Ciência para Todos Unijuí 2 realiza três turnos com atividades virtuais - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Evento teve início na segunda-feira, 5, e segue até esta sexta-feira

O Ciência para Todos Unijuí 2 chegou ao seu terceiro dia nesta quarta-feira, 7, com uma programação que se estendeu da manhã até a noite. O evento, promovido pela Fidene Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, contará com atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão até a sexta-feira, dia 9 de julho.

Ao abrir a Mostra Científica Virtual, o professor Nelson Toniazzo falou sobre o desafio de transformar um projeto tão interativo, como o Física para Todos, ao qual coordena, numa exposição virtual - proposta também assumida pelos demais projetos de extensão. Ontem, o Física para Todos apresentou experimentos de mecânica, óptica, eletricidade, magnetismo e lançamento de foguetes, além de abordar, num segundo momento, a relação entre a física e os acidentes de trânsito.

Quem participa da formação promovida pelo Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação, para o desenvolvimento de aplicativos com scratch, pode, ontem, adicionar funcionalidades ao jogo que começou a ser desenvolvido na segunda-feira.

Enquanto isso, o Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais fez uma apresentação dos aplicativos MathGo e PortGo, que ensinam a matemática e a língua portuguesa de uma forma divertida. E por falar em matemática, até a sexta-feira acontece o 2º Desafio MathGo, que já conta com mais de 70 competidores. Para participar, basta acessar www.mathgo.com.br, criar uma conta e iniciar a resolução das questões. Os três alunos mais bem colocados serão premiados.

O Projeto de Extensão Energia Amiga explorou a logística reversa de lâmpadas, enquanto que o Projeto de Extensão Traças Digitais apresentou o trabalho “Literatura, jogos digitais e quadrinhos: narrativas transmídia”.

Para os estudantes do Ensino Médio, uma palestra esclareceu pontos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), diferentes acessos à Educação Superior e programas de financiamento. Também foi transmitida uma palestra com a especialista em Inteligência Artificial do Banco do Brasil, egressa de Informática da Unijuí, Fabia Lauxen, sobre os “Caminhos para Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Big Data.

Por meio do Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo, também ocorreu o lançamento da 2ª Feira de Matemática do Rio Grande do Sul, que acontecerá novamente de forma online, entre os dias 4 e 5 de novembro. As inscrições serão abertas na sexta-feira, dia 9, e seguem até 4 de outubro. O evento será promovido pela Unijuí em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem/RS).

Para fechar, o Projeto de Extensão Meninas que Engenham o Futuro apresentou os projetos desenvolvidos sobre eficiência energética e reuso da água.

Toda a programação da Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos pode ser conferida no canal da Unijuí no Youtube. O evento tem movimentado Ijuí e região, e também atraído pessoas de outros estados.

Conduzindo um espaço com orientações sobre interpretação de textos aos estudantes do Ensino Médio, a coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, professora Taíse Possani, destacou a importância do Ciência para Todos, especialmente para os alunos da Educação Básica e seus professores. “É um momento importante, onde a Universidade partilha um pouco do que é produzido em termos de pesquisas, de estudos, nas diversas áreas do conhecimento. Tanto professores quanto alunos da Educação Básica podem conhecer e até aprofundar os conteúdos vistos durante as aulas”, reforçou.

Coordenadora do Projeto de Extensão Educação em Saúde, a professora Ângela Moreira afirmou que o evento tem uma importância muito grande para docentes e acadêmicos, especialmente da área da saúde, que atuam diretamente com estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. No Ciência para Todos é possível aprofundar o aprendizado e mostrar não só a estrutura, mas tudo que é produzido dentro da Universidade. “No primeiro ano do Ciência para Todos, por exemplo, apresentamos presencialmente várias peças anatômicas, com o intuito de explicar as funções dos órgãos que compõem o corpo humano. Neste ano, transmitimos essa atividade de um dos Laboratórios de Anatomia da Unijuí, para um público maior”, explicou a professora, lembrando que o projeto também participa, neste ano, com outras ações.

Para conferir a programação desta quinta-feira, acesse bit.ly/cienciasparatodos

Confira as transmissões:

07.07 - manhã:

07.07 - tarde:

07.07 - noite:





Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.