Fidene/Unijuí abre a programação do Ciência para Todos - Unijuí

Fidene/Unijuí abre a programação do Ciência para Todos

Projetos de Extensão realizam atividades até a sexta-feira, dia 9

Na manhã desta segunda-feira, dia 5 de julho, a Fidene/Unijuí abriu oficialmente o Ciência para Todos Unijuí 2 – evento realizado de forma totalmente virtual, que busca promover ações de divulgação, educação e popularização da ciência para comunidade, em especial para professores e estudantes da Educação Básica. O evento, que acontece em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, contará com uma série de atividades até a sexta-feira, dia 9, todas transmitidas pelo canal da Unijuí no Youtube.

Para nós, enquanto Universidade, é uma honra começar a segunda edição deste evento com o apoio das Coordenadorias e Secretarias Municipais de Educação. Isso nos motiva e nos dá energia para, cada vez mais, nos aproximarmos e contribuirmos com a formação dos estudantes da região”, destacou o coordenador do Ciência para Todos Unijuí 2, professor doutor Edson Luiz Padoin, lembrando que o evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A expectativa, conforme destacou o professor, era que o evento tivesse acontecido em outubro do ano passado, o que não foi possível em razão da pandemia de covid-19. “Estamos nos reinventando e compartilhando com professores e alunos os resultados dos nossos projetos de extensão. Um pouco do que está sendo feito dentro da Universidade”, reforça.

Na mesma linha, a reitora da Unijuí, professora doutora Cátia Maria Nehring, destacou que não apenas a Universidade, mas as escolas, passam por um momento de reinvenção. “Em 2019, quando realizamos a primeira edição do evento, recebemos, em uma semana, em uma tenda montada no Campus, cerca de cinco mil alunos da Educação Básica. Neste ano assumimos o desafio de, a partir dos projetos de extensão, continuar fazendo esse movimento de interação com nossas escolas. Será uma semana intensa, com diversas atividades”, afirma.

Secretário de Educação de Ijuí, Cláudio de Souza disse que, já em 2019, viu no Ciência para Todos um projeto de sucesso. “O evento faz uma grande aproximação do mundo acadêmico com a Educação Básica através da ciência, da tecnologia, do conhecimento e da informação”, disse. Já a secretária de Educação e Cultura de Santa Rosa, Lires Zimmermann Fuhr, frisou a importância do evento para o desenvolvimento da educação, da tecnologia e da inovação. Comentou, também, sobre a importante interação gerada pela aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior.

Titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Eveline de Souza Eberle disse que se sente honrada em fazer parte deste momento com as escolas de Ijuí e região. Comentou, ainda, que a proposta do Ciência para Todos Unijuí 2 está totalmente alinhada à educação. A titular da 17ª CRE, Beatriz Santina Cancian Milbradt, falou sobre a necessidade de a Educação Básica, e especialmente do Ensino Médio, avançar na área de pesquisa.

Quem também participou da solenidade de abertura foi o representante da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), Odilar de Vargas, que falou sobre o desafio de conduzir a área da educação em um momento de pandemia. “Temos caminhado em busca de soluções, de entendimentos, de consensos, de forma conjunta. E entre as lutas que temos, é a de democratização do conhecimento, algo que a Unijuí faz, por meio de eventos como este”, completou.

A Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos Unijuí 2 pode ser acompanhada no canal da Unijuí no Youtube. A programação completa, com as atividades realizadas pelos projetos de extensão, pode ser conferida em bit.ly/cienciasparatodos. Na mesma página, escolas podem realizar inscrições para oficinas que são realizadas pelo Salão do Conhecimento, até o final deste mês.

Confira o primeiro dia do evento: