Do dia 07 ao dia 11 de maio, o Curso de Administração do Campus Ijuí promove o Momento Empreendedor, a Semana Acadêmica do Curso, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. O evento pretende discutir temáticas de interesse comum, com o objetivo de estimular uma cultura empreendedora.
O evento também marcará o pré-lançamento do Desafio Empreendedor – Edição DACEC Ijuí 2018. Inscrições de estudantes, comunidade, empresários e professores podem ser feitas na página do evento.
- 07/05/2018 - Segunda-feira
19h30min – Empreender para Crescer
- Case O Boticário: empreendedorismo e franchising
- Criatividade, empreendedorismo e gestão de carreira, com Giancarlo Dari Bottega
- 08/05/2018 - Terça-feira
19h30min – Oficinas
- Marketing Pessoal, com Luciano Zamberlan
- Marketing Digital, com Márcia Almeida
- Mercado de Capitais, com Daniel Baggio
- Desenvolvimento Pessoal, com Daniel Pottker
- 09/05/2018 – Quarta-feira
19h30min – XVI CIDEAD
- Administração no Ecossistema de Inovação, com Carlos Eduardo de Souza Aranha
Mediação: Luciano Zamberlan; Debatedores: Cledison Eduardo Fritzen e Andrei Cossetin
- 10/05/2018 – Quinta-feira
19h30min – Pré-lançamento do Desafio Empreendedor – Edição DACEC Ijuí 2018
- Palestra: Oportunidades e Desafios para transformar conhecimento em negócios inovadores, com Fernando José Stank (Mestre em Administração; Gestor do Parque Científico e Tecnológico da UNISC e Gerente da Incubadora Tecnológica da UNISC)
- Case: Plataforma Gorila: uma tecnologia para gestão da satisfação de clientes e colaboradores em tempo real, com Lucas Hansel (diretor comercial da empresa Elede Mobile)
Mediação: Prof. Dr. Jorge Oneide Sausen
- 11/05/2018 – Sexta-feira
19h30min – Workshop sobre Criatividade e Inovação, com Márcia Almeida
Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento regional por meio do fortalecimento da interação entre universidade, governo, meio empresarial e comunidade, o Curso de Administração da Unijuí - Campus Panambi promove o Momento Empreendedor, que vai ocorrer de 07 a 09 de maio no Auditório do Campus.
O evento pretende discutir diversas temáticas de interesse comum, com o objetivo de estimular o estabelecimento de uma cultura empreendedora. Na programação do Momento Empreendedor também haverá a discussão de assuntos como a Inclusão de PcDs no Mercado de Trabalho, Planejamento, estratégias e marketing e Responsabilidade Social Corporativa.
As inscrições para o evento estão disponíveis no link do evento, no Portal da Unijuí.
Um grupo de estudantes participou do 2º Encontro de Estudantes, nos dias 20 e 21 de abril, integrando o Programa de formação de Jovens Rurais para o Desenvolvimento Cooperativo e a Sustentabilidade. O Evento aconteceu na cidade de San Vicente, Misiones, Argentina, promovido pelo Instituto Missioneiro de Ensino Superior (IMES).
O Evento contou com a presença dos estudantes do Curso de Administração Vitor Deves, Fernando Baú e Gelson Holz. A participação destes acadêmicos contou com o apoio de entidades externas, pois estão participando ativamente com projeto na Incubadora Tecnológica da UNIJUÍ (CRIATEC). O estudante Vitor Deves está realizando o Trabalho de Conclusão de Curso sobre as perspectivas da sucessão familiar na agricultura no âmbito do cooperativismo, dessa forma a participação do encontro foi fundamental para seu estudo.
Também participaram do encontro o professor Daniel Rubens Cenci, da UNIJUÍ e o Jovem Rural Empreendedor Vanderlei Lermen. Ambos apresentaram experiências e relatos de casos positivos de aprendizagem nesta região.
Para o professor do curso de Administração, Pedro Luís Büttenbender, um dos co-organizadores do encontro, "estes espaços de integração são motivados no âmbito da rede internacional de cooperação entre Universidades - Rede CIDIR, e se constitui em espaço de intercâmbio cultural, tecnológico, cooperativo e cultural, resultado em aprendizagem adicional para os envolvidos, promovendo o desenvolvimento territorial fronteiriço de forma mais cooperativa e fazendo cada vez mais nossa a integração".
Para os próximos meses novos encontros de integração deverão acontecer. A viagem e intercâmbio internacional de Administração e cooperativismo será a próximo encontro, que acontecerá de 21 a 23 de junho para o Paraguai e a Argentina.
Na noite de segunda-feira, dia 12, o Curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, recebeu o egresso e agora Mestre, Bruno Nonnemacher Büttenbender, para uma exposição sobre sua trajetória de acadêmico durante o Curso de Administração e a importância do Curso para as suas novas conquistas.
Ao fazer a sua fala aos estudantes, Bruno ressaltou as diversas oportunidades que o curso proporcionou, destacando a atuação como Bolsista de Iniciação Científica, o intercâmbio acadêmico Internacional realizado na Austrália em 2012, a participação em eventos acadêmicos, publicações e outros. Enfatizou as oportunidades que a Universidade abre e que cabe aos acadêmicos se envolver e participar ativamente, perseguindo os seus objetivos. No evento, que teve a presença também do Coordenador do Curso de Administração, professor Luciano Zamberlan, houveram várias interações com perguntas e depoimentos orientadores.
Bruno foi aprovado para o Doutorado na Univates no final de 2017, defendeu sua dissertação de mestrado no mês de fevereiro, o tema de pesquisa tratou sobre: “A pegada hídrica azul na criação de bovinos de leite: Um estudo comparativo de dois sistemas de produção”. O estudo toma por base a produção de Leite nas regiões Fronteira Noroeste e do Vale do Taquari.
No final, Bruno recebeu uma lembrança da UNIJUÍ, entregue pelo professor Luciano Zamberlan e a estudante Leidi Dacieli da Luz.
Nos dias 26 e 27 de fevereiro o curso de Administração no Campus Ijuí teve a honra de receber a egressa Narjara Costa para compartilhar suas experiências e sua trajetória profissional em dois eventos, organizados pelo Laboratório de Gestão. Na segunda-feira, 26, ela ministrou o Workshop “Start Canadá!”, com o tema “Empreendedorismo e carreira no Canadá”. Narjara é graduada em Administração e especialista em Gestão de Pessoas pela Unijuí, também é especialista em Psicologia do Trabalho e possui diversas certificações em Coaching. Atualmente ela reside em Vancouver, no Canadá, onde atua como Career Coach (coaching de carreira) e é proprietária da Start Canada, onde atua como consultora de carreira e adaptação no exterior. No workshop ela abordou aspectos gerais e curiosidades sobre o Canadá, bem como apresentou o funcionamento do mercado de trabalho e os procedimentos para tornar-se um empreendedor no país.
Já na terça-feira, 27, Narjara participou da aula da disciplina de Administração Empreendedora, que neste semestre está sendo conduzida pela professora Fernanda Pasqualini. A disciplina de Administração Empreendedora é responsável por apresentar aos calouros o curso e a Universidade, apoiada na temática do empreendedorismo e das competências do Administrador. Nesse sentido, Narjara conduziu um bate-papo sobre o tema “Conhecimentos, habilidades e atitudes do empreendedor e Administrador”, compartilhando com os acadêmicos a sua trajetória enquanto estudante e profissional. Foi uma aula diferenciada e muito produtiva, onde os acadêmicos calouros puderam ter um primeiro contato com algumas ferramentas como a matriz SWOT e planejamento 5W2H norteados pelas competências fundamentais a serem desenvolvidas pelo Administrador.
Momentos como estes são de grande importância para o desenvolvimento do perfil empreendedor dos acadêmicos. Conhecer e compartilhar experiências é a melhor forma de visualizar como é a realidade do mercado de trabalho e como podemos agir para nos adaptarmos a essa realidade.
O egresso do curso de Administração da Unijuí, Luís Fernando Irgang, recebeu do Conselho Regional de Administração (CRA) o prêmio Astor Roca de Barcellos, pelo Trabalho de Conclusão de Curso. Intitulado "Práticas de Gestão de Pessoas: um Estudo a partir da Inclusão de Pessoas com Deficiências na Unimed Noroeste/RS", ele foi orientado pela professora Me. Adriane Fabrício.
Ao receber o prêmio Luís Fernando fez um agradecimento: "comecei minha carreira como artista de rua. No momento que eu precisei agregar mais pessoas e ajudá-las a conquistar seu sonho e seu trabalho, eu me descobri como líder e resolvi mudar para a Administração e não me arrependo. Durante minha trajetória, em uma das apresentações de rua, eu fui convidado para participar de um filme sobre a inclusão com pessoas de deficiência chamado Cromossomo 21. A partir dessa experiência, resolvi estudar a inclusão das pessoas com deficiência nas organizações, pois aí eu poderia estar fazendo a diferença na vida dessas pessoas. É o nosso papel como Administrador gerar a inclusão em todos os sentidos nas empresas que estamos gerindo."
"Quero parabenizar o egresso e amigo não só pelo melhor trabalho de conclusão de curso, mas pelo apoio incansável à causa das PCD'S. A ti Luís meu reconhecimento e agradecimento pela caminhada”, parabenizou a professora Adriane Fabrício.
O Prêmio instituído em 2012, tem por finalidade precípua a divulgação e a valorização dos estudos realizados por estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. Nesta edição, os outros ganhadores foram:
2º LUGAR: “Os Planos de Gestão de Resíduos Sólidos nos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul” | Autor: Juliana Baum Vivian | Orientador Prof. Dr. Davide Carbonai | Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
3º LUGAR: “Loja franqueada e/ou loja própria: análise comparativa a partir do acesso aos recursos e do desempenho das empresas” | Autor: Maurício Figueiredo | Orientador: Prof. Dr. Claudionor Guedes Laimer | Faculdade Meridional – IMED
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.