Desde o início da sua graduação em Design na Unijuí, Diogo Luft, desejava criar um produto que ganhasse vida após a sua formação. Neste sentido, ele aproveitou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para colocar em prática esse sonho. “Eu já estava decidido que o TCC seria a oportunidade de criar algo que pudesse ser inserido no mercado ou que tivesse grande potencial”, contou.
Diogo realizou o trabalho Design de identidade: Criação de baralho para o jogo “Truco Gaudério”. O agora egresso explicou que a ideia surgiu durante a realização de um intercâmbio em Portugal. “Ao jogar truco com alguns amigos de outras regiões do Brasil, percebi que, apesar de todos conhecerem o jogo truco, as cartas e o baralho espanhol em si, eles não conheciam a versão gaúcha. A partir disso, surgiu a primeira percepção de que o truco gaúcho carecia de um baralho próprio para uma cultura que é tão autêntica e forte”.
A partir disso, Diogo resolveu fazer algo exclusivo. “Foi a oportunidade de criar algo novo, diferente do comum e que tivesse um propósito por trás. Assim surgiu a ideia de criar um baralho autêntico para o jogo truco gaudério, com naipes, ilustrações e representações que remetem a vida gaúcha, com símbolos que se conectem aos jogadores e transmitam a nossa cultura”.
O projeto passou por várias etapas, onde Luft precisou fazer uso de recursos de análise e pesquisas bibliográficas, baseando-se na metodologia de Design Thinking, que é voltada para o usuário. “Inicialmente foram definidos quais os naipes e os elementos que iriam representar a cultura gaúcha, fazendo uma relação com o baralho espanhol, evitando um impacto sensorial muito grande. Depois foram feitas pesquisas de referências, para definir o estilo de ilustração, cores e tipografia. Por fim, foram ilustrados os elementos e os naipes para criação das cartas, também foi desenvolvida a embalagem e criado o logotipo, além da impressão do produto”.
Para Diogo, o resultado foi satisfatório. “Fiz um baralho único, que representa a cultura gaúcha, que inclui a figura feminina e que está sendo bem avaliado pelo público. Esse projeto revelou a complexidade na criação de um produto físico, desde a concepção inicial até as fases de produção. Mas o resultado foi satisfatório pois consegui envolver o conhecimento adquirido em várias disciplinas do curso de Design”, pontuou.
Agora, o egresso do curso de Design pretende voltar para a Europa e se especializar em Branding e Design de Produtos, além de seguir desenvolvendo o Truco Gaudério, que já está inserido no mercado e pode ser conferido no Instagram @otrucogauderio.
O curso de Design Gráfico da Unijuí, que é ofertado no campus de Ijuí, no turno da noite, está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular. A formação é a opção certa para aqueles estudantes que buscam se qualificar e atuar nos mais diversos segmentos.
A graduação tem como foco preparar o acadêmico para ser capaz de desenvolver planejamentos e projetos, assim como fazer o desenvolvimento em si de produtos gráficos como identidade visual, projeto de embalagem, design editorial, projeto de sinalização e soluções digitais, design de interação, entre outras. O profissional egresso pode atuar em agências de Publicidade e Marketing e Escritórios de Design, com interfaces digitais, em editoras, no setor cultural e de entretenimento, mídias sociais, no setor de Educação, em eventos e exposições, ou como freelancer.
O curso, que é de nível superior de curta duração (tecnólogo), tem dois anos de duração, e foi recentemente lançado pela Unijuí. Ele se caracteriza por ser organizado em módulos, com as disciplinas ofertadas considerando essa modularidade e a relação entre os conteúdos abordados, bem como a sua articulação nos Projetos Integradores.
Entre os diferenciais, o curso propõe uma formação por competências, onde o estudante trabalha em projetos envolvendo situações reais. Além disso, o corpo docente possui experiência na realização de Projetos Integradores e no desenvolvimento de estudos de caso com parceiros da comunidade, preparando o estudante para o mercado de trabalho. O curso também conta com uma excelente estrutura de laboratórios voltada à realização de atividades práticas de ensino, envolvendo recursos de computação gráfica e tratamento digital de imagens, entre outros. Há, ainda, o incentivo ao envolvimento dos acadêmicos em atividades interdisciplinares, projetos de pesquisa e extensão.
De acordo com a professora Diane Meri Weiller Johann, a área do Design Gráfico proporciona uma grande inserção no mercado e conta com a possibilidade de se atuar em home office, a partir de estágios, ou após a formação, atuando tanto em empresas locais quanto nacionais e internacionais. “Temos toda uma experiência na área do Design aqui na Unijuí. Estamos preparados para que o estudante tenha uma formação de qualidade, com aprendizados em disciplinas práticas e teóricas, onde ele poderá vivenciar situações reais e se sentir preparado para atuar em qualquer ramo do Design Gráfico”, salienta.
O curso de Letras: Inglês, ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD) pela Unijuí,prepara o acadêmico para ser um profissional capaz de ensinar a Língua Inglesa e respectivas literaturas para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, em escolas públicas e privadas, cursos de idiomas, cursos preparatórios para vestibulares e concursos, entre outros contextos de aprendizagem.
A formação tem quatro anos de duração, sendo dividida em 12 trimestres.Em cada trimestre há no máximo cinco disciplinas sendo ofertadas entre teóricas, práticas e estágios intercalados, o que facilita o aprendizado do futuro profissional. Durante o percurso formativo o estudante licenciado se torna capaz de inovar e empreender na área, compreendendo os eixos centrais do uso de línguas e das linguagens em contextos diversificados. O curso é dividido em competências que são construídas para o melhor entendimento e aprendizado dos estudantes.
Entre os diferenciais, há a oportunidade dos acadêmicos estudarem gratuitamente a língua inglesa e outros idiomas, como espanhol, francês, alemão, por meio de cursos disponíveis na plataforma de idiomas Altissia. O curso também tem alto índice de empregabilidade, possibilidade de estágios e contratos já a partir do terceiro ano de curso. Conta com a presença de professores nativos americanos e está estruturado a partir da integração com os cursos de formação de professores em Matemática, Pedagogia, Educação Física, História
O curso é desenvolvido por meio do ambiente virtual Moodle, um dos melhores e mais utilizados no mundo para o ensino a distância. Os acadêmicos também podem fazer parte de projetos de extensão e pesquisa, e continuar os estudos em programas de mestrado e doutorado na Unijuí, como o de Educação nas Ciências.
Se interessou? Mais informações sobre o curso, carga horária e conteúdos, além de outras formações EaD, podem ser acessados no site do Ensino a Distância da Unijuí.
Os cursos de Letras e Pedagogia da modalidade de Ensino a Distância (EaD) da Unijuí promoveram na última quarta-feira, 11 de outubro, o evento “Sala da Coordenação”, com o objetivo de socializar com os acadêmicos os projetos pedagógicos e oportunidades de estudo e projetos.
A coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia, professora Taíse Neves Possani, apresentou a organização do ensino através dos módulos, dos processos que viabilizam a aprendizagem e os eixos que compõem as experiências formativas. Além disso, a atividade complementar, realizada via Google Meet, proporcionou a integração entre os estudantes de diferentes polos e regiões.
Na noite desta segunda-feira, 4 de novembro, o curso de Fonoaudiologia da Unijuí realizou a abertura da sua primeira Semana Acadêmica. O evento representa um importante avanço para o curso, proporcionando aos estudantes da primeira turma uma experiência enriquecedora e diversificada, marcada pela troca de conhecimentos e vivências.
“É com muita satisfação que damos início à nossa primeira Semana Acadêmica. Um evento que representa a consolidação de um curso que foi muito sonhado, esperado, e que hoje é uma feliz realidade. Temos um curso estruturado para atender à carência de profissionais da nossa região, capaz de graduar fonoaudiólogos com excelência, éticos e comprometidos, com aguçado raciocínio clínico”, destacou a coordenadora do curso, professora Vanessa Deuschle Araújo.
O evento contou com um agradecimento especial às professoras Edina Linassi Coelho, Diane Hartmann, Vanessa Deuschle Araújo e Fernanda Sartori, que foram fundamentais para a criação do curso de Fonoaudiologia na Unijuí, dedicando-se à elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A noite contou, ainda, com a palestra sobre “Transtornos do Neurodesenvolvimento”, a cargo da médica neuropediatra Helga Porsch, sócia-proprietária do Centro de Medicina Especializada.
“É uma alegria estarmos aqui para celebrar esse primeiro encontro, este início de curso. Nosso objetivo é suprir a crescente demanda por profissionais nessa área, entregando a expertise e a excelência que só a Unijuí pode oferecer”, reforçou a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi.
Hoje, a discussão será em torno do “Currículo Lattes: descomplicando o preenchimento e a atualização”. À frente da palestra estará a fonoaudióloga Gabriele Bastilha, que é doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM e professora coordenadora do LABDISFAGIA da UFSM.
O tema “Empreendedorismo em Fonoaudiologia: a história de sucesso da marca PróAudi” será discutido no dia 6 de novembro, com a fonoaudióloga Tânia Wallau, atual diretora técnica da empresa PróAudi Clínica de Audição, onde atua há 34 anos.
Entre os dias 4 e 6 de novembro, acontecerá no Centro de Eventos da Unijuí a 1ª Semana Acadêmica de Fonoaudiologia. A atividade, organizada pelo Centro Acadêmico do curso, terá início às 19h30, na sala 201.
Abrindo a programação, no dia 4, será discutido o tema “Transtornos do Neurodesenvolvimento”, a partir da fala da médica neuropediatra Helga Porsch, sócia-proprietária do Centro de Medicina Especializada.
No dia 5, a discussão será em torno do “Currículo Lattes: descomplicando o preenchimento e a atualização”. À frente da palestra estará a fonoaudióloga Gabriele Bastilha, que é doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM e professora coordenadora do LABDISFAGIA da UFSM.
O tema “Empreendedorismo em Fonoaudiologia: a história de sucesso da marca PróAudi” será discutido no dia 6 de novembro, com a fonoaudióloga Tânia Wallau, atual diretora técnica da empresa PróAudi Clínica de Audição, onde atua há 34 anos.
Interessados em participar da Semana Acadêmica podem se inscrever neste link.
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