Seguindo portaria do Conselho Nacional de Educação, a Unijuí está preparando o retorno presencial dos estudantes, de forma escalonada, a partir do dia 2 de agosto. De acordo com a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a decisão vai ao encontro das definições já realizadas pelas universidades que integram o Consórcio das Universitárias Comunitárias Gaúchas (Comung).
“Enquanto reitoria, elegemos como critério de retorno não haver aglomeração de pessoas. Também, haver o respeito aos protocolos de segurança, como uso de máscara, álcool em gel e manutenção do distanciamento. Por isso, o retorno será feito de forma escalonada”, afirmou a professora, explicando que os estudantes irão para o campus presencialmente em uma semana, e na outra as aulas acontecem de forma online.
Além de contar com o selo Escola Segura, que indica que a Instituição atende às recomendações do Plano de Combate ao Coronavírus e que apresentou o Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da covid-19, a Unijuí conta com um grande percentual de professores, estudantes e funcionários vacinados.
O primeiro semestre, como destaca Fabiana, aconteceu com muitas dificuldades. A expectativa era de retornar à presencialidade no mês de fevereiro, mas, em seguida, aumentaram os casos de covid-19. “Tivemos que abortar nosso plano e ainda enfrentamos dificuldades para a realização da prática de estágios, que acabaram suspensos por um período. Mas, tivemos um semestre tranquilo, trabalhando a maioria das nossas disciplinas de forma online”, reforçou.
Muitas perguntas giram em torno do futuro da educação no pós-pandemia. O período forçou o uso de tecnologias e a educação a distância, escancarando as desigualdades sociais, e não deixou outra saída aos professores que não fosse atuar de uma forma diferenciada. Mas o que acontecerá daqui para frente?
Para debater o tema "Educação no futuro: o que veio para ficar?”, o Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 8, convidou o professor doutor Gláucio José Couri Machado, da Universidade Federal de Sergipe; a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Leila Franco Schmidt; e o doutorando em História, professor na Unijuí, Josei Fernandes Pereira.
Para Gláucio, o momento deveria ser um divisor de águas para área da educação. Inclusive, ele levará para discussão, no Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, onde atua, se tudo o que foi feito durante a pandemia, para adaptar o ensino, será aproveitado ou irá para o lixo. “Me questiono se, passado este período, voltaremos 100% para o presencial ou se iremos aproveitar esse conhecimento acumulado, de um ano de trabalho online, daqui para frente. Acho que tivemos um esforço intelectual muito grande para levar conhecimento aos alunos e isso deve ser aproveitado”, afirmou.
Formações já aconteciam na rede estadual, preparando os professores para o uso mais intenso da tecnologia em sala de aula. No entanto, tudo era visto de uma forma mais distante. Os estudantes não tinham vivenciado, ainda, aulas online, por exemplo. “Foi necessária uma rápida adaptação para seguirmos com as aulas, inicialmente de forma remota, aos mais de 14 mil alunos, distribuídos em 59 escolas de 12 municípios da região. Seguimos com o letramento digital dos educadores e buscando solucionar problemas dos alunos, como a falta de acesso à internet. No segundo semestre tivemos a internet patrocinada pelo governo estadual, o que ajudou, e neste ano, a distribuição de chromebooks aos professores e coordenadores pedagógicos”, disse.
Otimista, o professor Josei Fernandes Pereira acredita que as habilidades e competências que estão sendo desenvolvidas tendem a se manter. “Quando aprendemos uma coisa nova, nos abrimos para determinadas inovações, que dificilmente vão retroceder - e é isso que eu espero. A expectativa é que alguns vícios sejam deixados para trás e que metodologias ativas, novas formas e jeitos de ensinar, sejam incorporados ao ensino”, afirmou, destacando que os professores vão precisar se transformar em orientadores, mediadores, enquanto os alunos vão precisar desenvolver a autonomia para estudar.
Confira o Rizoma Temático na íntegra:
O sonho de ser historiador sempre acompanhou o ijuiense Stéfano Diehl. No entanto, até ingressar no curso de licenciatura em História da Unijuí, na modalidade Ensino a Distância (EaD), passou por outras áreas: foi acadêmico de Letras e também de Publicidade e Propaganda na Universidade. “No meio desse percurso, pensei: é realmente isso que eu desejo fazer depois de formado? Acabei concluindo que devo seguir a área que gosto. E eu sempre quis ser professor de História, preferencialmente no Ensino Superior”, afirmou.
Stéfano conta que, já na infância, começou a se interessar pela pré-história, a assistir documentários e a ler livros de história. “Com o tempo, por meio de programas de TV, fui descobrindo as maravilhas do Egito Antigo e civilizações da Antiguidade e acabei gostando ainda mais. Nunca parei de assistir, tanto os documentários, como filmes de época. Acabei me apaixonando de vez, principalmente pela Idade Média”, disse.
Embora nunca tivesse “levado muito jeito” para cursos a distância, o estudante diz que o EaD da Unijuí surpreendeu bastante. “O EaD da Universidade é bem mais legal do que eu esperava. O novo curso tem me feito criar expectativas, com toda certeza. Me imagino num futuro muito legal, podendo trabalhar com o que eu gosto, com o que me dá mais prazer - apesar de também gostar das outras áreas que cursei. Espero poder estar, em alguns anos, lecionando em uma universidade. É meu objetivo principal”, afirmou.
Para quem deseja começar a realizar um sonho, como o Stéfano, a Unijuí oferece outras opções de cursos a distância: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. As inscrições para o terceiro módulo vão até o dia 10 de setembro.
O candidato pode optar por realizar a prova de vestibular online; utilizar a nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, a partir de 2005; ou optar por realizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mais informações em unijui.edu.br/ead.
Evento teve início na segunda-feira, 5, e segue até esta sexta-feira
O Ciência para Todos Unijuí 2 chegou ao seu terceiro dia nesta quarta-feira, 7, com uma programação que se estendeu da manhã até a noite. O evento, promovido pela Fidene Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, contará com atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão até a sexta-feira, dia 9 de julho.
Ao abrir a Mostra Científica Virtual, o professor Nelson Toniazzo falou sobre o desafio de transformar um projeto tão interativo, como o Física para Todos, ao qual coordena, numa exposição virtual - proposta também assumida pelos demais projetos de extensão. Ontem, o Física para Todos apresentou experimentos de mecânica, óptica, eletricidade, magnetismo e lançamento de foguetes, além de abordar, num segundo momento, a relação entre a física e os acidentes de trânsito.
Quem participa da formação promovida pelo Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação, para o desenvolvimento de aplicativos com scratch, pode, ontem, adicionar funcionalidades ao jogo que começou a ser desenvolvido na segunda-feira.
Enquanto isso, o Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais fez uma apresentação dos aplicativos MathGo e PortGo, que ensinam a matemática e a língua portuguesa de uma forma divertida. E por falar em matemática, até a sexta-feira acontece o 2º Desafio MathGo, que já conta com mais de 70 competidores. Para participar, basta acessar www.mathgo.com.br, criar uma conta e iniciar a resolução das questões. Os três alunos mais bem colocados serão premiados.
O Projeto de Extensão Energia Amiga explorou a logística reversa de lâmpadas, enquanto que o Projeto de Extensão Traças Digitais apresentou o trabalho “Literatura, jogos digitais e quadrinhos: narrativas transmídia”.
Para os estudantes do Ensino Médio, uma palestra esclareceu pontos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), diferentes acessos à Educação Superior e programas de financiamento. Também foi transmitida uma palestra com a especialista em Inteligência Artificial do Banco do Brasil, egressa de Informática da Unijuí, Fabia Lauxen, sobre os “Caminhos para Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Big Data.
Por meio do Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo, também ocorreu o lançamento da 2ª Feira de Matemática do Rio Grande do Sul, que acontecerá novamente de forma online, entre os dias 4 e 5 de novembro. As inscrições serão abertas na sexta-feira, dia 9, e seguem até 4 de outubro. O evento será promovido pela Unijuí em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem/RS).
Para fechar, o Projeto de Extensão Meninas que Engenham o Futuro apresentou os projetos desenvolvidos sobre eficiência energética e reuso da água.
Toda a programação da Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos pode ser conferida no canal da Unijuí no Youtube. O evento tem movimentado Ijuí e região, e também atraído pessoas de outros estados.
Conduzindo um espaço com orientações sobre interpretação de textos aos estudantes do Ensino Médio, a coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, professora Taíse Possani, destacou a importância do Ciência para Todos, especialmente para os alunos da Educação Básica e seus professores. “É um momento importante, onde a Universidade partilha um pouco do que é produzido em termos de pesquisas, de estudos, nas diversas áreas do conhecimento. Tanto professores quanto alunos da Educação Básica podem conhecer e até aprofundar os conteúdos vistos durante as aulas”, reforçou.
Coordenadora do Projeto de Extensão Educação em Saúde, a professora Ângela Moreira afirmou que o evento tem uma importância muito grande para docentes e acadêmicos, especialmente da área da saúde, que atuam diretamente com estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. No Ciência para Todos é possível aprofundar o aprendizado e mostrar não só a estrutura, mas tudo que é produzido dentro da Universidade. “No primeiro ano do Ciência para Todos, por exemplo, apresentamos presencialmente várias peças anatômicas, com o intuito de explicar as funções dos órgãos que compõem o corpo humano. Neste ano, transmitimos essa atividade de um dos Laboratórios de Anatomia da Unijuí, para um público maior”, explicou a professora, lembrando que o projeto também participa, neste ano, com outras ações.
Para conferir a programação desta quinta-feira, acesse bit.ly/cienciasparatodos.
Confira as transmissões:
07.07 - manhã:
07.07 - tarde:
07.07 - noite:
Na próxima terça-feira, dia 13 de julho, a Unijuí vai promover a 1ª Mostra de Projetos Integradores. O evento acontece a partir das 19h, pelo canal da Universidade no Youtube.
Novidade na Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, os Projetos Integradores são componentes curriculares que acontecem desde o primeiro semestre. Por meio deles, os estudantes são estimulados a desenvolver soluções para desafios reais, encaminhados pela comunidade.
Durante a mostra, serão apresentadas algumas das soluções desenvolvidas no decorrer deste primeiro semestre. Para acompanhar, basta acessar este link.
Nesta terça-feira, dia 6 de julho, aconteceu a palestra “Uso das normas da ABNT: citação e referência” e “Uso da ferramenta Moore para criação de referências”. A atividade faz parte do Ciclo de Formação para Iniciação à Pesquisa e Extensão 2021. O evento teve a sua transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.
A formação foi conduzida pela bibliotecária da Universidade, Ginamara de Oliveira Lima, aos estudantes bolsistas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação (Fapergs, CNPq e Unijuí), e bolsistas de extensão (Pibex).
A palestrante iniciou explicando a forma correta de aplicar citações nas produções textuais, os principais tipos e quando usá-las. “É importante usar as citações nos trabalhos, mas é necessário manter o cuidado e seguir as regras, dar os créditos aos autores e assim evitar um plágio. Aquilo que você está escrevendo já foi defendido por alguém ou publicado em algum lugar. Pesquise e deixe o seu texto mais interessante. O guia de formatação da universidade auxilia muito nessas dúvidas. Façam uso dele”, destacou.
Dando seguimento à capacitação, os acadêmicos conseguiram compreender ainda mais sobre as normas e as ferramentas como o uso do Moore, que podem auxiliar na pesquisa e no processo de produção. Ginamara de Oliveira respondeu às dúvidas dos participantes e ainda abordou a forma correta de construir o título, o uso das referências e a importância de buscar por conhecimento com dicas para facilitar na estruturação do trabalho.
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí
Confira a palestra na íntegra:
O próximo encontro do Clube do Livro será no sábado, dia 10 de julho, às 15h, via Google Meet. A obra escolhida para debate e análise deste mês é “Noite”, escrita por Érico Veríssimo. Essa será a terceira reunião do grupo, que já discutiu os livros “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, e “O senhor das moscas”, de William Golding.
Um dos coordenadores do grupo, professor Anderson Amaral de Oliveira, comenta que o Clube do Livro era um desejo antigo do curso de Letras. “Retomamos essa atividade nesse ano e já estamos no terceiro encontro. Conseguimos reunir um grupo muito bom e proativo, que adora falar de cultura e literatura.”
O professor ainda acrescenta que o Clube do Livro corresponde às suas expectativas por ser um espaço privilegiado para poder discutir a literatura. “São poucos espaços como este, ainda mais na pandemia. A leitura tem sido para muita gente uma forma de refletir e de combater a solidão.”
Com exceção da primeira obra debatida, "Fahrenheit 451”, que foi indicada pelo professor Anderson, a escolha é feita a partir de sugestões de livros que os integrantes já leram ou gostariam de ler.
Para participar dos encontros, basta ter uma conta Google e acessar o seguinte link: https://meet.google.com/hbu-ssui-wrd. “O grupo é de livre adesão. Qualquer pessoa que tenha o interesse em ler bons livros e trocar ideias está convidado a participar", finaliza o professor.
Gabriel R. Jaskulski
O Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir da Unijuí teve o projeto “Investimento na primeira infância: uma garantia de sustentabilidade da sociedade” aprovado na 5ª edição do Programa Empreender para Transformar da Sicredi das Culturas RS/MG.
O projeto destina-se à prevenção e promoção em saúde e trata do desenvolvimento humano e preparação para o futuro. O investimento na primeira infância, através do atendimento multidisciplinar e intervenção precoce, aliado com o início antecipado de terapias terapêuticas, se torna um investimento para o desenvolvimento sustentável da sociedade a longo prazo, além de contribuir para redução dos custos das políticas públicas futuras.
Por meio do projeto, o CER III/Unir vai adquirir brinquedos educativos, jogos pedagógicos e livros infantis para os atendimentos de intervenção precoce. Estes itens serão instrumentos de trabalho da equipe interdisciplinar, promovendo estímulos sensoriais e de funções executivas em crianças atendidas.
O público-alvo são crianças entre o nascimento e a idade escolar (0 a 6 anos), que apresentam risco para o seu desenvolvimento físico, intelectual e sensorial, prevenindo e diminuindo o risco do agravamento dos problemas de desenvolvimento.
Evento, realizado de forma virtual, segue até a sexta-feira, dia 9
O Projeto de Extensão Educação em Saúde iniciou a terça-feira, 6, segundo dia do Ciência para Todos Unijuí 2, com um alerta sobre transtornos alimentares aos jovens. Conforme explicou a coordenadora do curso de Nutrição, professora Adriane Huth, os casos tornam-se frequentes entre adolescentes por ser um período de identificação e de busca por aceitação. Neste espaço, foram apresentadas informações sobre as causas, tipos de transtornos - como anorexia e bulimia, consequências e tratamento.
Promovido pela Fidene/Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Ciência para Todos apresenta, desde segunda-feira, diversas atividades organizadas pelos projetos de extensão. Elas integram a Mostra Científica Virtual, que pode ser acompanhada até a sexta-feira, dia 9, pelo canal da Unijuí no Youtube.
Nesta terça-feira, o Projeto Física para Todos deu início aos experimentos de mecânica, eletricidade e magnetismo; enquanto que o Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação seguiu com a formação sobre o desenvolvimento de aplicativos com scratch, uma linguagem de programação baseada em blocos. Depois de uma introdução à ferramenta, os participantes puderam desenvolver o primeiro protótipo do jogo.
O Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais fez uma apresentação dos aplicativos MathGo e PortGo, que trabalham de uma forma divertida os conceitos matemáticos e de língua portuguesa com estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Para conhecer, basta acessar www.mathgo.com.br e www.portgo.com.br. Até a sexta-feira, o 2º Desafio MathGo acontece entre os alunos.
Por meio de uma linha do tempo, o Projeto de Extensão Meninas que Engenham o Futuro contou a história de mulheres que marcaram as Ciências Exatas e as Engenharias. A iniciativa vai ao encontro do objetivo do projeto: mostrar o potencial das mulheres, ampliando a inserção feminina neste campo de atuação.
O trabalho “Ei! Dá um sinal de vida, leke!” foi apresentado dentro do Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, que busca pensar, durante a formação dos estudantes, estratégias de cuidado para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência física.
Acadêmicos do curso de Medicina, por meio do Projeto de Extensão Educação em Saúde, utilizaram um dos laboratórios da Universidade para fazer uma exposição anatômica das funções dos órgãos que compõem o corpo humano. E para finalizar a programação do dia, foram realizadas orientações sobre educação financeira pelo Projeto de Extensão Rádio, Tecnologia e Empreendedorismo na Escola.
Todas as atividades do Ciência para Todos envolvem professores e acadêmicos, integrantes dos projetos de extensão universitária. É o caso, por exemplo, da estudante do 6º semestre do curso de Letras: Português e Inglês, Kemely Pavani Menegazzi, que participa do projeto AppGo. De acordo com ela, a preparação para o evento teve início no começo do ano. “O Ciência para Todos motiva os acadêmicos a fazerem parte da extensão, que é uma das formas mais divertidas de ganhar conhecimento e de criar vínculos na universidade”, afirma a estudante, que vê sua participação no projeto, e especialmente no desenvolvimento do aplicativo PortGo - voltado ao ensino da língua portuguesa, um ganho para a sua formação, seja pela bagagem de conteúdos que recebe, como pelas experiências que vivencia. “Com o projeto, levamos uma proposta diferenciada e inovadora à comunidade, principalmente aos alunos de escolas públicas, o que também tem grande importância”, disse.
Estudante do curso de Engenharia de Software e bolsista no Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação, Natália Krein diz que participar do Ciência para Todos é uma experiência incrível. “É extremamente gratificante poder contribuir com a disseminação da ciência através do projeto Meninas Digitais, que estimula a inserção das mulheres na área da computação. Neste ano o projeto, juntamente com o Programe o seu Futuro, resolveu participar do evento com uma série de vídeos que ensinam a lógica da programação por meio da montagem de um jogo no software scratch. Foi um longo trabalho realizado por bolsistas e professores para entregar um resultado que fosse divertido e didático ao mesmo tempo”, afirmou.
Para conferir a programação deste terceiro dia, acesse bit.ly/cienciasparatodos.
Programação do dia 6 - manhã:
Programação do dia 6 - tarde:
A Unijuí recebeu o selo Escola Segura, que indica que a Instituição atende às recomendações do Plano de Combate ao Coronavírus e que apresentou o Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da covid-19.
O Plano de Contingência foi vistoriado e aprovado pelo Centro de Operações em Saúde para Educação (COE) no âmbito municipal.
Conforme destaca a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, o selo é importante porque reconhece o trabalho que a Fidene, por meio de suas mantidas, tem desde o início da pandemia, a fim de garantir a segurança dos seus funcionários, professores e acadêmicos.
“Desde que a pandemia começou, em março do ano passado, constituímos uma Comissão Interna de Contingência, responsável por acompanhar e elaborar protocolos. A partir daí, elaboramos nosso Plano de Contingência, que está disponível no portal unijui.edu.br”, explicou a vice-reitora, lembrando que a Instituição participa ativamente do comitê municipal de enfrentamento à covid-19. “Auxiliamos na elaboração de estratégias e também de protocolos para todas as instituições de ensino que passaram por esta comissão. O selo dá uma segurança maior a todos que circulam pela Universidade, ou que vão circular, já que, no segundo semestre, vamos avançar com o retorno das aulas presenciais, que vão exigir toda uma organização no cumprimento de protocolos”, completou a professora.
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