Unijuí amplia parceria com o município de Chiapetta - Unijuí

Unijuí amplia parceria com o município de Chiapetta

Escola Municipal de Ensino Fundamental Haydêe

A Unijuí ampliou a parceria com o município de Chiapetta, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório Universidade-Comunidade. Uma série de ações foi realizada junto às escolas do município, com o objetivo de levar o Projeto de Extensão Programe o seu Futuro, que faz parte do Programa de Empreendedorismo e Inovação da cidade. O Peichi, como é chamado, visa o desenvolvimento econômico-social através da integração e ação de diversos agentes responsáveis pela formação do jovem profissional, empreendedor, inovador e cidadão de Chiapetta, fomentando a sua inserção no mercado de trabalho.

De acordo com o professor coordenador do Programe seu Futuro, professor Marcos Cavalheiro, o projeto visa o ensino e a transferência de conhecimento tecnológico para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis (smartphones e tablets), demonstrando que cada indivíduo pode ser um ente ativo da tecnologia, despertando o espírito empreendedor.

“Teremos a participação de estudantes das escolas municipal e estadual, dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Contaremos com atividades que ocorrerão durante quatro semestres, onde temos previstas oficinas para o desenvolvimento do pensamento computacional/lógica de programação, desenvolvimento de aplicativos para Android e o desenvolvimento de jogos, por meio de ferramentas WEB, que permitem que muitas das oficinas possam ser realizadas de forma online. A maioria delas vai ocorrer por videoconferência  e com a participação de bolsistas e professores da Unijuí”, explicou o professor.

Irão participar do projeto a Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta, Escola Municipal  de Ensino Fundamental Professora Lorette Fanck e a Escola Municipal Haidêe Chiapetta.

A ação complementa o contrato firmado em maio para o desenvolvimento da Incubadora Municipal Inovachi, que tem por objetivo a criação e desenvolvimento de novos negócios. Atualmente ela conta com nove empresas incubadas em atendimento. Estão sendo realizados encontros de qualificação com os empreendedores, além de consultorias,  planejamento e a definição das métricas de desempenho das empresas. O consultor Jardel Dallabrida foi contratado pela Universidade para desempenhar as atividades junto às empresas com o acompanhamento da Criatec, pela coordenadora Maria Odete Palharini.

Para o prefeito de Chiapetta, Eder Both, é um orgulho estar envolvido no desenvolvimento de um projeto inédito de incubação de empresas, inovador, em parceria com a Unijuí. “Reconhecemos e nos inspiramos com a trajetória da Criatec. Estamos nos apropriando do conhecimento da Universidade nesta iniciativa, e firmando parcerias para outras ações. Agora, por exemplo, estamos iniciando mais um projeto: a realização de um concurso que vai escolher o novo pórtico da cidade. Todo processo será elaborado pelas turmas do curso de Arquitetura e Urbanismo”, afirmou.