A modalidade EaD dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Unijuí se destaca por sua excelência e pelas oportunidades de contato com a prática profissional ainda durante a graduação. As ofertas oportunizam aos estudantes fazer parte de um processo de ensino e aprendizagem que articula teoria e prática, com foco nas vivências corporais em contexto real de atuação durante todo o curso.
“A estrutura do curso está pautada numa perspectiva generalista, humanista e crítica que permite uma formação destacada no cenário nacional”, afirma o coordenador dos cursos, professor doutor Robson Machado Borges. Ele ainda acrescenta que os professores se destacam pelas suas produções e participações em redes de pesquisa. “São doutores e mestres pesquisadores, com experiência profissional sobre o que ensinam”, acrescenta.
O bacharel em Educação Física pode atuar em Secretarias de Esporte e Lazer; em academias de ginásticas, musculação, cross training, pilates, dança, lutas, capoeira e treinamento funcional; programas de esporte e lazer em instituições do Sistema S; em Organizações Não Governamentais; clubes esportivos; na gestão e administração de empreendimento no campo das práticas corporais; e em parques de esportes na natureza. Já o profissional formado com licenciatura nesta área pode trabalhar em escolas nos três níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio); educação inclusiva; no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), em escolas especiais, em projetos socioeducativos; e em Secretarias do Esporte e Lazer.
A Unijuí conta ainda com diversos espaços, proporcionando também ao estudante da modalidade EaD variadas experiências, tais como academia de musculação; laboratórios de anatomia, fisiologia, fisiologia do exercício e de atividades físicas; ginásio de esportes, quadra de esportes poliesportiva, pista de atletismo, campo de futebol, sala de dança, sala para lutas e piscina.
Para saber mais sobre os cursos acesse os links: Licenciatura e Bacharelado
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo
Mais de um ano se passou desde que a Unijuí teve que adaptar suas atividades para o ambiente digital, em razão da pandemia de covid-19. Agora, em atendimento às normativas do Ministério da Educação (MEC), a Universidade se prepara para retomar as aulas de forma presencial e o convívio entre estudantes, professores e funcionários.
Seguindo todos os protocolos de segurança estipulados pelas prefeituras, Estado e União, a Instituição dá início ao segundo semestre no dia 26 de julho, próxima segunda-feira, para o curso de Medicina. No dia 2 de agosto, retornam os acadêmicos dos demais cursos presenciais de graduação. O retorno, no entanto, será de forma escalonada e diferenciada entre os campi.
Turmas diurnas retornam totalmente à presencialidade - sejam em disciplinas teóricas, práticas ou estágios. Para as turmas com aulas à noite, o encaminhamento é diferente.
Nos campi Ijuí e Santa Rosa, para diminuir o fluxo de pessoas, as turmas do 1º ao 5º semestre terão aulas presenciais na semana de 2 a 6 de agosto e, na semana seguinte, permanecem com aulas online. Já as turmas do 6º ao 10º semestre começam as aulas de forma virtual na primeira semana e, na segunda semana, entre os dias 9 e 13 de agosto, têm aula presencial. É importante lembrar que na semana que o primeiro grupo estiver presencial, o outro estará com aulas online e vice-versa.
Já nos campi de Três Passos e Panambi, as turmas do 1º ao 10º semestre serão divididas e terão aulas presenciais na semana do dia 2 de agosto e, na semana subsequente, as aulas serão online - e assim sucessivamente.
A frequência é obrigatória nas aulas presenciais e online, conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 28/2011. Estudantes e professores com comorbidades, que não realizaram a segunda dose da vacina contra a covid-19, estão dispensados de comparecer às aulas presenciais ou de ministrá-las presencialmente até 15 dias após a realização da mesma, devendo comprovar a situação junto à Universidade.
“Hoje a mensagem é de esperança e até um pouco de ansiedade. Estamos próximos do nosso tão esperado retorno ao presencial, após um ano e meio de reinvenção, adaptação e muita coragem - nossa, enquanto Instituição; dos nossos professores que se desafiaram a fazer a melhor entrega possível dentro de um cenário totalmente novo e desconhecido; e dos nossos estudantes, que se propuseram a romper as barreiras e os desafios e fazer com que o conhecimento prosperasse”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que a Universidade está tomando todas as medidas de segurança e higienização necessárias para o retorno presencial.
“Entretanto, acreditamos que cuidar de si também é cuidar do outro. Por isso, pedimos a todos que levem seu álcool gel e sua garrafa de água, e não compartilhem os objetos de uso pessoal. O uso de máscara permanece sendo obrigatório em qualquer espaço da instituição”, reforçou.
No banner inicial do site unijui.edu.br, é possível conferir a Instrução Normativa emitida pela Universidade para o retorno às aulas.
Ao final do primeiro semestre, iniciaram as apresentações dos Projetos Integradores dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis, Administração e do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, sob orientação dos professores Daniel Knebel Baggio, Nilse Maria Maldaner e Roselaine Filipin. Um dos grupos desenvolveu um projeto voltado ao reposicionamento da marca Diziotti no mercado.
O grupo é composto pelas acadêmicas de Publicidade e Propaganda, Keroly Vitória do Amaral, Milena Markiewicz Moureira e Nicole Kieling Zadorozny Lage; pela de Jornalismo Luiza Ribeiro da Rosa; pelo de Administração Flávio Gilnei Boa Vista; e pelo do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, César Augusto Nast Lourenzon. A parte demandante do Projeto Integrador é composta pela empresária e dona da marca, Cinara Lia Ziotti Bohn Soares e pela responsável pela comunicação da marca, Celísia Liane Ziotti Bohn.
Por meio de entrevistas semiestruturadas, o grupo fez contato com as irmãs responsáveis para entender as reais demandas da parte desafiante. Inicialmente, o objetivo do projeto era a criação de uma marca. Entretanto, no decorrer do desenvolvimento, o objetivo mudou para o reposicionamento no mercado da marca Diziotti.
Dado o desafio, o grupo precisou buscar novas estratégias para elaboração de soluções. “Foram realizadas diversas pesquisas, tanto de criação de marca quanto de reposicionamento e estratégias para as mídias sociais, através da qual o grupo obteve novos conhecimentos e experiências pelas quais agradece”, explica a acadêmica de Publicidade e Propaganda e integrante do grupo, Milena.
Após muitas pesquisas e conversas com a parte demandante, com professores orientadores e mentores, Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen e Jacson Silveira, os alunos elaboraram soluções para o desafio. Foi definido o arquétipo da marca, os atributos e o seu slogan: “Feita para mulheres donas de si”. Além disso, foi estruturado um manifesto e um moodboard com referências visuais para as fotografias da marca. Por fim, o grupo organizou um plano estratégico com foco no aumento de engajamentos da marca nas mídias sociais, especificamente pelo Instagram.
O grupo produziu um vídeo com as principais informações sobre seu Projeto Integrador. A evidência audiovisual tem a narração da acadêmica de Publicidade e Propaganda e integrante do grupo, Nicole.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí
Confira os materiais produzidos:
Pensando em trabalhar com a aplicação de novas ideias por meio do uso de técnicas que auxiliam a mudar a forma de pensar o fazer do cotidiano da profissão, a disciplina de Metodologias para Inovação, parte das ofertas de Formação Pessoal e Profissional da Unijuí, abordou temáticas que permearam a inovação, a aplicação do Design Thinking e a mudança de mindset. A disciplina foi ministrada pela professora do curso de Design, Bárbara Gündel.
Os estudantes foram desafiados a pensar propostas de soluções para problemas que a sociedade estava enfrentando, com objetivo de colocar em prática o que haviam aprendido em sala de aula. “Uma coisa que enfatizei com eles era a questão de pensarem bem o processo e aplicação das técnicas, não necessariamente se a proposta de resultado era viável ou não, mas, sim, que utilizassem todas as etapas que estudamos para conseguir chegar a esse resultado”, destaca a professora.
O estudante do curso de Direito, Pedro Vinícius Pretto Soares, comenta que a possibilidade de cursar a disciplina foi extremamente importante para que se mantivesse motivado em dar continuidade aos seus estudos. “Desde pequeno tinha problemas com sistemas pré-estabelecidos, especialmente no que diz respeito ao formato tradicional de ensino. Sempre pensei fora da caixa e ia contra a maré do que todos seguiam. A disciplina de Metodologias para Inovação acabou caindo muito bem porque trabalhou justamente essa mudança de mindset, de sair da zona de conforto e fazer, literalmente, mudanças que podem agregar tanto na qualidade de ensino quanto na prática do ensinar”, conta.
Para a professora Bárbara, por meio dessa nova metodologia de formação proposta pela Graduação Mais, será possível qualificar ainda mais o processo formativo dos estudantes, buscando trabalhar de forma efetiva as competências e inovações exigidas pelo mercado de trabalho. “Entendo a estruturação em módulos uma forma muito mais fácil de o estudante se enxergar já desde o início dentro daquele curso, daquela profissão, porque agora eles conseguem visualizar de maneira clara o que estão aprendendo, o motivo e onde irão aplicar”, finaliza.
Ao final do primeiro semestre, iniciaram as apresentações dos Projetos Integradores dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis, Administração e do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, com orientação dos professores Daniel Knebel Baggio, Nilse Maria Maldaner e Roselaine Filipin. Um dos grupos desenvolveu um projeto em parceria com o Instituto Lar Bom Abrigo de Ijuí, para atender à demanda de ampliar o potencial comunicacional da instituição.
O grupo é composto pelo acadêmico de Administração Arthur Matter; pelos estudantes de Publicidade e Propaganda Estêvão de Souza Ost, Fernanda Ribeiro da Silva e Letícia Taís Schneiders; e pelas acadêmicas de Jornalismo Krislaine Angonese Baiotto e Luiza Costa de Medeiros. Juntos, os alunos realizaram entrevistas com duas responsáveis pela instituição e precisaram pensar em soluções à demanda que foi solicitada.
Após constatarem em uma das entrevistas que a instituição não possuía alguém responsável apenas pela parte comunicacional, os acadêmicos propuseram um planejamento estratégico para auxiliar o Lar após a finalização do Projeto Integrador. “Elaboramos um planejamento com um passo a passo de edição e publicação de imagens. Além disso, foi montado um calendário de postagens e uma paleta de cores característica para a identidade visual da instituição”, comenta a acadêmica de Jornalismo e integrante do grupo, Krislaine.
Ainda, o grupo tinha como demanda a produção de um material gráfico. Sendo assim, produziram um folder digital, visando a divulgação do mesmo pelas plataformas digitais e pelo e-mail da instituição. O material foi produzido na nova paleta de cores sugerida à identificação visual do Lar e contém informações como a história, a missão, os projetos e os contatos. Tanto o material gráfico quanto o planejamento contaram com o auxílio da mentora Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen e do mentor Thiarlon da Silva Ferreira. Além disso, eles foram aprovados e repassados para a instituição.
Com os materiais prontos, o grupo produziu um vídeo contendo as informações sobre a elaboração do projeto, como também, o que o inspirou a realizá-lo. A evidência audiovisual conta com a narração da aluna de Publicidade e Propaganda e integrante do grupo, Letícia.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí
Confira abaixo os materiais produzidos:
Na manhã de quinta-feira, dia 15 de julho, uma comitiva da Prefeitura Municipal de Três Passos, liderada pelo prefeito Arlei Tomazoni, esteve conhecendo as dependências do Polo Oleoquímico da Unijuí, na localidade de Padre Gonzales. Na oportunidade, o diretor do Campus Três Passos e técnicas da Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade apresentaram o projeto em parceria com empresa do município, para dar continuidade às pesquisas na área.
O objetivo da Universidade é, em compartilhamento com a empresa que já atua na extração de óleos essenciais, transformar a área do polo em um grande campo experimental de plantas para extração e pesquisa científica da matéria-prima, visando a aplicação farmacológica, cosmética e agronômica, dando um novo impulso à cadeia produtiva. Para isso, a Universidade mantém destilador e secadores e laboratório próprio na área do Polo e conta com equipamentos disponíveis nos demais campi.
As pesquisas aplicadas, desenvolvidas em parceria com o setor produtivo, tendem a dar resultados mais rápidos e com efetiva inserção de produtos no mercado, gerando emprego e renda ao município e região onde estão instaladas. Na lógica colaborativa da quádrupla hélice, o ator público atua como promotor do ecossistema de inovação, articulando um ambiente de negócios favorável não apenas à geração da inovação, mas também ao nascimento, crescimento e ao investimento de empresas. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Três Passos tem papel fundamental como parceira do projeto, fortalecendo o elo em busca do desenvolvimento local e regional.
"O ano de 2020 atrasou o início das atividades, mas, agora, estamos prontos para iniciar", destacou o empreendedor Dirceu José Diel, que firmou um contrato de incubação com a Criatec - Incubadora Tecnológica da Unijuí - para receber consultoria nas áreas de técnica, gerencial e mercadológica.
Atualmente a Universidade pesquisa novas fórmulas e aplicações a partir de óleos extraídos de lavanda, alecrim, eucalipto e marcela. O grupo de pesquisa é multidisciplinar e inclui pesquisadores e estudantes de graduação em Farmácia e Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, e pretende expandir com a participação de alunos da área da Saúde e também alunos do Ensino Médio, estimulando jovens pesquisadores locais.
A Unijuí, por meio do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, vinculado à Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), ligada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE), que tem como função acolher as demandas da sociedade, firmou um termo de cooperação com a empresa Fundimisa - Fundição e Usinagem Ltda, visando o desenvolvimento do projeto "Utilização de resíduos da indústria de fundição na produção de produtos de concreto e base granular para pavimentos rodoviários". A Fundimisa produz ferro fundido cinzento e nodular, usinagem e pintura. Um dos principais resíduos é a areia de fundição e as alternativas de sua reutilização estão embasadas no seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.
Atualmente, o principal destino das areias de fundição são os aterros de descarte industrial, que além de acarretar altos custos, tanto para sua implantação quanto para manutenção, geram uma crescente preocupação ambiental. O envio e a disposição das areias descartadas de fundição em aterros industriais constituem a única solução legal, sem a necessidade de novos licenciamentos, além daqueles necessários à implantação e operação destas áreas.
Neste contexto, o objetivo deste projeto é desenvolver traços, mistura entre materiais que compõem os blocos de concreto e as bases de pavimentos, incluindo o uso de diferentes teores do rejeito de fundição (areias de modelação, macharia, quebra canais e fusão) em substituição à areia natural. A realização de ensaios normativos avaliará o desempenho desses produtos (blocos) quanto a riscos ambientais e humanísticos.
A pesquisa é coordenada pelo professor mestre Diorges Carlos Lopes e pelo professor doutor André Luiz Bock, além de contar com a participação de estudantes bolsistas vinculados ao curso de graduação em Engenharia Civil. A equipe dispõe dos Laboratórios de Química, Física, Informática, Topografia, Geotecnia, Pavimentação, Concreto, Cerâmica e Resistência dos Materiais como infraestrutura institucional disponível para a pesquisa.
A possibilidade de reutilização de Areia de Fundição (ADF) em blocos de concreto e como base de pavimentação pode reduzir a quantidade de resíduos enviada para aterro industrial, minimizando os impactos ambientais.
Interessados em submeter trabalhos devem se inscrever até 9 de agosto
Palestra do doutor Manuel Osório Binelo sobre Inteligência Artificial nas Ciências Ambientais, no Salão do Conhecimento 2020
Neste momento, diversos estudantes, pesquisadores e extensionistas preparam seus resumos expandidos ou trabalhos completos para submissão no Salão do Conhecimento da Unijuí, que neste ano acontece entre os dias 26 e 29 de outubro, de forma totalmente virtual.
Considerado um dos maiores eventos institucionais de divulgação da produção em extensão e pesquisa, o Salão do Conhecimento reúne participantes da região, do Estado, do País e do exterior. Para participar, é necessário se inscrever até o dia 9 de agosto, pelo endereço unijui.edu.br/salao.
“A participação no Salão do Conhecimento, assim como em congressos e semanas acadêmicas, é extremamente importante para ampliar o conhecimento do participante. O estudante, além de pesquisar em bases científicas, pode assistir às apresentações de outras pessoas. A publicação de um trabalho, por sua vez, acaba por enriquecer o currículo, o que também é muito importante”, destacou a professora Angélica Moreira, membro do Comitê de Extensão.
A submissão de resumos expandidos pode ser realizada na XXII Jornada de Extensão, XXIX Seminário de Iniciação Científica e XI Seminário de Inovação e Tecnologia. Já a submissão de trabalhos completos pode ser realizada exclusivamente na XXVI Jornada de Pesquisa, sendo que o autor responsável pela inscrição deve ser, no mínimo, graduado. Em ambos os casos, o participante deve conferir as normas e utilizar o template disponível na página.
“Quem deseja submeter um trabalho deve observar as normas que estão descritas nos templates, que referem-se tanto à escrita quanto à apresentação”, explicou a professora, lembrando que os trabalhos são avaliados pelo seu conteúdo, referências bibliográficas e adaptação às normas descritas. Segundo a docente, é recomendado que a produção conte com a orientação de um professor.
A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para o dia 27 de setembro, enquanto que a divulgação do cronograma de apresentações ocorrerá até o dia 15 de outubro. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados durante o evento. As apresentações ocorrem via Google Meet, com organização prévia.
No ano passado, mais de 800 trabalhos foram apresentados no Salão do Conhecimento, distribuídos em torno de 50 salas virtuais, em cada uma das quatro noites do evento. As sessões de apresentação de trabalhos são organizadas por temática, a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/salao.
No último sábado, dia 10 de julho, aconteceu o encerramento do Diplomado “Desarrollo de Proyectos Locales para la Implementación de los Objetivos de Desarrollo Sostenible en el Ámbito Territorial” (Desenvolvimento de Projetos Locais para a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Área Territorial), uma iniciativa da Unijuí e da Universidad Politécnica Estatal del Carchi - UPEC/Ecuador, OZIFEC – Observatório de Fronteira e Universidad Cesmag/Colômbia. O projeto foi coordenado pelos professores doutores Daniel Rubens Cenci (ligado aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí - PPGDH/PPGSAS) e Anna Paula Bagetti Zeifert (do PPGDH/Unijuí).
O programa de formação abordou a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, que buscam a construção de políticas públicas voltadas à promoção da cidadania, dos direitos humanos, do desenvolvimento socioeconômico, socioambiental e político sustentável, do fortalecimento da democracia e da superação da pobreza, que é essencial para o exercício pleno da cidadania, em um ambiente de justiça e paz social, ou seja, a proposta de um modelo de governança, gestão, organização e comunicação para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essas dimensões podem ser efetivadas, desde que assumidas pelos diferentes atores, nos espaços locais, incluindo os distintos níveis de governo, setor público – inclusive as Universidades, a sociedade civil e a iniciativa privada.
O Diplomado foi estruturado a partir de uma proposta curricular de cinco módulos, dirigidos a lideranças, gestores, representantes da sociedade civil e agentes do setor público e privado, com o objetivo de formar para o desenho de políticas públicas e sociais a partir da atualização de seus experiências e necessidades, em torno da implementação da Agenda 2030 e dos ODS nos espaços locais. Contou com a participação de 48 alunos que desenvolveram 22 projetos que serão implementados na região de fronteira Equador/Colômbia.
Colaboraram, também, para o desenvolvimento do Diplomado, com suas conferências, os professores doutores Maiquel Wermuth, André Andre Leonardo Copetti Santos, Joice G. Nielsson, Sandra Fernandes, Roberto Carbonera e Pedro Luis Büttenbender, com apoio do vice-reitor, professor doutor Fernando Jaime González, e da vice-reitora da UPEC, professora doutora Olga Teresa Sánchez Manosalvas.
A sequência dos projetos será acompanhada por profissionais e professores da UPEC, e os projetos alocados ao Parque Soft da mesma Universidade, oferecendo um suporte para as necessidades e implementação.
A iniciativa integra um conjunto de outras atividades desenvolvidas no âmbito da internacionalização e intercâmbios entre Universidades e países que também são parceiros na Cátedra Internacional “Pensar de América Latina Frente a los ODS”, que está em andamento.
A Vice-Reitoria de Graduação (VRG) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unijuí coordenaram, durante o primeiro semestre/trimestre deste ano, a Avaliação das Disciplinas, realizada com os estudantes dos cursos de graduação.
A Avaliação das Disciplinas contou com a participação de 71% dos estudantes dos cursos do primeiro semestre da Graduação Mais; 42% dos estudantes que cursam os demais semestres; e 18% dos estudantes do 1º trimestre dos cursos EAD.
A vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, agradece à CPA, aos coordenadores de curso, professores, Assessoria de Marketing e DCE pelo engajamento no processo de divulgação da avaliação das disciplinas e ressalta que, pela primeira vez desde que iniciou o Programa de Avaliação Docente, em 2012, a Unijuí ultrapassou a meta estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), de 70% de respondentes em um dos instrumentos de avaliação.
Enfatizou também que este resultado evidencia a importância do envolvimento de gestores, professores e setores na divulgação dos processos avaliativos da Universidade, bem como do constante feedback aos estudantes que evidenciam as melhorias realizadas a partir de seus apontamentos. Esse compromisso institucional é o que fomenta a cultura de avaliação na comunidade acadêmica.
Os resultados desse processo avaliativo ainda serão analisados pelos Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos (NDEs), os quais produzirão um parecer a ser compartilhado com a coordenação, VRG e Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), com vistas a contribuir na gestão do curso, nas políticas de graduação e nas questões pedagógicas do curso, tudo com o intuito da qualificação constante do processo de ensino-aprendizagem e dos múltiplos serviços e espaços institucionais.
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