evento, Vanderléia Haiski, assessora do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, apresentou os cenários e as oportunidades de Intercâmbios Acadêmicos. Em seguida, os egressos Douglas Ahlert e Leandro Schneider compartilharam suas experiências de intercâmbio acadêmico na Alemanha e em Portugal, respectivamente. Abordando as oportunidades que uma experiência internacional pode proporcionar, Leandro apresentou como se tornou empreendedor a partir de sua experiência com o intercâmbio, iniciando a discussão sobre o empreendedorismo. Em seguida, as egressas Graciela Santos, proprietária da Comoditá e Gabrieli de Lima, proprietária do Espeço Bella Vitta, falaram sobre suas trajetórias empreendedoras e sobre como o curso de Administração impactou nas suas escolhas e carreiras profissionais.
O evento teve o formato de Talk Show, mediado pela professora Fernanda Pasqualini que é a atual Coordenadora do Curso no campus Ijuí. Fernanda também participou de um Intercâmbio Acadêmico nos Estados Unidos e possui grande vivência também na área empresarial. Com isso, além de marcar o início do semestre letivo, acolhendo aos alunos e dando as boas-vindas também aos calouros, discutiu-se uma temática de grande relevância para o desenvolvimento e para a qualificação da nossa profissão.
As discussões sobre o perfil dos empreendedores de sucesso têm norteado alguns dos principais estudos no curso de Administração. Com este objetivo, estudantes da turma de Administração Empreendedora, do Curso de Administração do Campus Três Passos, realizaram uma pesquisa com 77 empresários da região Celeiro, de diversos ramos de negócio, para avaliar o comprometimento e dedicação destes empreendedores.
Na primeira parte da pesquisa foram feitos alguns questionamentos para verificar aspectos como pró-atividade, tenacidade e obstinação, comprometimento e determinação, sacrifícios para atingir metas e nível de imersão nas atividades empresariais.
As respostas mostraram que 86% consideram-se proativos, 73,3% consideram-se obstinados, 81,3% dos entrevistados declaram-se disciplinados e dedicados, a maioria, ou seja, 89,5% dos empreendedores avaliados julgam-se persistentes ao resolverem problemas, 79% mencionaram que se sacrificam para atingir suas metas. Por fim, a maioria absoluta, 89,5% afirmou que são capazes de imergirem-se totalmente nas atividades que desenvolvem.
Já na segunda etapa, o estudo buscou identificar se os empreendedores são influenciados por oportunidades. Para isso, foram feitos três questionamentos: o primeiro questionava se os empresários estudados possuem conhecimento profundo das necessidades dos clientes. O resultado da pesquisa revelou que 83,20% dos mesmos dizem ter um profundo conhecimento das necessidades de seus clientes. O segundo questionamento buscou identificar se os empreendedores questionados são atentos ao mercado, sendo que 76,30% dos empresários pesquisados consideram-se atentos ao mercado. Por fim, a terceira e última indagação relacionada às oportunidades, questionou os empreendedores sobre o seu interesse em criar valor e satisfazer as necessidades dos clientes. Nesse sentido, 90,90% dos empreendedores avaliados reputam-se estar atentos às necessidades dos consumidores.
Segundo o professor Martin Ledermann, coordenador do curso de Administração em Três Passos, é possível concluir, a partir da pesquisa, que os empresários pesquisados são comprometidos com os seus negócios, fazendo destes a sua própria razão de ser. Da mesma forma, são determinados e possuem uma competência essencial para a manutenção e crescimento de seus empreendimentos, que é estar atento às oportunidades que o mercado proporciona.
Formar empreendedores é um dos objetivos do curso de Administração da Unijuí em Três Passos, e acredita-se que a pesquisa conseguiu despertar nos acadêmicos o desejo de empreender. O coordenador do curso salienta que o desenvolvimento da Região Celeiro passa, necessariamente, pelo estímulo ao empreendedorismo junto aos jovens o que, segundo o mesmo, foi alcançado através da pesquisa realizada.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.