O Curso de Enfermagem da UNIJUÍ, no decorrer da disciplina de Ética Profissional e Bioética, ministrada pelas docentes Cátia Cristiane Matte Dezordi e Eniva Miladi Fernandes Stumm, realizaram a apresentação dos telejornais gravados pelos estudantes sobre alguns temas da Bioética na Enfermagem.
A referida disciplina possui a ementa de “estudar e discutir a legislação do exercício profissional da enfermagem, órgãos representativos da profissão centrada nos preceitos da Política Nacional de Humanização. Aborda a Resolução nº 466/12 que trata de pesquisas com seres humanos, aspectos da Bioética, com ênfase nas situações cotidianas relacionadas à enfermagem. Prepara o estudante para se comunicar e interagir eticamente com equipes, indivíduos assistidos e familiares”.
O telejornal é uma das metodologias ativas utilizadas nesta disciplina em que os estudantes gravaram telejornais sobre aborto, transplante de órgãos, eutanásia, distanásia e ortotanásia, assuntos trabalhados em sala de aula. Os telejornais foram construídos em grupos de até seis estudantes. O apresentador da notícia introduziu o tema e posteriormente realizou chamadas dos repórteres “nas ruas”, com entrevistas aos demais estudantes, docentes e pessoas que dialogaram sobre o assunto em pauta.
As professoras avaliaram a atividade como positiva, identificaram que os estudantes se comprometeram ao desenvolver os roteiros de entrevistas, refletiram sobre as diversas formas de utilização dos conceitos e situação em ambiente real da Bioética na Enfermagem, exercitaram comunicação e expressão, raciocínio crítico e analítico que culminou na gravação de lindos telejornais.
As docentes destacam, portanto, a criatividade, envolvimento, dedicação e ampliação do conhecimento dos estudantes na realização dos telejornais, os quais abordaram assuntos importantes da Bioética na Enfermagem embasados pelos conteúdos ministrados em sala de aula e pela metodologia ativa que auxilia no processo de ensino, aprendizagem e autonomia dos estudantes.
As professoras de Semiologia do curso de Enfermagem da Unijuí, Joseila Gomes e Rosane Mastella, desenvolveram, ao longo do semestre, aulas com simulações de técnicas de avaliação propedêuticas dos sistemas do organismo, atividades em grupos menores, além de atividades em laboratórios sobre técnicas de avaliações com instrumentos.
Estas dinâmicas, de acordo com as docentes, estimulam aos estudantes um pensamento crítico e reflexivo. E, a partir disto, como contribuição para o Laboratório de Habilidades da Unijuí, os estudantes da disciplina, divididos em grupos, confeccionaram banners dos Sistemas do Organismo. Estes materiais poderão ser utilizados ao longo do curso por eles e por outros estudantes do Departamento de Ciências da Vida (DCVida). As atividades da disciplina foram encerradas nesta segunda-feira, dia 03 de dezembro, com um lanche coletivo.
Professores do Departamento de Ciências da Vida –DCVida e do Departamento de Humanidades (DHE) participaram como palestrantes, no último dia 07 de novembro, nas dependências do salão da Primeira Igreja Batista de Ijuí, da IV Conferência Municipal do Idoso, com o tema: Os Desafios do Envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas.
A plenária foi dividida em eixos temáticos: o eixo 01 – Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas Subeixos: 01 – Saúde, foi subsidiado pela palestra apresentada pelas professoras do DCVida, doutoras Lígia Bento Franz e Evelise Moraes Berlezi, integrantes do grupo de pesquisa em Envelhecimento Humano UNIJUÍ/GERON, apresentando dados da pesquisa desenvolvida com idosos cadastrados nas 15 ESFs ( Estratégias de Saúde da Família) do município de Ijuí, tendo como tema central Fragilidade e Sarcopenia. O objetivo da pesquisa é estudar o processo de envelhecimento humano e sua repercussão na saúde do idoso, na perspectiva da atenção integral, dentre os diversos resultados apresentados destaca-se Mapa Geral da Fragilidade de Idosos no Município de Ijuí, destacados por ESF, classificados como frágil, pré-frágil e não frágil.
O Prof. Dr. Leopoldo Schonardie Filho – do EDF/DHE/UNIJUI abordou a temática “ Movimento Humano e a Cognição”, pontuou sobre a importância da atividade física na terceira idade e mostrou o trabalho realizado com o grupo do PITI ( Programa Integrado para a Terceira Idade). Deixando como sugestão na plenária e designando para o COMUI (Conselho Municipal do Idoso) a seguinte observação: “que o COMUI elabore uma Ficha Cadastral e repasse para todas as entidades que têm ações voltadas ao envelhecimento como: academias; associações; casas lares; sedes de bairros; asilos; entidades educacionais; hospitais; clinicas; clubes e outros ...”
Professor Leopoldo representa a instituição FIDENE – UNIJUÍ junto ao Conselho Estadual da Pessoa Idosa – CEI/RS; ao Fórum Gaúcho do Ensino Superior Sobre Envelhecimento Humano e na Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade.
A Conferência contou também com a participação da presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa Srª Jussara Hauth.
“Foram momentos intensos de informações, conhecimentos e discussão sobre as políticas públicas de atenção ao idoso. Em torno de 160 pessoas participaram da Conferência, contando com um grande número de idosos. Os estudantes do último semestre do Curso de Enfermagem da UNIJUI também marcaram presença significativa no evento”, observa a professora coordenadora do curso de Enfermagem da Unijuí, Marinez Koller Petenon.
A Conferência foi promovida pelo COMUI – Conselho Municipal do Idoso com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Ijuí. A UNIJUÍ possui sua representatividade neste Conselho pelas professoras Marinez Koller Pettenon e Angélica Cristiane Moreira.
A diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Maria Helena Palucci Marziale, e o vice-diretor Pedro Fredemir Palha – Foto: Divulgação
Pedro Fredemir Palha, egresso de Enfermagem da Unijuí, curso em que também atuou como professor, assumiu, neste mês de setembro, como vice-diretor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da USP. A cerimônia de posse foi realizada no dia 14 de setembro.
Com mestrado e doutorado pela USP e pós-doutorado pela Universidade de Alberta (Canadá), atua na área de Enfermagem de Saúde Pública, políticas de saúde, organização dos sistemas de saúde, saúde da família, tuberculose, promoção da saúde, enfermagem em saúde coletiva, atenção primária à saúde e gestão em saúde. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP e presidente da Comissão de Pós-Graduação.
Pedro cursou Enfermagem de 1984 a 1987 na Unijuí, e é egresso da 5ª turma do curso. “Um dos aspectos importantes para relembrar da minha formação na Unijuí é sobre a discussão da inserção da saúde no espaço regional, que foi ampla, realizada com a sociedade, com as lideranças acadêmicas e com lideranças comunitárias, resultando na estruturação deste curso no campo da saúde. A gente tinha uma parte bastante importante em discussão na minha época, que era pensar as populações, destaco o trabalho com as populações rurais. Fazíamos imersões na área rural, o que nos fornecia uma diferenciação na formação, principalmente por podermos olhar as questões da diversidade na área da saúde, olhar para populações específica, vulneráveis, que precisam de políticas inclusivas”, relembra.
O professor também destaca memória do período social da época. “Vivíamos um período importante na sociedade, de mudanças políticas. Estávamos entrando em um período de sociedade mais democrática. Essa efervescência permitiu uma formação importante, pois a Universidade propunha essa discussão mais ampla para a formação dos seus alunos. Destaco o movimento da reforma sanitária brasileira, da reforma política, que foi um grande norte, que me acompanhou no processo de graduação. A Unijuí me proporcionou uma formação acadêmica de extrema qualidade e também uma formação política bastante importante”, destaca.
Como professor na Instituição, iniciou as atividades em 1988, convidado pela coordenação da época. “Foi um grande desafio, pois eu era egresso recente do curso e isso me colocava em outro patamar. Atuei por quase 10 anos como professor, até 1997. Um ano depois realizei processo seletivo e me inseri como professor na USP. Em 2001 prestei concurso público novamente, dessa vez para efetivação, desde então venho atuando na formação e desenvolvendo pesquisas”, complementa.
Sobre esta nova fase na carreira, agora como vice-diretor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Pedro afirma ser um grande desafio. “Nossa unidade de ensino é bastante importante dentro da USP, pois é o único centro colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem no Brasil. Por isso, temos uma responsabilidade muito grande em termos de desenvolvimento na América Latina e Caribe. Além disso, ela está entre as cem melhores escolas de Enfermagem do mundo, isso nos coloca um importante desafio nos campos de ensino, pesquisa, cultura e extensão, além da gestão universitária”, observa.
Teve início nesta quarta-feira, 08, no Centro de Eventos da Unijuí, a Jornada Acadêmica de Enfermagem, JAENF, com a temática ‘Cuidado, Gestão e Empreendedorismo na Enfermagem’. A programação do evento segue até amanhã, quinta-feira, 09.
O objetivo do evento é oportunizar momentos de debate e aprendizados acerca de temáticas importantes na enfermagem para acadêmicos e profissionais. De acordo com a professora Marinez Koller Petenon, coordenadora do curso, a programação da JAENF envolve palestras e mesas redondas sobre questões que implicam diretamente na ação de cuidar.
“Nesses dois dias pensamos em levar muito conhecimento, muito aprendizado para o meio acadêmico, discussões relevantes e importantes sobre as temáticas que envolvem o cuidado da Enfermagem, a gestão e, também, o desafio de entender um pouco mais sobre o empreendedorismo na área da Enfermagem”, comenta a professora.
Para dar início a programação, a Cia Cadagy da Unijuí fez uma apresentação artística para os participantes. O evento segue nesta quinta-feira, pelo turno da tarde, e na quinta-feira em dois turnos, manhã e tarde. Confira a programação completa na página do evento no Portal da Unijuí.
No dia 29 de junho, na Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, estudantes do Curso de Enfermagem da Unijuí realizaram um momento de socialização das intervenções realizadas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ijuí. Na oportunidade, estiveram presente as docentes supervisoras do Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem I, a coordenadora do Curso de Enfermagem, a Coordenadora da Atenção Básica do município, enfermeiros das ESFs, a Coordenadora e profissionais da equipe multidisciplinar da APAE.
No primeiro semestre de 2018, os estudantes do último ano do Curso de Enfermagem estavam inseridos nas Equipes de Saúde da Família de Ijuí, oportunidade que permitiu vivenciar como futuros profissionais em campo de prática, aprender sobre formas de assistir o outro de modo integral e humanizado. Atuar em Equipes de Saúde da Família, enquanto estudantes de enfermagem do último ano do curso, possibilitou articular a teoria com a prática, o desenvolvimento de atividades gerenciais e assistenciais supervisionadas pelo docente e apoiado pelo enfermeiro da unidade.
Os estudantes foram instigados a utilizar a Metodologia da Problematização, a qual trata-se de uma metodologia de ensino-aprendizagem com foco no estudante, a fim de instigá-los a refletir sobre as possíveis causas dos problemas, a serem críticos-reflexivos e também proativos, contribuindo para os serviços de saúde, sujeitos, famílias e comunidade.
A utilização desta metodologia, possibilitou aos estudantes, futuros enfermeiros, exercer o papel de solucionador de problemas, instigando-o a propor hipóteses de intervenção para a promoção da saúde para indivíduos e/ou comunidade.
Os estudantes colocaram essa metodologia em prática em suas unidades de atuação seguindo as cinco etapas com base na observação da realidade (problema), seguida da identificação dos postos-chave, teorização sobre o problema ou busca de conhecimento. Posteriormente, foram pontuadas as hipóteses de solução, possibilitando a intervenção (aplicabilidade a realidade, junto aos serviços e as equipes), o exercício e o manejo das situações.
Após esse processo, os estudantes, relataram uma amplitude do olhar sobre o serviço e a capacidade de refletir e assumir postura crítica e de proatividade, assumindo a responsabilidade pela construção de novos conhecimentos.
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