PI Empreendedorismo e Inovação realizou uma Feira de Negócios como apresentação final - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A disciplina de Projeto Integrador (PI) de tema gerador “Empreendedorismo e Inovação”, ministrada pelas professoras Fernanda Pasqualini, Nilse Maldaner e Roselaine Filipin, realizou uma Feira de Empreendedorismo na segunda-feira, dia 26, com o objetivo de demonstrar os projetos desenvolvidos pelos estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. As apresentações aconteceram no Centro de Eventos do campus Ijuí e foram destinadas a demandantes, mentores, comunidade empresarial e de gestão pública.

O PI “Empreendedorismo e Inovação”, do primeiro módulo das graduações, tem como demandante a Criatec (Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica Unijuí). A professora do curso de Administração da Unijuí, Fernanda Pasqualini, explica que os trabalhos foram desenvolvidos a partir da ferramenta Canva, que engloba todos os aspectos de uma empresa. 

“O PI de Empreendedorismo e a inovação buscou atender à demanda de estimular o empreendedorismo nos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, PP e Jornalismo. Para tanto, os estudantes foram desafiados a pensar em ideias de negócios”, explica Fernanda.

Para organizar as turmas, envolvendo mais de 50 estudantes, foram formados 11 grupos, que buscavam reunir conhecimentos das quatro áreas de conhecimento. Considerando que um dos aspectos requisitados no desenvolvimento do projeto era exercitar os conhecimentos transdisciplinares, aproveitando da interação entre as áreas, conforme explica a professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner.

“A importância desse olhar conjunto e dessa convivência com profissionais dessas áreas está relacionada ao entendimento de que a comunicação, a gestão e a área financeira são fundamentais para o olhar sobre novas propostas de negócios de atuação empreendedora e nesse sentido essas áreas se complementam”, comentou Nilse.

A estudante de Ciências Contábeis, Eduarda Almeida, conta que a experiência, ao possibilitar ter contato com outros cursos, a incentivou a pensar fora da caixa para desenvolver em conjunto uma ideia inovadora. "Ao trabalhar com colegas de cursos distintos, cada componente do grupo pode se destacar na sua área de conhecimento e dividi-lo com os demais colegas”. 

Os estudantes foram orientados pelos mentores: Aline Guarda, do Sebrae, Matheus Bassi, da PlanejarMKT, Marjana Gasparetto Casarotto da ACI,  Rafael Sarmento Ferreira, do Mais 1 Café Ijuí, e Maria Odete Palharini, da Criatec. 

A apresentação final foi realizada no formato de uma Feira de Empreendedorismo, abrindo possibilidade para defenderem a própria ideia de forma diferenciada e inovadora. “Cada um dos 11 grupos se organizaram para estar expondo as suas ideias de uma maneira que eles procurassem vender a ideia do seu negócio para pessoas convidadas de fora, gerando então esse envolvimento, a experiência, um engajamento com a proposta que eles estavam apresentando”, explicou Nilse.

O grupo da estudante de Jornalismo, Carolina Gomes, idealizou uma agência de marketing de influência, com o propósito de facilitar contatos e ligar criadores de conteúdo às marcas. Durante a feira, o grupo apresentou a proposta utilizando o Canvas, representando a identidade visual e compondo o cenário com uma ring light, para elucidar do que se tratava o projeto. “Também produzimos um protótipo de Instagram e site, canais que a empresa trabalharia, para possibilitar a melhor idealização do projeto”.

Os negócios desenvolvidos pelos estudantes foram apresentados na Feira de Empreendedorismo, contando com a presença de avaliadores que compartilharam suas considerações às ideias de negócios dos estudantes. Entre os avaliadores, além dos mentores já mencionados, houve a participação dos convidados Rodrigo Bernardi Rodrigues, do Sindilojas Ijuí, Diego Ferreira, da PlanejarMKT, Luciane Fabrin Schneider, representante do Sindicato dos Contadores de Ijuí e o diretor da escola Senac Ijuí RS,  Paulo Krüger.

Egresso de comunicação da área de Publicidade e sócio fundador da PlanejarMKT, Matheus Bassi incubou sua empresa na Criatec e foi um dos mentores e avaliadores do projeto. “Durante o processo, pude orientar os alunos, fornecendo insights para aprimorar suas abordagens”, conta Matheus. “Na Feira de Empreendedorismo, os estudantes apresentaram seus trabalhos de forma excepcional, com qualidade e profissionalismo”, afirma.

A egressa de comunicação social, a relações públicas Marjana Gasparetto Casarotto, representou a Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), e foi uma das mentoras que acompanhou a turma no início do semestre e esteve presente na avaliação das propostas. “Agora, tive a oportunidade de assistir as apresentações dos planos desenvolvidos ao longo do semestre, e posso dizer que os resultados foram muito satisfatórios. Os alunos fizeram pitchs nota 10”.

Representando o Sebrae, a egressa de Administração, Aline Guarda, destaca que o PI coloca os estudantes em uma postura mais ativa, saindo da posição de expectadores. “Poder ouvir e contribuir com o desenvolvimento dessas ideias e alunos foi um momento muito especial e também comprovou a importância deste novo modelo de atuação onde o aluno tem seu comportamento e sua visão mais voltado ao empreendedorismo”.

“Foi um desafio bom, que me levou a ver o mundo empreendedor de uma maneira completamente diferente, me levou a olhar como um empreendedor”, destacou o estudante de Administração Gustavo Porazzi, que está cursando o primeiro semestre da graduação. “Foi uma ótima experiência, que me trouxe muito aprendizado e amizades que vou levar. Estou muito ansioso para os próximos PIa que vão vir”, completou.

Por Keila Rosa, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.