Ciclo de Formação para Iniciação à Pesquisa e Extensão aborda ABNT - Unijuí

Ciclo de Formação para Iniciação à Pesquisa e Extensão aborda ABNT

Nesta terça-feira, dia 6 de julho, aconteceu a palestra “Uso das normas da ABNT: citação e referência” e “Uso da ferramenta Moore para criação de referências”. A atividade faz parte do Ciclo de Formação para Iniciação à Pesquisa e Extensão 2021. O evento teve a sua transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.

A formação foi conduzida pela bibliotecária da Universidade, Ginamara de Oliveira Lima, aos estudantes bolsistas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação (Fapergs, CNPq e Unijuí), e bolsistas de extensão (Pibex).

A palestrante iniciou explicando a forma correta de aplicar citações nas produções textuais, os principais tipos e quando usá-las. “É importante usar as citações nos trabalhos, mas é necessário manter o cuidado e seguir as regras, dar os créditos aos autores e assim evitar um plágio. Aquilo que você está escrevendo já foi defendido por alguém ou publicado em algum lugar. Pesquise e deixe o seu texto mais interessante. O guia de formatação da universidade auxilia muito nessas dúvidas. Façam uso dele”, destacou.

Dando seguimento à capacitação, os acadêmicos conseguiram compreender ainda mais sobre as normas e as ferramentas como o uso do Moore, que podem auxiliar na pesquisa e no processo de produção. Ginamara de Oliveira respondeu às dúvidas dos participantes e ainda abordou a forma correta de construir o título, o uso das referências e a importância de buscar por conhecimento com dicas para facilitar na estruturação do trabalho.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí

Confira a palestra na íntegra: