Recentemente graduada no curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Unijuí, Mônica Taíza Mülhbaier buscou focar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um tema que tivesse marcado sua trajetória acadêmica. Optou, então, por realizar a pesquisa acerca da temática “Publicidade em reconstrução: acompanhando um mercado em transformação”, onde pôde sintetizar e discutir várias questões abordadas ao longo do curso.
“Durante o curso, inúmeras vezes foi discutido como o profissional publicitário precisa sempre estar se atualizando para conseguir acompanhar o mercado e suas transformações. E no TCC foi possível verificar que, realmente, o campo da publicidade está em movimento constante, o que foi levantado na pesquisa bibliográfica, observado na atuação das marcas e também percebido tanto pelos profissionais da área, quanto pelo público de consumidores”, destacou Mônica.
A publicitária visualizou diferentes perspectivas sobre a publicidade atual e percebeu como ela está em mudança. Para chegar aos resultados, realizou pesquisa bibliográfica, com livros de autores da área e com relatórios de tendências; análises de conteúdo de três marcas, para observar como as tendências em comunicação têm sido aplicadas no mercado; e duas entrevistas focus group, uma com profissionais e estudantes de publicidade e outra com o público geral, observando como os profissionais da área e o público têm percebido os movimentos da publicidade.
Mônica já atua em uma agência de publicidade e, no momento, quer focar em sua carreira. No futuro, no entanto, pensa em dar continuidade aos estudos.