Diversidade de atividades marca segundo dia do Ciência para Todos Unijuí 2 - Unijuí

Diversidade de atividades marca segundo dia do Ciência para Todos Unijuí 2

Evento, realizado de forma virtual, segue até a sexta-feira, dia 9

O Projeto de Extensão Educação em Saúde iniciou a terça-feira, 6, segundo dia do Ciência para Todos Unijuí 2, com um alerta sobre transtornos alimentares aos jovens. Conforme explicou a coordenadora do curso de Nutrição, professora Adriane Huth, os casos tornam-se frequentes entre adolescentes por ser um período de identificação e de busca por aceitação. Neste espaço, foram apresentadas informações sobre as causas, tipos de transtornos - como anorexia e bulimia, consequências e tratamento.

Promovido pela Fidene/Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Ciência para Todos apresenta, desde segunda-feira, diversas atividades organizadas pelos projetos de extensão. Elas integram a Mostra Científica Virtual, que pode ser acompanhada até a sexta-feira, dia 9, pelo canal da Unijuí no Youtube.

Nesta terça-feira, o Projeto Física para Todos deu início aos experimentos de mecânica, eletricidade e magnetismo; enquanto que o Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação seguiu com a formação sobre o desenvolvimento de aplicativos com scratch, uma linguagem de programação baseada em blocos. Depois de uma introdução à ferramenta, os participantes puderam desenvolver o primeiro protótipo do jogo.

O Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais fez uma apresentação dos aplicativos MathGo e PortGo, que trabalham de uma forma divertida os conceitos matemáticos e de língua portuguesa com estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Para conhecer, basta acessar www.mathgo.com.br e www.portgo.com.br. Até a sexta-feira, o 2º Desafio MathGo acontece entre os alunos.

Por meio de uma linha do tempo, o Projeto de Extensão Meninas que Engenham o Futuro contou a história de mulheres que marcaram as Ciências Exatas e as Engenharias. A iniciativa vai ao encontro do objetivo do projeto: mostrar o potencial das mulheres, ampliando a inserção feminina neste campo de atuação.

O trabalho “Ei! Dá um sinal de vida, leke!” foi apresentado dentro do Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, que busca pensar, durante a formação dos estudantes, estratégias de cuidado para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência física.

Acadêmicos do curso de Medicina, por meio do Projeto de Extensão Educação em Saúde, utilizaram um dos laboratórios da Universidade para fazer uma exposição anatômica das funções dos órgãos que compõem o corpo humano.  E para finalizar a programação do dia, foram realizadas orientações sobre educação financeira pelo Projeto de Extensão Rádio, Tecnologia e Empreendedorismo na Escola.

Todas as atividades do Ciência para Todos envolvem professores e acadêmicos, integrantes dos projetos de extensão universitária. É o caso, por exemplo, da estudante do 6º semestre do curso de Letras: Português e Inglês, Kemely Pavani Menegazzi, que participa do projeto AppGo. De acordo com ela, a preparação para o evento teve início no começo do ano. “O Ciência para Todos motiva os acadêmicos a fazerem parte da extensão, que é uma das formas mais divertidas de ganhar conhecimento e de criar vínculos na universidade”, afirma a estudante, que vê sua participação no projeto, e especialmente no desenvolvimento do aplicativo PortGo - voltado ao ensino da língua portuguesa, um ganho para a sua formação, seja pela bagagem de conteúdos que recebe, como pelas experiências que vivencia. “Com o projeto, levamos uma proposta diferenciada e inovadora à comunidade, principalmente aos alunos de escolas públicas, o que também tem grande importância”, disse.

Estudante do curso de Engenharia de Software e bolsista no Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação, Natália Krein diz que participar do Ciência para Todos é uma experiência incrível. “É extremamente gratificante poder contribuir com a disseminação da ciência através do projeto Meninas Digitais, que estimula a inserção das mulheres na área da computação. Neste ano o projeto, juntamente com o Programe o seu Futuro, resolveu participar do evento com uma série de vídeos que ensinam a lógica da programação por meio da montagem de um jogo no software scratch. Foi um longo trabalho realizado por bolsistas e professores para entregar um resultado que fosse divertido e didático ao mesmo tempo”, afirmou.

Para conferir a programação deste terceiro dia, acesse bit.ly/cienciasparatodos

Programação do dia 6 - manhã:

Programação do dia 6 - tarde: