Alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) participaram nesta quinta-feira, 7 de julho, de uma oficina promovida pelo curso de Administração da Unijuí, com o tema Empreendedorismo no Setor de Cosméticos. A atividade esteve sob coordenação do professor Luciano Zamberlan e da coordenadora do curso de Administração nos campi de Ijuí, Panambi e Santa Rosa, professora Fernanda Pasqualini.
A partir de uma parceria entre o Ceap e a Unijuí, os estudantes realizam na Universidade o Itinerário Formativo Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que faz parte do novo Ensino Médio. Os Itinerários Formativos correspondem a um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e outras situações de trabalho, que buscam ampliar e aprofundar aprendizagens em uma ou mais áreas de interesse do jovem e/ou na Formação Técnica e Profissional.
Conforme explicou a professora Fernanda, durante o semestre os estudantes participaram de uma atividade junto ao curso de Farmácia, onde produziram cosméticos. E ontem foi a vez de trabalhar o empreendedorismo no setor, agora conhecido por eles. “A oficina utilizou o modelo do Canvas, que é um mapa visual, formado por nove blocos que compõem o modelo de negócio, e que tem o objetivo de desenvolver e esboçar ideias de negócios novos ou já existentes. Com o Canvas é possível planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações. Dessa forma, os estudantes desenvolveram ideias de negócios para os cosméticos que foram produzidos na oficina do curso de Farmácia”, explicou a professora.
No mês de agosto, a mesma oficina será realizada com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da escola.
Diana de Araujo Lopes Schumacher, recém-formada no curso de Administração da Unijuí, focou em uma empresa para avaliar a promoção do bem-estar entre os colaboradores. O resultado está no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Qualidade de vida no trabalho: Um estudo de caso em uma concessionária na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”.
A temática foi decidida em razão da pandemia de covid-19, que evidenciou que a saúde física e mental das pessoas necessitam de atenção. De acordo com Diana, ter uma noção do quanto os empregadores estão preocupados com isso renderia uma grande pesquisa. “Devido ao que as pessoas estão passando nesse período, decidi questionar ‘qual a percepção dos colaboradores de uma concessionária em relação à qualidade de vida em seu ambiente de trabalho?’”, explica.
Um dos diferenciais de sua pesquisa é que ela foi abraçada por todos funcionários da empresa, dando voz a cada um dos colaboradores. “O questionário aplicado na empresa contou com um índice de 100% de participação, permitindo total representatividade dos trabalhadores”, comenta.
Ela constatou que a empresa vem desenvolvendo ações para deixar o ambiente receptivo aos funcionários, desde a contratação de uma empresa especializada para aplicação de pesquisa de clima organizacional, até ações de integração entre os colaboradores e seus familiares no ambiente de trabalho. “Foi possível concluir que os trabalhadores encontram-se, em sua maioria, satisfeitos com a empresa e o que ela oferece”, afirma.
Outro aspecto analisado foi o desenvolvimento da própria empresa neste período. Apesar da redução no número de trabalhadores, a empresa se manteve produtiva, mesmo no período de crise. “Destaca-se, também, que o equilíbrio financeiro foi possível, mesmo a empresa não tendo participado de programas do governo federal", salienta.
Com a graduação concluída, Diana quer seguir se capacitando. “O sentimento é de realização de um grande sonho, uma enorme realização pessoal e profissional”, finaliza.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Marlo Augusto Enninger é surdo e finaliza a segunda graduação no campus Santa Rosa
O concluinte do curso de Administração da Unijuí - campus Santa Rosa, Marlo Augusto Enninger, pesquisou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “Oportunidade e desafio para os surdos para o empreendedorismo e a atuação profissional do administrador”. Marlo é surdo, já formado pela Unijuí, no Tecnólogo em Gestão de Cooperativas e agora está na fase de conclusão do seu segundo curso superior.
O TCC de Marlo foi orientado pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender. O principal objetivo da pesquisa foi investigar as oportunidades e desafios para os surdos no empreendedorismo. Também, a atuação profissional do administrador de empresas e startups, inserida dentro da sociedade brasileira, com detalhes importantes sobre as principais ações desenvolvidas e funções existentes, em empresas onde os surdos trabalham.
O estudante utilizou como fontes para seu trabalho, entrevistas e pesquisas de campo, bem como dados do IBGE, como a estatística que aponta que 8,4% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. O estudante explica que a escolaridade e a educação podem afetar o ingresso no mercado de trabalho. “Observamos que as Pessoas com Deficiência (PCDs) têm dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, por falta de acessibilidade, mas principalmente pela defasagem na inclusão escolar”, afirma Marlo.
Marlo também percebe que, depois da conclusão do curso de Administração, terá alguns desafios. “Pretendo estimular e mudar o cenário que temos hoje, pois a comunidade surda busca e luta pela igualdade e respeito no mercado de trabalho. Nós também ingressamos no Ensino Superior para o reconhecimento de capacitação de trabalho, para oportunidades de promover sonhos, buscar o sucesso no trabalho. Esse é o objetivo e queremos mudar a realidade”, destaca o estudante.
A Unijuí possui um compromisso com a inclusão social e demandas que beneficiam a comunidade local e regional. Acompanhar e fazer parte da trajetória acadêmica do Marlo, reforça ainda mais a responsabilidade da Universidade, como relata o coordenador do curso de Administração da Unijuí - campus Santa Rosa, professor doutor Ariosto Sparemberger. “A inclusão já faz parte da história da Unijuí. Com o Marlo, sempre percebemos, desde o curso de Gestão de Cooperativas, muita dedicação, empenho e compromisso com todas as atividades. Certamente, um estudante que se destaca”, afirma o docente. Ariosto também reitera que foram essenciais para a formação e aprendizado acadêmico de Marlo, o acompanhamento permanente das intérpretes.
Na imagem a seguir, apresentação do TCC de Marlo, com a participação do orientador, professor doutor Pedro Luís Büttenbender; examinador, professor doutor Ariosto Sparemberger; e as intérpretes, Ana Elisamar Schmidt e Juliana Andréia Peiter.
Professores da Unijuí estiveram na última semana, entre os dias 22 e 23 de novembro, visitando o Parque Tecnológico Biopark, na cidade de Toledo, no Paraná, conhecendo as diversas atividades e projetos que estão sendo desenvolvidos no local. A visita contou com a presença do vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg; dos professores do curso de Administração, Ariosto Sparemberger, Fernanda Pasqualini, Luciano Zamberlan, Sandra Albarello e Ivo Ney Kuhn; e da coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.
O BioPark é um parque tecnológico que reúne educação, pesquisa e negócios. Ele foi lançado em 2016 e se constitui em um território de mais de 5 milhões de m², que abriga mais de 100 empresas e quatro Instituições de Ensino Superior (IES). Estima-se que, em 30 anos, o Biopark conte com mais de 500 empresas de inovação e tecnologia, gerando mais de 30 mil empregos, e que mais de 75 mil habitantes residam naquele espaço.
Os docentes da Unijuí foram recepcionados pelos professores Norma Viapiana e Hermes Inácio, que apresentaram a estrutura e os projetos que estão sendo desenvolvidos no parque, além da integração com as IES.
Também foram apresentadas as inovações que integram a proposta pedagógica do curso de Administração, que é ofertado integralmente por meio de projetos. Os professores da Unijuí puderam interagir com duas turmas e com as empresas incubadas no decorrer das aulas. Durante a visita, foi possível observar a dinâmica diferenciada de condução das atividades de ensino-aprendizagem, com ênfase no desenvolvimento de habilidades e atitudes dos estudantes.
A viagem foi exitosa e possibilitou ao grupo de professores pensar novas ações para integrar a universidade com as organizações da região, além de experiências de aprendizagem diferenciadas a serem proporcionadas para os estudantes que fazem parte do curso de Administração na Unijuí.
É durante a fase final do Ensino Médio que muitas dúvidas surgem sobre qual caminho seguir. E é através da graduação que muitos desses questionamentos são sanados e novas paixões e oportunidades surgem.
A história de Luís Fernando Irgang dos Santos na Unijuí teve início em 2005, ainda no Ensino Médio, quando acompanhou um espetáculo do Grupo de Teatro da Unijuí - GTU. “Fiquei entusiasmado com a possibilidade de cursar o Ensino Superior na Instituição e desenvolver atividades de extensão, como participar do grupo de teatro”, relembra o egresso do curso de Administração e mestre em Administração, com dupla titulação pela Universidade de Halmstad, na Suécia.
No ano de 2006, Luís entrou para o grupo e teve a oportunidade de viajar por diversos lugares do Brasil, conhecendo e trocando experiências com artistas. "Foi a partir do contato com colegas universitários que tive a oportunidade de participar do longa-metragem Cromossomo 21, que foi em parte gravado nas instalações da Universidade e que estreou nas telas de cinema do Brasil e do mundo em novembro de 2017.”
Mas foi na Administração que Luís encontrou vocação para atuar como gestor de negócios e empreendedor. Ainda estudante, aproveitou todas as oportunidades, participando do Grupo de Pesquisa em Comportamento Organizacional e como monitor em uma disciplina. Chegou a receber o prêmio Astor Rocca de Barcellos, pelo melhor artigo de TCC em Administração do Estado do Rio Grande do Sul, e os prêmios de Melhor Performance Acadêmica e Excelência Acadêmica do curso de Administração. “As oportunidades que o curso de Administração me proporcionou e o reconhecimento pelo meu trabalho despertaram em mim o desejo de seguir na carreira acadêmica”, comenta.
O pesquisador estudou em escola pública, cursou o Ensino Superior e a pós-graduação de forma gratuita, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e bolsa de pesquisa da Capes. “Sem esses incentivos, acredito que não teria tido acesso às mesmas oportunidades de me desenvolver enquanto ser humano e profissional e chegar até aqui”, afirma.
Atualmente, Luís reside na cidade de Halmstad, sul da Suécia, e segue os estudos como Ph.D. em Innovation Sciences pela Universidade de Halmstad. Além de lecionar no programa de mestrado em Industrial Management and Innovation, também dá aulas em instituições de ensino no Brasil de forma online.
O pesquisador acredita que o Ensino Superior possibilita uma sociedade menos desigual, desenvolvendo soluções inovadoras e sustentáveis. “Acrescento que a educação deve ser emancipadora e inclusiva, e deve estimular o pensamento crítico-reflexivo como forma de promover o desenvolvimento do sujeito enquanto indivíduo e na condição de agente transformador da sociedade”, finaliza.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
A partir das 19h30 desta quinta-feira, dia 13 de maio, o curso de Administração da Unijuí promove o “Evento de articulação com o mundo empresarial”. A atividade faz parte das disciplinas de Estratégias de Finanças, do professor Ivo Ney Kuhn, e de Arquitetura Organizacional, do professor Ariosto Sparemberger.
A programação contará com dois destaques: A experiência da Hidroenergia num contexto globalizado e Os desafios de gerenciar uma entidade de classe – o caso da ACI Ijuí.
À frente da palestra estará o diretor-presidente da Hidroenergia e presidente da ACI de Ijuí, Marcos Kieling.
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