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Matemática passa a ser ofertada na modalidade EaD na Unijuí

A Unijuí vai ofertar, a partir do segundo trimestre de 2023, o curso de Matemática na modalidade Ensino a Distância. Com duração de quatro anos, o curso prepara seus acadêmicos para atuar de forma propositiva diante dos diversos desafios que fazem parte do contexto escolar, tendo a flexibilidade do EaD e a excelência acadêmica já conhecida da proposta presencial do percurso formativo da Unijuí.

Segundo a professora mestre Angela Patricia Grajales Spilimbergo, a Unijuí possui tradição de mais de 40 anos formando professores de Matemática. “Esse comprometimento continuará a ocorrer com o curso na modalidade EaD, possibilitando que estudantes de diferentes regiões possam buscar sua formação conosco aqui na Unijuí”, afirma. 

O curso se diferencia dos demais pela sua formação qualificada de professores, já considerando a oferta de disciplinas que atendem aos percursos formativos do Novo Ensino Médio. O curso também facilita o processo de aprendizagem de seu acadêmico por meio de metodologias ativas que viabilizam aprendizagens efetivas ao futuro professor de Matemática.

Também faz parte do percurso do estudante o uso das tecnologias digitais como ferramenta nos processos de ensino e de aprendizagem, além de aulas gamificadas com articulação entre a matemática de diferentes realidades e práticas sociais com a matemática escolar. Também são destaques do curso EaD da Unijuí as oportunidades de participar em Projetos de Pesquisa e Extensão e também em estágios.

Conforme a professora, os baixíssimos índices de aprendizagem em Matemática pelos estudantes da Educação Básica apontam a necessidade e a urgência de professores qualificados. “A oferta do curso de Matemática na modalidade a distância justifica-se uma vez que está cada vez mais presente a necessidade de formar profissionais na área, competentes e qualificados para assumir os novos desafios impostos pelos contextos educacionais”, finaliza. 

Você pode conhecer mais sobre o curso de Matemática EaD da Universidade conversando com a coordenação e os professores. Basta entrar em contato conosco pelo e-mail estude@unijui.edu.br e agendar uma conversa. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Semana Acadêmica de Matemática acontece de forma híbrida a partir de segunda-feira

De forma híbrida, será realizada entre os dias 7 e 11 de novembro a Semana Acadêmica de Matemática da Unijuí. A abertura acontecerá na segunda-feira, às 19h15, no auditório do Espaço + Inovação Unijuí, de forma conjunta com o curso de Educação Física, que seguirá sua Semana Acadêmica com uma programação específica, e os cursos de Letras, História e Pedagogia, que têm definidas outras atividades para sua semana.

Na segunda-feira, 7, será realizada a palestra “Pela não violência corporal: o que a educação pode fazer?”, com a professora doutora Maria Simone Vione Schwengber, da Unijuí.

Na terça-feira, 8, pelo Google Meet, os participantes poderão acompanhar o painel “Ensinar Matemática: quais conhecimentos são necessários?”, com a professora do curso de Matemática, Patricia Spilimbergo, às 19h15; a palestra “Conhecimentos do professor no ensino de Matemática”, com a professora do IFRS - Campus Ibirubá e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, Ramone Tramontini, às 19h30; e a palestra “A gamificação no ensino de Matemática”, com a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, Kelly Gabriela Poersch, às 20h15.

Também de forma online, pelo Google Meet, será realizado o seminário “A Matemática nos percursos formativos do Novo Ensino Médio: a Modelagem Matemática como uma possibilidade”, na quarta-feira, 9, às 19h15. Participarão a coordenadora pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (36ª CRE), Rosane Menezes; a coordenadora do seminário, professora Isabel K. Battisti; e o coordenador do curso de Matemática da Unijuí, professor Edson Padoin. Às 19h25, será realizado o painel “A Matemática nos percursos formativos do Novo Ensino Médio”, com a assessora referência do Ensino Médio na 36ª CRE, professora Maristela R. Lang; e às 19h45, o painel “A Modelagem Matemática como uma possibilidade metodológica no contexto das trilhas de aprofundamento no Novo Ensino Médio”, com a professora Luana Henrichsen. 

Fechando a programação do dia, às 20h45, serão apresentados os Projetos de Aprendizagem “Modelagem Matemática: fazer financiamento ou viver de aluguel”; “Modelagem Matemática e a armazenagem de grãos”; e “Exploração de situações por meio da Modelagem Matemática”. Também haverá discussão e sistematização às 21h30. 

Na quinta-feira, 10, às 19h15, acontecerá o Painel “Trabalhando a análise de dados e tomada de decisão sem auxílio de ferramentas computacionais”, com a doutoranda em Educação nas Ciências, Glaucia Luciana Timmermann. A mediação será realizada pela professora Cláudia Piva. Já na sexta-feira, 11, acontecerá uma conversa com os egressos do curso Marcelo Wachter Maroski e Emanoela Alessandra Ernandes. O debate, que encerrará a programação da Semana Acadêmica de Matemática, será mediado pela professora Patrícia Spilimbergo.


Licenciatura em Matemática prepara estudantes com foco no protagonismo e inovação

Ofertado no campus da Unijuí em Ijuí, o curso de licenciatura em Matemática prepara os estudantes para atuação na Educação Básica, com inovação e protagonismo, como também em áreas científicas, tecnológicas ou em instituições financeiras. Com duração de cinco anos, o curso integra a Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Universidade, e conta com alguns diferenciais, como os Projetos Integradores - que aproximam os estudantes dos problemas da comunidade, e as disciplinas de Formação Pessoal e Profissional. 

O acadêmico do curso de Matemática tem a possibilidade de discutir temas relevantes e atuais, como Inteligência Artificial; de atuar como bolsista em diferentes programas e projetos de extensão e pesquisa; e de continuar sua formação em cursos de Mestrado e Doutorado. 

O egresso do curso de Matemática da Unijuí tem perfil inovador, investigativo, crítico e criativo. Possui competências para, como professor de Matemática, atuar de forma propositiva diante dos diversos desafios que fazem parte do contexto escolar e, assim, intervir positivamente na formação e no desenvolvimento dos estudantes. Como também, de tomar para si a responsabilidade de sua formação profissional. Para desenvolver esse perfil de egresso, o curso, conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC), está projetado em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE). 

O curso disponibiliza diversos espaços, como o Laboratório de Ensino de Matemática, Laboratório de Multimeios, Laboratório Virtual de Matemática e Laboratório de Informática, espaço com softwares específicos que viabilizam aprender e ensinar Matemática.

A graduação também possui forte integração com os demais cursos de licenciatura da Universidade, além dos cursos de Ciência da Computação e Engenharias.

Para saber mais sobre o curso, acesse este link.


Egresso de Matemática conta como Unijuí inspirou sonho de seguir na academia

Hoje com 34 anos, Radael de Souza Parolin sempre gostou da disciplina de Matemática e sempre teve admiração pela profissão de professor. E embora tivesse interesse por outros cursos, decidiu graduar-se em Matemática na Unijuí, onde acabou se interessando ainda mais pela área. “Quando iniciei o curso, acabei me identificando e adorando, projetando, inclusive, durante a graduação, a realização da pós-graduação”, explicou. 

Atualmente professor na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em Itaqui e atuando principalmente no curso de licenciatura em Matemática, Radael buscou experiências que fossem além da sala de aula e participou de projetos de iniciação científica. 

“Avalio de forma muito positiva as escolhas que realizei, dentro das minhas possibilidades financeiras, experiências e interesses. A formação na Unijuí – considerando meus projetos, dedicação e desempenho, tanto na representação discente quanto em semanas acadêmicas e outras atividades realizadas, me oportunizou um profundo envolvimento com o curso e permitiu que eu almejasse a pós-graduação”, reforça o jovem, que é mestre em Modelagem Matemática pela Unijuí e doutor em Modelagem Computacional.


Feira Estadual de Matemática possibilitou apresentação de trabalhos e troca de experiências de ensino durante a pandemia

            

Nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22 de outubro, a Unijuí realizou a I Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul.  Em razão da pandemia de covid-19, foi realizada de forma online, no canal do Youtube da Unijuí, também com interações pelo Google Meet, com a participação de alunos e professores de escolas das redes pública e privada do Estado. Foram apresentados cerca de 30 trabalhos, da educação infantil ao ensino médio, além de uma Mostra de Boas Práticas no Ensino de Matemática e a Mostra Nacional de Trabalhos de Feira de Matemática.

O evento foi organizado por um grupo de professores e bolsistas da área, juntamente com parceiros do Estado do Rio Grande do Sul, visando a sistematização dos projetos realizados por alunos, professores e comunidade em conceitos matemáticos nos espaços educativos. O evento integrou a programação do Salão do Conhecimento 2020.

Para o estudante Thierry Weissheimer Monteiro, de Panambi, aluno participante, foi uma experiência significativa: "adorei a experiência de apresentar o trabalho de forma online, porque foi possível ter um retorno dos professores, questionamentos, e, ao mesmo tempo, tive a oportunidade de ver os trabalhos de todos os outros expositores da Feira, sem me preocupar com questões como tempo, viagem e transporte que aconteceriam se o evento não fosse online”, avalia. 

Segundo o chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade (DCEEng), professor Peterson Cleiton Avi o objetivo, neste ano de pandemia e aulas remotas, foi ser referência no ensino de matemática, compartilhando e mostrando boas práticas no ensino de matemática, além da produção de trabalhos de alunos. “As Feiras de Matemática deixam um legado na vida daqueles que participam. Neste ano nos desafiamos a organizar este evento em um formato completamente novo. Procuramos dar protagonismo aos professores e alunos das escolas”, salienta

 

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, participou da atividade final do evento, realizada na tarde desta quinta-feira, e observou que a Feira de Matemática está consolidada na região Noroeste, agora expandindo para todo o Estado a partir da experiência deste ano. “Parabenizo a organização do evento e qualidade dos trabalhos apresentados no evento, mostrando que a Feira cumpre um papel importante”, complementou.

Para o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González, a Feira, que chega ao seu quarto ano, agora de forma ampliada e estadual, mobiliza estudantes e professores e está agregando cada vez mais instituições parceiras. “Ano que vem esperamos novamente uma grande Feira envolvendo pessoas de todas as regiões do Estado”, observou.

Confira as atividades da Feira na íntegra:

Dia 1, quarta-feira, 21 de outubro

            

            

Dia 2, quinta-feira, 22 de outubro

           

           

O evento teve o apoio do Sicredi das Culturas.

 


Vem aí a Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul

            

Nos dias 21 e 22 de outubro de 2020, acontecerá a I Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul, que, nesta edição, em razão da pandemia de covid-19, será realizada de forma online, no canal do Youtube da Unijuí, também com interações pelo Google Meet.

O evento é uma realização da Unijuí, juntamente com os demais parceiros do Estado do Rio Grande do Sul, que visa a sistematização dos projetos realizados por estudantes, professores e comunidade que envolvam conceitos matemáticos nos espaços educativos. Caracterizando-se pela materialização das ações desenvolvidas, o evento está dentro da programação do Salão do Conhecimento. 

Segundo o chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade (DCEEng), professor Peterson Cleiton Avi, serão apresentados 28 trabalhos na Feira, desde a educação infantil. Em paralelo com a programação principal, a novidade é a Mostra de Boas Práticas no Ensino de Matemática em Aulas Remotas, atividade que recebe incriçõea até esta segunda, dia 5 de outubro, e a Mostra Nacional de Trabalhos de Feira de Matemática. “O objetivo é que, neste ano de pandemia e aulas remotas, sejamos uma referência no ensino de matemática para o país, por isso estamos com uma expectativa muito grande com relação ao evento”, projeta.

A Feira tem patrocínio do Sicredi das Culturas, por meio do Programa Empreender para Transformar. Confira a programação completa e mais detalhes na página do evento, neste link.

 


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