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Transformações do mercado da publicidade são trabalhadas em TCC

Recentemente graduada no curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Unijuí, Mônica Taíza Mülhbaier buscou focar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um tema que tivesse marcado sua trajetória acadêmica. Optou, então, por realizar a pesquisa acerca da temática “Publicidade em reconstrução: acompanhando um mercado em transformação”, onde pôde sintetizar e discutir várias questões abordadas ao longo do curso. 

“Durante o curso, inúmeras vezes foi discutido como o profissional publicitário precisa sempre estar se atualizando para conseguir acompanhar o mercado e suas transformações. E no TCC foi possível verificar que, realmente, o campo da publicidade está em movimento constante, o que foi levantado na pesquisa bibliográfica, observado na atuação das marcas e também percebido tanto pelos profissionais da área, quanto pelo público de consumidores”, destacou Mônica. 

A publicitária visualizou diferentes perspectivas sobre a publicidade atual e percebeu como ela está em mudança. Para chegar aos resultados,  realizou pesquisa bibliográfica, com livros de autores da área e com relatórios de tendências; análises de conteúdo de três marcas, para observar como as tendências em comunicação têm sido aplicadas no mercado; e duas entrevistas focus group, uma com profissionais e estudantes de publicidade e outra com o público geral, observando como os profissionais da área e o público têm percebido os movimentos da publicidade.

Mônica já atua em uma agência de publicidade e, no momento, quer focar em sua carreira. No futuro, no entanto, pensa em dar continuidade aos estudos. 


Estudante de Publicidade e Propaganda explora mundo das maratonas literárias em TCC

Estudante de Jornalismo e recentemente graduada no curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí, Vitória Caroline Patias sempre gostou do universo dos livros. Tanto que, em 2021, criou um perfil no Instagram para produção de conteúdos como Leitora Baixa Renda. Foi a partir destas produções que ela que descobriu o mundo das maratonas literárias, que tornaram-se, recentemente, objetos de estudo do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para graduação em PP, que leva como título “Produção de conteúdo no mercado literário: um estudo de caso sobre as maratonas literárias”.

Sob a orientação da professora Rúbia Beatriz Schwanke, Vitória realizou uma pesquisa bibliográfica e também um estudo de caso de duas maratonas: a Maratona Literária de Inverno 2022 e a Primavera Magic. Para fechar, realizou entrevistas com três  influenciadores e organizadores de maratonas literárias - Julia Battastini, Mayara Miranda e Victor Almeida, além de aplicar um formulário eletrônico aos maratonistas.

Vitória explica que a Maratona Literária de Inverno de 2022, organizada por Victor Almeida - mais conhecido como Geek Freak, aconteceu de 16 a 30 de julho, com grande incentivo à hashtag #MLI2022. A Bienal do Livro esteve muito presente na #MLI2022 e a Editora Morro Branco foi parceira oficial da maratona, inspirando inclusive o evento com um dos seus livros, Mar sem Estrelas, indicado para leitura coletiva. “Quem ia ao estande da Morro Branco e falasse que estava participando da maratona ganhava um postal temático, além de receber informações sobre a maratona com antecedência. Para participar, bastava inscrever-se no formulário, que estava presente na descrição do vídeo de apresentação da maratona e no primeiro comentário fixado. Esse formulário contou com 10.214 inscritos, segundo dados do próprio organizador”, comenta Vitória, lembrando que não houve nenhuma notícia, entrevista ou qualquer outra divulgação nos meios de comunicação tradicionais, apenas na #MLI2021 houveram entrevistas com os atores da minissérie que foi produzida para a maratona. 

“Isso faz questionar sobre até que ponto os canais de comunicação estão dispostos a divulgar a cultura e o entretenimento, e o quanto as práticas tradicionais reduzem ainda mais o mercado literário, que apesar de ser pequeno, possui vários consumidores fiéis, que participam de maratonas, compram livros para ler durante elas e divulgam suas leituras, muitas vezes até criando um perfil para isso. As práticas atuais fazem com que as maratonas literárias fiquem isoladas em um nicho, integrado por produtores de conteúdo e/ou amantes da leitura. Porém, caso fossem mais divulgadas, poderiam chegar a pessoas que desconhecem este tipo de evento, ampliando o gosto pela leitura e ajudando na divulgação do setor editorial”, explicou.

A Primavera Magic foi a segunda maratona oficial organizada por Julia Battastini e teve como tema o realismo mágico. Contou com lives e sorteios na Twitch e os participantes, ao longo do evento, acumulavam pontos ao cumprirem os desafios. A organizadora não fez formulário de inscrição para a maratona e não sabe quantas pessoas participaram do evento. Sabe-se, porém, que o uso das hashtags relacionadas à maratona foram usadas quase 100 vezes, além de 80 participantes que participaram do grupo da Primavera Magic.

Vitória vê a conclusão do curso em PP como a realização de um sonho. “Pretendo exercer minha profissão de publicitária junto com o conhecimento que está sendo adquirido em Jornalismo. Este ano abri uma Agência de Publicidade que leva meu nome, voltada para pequenos empreendedores e profissionais autônomos em começo de carreira, onde vejo uma forte oportunidade nesse nicho de mercado. Pretendo ser cada vez mais reconhecida pelo meu trabalho de qualidade”, finalizou.


Pesquisa analisa potencialidades econômicas e turísticas de Três Passos

Nascida e crescida em Três Passos, o amor pela cidade foi um combustível para o tema da pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica de Administração Luana Letícia Wiesenhütter. Denominado “Marketing de Lugares: uma análise em relação ao grau de atratividade de um município da Região Celeiro - o caso do município de Três Passos/RS”, a pesquisa de Luana buscou exemplificar as potencialidades econômicas e turísticas do município.

Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, Luana comenta que eles se dividem em três camadas, sendo elas: percepções dos gestores municipais, dos moradores e as proposições que visam aprimorar o grau de atratividade econômica e turística de Três Passos. “Na visão dos moradores, a capital da Região Celeiro apresenta diversos aspectos positivos, tanto em termos de turismo, onde destaca-se a potencialidade das riquezas naturais, dos eventos e dos atrativos culturais, quanto em termos econômicos, onde destaca-se a mão de obra local, a infraestrutura para instalação de empresas e o potencial do município em relação aos demais municípios da região”, relata e acrescenta que “já na visão dos gestores municipais demonstra uma preocupação genuína com o desenvolvimento do município, alicerçada em seu potencial nos setores agropecuário, industrial, comércio, serviços e também no turismo. A partir da percepção dos gestores também identifica-se o potencial para o desenvolvimento da atividade turística em cinco vertentes (ciclo, eco, cultural, rural e religioso)”.

Luana explica que para chegar aos resultados do trabalho foi aplicado um questionário com 380 residentes do município por meio de aplicativo Google Forms, além de uma pesquisa em profundidade com o Prefeito Municipal e o secretário de Desenvolvimento e Inovação, além de pesquisa bibliográfica e documental. “A pesquisa mostrou a visão dos moradores do município e a visão dos gestores municipais, ambas a respeito de aspectos que compõem a atratividade econômica e turística de Três Passos. Os resultados do trabalho podem trazer uma contribuição positiva, especialmente para a Administração Municipal, uma vez que podem ser identificados pontos positivos e pontos negativos em cada um dos segmentos e, assim, é possível pensar em estratégias para potencializar as forças, bem como, minimizar as fraquezas encontradas”, destaca.

A colação de grau de Luana será no dia 11 de março e ela está ansiosa pelo momento de receber o título de bacharela em Administração. Para o futuro, os planos estão definidos: “pretendo continuar estudando e penso em também em ampliar esta pesquisa através do ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí”. 


Projeto Integrador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda tem como demandante a Unimed Noroeste/RS

A Mostra de Projetos Integradores do 4º Módulo dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí foi realizada no dia 7 de dezembro. Na ocasião, os estudantes apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, na disciplina ministrada pelas professoras Gisele Noll e Nilse Maldaner, para a demandante Unimed Noroeste/RS.

A professora Nilse explica que a proposta deste PI, que tem como tema gerador Comunicação, Assessoria e Marketing Digital”, é trabalhar com os diferentes públicos de uma empresa, desenvolvendo as competências na área da Gestão de Comunicação Organizacional. Portanto, a parceria com a Unimed Noroeste/RS foi fundamental, possibilitando aos acadêmicos o contato com uma organização que possui uma comunicação estruturada de forma estratégica. “Durante o semestre, contamos com a participação dos profissionais da Unimed, como clientes e ao mesmo tempo como mentores, o que permitiu chegarmos ao final com um bom projeto sendo apresentado pelos alunos à empresa”, destaca Nilse.

A questão norteadora determinada pela Unimed Noroeste/RS era a de identificar as principais oportunidades para a construção unificada da proposta de comunicação, com o objetivo de gerar maior nível de engajamento, comprometimento e inspiração nos diferentes públicos, internos e externos. No desenvolvimento do projeto, foram mentores dos estudantes, o assessor de Comunicação Corporativa João Bindé, o coordenador de Comunicação Interna, Anderson Zarth; o coordenador de Marketing, Geovani Gelatti; e a coordenadora de Comunicação Corporativa, Jaíse Schumann. 

“Tentamos trazer para eles aspectos do posicionamento da marca Unimed. Valores que estão presentes na marca, é uma marca que cuida, é uma marca que promove a saúde. Esses são os balizadores fundamentais que apresentamos para os projetos. Os diferentes grupos trabalharam propostas a diferentes públicos, ao cooperado, ao cliente, ao nosso beneficiário, ao nosso público interno, colaboradores, mas independente de qual desses públicos cada o grupo trabalhou, essas diretrizes da marca estão bem presentes e apontamos isso como algo fundamental a ser trabalho pelos grupos em seus diferentes projetos”, explica Bindé.

A professora Gisele evidencia que o posicionamento dos estudantes na apresentação é o resultado da evolução dos acadêmicos ao longo do semestre. “Foi muito interessante o quanto eles cresceram. Dá pra ver isso ao longo do semestre, e uma questão particular, de como eles aceitaram as críticas, de como eles deveriam fazer, do que era esperado da postura. Eles evoluíram muito nesse sentido de postura profissional e de apresentação profissional, de como eles se portam na frente do cliente, como eles falam com esse cliente, como apresentam as questões”, ressalta Gisele.

Ao integrar teoria e prática para solucionar problemas reais, o PI mobilizou os acadêmicos para aplicarem os conhecimentos do semestre. A professora Nilse enfatiza a contribuição dessa experiência para a vida acadêmica dos estudantes. ”Esse contato da Universidade com a realidade e com a comunidade regional vem se consolidando como um diferencial importante no ensino da graduação. Dessa forma, temos muito a agradecer a parceria que tivemos com área da comunicação e marketing da Unimed”, finaliza Nilse.

Por Keila Rosa, estagiária da Usina de Ideias


Projetos Integradores de Administração abordam estudos de mercado e atividades de Marketing

No dia 1º de dezembro, estudantes do quarto módulo do curso de Administração da Unijuí apresentaram seus Projetos Integradores (PIs) aos representantes das organizações que demandaram as atividades. Os PIs oportunizam a aprendizagem por meio de uma relação teórico-prática contextualizada, onde os acadêmicos buscam solucionar um problema real da sociedade, considerando o tema gerador de cada módulo e relacionando os conhecimentos, habilidades e atitudes dos diferentes componentes curriculares desenvolvidos ao longo do semestre. 

Neste semestre, o PI desenvolvido pelos estudantes de Administração foi relativo ao Módulo de Marketing e Relações com o Mercado, envolvendo as disciplinas de Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado; Vendas de Alta Performance; Marketing Digital; e Práticas em Gestão de Marketing. 

Um dos desafios foi apresentado pelo gerente de Marketing e Mercado do Grupo Fricke, Maiquel Kelm. Ele manifestou a necessidade de realização de uma análise de um segmento específico das Lojas denominado Fricke Design. O estudo levaria em conta os produtos e serviços disponibilizados no segmento, bem como a identificação da percepção dos principais públicos que se relacionam diretamente com o espaço Fricke Design. 

O segundo desafio foi apresentado pelo presidente do Sindilojas Noroeste, Juarez Neme da Costa, que demandou estudos para avaliar aspectos relacionados com o atendimento aos clientes nas empresas de Ijuí, bem como as competências essenciais para o atendimento e identificação dos principais fatores que contribuem para a motivação de colaboradores das empresas de Ijuí.  

Na apresentação dos resultados dos PIs estavam presentes o sr. Maiquel Kelm e a sra. Sabrina Keutermann, gerente do espaço Fricke Design, e o sr. Rodrigo Bernardi, integrante da diretoria do Sindilojas Noroeste.

Para o desafio apresentado pelo Grupo Fricke, os estudantes Vanessa Bonfada, Paulo Gottschefski, Gabriele Nowicki e Bernardo Mensch realizaram um estudo junto aos clientes deste segmento para avaliar as variáveis que integram cada elemento do composto de marketing varejista, sendo eles: produto, preço, ponto de venda, comunicação, equipe de colaboradores e apresentação da loja. Também foi realizada uma pesquisa qualitativa com os profissionais que trabalham com projetos e design de interiores e que atuam como influenciadores das escolhas dos clientes, buscando opiniões acerca dos produtos e serviços voltados ao segmento de casa e construção no município e ainda avaliar a relação destes profissionais com as empresas que os ofertam. Os resultados permitiram identificar os principais aspectos positivos e também os que necessitam de melhoria de acordo com os dois públicos pesquisados. A partir dos dados, os estudantes apresentaram algumas sugestões para qualificar as ações de Marketing do espaço Fricke Design. O trabalho contou com a mentoria da empresária Graciela dos Santos Konagevski.

Para dar conta da demanda apresentada pelo Sindilojas Noroeste, os estudantes Eduarda Dahmer e Arthur Matter realizaram duas pesquisas. A primeira envolveu a entrevista de 440 entrevistas com clientes de empresas de Ijuí e objetivou identificar a importância atribuída às principais competências que vendedores e atendentes devem ter para prestar um bom atendimento ao público. Identificou-se ainda os atributos que os clientes consideram mais importantes para escolherem uma empresa para realizarem suas compras e suas atitudes com relação às suas experiências e opiniões quando são bem ou mal atendidos em uma loja. A segunda pesquisa foi realizada com 168 vendedores e atendentes de empresas de Ijuí, identificando a opinião desses colaboradores a respeito das competências que mais os ajudam a desempenhar um bom atendimento aos clientes e ainda os fatores que mais os motivam para a realização de suas atividades em uma empresa. Tais informações permitiram identificar quais devem ser as ações prioritárias em termos de qualificação por parte do Sindilojas Noroeste. Esse desafio contou com a mentoria da empresária Lucinéia Woitchunas.

Após a apresentação dos resultados, ambos os demandantes destacaram a qualidade dos resultados dos Projetos Integradores, manifestando o empenho dos estudantes ao longo de todo o trabalho realizado. Eles ainda salientaram a importância da Unijuí ter inserido tais projetos nos cursos, pois isso permite desafiar os acadêmicos a realizarem trabalhos teórico-práticos desde o início do processo formativo, o que contribui para que estejam ainda mais preparados para atuarem profissionalmente ao se formarem.

De acordo com o professor Luciano Zamberlan, que esteve à frente deste PI, os trabalhos realizados evidenciaram que experiências de aprendizagem como essa, que envolvem problemas e desafios reais, permitem mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, além de reforçarem o comprometimento e o protagonismo dos estudantes durante todo o processo. “Foi uma grande alegria, enquanto professor, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes ao longo do semestre e, ao mesmo tempo, perceber o entusiasmo deles à medida em que colocavam em prática o que haviam aprendido nos demais componentes curriculares do módulo”, afirmou.


Ciclo de Debates de Administração propõe conversa sobre possibilidades do metaverso dentro da área

Na última terça-feira, dia 18 de outubro, o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), em parceria com a Unijuí, promoveu o XX Cidead 2022 - Ciclo de Debates de Administração. Participaram do evento professores e estudantes dos cursos de Administração, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade, além de empreendedores e profissionais de áreas afins, interessados em aprender sobre os desafios e oportunidades do metaverso.

Ijuí é a terceira cidade a receber a edição presencial do Cidead em 2022, após dois anos sem a possibilidade de realizar o evento presencialmente devido à pandemia. “Nós ficamos curiosos com as oportunidades que temos na Administração dentro da temática do metaverso. Nesse sentido, é muito bem-vindo, por parte do CRA-RS, esse ciclo de debates, que traz um tema tão atual e pertinente”, ressaltou o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg.

Para falar sobre a temática do metaverso, a convidada foi a fundadora e CEO da Cubic Jogos Digitais, Lizi Quadros. Formada em Administração, a palestrante sempre teve o hobby de desenvolver jogos - utilizando, inclusive, planilhas do Excel. Em 2021, um professor sugeriu que ela participasse do Game Jam da Campus Party, maratona de desenvolvimento de jogos originais que ocorre em São Paulo. Lizi foi a ganhadora da competição e, com a repercussão, seu trabalho alcançou grandes empresas.

Foi então que surgiu a Cubic Jogos Digitais, em janeiro de 2022. A empresa se expandiu rapidamente e, em apenas nove meses, conquistou diversos clientes em todo o Brasil. Entre eles, a MagaluGames. “Comecei a fazer negociações e tive que usar o que aprendi na Administração”, destacou Lizi. O principal diferencial da empresa é levar a diversidade e inclusão para dentro dos games. Assim, a startup cria jogos para que as companhias debatam esses temas com seus colaboradores.

Após a palestra, foram convidados para participar do debate e também responder as dúvidas dos estudantes, a presidente do CRA-RS, Claudia Pereira; a professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Márcia Almeida; e o representante da subseção do CRA-RS Ijuí - Região Noroeste, Rogério Hansen.


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