Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Prorrogada a submissão de Temas Livres no 8º Congresso Internacional em Saúde

O prazo para submissão dos Temas Livres no 8º Congresso Internacional em Saúde, agendado para acontecer de 18 a 21 de maio, de forma online, foi prorrogado para o dia 31 de março. Inscrições podem ser realizadas pelo endereço www.unijui.edu.br/8CIS.

Cada autor poderá submeter até dois trabalhos nas modalidades resumo simples e/ou trabalho completo. O autor deverá, na submissão, escolher a seção do trabalho: Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Farmácia, Nutrição, Medicina, Biomedicina, Educação Física, Psicologia, Odontologia, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas e Química, Educação em Saúde, Atenção Integral à Saúde, Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Fonoaudiologia, Multidisciplinar, Direito em Saúde ou Outros.

A apresentação de trabalhos será realizada durante o evento, de forma remota. As normas completas para submissão de trabalhos podem ser conferidas na página. A programação do evento será publicada em breve.

Tendo como tema central “Determinantes sociais, tecnológicos e ambientes em Saúde”, o 8º Congresso Internacional em Saúde tem como objetivo discutir, de forma interdisciplinar e multiprofissional, perspectivas, tendências e desafios no campo da saúde, permitindo interações, a ampliação de conhecimento e experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes do Brasil e de outros países. Inscrições estão abertas, com valor especial até o dia 15 de março, pela página do evento.

O Congresso Internacional em Saúde é promovido pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - uma associação entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz); o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí; o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí; e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. Ainda, pelos cursos de graduação em Medicina, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas e Gastronomia da Unijuí, e pela Universidade do Minho de Portugal.


Criatec promove MeetUp com o tema “Networking: do negócio para a vida”

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí promoverá, na próxima quinta-feira, dia 11 de março, o segundo MeetUp com o tema “Networking: do negócio para a vida”. O evento terá início às 19h e será transmitido pelo canal do Youtube da Unijuí.

“Vamos falar sobre como é importante você participar de eventos, ter uma rede de contatos, e o quanto isso pode ajudar a alavancar um negócio. O MeetUp é aberto a todos que se interessam pelo tema e que gostariam de ouvir a experiência de três mulheres que tiveram na rede de contatos um ponto importante para o desenvolvimento dos seus negócios”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.

Como estamos no Mês da Mulher, três convidadas farão parte do bate-papo: a especialista em Agronegócio e Marketing e CEO da Agricon Business, Eduarda Olivia Schneider; a expert em Gestão de Negócios de Tecnologia e mentora de startups nos programas Inovativa Brasil, Junior Achievement e rede Mentores do Brasil, Mirian Souza; e a sócia-proprietária da Escola de Tecnologia Código Kid e presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação de Santo Ângelo, Daniele Barbieri Schneider.

O MeetUp prepara para a Startup Weekend, em data a ser definida.


Inscrições abertas para Aluno Eventual no Mestrado em Atenção Integral à Saúde

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde está com inscrições abertas para Aluno Eventual no curso de Mestrado. Interessados devem preencher um formulário, neste link, até o dia 12 de março. A matrícula é feita posteriormente, após contato da Secretaria do Programa e apresentação da documentação exigida no edital - disponível em www.unijui.edu.br/ppgais.

Ofertado a partir da associação entre Unijuí e Universidade de Cruz Alta (Unicruz), o Programa oferece 11 vagas para Aluno Eventual, divididas nas seguintes disciplinas: Reabilitação Multidisciplinar em Indivíduos com Doenças Crônicas Não-transmissíveis (4 vagas); Plantas Medicinais na Atenção Integral à Saúde (2 vagas); Políticas Públicas em Saúde (2 vagas); e Pesquisa em Saúde I (3 vagas).

O Programa é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, e dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Mais informações pelo telefone 3332 0200 - Ramal 3214 ou pelo e-mail  ppgais@unijui.edu.br.

 

 





Unijuí seleciona voluntários para nova rodada da Epicovid19-RS

Entre os dias 9 e 11 de abril, acontece em Ijuí a 10ª rodada da Pesquisa Epicovid19-RS: Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul. E para isso, estão sendo selecionadas pessoas para atuarem como entrevistadores voluntários. A pesquisa, realizada pelo governo do Estado e coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conta com apoio da Unijuí para sua aplicação.

Para ser um voluntário, é necessário estar cursando ou ter concluído o Ensino Superior; não pertencer a um grupo de risco; ter veículo e carteira de habilitação (preferencialmente); ter disponibilidade de horários durante os três dias da pesquisa; e celular com sistema Android.

Os candidatos que já testaram positivo para covid-19 poderão participar, desde que apresentem cópia do PCR positivo até 8 de março de 2021, PCR negativo a partir do dia 8 de março, ou comprovante de vacinação.

O entrevistador receberá todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários; certificado de participação no projeto; ajuda de custo para gasolina e ajuda de custo por questionário. Ainda, o treinamento para aplicação do questionário (via celular) e do teste para detecção da covid-19 em membros sorteados da comunidade.

Interessados em participar da pesquisa devem preencher o formulário, neste link, até às 12h do dia 5 de abril. Mais informações pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br.


CrediUnijuí abre vagas para estudantes de cursos presenciais

Estudantes inscritos em cursos presenciais, com exceção do curso de Medicina, têm a chance de concorrer a uma vaga no Programa de Financiamento de Crédito Educativo Unijuí (CrediUnijuí). As inscrições estão abertas e encerram-se na próxima sexta-feira, dia 12 de março.

Conforme consta no Edital G.R. nº 05/2021, será concedido um total de até 40 vagas. O percentual de financiamento é de até 50% do valor da mensalidade e o saldo devedor não conta com a incidência de juros: ele é corrigido ao final de cada ano pelo mesmo índice de reajuste das mensalidades dos cursos de graduação, definido pelo Conselho Universitário da Unijuí, acrescido da taxa de administração anual de 1%.

Para participar do processo seletivo é necessário ser aluno matriculado do primeiro semestre de 2021; matricular-se semestralmente, no mínimo, em 20 créditos acadêmicos que correspondem a 300 horas; e possuir renda bruta do grupo familiar per capita de até cinco salários mínimos. É requisito preencher e comprovar as informações solicitadas; não ter vínculo empregatício com a Fidene e suas mantidas; não ser beneficiário de outro financiamento estudantil ou bolsa de estudos, público ou privado, de outro tipo de desconto estudantil e/ou de outro benefício disponibilizado pela Fidene/Unijuí superior a 20% da semestralidade acadêmica, exceto as bolsas de estudo para atividades extracurriculares, de pesquisa e de extensão; estar em situação financeira regular junto à Fidene/Unijuí; e possuir ficha cadastral, própria ou do representante legal, e dos fiadores.

A inscrição e entrega da documentação serão realizadas junto à Central de Atendimento ao Estudante (CAE).

O critério de classificação dos candidatos leva em conta o índice de carência econômico-financeiro informado na entrega da documentação e validado pela Comissão Permanente de Seleção do CrediUnijuí. Os 40 alunos com maior índice de carência serão classificados.

O edital pode ser conferido neste link. Mais informações na CAE, pelo telefone 3332-0444.


Estudo desenvolvido na Unijuí foi apresentado em evento internacional

Um importante estudo, desenvolvido por professores e estudantes da Unijuí, foi compartilhado com a comunidade acadêmica internacional em um evento que aconteceu no fim do ano passado: o 5º Encontro do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa – Portugal. O evento aconteceu sob a temática “A deficiência face à crise pandêmica: desafios e respostas”.

Escrita pela mestranda em Direito, com área de concentração em Direitos Humanos, e bolsista Capes/Prosuc, Schirley Kamile Paplowski; pela professora doutora Anna Paula Bagetti Zeifert, docente no curso de Direito e no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí; e pela acadêmica do curso de Direito e bolsista voluntária de iniciação científica, Vitória Agnoletto; a pesquisa “Cuidar de quem cuida: por uma prática do cuidado desperta à desigualdade de gênero” foi apresentada na modalidade comunicação oral, no quinto painel, que tratou do tema “Cuidados e apoios às pessoas com deficiência e cuidadores”.

A pesquisa integra o conjunto de atividades desempenhadas no projeto de pesquisa "Justiça Social: os desafios das políticas sociais na realização das necessidades humanas fundamentais", coordenado pela professora Anna Zeifert, assim como as atividades do grupo de pesquisa "Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade", coordenado pelos professores Daniel Cenci e Anna Zeifert.

“Neste estudo, tratamos sobre a prática do cuidado, com uma atenção para quem a desempenha. O tema é muito caro para as teorias de justiça e para a justiça de gênero, considerando que este trabalho é desempenhado majoritariamente por mulheres e meninas, de forma não remunerada, ou, quando o é, com baixa remuneração”, explicou a mestranda Schirley Kamile. “Apresentamos que o cuidado se baseia em uma prestação essencialmente humana e uma necessidade que possuímos em pelo menos três momentos da vida - infância e adolescência, nos períodos de adoecimento e na velhice; exceto com relação a pessoas com deficiência, as quais poderão depender deste cuidado por períodos maiores.”

O cuidado, conforme explica a jovem, compreende assistência, amparo e auxílio no atendimento do conjunto básico das necessidades humanas. A questão gira em torno de quem desempenha historicamente as atividades inerentes ao cuidado e como tais prestações são (des)valorizadas pela sociedade e pelo Estado. Em documento informativo da organização Oxfam Brasil, de 2020, foi apontado que as mulheres são responsáveis por mais de três quartos do cuidado, não remunerado, ao passo que compõem dois terços das atividades de cuidado remuneradas.

“Discutimos que nossas sociedades necessitam partilhar o trabalho do cuidado, para que ele não se restrinja às mulheres e meninas, tendo em vista que são todos, igualmente, que dependem de auxílio em determinadas circunstâncias. Ou seja, redistribuí-lo na família. Também se faz necessário reconhecer este trabalho como tal e representar as cuidadoras mais marginalizadas”, reforçou a mestranda.

Pensando nisso, o problema investigador consistiu em: quais medidas podem lidar com as situações de necessidade e dependência humanas, que sejam compatíveis com a autoestima daqueles que têm necessidade de cuidados e que não explorem as cuidadoras?, através do método hipotético-dedutivo, com técnica de pesquisa bibliográfica, onde foi delineada uma solução provisória que sugere mudanças no sistema econômico, educacional, em benefícios, no desenvolvimento de sistemas nacionais de cuidado e em práticas que desafiem normas sexistas. “Essas medidas viriam a beneficiar não somente cuidadoras e cuidadores, mas quem recebe o cuidado, porque quanto mais qualificado ele for, mais se assegura a dignidade das pessoas envolvidas”, conclui Schirley.

A apresentação está disponível neste link.


Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos recepciona turmas

Na última quarta-feira, dia 3 de março, o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí recepcionou os estudantes vinculados aos cursos de Mestrado e Doutorado, ingressantes no ano de 2021.

A atividade aconteceu online, em decorrência das limitações impostas pela pandemia de covid-19, e contou com a participação dos professores do programa, que tiveram a oportunidade de apresentar aos alunos suas pesquisas, disciplinas e campos de atuação no cenário da Pós-Graduação em Direito.

O coordenador do Programa, professor Maiquel Dezordi Wermuth, também apresentou aos ingressantes as estruturas curriculares dos cursos, dinâmicas de funcionamento dos percursos de formação e informações importantes.

Para os dias 25 e 26 de março, estão agendadas duas conferências, com convidados internacionais, que integrarão as atividades da Aula Inaugural dos cursos.

 


Pós-Graduação é diferencial para quem quer alavancar carreira

Atuando há 12 anos no mercado financeiro, Cícero de Moura Shumann ingressou em uma especialização quando decidiu que queria evoluir na carreira. Egresso do curso de Administração da Unijuí, buscou na Instituição a Pós-Graduação Lato Sensu em Finanças e Mercado de Capitais.

“Iniciei a carreira em um grande banco e fiz transições, em algumas instituições, ao longo dos anos. Hoje atuo como gerente de agronegócio. Eu percebi, em determinado momento da minha vida profissional, que faltava algo. Que para crescer, para fazer um movimento na minha carreira, eu precisava me qualificar. E foi então que busquei o curso”, conta o profissional, que entende que, diante de um mercado concorrido, com bons profissionais, é necessário estar sempre se qualificando.

“O curso me trouxe boas oportunidades. Antes mesmo de concluir a pós-graduação, consegui fazer um movimento importante na empresa em que estava. E o curso também foi um diferencial no processo seletivo de outra empresa. Consegui elevar meu nível de conhecimento e também consegui ter contato com outros profissionais, não apenas professores como colegas.”

Como atua na área de agronegócio, neste momento, Cícero já pensa em buscar uma nova qualificação. “Não pretendo parar de estudar”, garantiu.

Para quem busca, assim como Cícero, uma nova colocação no mercado de trabalho, a Unijuí oferta diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. Na modalidade Ensino a Distância (EaD), são ofertados os cursos de Marketing, Engenharia de Avaliações e Perícias e Gestão Bancária e Negócios.

No campus Ijuí, estão abertas as inscrições para Estética Avançada e Minimamente Invasiva; Finanças e Mercado de Capitais; Saúde Mental; Controladoria e Gestão Empresarial; Fisioterapia Neurofuncional; Hematologia Laboratorial; Urgência, Emergência e Trauma; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário; Auditoria e Planejamento Tributário; e Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições.

Por meio do campus Três Passos, são ofertadas as especializações em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário.

Para mais informações, estão disponíveis o telefone 3332- 0553 e o e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.


MADP prepara exposição virtual “As Mulheres que estão no mapa”

A partir de segunda-feira, dia 8 de março, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) vai proporcionar à comunidade, de forma online, em um website específico, uma exposição com temática presente nos debates atuais, mas com uma perspectiva municipal. “As Mulheres que estão no mapa” é o nome da exposição virtual que aborda a visibilidade e representação feminina no contexto das ruas de Ijuí, uma vez que as mulheres representam mais de 50% da população ijuiense.

A mostra é uma reedição, no formato virtual, da exposição que já aconteceu de forma física no espaço temporário do Museu. Essa reedição marca um momento importante na história da Instituição. Neste ano, a comunidade acompanhará mais exposições virtuais reeditadas e que marcaram a história do Museu, como uma forma de comemorar os 60 anos de fundação do MADP.

Como conjunto da exposição, no dia 18 de março acontecerá um webinar, no canal do Youtube do Museu – disponível neste link, com o título “Somos todas feministas! Entendendo os conceitos e a vida prática”. A palestra será ministrada por Ana Maria Colling, doutora e pesquisadora do tema, junto da mediação de Graciele Fabricio, historiadora e integrante da diretoria da APMI - Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ijuí, que desenvolverá, em parceria com o Museu, a conversa. O lançamento acontecerá nas redes sociais do Museu Antropológico Diretor Pestana.


FAQ - Aulas Online e Presenciais

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos estudantes sobre o formato das aulas e demais atividades na Universidade, a Unijuí reuniu as perguntas frequentes recebidas. Confira: 

Até quando as aulas permanecerão online na Unijuí?

Todas as aulas teóricas dos cursos de graduação presenciais permanecem na forma online até 31 de março.

Qual a orientação sobre as aulas práticas?

Aulas Práticas e Estágios (da área da saúde - rede básica e hospitalar) que acontecem em campo externo à Instituição, permanecem suspensas até o dia 22 de março. Para os demais cursos, no qual o campo de atuação permite, permanece a programação;

- Estágios obrigatórios que ocorrem na UNIR, UNILAB e Farmácia Escola estão suspensos a partir do dia 08 de março até o dia 22 de março, sendo que o atendimento à comunidade e seres vivos será efetuado pelos profissionais do quadro funcional da Unijuí, seguindo os protocolos de biossegurança. A programação destas disciplinas será reorganizada pelos coordenadores e professores oportunamente; 

- Estágios obrigatórios que ocorrem na Clínica de Psicologia e no Hospital Veterinário, que envolvem atendimento às pessoas da comunidade e seres vivos, se mantêm seguindo os protocolos de biossegurança; 

- Estágios obrigatórios e práticas, que não envolvem atendimento ao público, permanecem temporariamente substituídos por atividades remotas síncronas no que for possível, até o dia 22 de março. A programação destas disciplinas será reorganizada pelos coordenadores e professores.

As aulas práticas podem ser online para os estudantes de grupos de risco ou com familiares em grupo de risco?

Depende do curso em questão. Por isso, o assunto deve ser tratado diretamente com a coordenação do seu curso.

As aulas de pós-graduação são online?

- Aulas dos CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAIS (especializações, MBAs) e STRICTO SENSU (mestrados e doutorados) serão online até 31 de março. 

Em virtude da bandeira preta, que representa risco máximo de contágio da covid-19, como está funcionando o atendimento nos campi da Unijuí?

- O atendimento presencial ao público na Instituição, nos quatro campi, será em regime de plantão, mediante agendamento pelos canais oficiais: 

Ijuí - (55) 3332-0200; Três Passos - (55) 3522-2122; Santa Rosa - (55) 3511-5200; Panambi - (55) 3375-4466.

O atendimento presencial aos estudantes, pelas coordenações de curso, precisa ser agendado previamente, priorizando os canais online - google meet, telefone, email.  

Como ficarão os eventos e formaturas previstas para o primeiro semestre?

- Reuniões e eventos institucionais até abril devem ocorrer somente de forma online;

- Formaturas presenciais estão suspensas até o mês de abril. Qualquer mudança será informada nos canais oficiais da Instituição até novo decreto do Governo Estadual;

 Quem quiser, pode continuar online quando as aulas iniciarem a ser presenciais?

A portaria 1.038 do Ministério da Educação determina o retorno presencial para os cursos que são na modalidade presencial. As únicas pessoas que podem ter aula online, conforme a determinação do MEC, são as pertencentes ou que residem com pessoas do grupo de risco.

Tenho familiares no grupo de risco, como comprovo?

É necessário preencher um formulário informando se é ou mora com familiares de grupo de risco. Neste formulário, constam todos os documentos necessários para a comprovação. Caso o familiar possua uma comorbidade, doença elencada como de risco pelo Ministério da Saúde, será necessário anexar junto ao formulário um atestado médico. Se a questão for referente à idade, é necessário anexar uma cópia do documento de identificação do estudante ou familiar idoso, com mais de 60 anos, integrante do grupo de risco. Caso seja um familiar integrante do grupo de risco, o estudante pode anexar também ao formulário uma declaração de residência compartilhada com o familiar, onde o estudante e o familiar devem assinar. 

Preciso ir na casa da minha vó com frequência, mesmo não morando com ela. Como posso comprovar a necessidade de aula online?

A princípio, a Unijuí autoriza que permaneça online apenas pessoas que são do grupo de risco ou residam na mesma casa que um familiar pertencente ao grupo de risco. 

Se alguém é do grupo de risco e quiser frequentar a aula presencial quando houver o retorno, pode?

A orientação é de que o estudante converse com a coordenação de curso, explique a comorbidade e apresente um atestado médico com a liberação de que o acadêmico pode frequentar a Universidade.

Vai ter desconto de mensalidade?

Não. Continuamos com o orçamento nas mesmas condições, seja para o corpo docente, estrutura e, em virtude das aulas simultâneas, a Universidade está investindo em equipamentos tecnológicos. 

Como vocês planejam "controlar" o distanciamento e o uso de máscara durante o intervalo, nas cantinas?

A Unijuí vai fazer o controle a partir da diminuição do fluxo de pessoas nos quatro campi. Nas salas de aula, as classes já estarão nos devidos lugares, com a distância correta entre todos. Com relação ao uso de máscara, haverão funcionários transitando pelos campi para orientação, bem como os professores irão observar o uso e, além disso, a Instituição conta com a responsabilidade de todos para que sejam cumpridos todos os protocolos, como: a utilização de máscaras e higienização das mãos quanto ao respeito do distanciamento controlado.

Mesmo indo na aula presencial posso ter acesso à aula que fica gravada? 

Sim, a Unijuí pretende gravar as aulas remotas para fins de complemento de estudo. Mesmo assim, para registro de presença, é necessário que os estudantes que estão aptos a irem às aulas presenciais compareçam, cumprindo cronograma estipulado pela coordenação de cada curso. 

Se pegamos covid-19 ou um familiar, como devemos proceder?

O estudante deverá apresentar o atestado sendo do acadêmico ou familiar (se residir na mesma residência do estudante) e passa a acompanhar, durante o período do atestado, as aulas de forma online

Moro longe de Ijuí e vou de ônibus para a Universidade. A informação que tenho é que o transporte pode ir cheio e meu ônibus não tem janelas para abrir. Posso ficar online neste semestre, caso as aulas voltem a ser presencial ou não há exceções para casos assim?

Não. Quando houver o retorno das aulas presenciais, somente estão permitidas a permanecer com atividades online estudantes que se encontram no grupo de risco pela idade ou apresentam comorbidades em relação à Covid-19, ou que tenham familiar que resida no mesmo endereço nestas condições  mediante a apresentação da comprovação. Se você não respondeu o Formulário para estudantes do grupo de risco, poderá contatar a Vice-Reitoria de Graduação, e-mail vrg@unijui.edu.br. Assim como a Universidade deve seguir os Protocolos de Distanciamento Social e a cada semana considerar os decretos, o transporte também deve fazê-lo. Para o transporte as condições são aferição de temperatura e higienização. Todos precisam fazer a sua parte, inclusive todas as pessoas com utilização de máscara e a manutenção do distanciamento em todos os locais - transporte e universidade. 

Ainda tá com dúvida?

A gente te ajuda!

E- mail: atendimento@unijui.edu.br 

Telefone: 55 3332-0444

Whatsapp: 3332-0200


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.