O curso terá duração de dois anos e meio e capacitará o estudante para atuar na gestão, análise e métricas de mídias digitais, assessoria e marketing digital, produção de conteúdo multimídia e multiplataforma, inteligência artificial aplicada à comunicação, entre outras habilidades inerentes à atuação do comunicador no ambiente digital.
Este novo curso Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital está dividido em cinco módulos e possibilitará que o profissional complete sua formação em até dois anos e meio. Os conteúdos e o desenvolvimento de competências no decorrer dos módulos compreendem aspectos de comunicação e inovação, comunicação digital e suas tecnologias, produção de conteúdo e narrativas, inteligência artificial aplicada, marketing e estratégias digitais e assessoria para comunicação digital.
A coordenadora, professora Rúbia Schwanke, pensando na nova proposta institucional que visa a aproximação e transdisciplinaridade de áreas afins a partir das competências formativas de cada curso, a Comunicação uniu-se a Ciência da Computação, Engenharia de Software, Design e Administração, áreas estratégicas para a atuação do profissional na compreensão, na inserção e na inovação da comunicação no ambiente digital. “Essa integração promove um grande diferencial do curso dentro da instituição, garantindo que o aluno troque experiências com colegas de áreas distintas, além de adquirir conhecimentos que perpassam todas essas formações”, explica.
De acordo com ela, a principal motivação da instituição para ofertar um curso de tecnologia com essas características foi aumentar as possibilidades de atuação de profissionais capacitados que, em um curto período de tempo, adquirem um diploma de curso superior, em uma proposta mais prática e aplicada. A novidade garante ainda, conforme explica a professora de Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, que a Comunicação Social seja entendida como uma plataforma. “Somos profissionais estratégicos para pensar o mundo contemporâneo, rodeado por tecnologias e pessoas. Nós não fazemos apenas o uso desses aparatos tecnológicos, nós somos estrategistas de uma área que domina qualquer relação humana, seja ela com outros humanos ou com máquinas”, afirma.
Assim que finalizar o tecnólogo o estudante estará apto a atuar como estrategista e gestor de mídias digitais, assessor de comunicação digital, produtor de sites, vídeos, fotos e mídias sonoras. Para contribuir com a formação dos acadêmicos, o curso possibilita a vivência prática em seus laboratórios de áudio, vídeo, fotografia e edição digital, além de espaços de formação profissional como a Usina de Ideias e com professores experientes em aliar conhecimento teórico ao prático, ampliando as experiências formativas de seus alunos a partir de dinâmicas interativas em sala de aula e da resolução de problemas reais de comunicação.
Sobre o curso
Duração: 2,5 anos
Período: Noturno
Modalidade: Presencial
Campus: Ijuí
O curso já está disponível a partir do Vestibular de Verão 2021. Confira todos os detalhes em www.unijui.edu.br/vestibular.
Cursos Presenciais
Inscrições: até 30 de novembro
Prova: 06 de dezembro, somente online, em razão da pandemia.