Evento, realizado de forma virtual, segue até a sexta-feira, dia 9
O Projeto de Extensão Educação em Saúde iniciou a terça-feira, 6, segundo dia do Ciência para Todos Unijuí 2, com um alerta sobre transtornos alimentares aos jovens. Conforme explicou a coordenadora do curso de Nutrição, professora Adriane Huth, os casos tornam-se frequentes entre adolescentes por ser um período de identificação e de busca por aceitação. Neste espaço, foram apresentadas informações sobre as causas, tipos de transtornos - como anorexia e bulimia, consequências e tratamento.
Promovido pela Fidene/Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Ciência para Todos apresenta, desde segunda-feira, diversas atividades organizadas pelos projetos de extensão. Elas integram a Mostra Científica Virtual, que pode ser acompanhada até a sexta-feira, dia 9, pelo canal da Unijuí no Youtube.
Nesta terça-feira, o Projeto Física para Todos deu início aos experimentos de mecânica, eletricidade e magnetismo; enquanto que o Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação seguiu com a formação sobre o desenvolvimento de aplicativos com scratch, uma linguagem de programação baseada em blocos. Depois de uma introdução à ferramenta, os participantes puderam desenvolver o primeiro protótipo do jogo.
O Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais fez uma apresentação dos aplicativos MathGo e PortGo, que trabalham de uma forma divertida os conceitos matemáticos e de língua portuguesa com estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Para conhecer, basta acessar www.mathgo.com.br e www.portgo.com.br. Até a sexta-feira, o 2º Desafio MathGo acontece entre os alunos.
Por meio de uma linha do tempo, o Projeto de Extensão Meninas que Engenham o Futuro contou a história de mulheres que marcaram as Ciências Exatas e as Engenharias. A iniciativa vai ao encontro do objetivo do projeto: mostrar o potencial das mulheres, ampliando a inserção feminina neste campo de atuação.
O trabalho “Ei! Dá um sinal de vida, leke!” foi apresentado dentro do Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, que busca pensar, durante a formação dos estudantes, estratégias de cuidado para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência física.
Acadêmicos do curso de Medicina, por meio do Projeto de Extensão Educação em Saúde, utilizaram um dos laboratórios da Universidade para fazer uma exposição anatômica das funções dos órgãos que compõem o corpo humano. E para finalizar a programação do dia, foram realizadas orientações sobre educação financeira pelo Projeto de Extensão Rádio, Tecnologia e Empreendedorismo na Escola.
Todas as atividades do Ciência para Todos envolvem professores e acadêmicos, integrantes dos projetos de extensão universitária. É o caso, por exemplo, da estudante do 6º semestre do curso de Letras: Português e Inglês, Kemely Pavani Menegazzi, que participa do projeto AppGo. De acordo com ela, a preparação para o evento teve início no começo do ano. “O Ciência para Todos motiva os acadêmicos a fazerem parte da extensão, que é uma das formas mais divertidas de ganhar conhecimento e de criar vínculos na universidade”, afirma a estudante, que vê sua participação no projeto, e especialmente no desenvolvimento do aplicativo PortGo - voltado ao ensino da língua portuguesa, um ganho para a sua formação, seja pela bagagem de conteúdos que recebe, como pelas experiências que vivencia. “Com o projeto, levamos uma proposta diferenciada e inovadora à comunidade, principalmente aos alunos de escolas públicas, o que também tem grande importância”, disse.
Estudante do curso de Engenharia de Software e bolsista no Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação, Natália Krein diz que participar do Ciência para Todos é uma experiência incrível. “É extremamente gratificante poder contribuir com a disseminação da ciência através do projeto Meninas Digitais, que estimula a inserção das mulheres na área da computação. Neste ano o projeto, juntamente com o Programe o seu Futuro, resolveu participar do evento com uma série de vídeos que ensinam a lógica da programação por meio da montagem de um jogo no software scratch. Foi um longo trabalho realizado por bolsistas e professores para entregar um resultado que fosse divertido e didático ao mesmo tempo”, afirmou.
Para conferir a programação deste terceiro dia, acesse bit.ly/cienciasparatodos.
Programação do dia 6 - manhã:
Programação do dia 6 - tarde:
A Unijuí recebeu o selo Escola Segura, que indica que a Instituição atende às recomendações do Plano de Combate ao Coronavírus e que apresentou o Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da covid-19.
O Plano de Contingência foi vistoriado e aprovado pelo Centro de Operações em Saúde para Educação (COE) no âmbito municipal.
Conforme destaca a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, o selo é importante porque reconhece o trabalho que a Fidene, por meio de suas mantidas, tem desde o início da pandemia, a fim de garantir a segurança dos seus funcionários, professores e acadêmicos.
“Desde que a pandemia começou, em março do ano passado, constituímos uma Comissão Interna de Contingência, responsável por acompanhar e elaborar protocolos. A partir daí, elaboramos nosso Plano de Contingência, que está disponível no portal unijui.edu.br”, explicou a vice-reitora, lembrando que a Instituição participa ativamente do comitê municipal de enfrentamento à covid-19. “Auxiliamos na elaboração de estratégias e também de protocolos para todas as instituições de ensino que passaram por esta comissão. O selo dá uma segurança maior a todos que circulam pela Universidade, ou que vão circular, já que, no segundo semestre, vamos avançar com o retorno das aulas presenciais, que vão exigir toda uma organização no cumprimento de protocolos”, completou a professora.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Haydêe
A Unijuí ampliou a parceria com o município de Chiapetta, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório Universidade-Comunidade. Uma série de ações foi realizada junto às escolas do município, com o objetivo de levar o Projeto de Extensão Programe o seu Futuro, que faz parte do Programa de Empreendedorismo e Inovação da cidade. O Peichi, como é chamado, visa o desenvolvimento econômico-social através da integração e ação de diversos agentes responsáveis pela formação do jovem profissional, empreendedor, inovador e cidadão de Chiapetta, fomentando a sua inserção no mercado de trabalho.
De acordo com o professor coordenador do Programe seu Futuro, professor Marcos Cavalheiro, o projeto visa o ensino e a transferência de conhecimento tecnológico para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis (smartphones e tablets), demonstrando que cada indivíduo pode ser um ente ativo da tecnologia, despertando o espírito empreendedor.
“Teremos a participação de estudantes das escolas municipal e estadual, dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Contaremos com atividades que ocorrerão durante quatro semestres, onde temos previstas oficinas para o desenvolvimento do pensamento computacional/lógica de programação, desenvolvimento de aplicativos para Android e o desenvolvimento de jogos, por meio de ferramentas WEB, que permitem que muitas das oficinas possam ser realizadas de forma online. A maioria delas vai ocorrer por videoconferência e com a participação de bolsistas e professores da Unijuí”, explicou o professor.
Irão participar do projeto a Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta, Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lorette Fanck e a Escola Municipal Haidêe Chiapetta.
A ação complementa o contrato firmado em maio para o desenvolvimento da Incubadora Municipal Inovachi, que tem por objetivo a criação e desenvolvimento de novos negócios. Atualmente ela conta com nove empresas incubadas em atendimento. Estão sendo realizados encontros de qualificação com os empreendedores, além de consultorias, planejamento e a definição das métricas de desempenho das empresas. O consultor Jardel Dallabrida foi contratado pela Universidade para desempenhar as atividades junto às empresas com o acompanhamento da Criatec, pela coordenadora Maria Odete Palharini.
Para o prefeito de Chiapetta, Eder Both, é um orgulho estar envolvido no desenvolvimento de um projeto inédito de incubação de empresas, inovador, em parceria com a Unijuí. “Reconhecemos e nos inspiramos com a trajetória da Criatec. Estamos nos apropriando do conhecimento da Universidade nesta iniciativa, e firmando parcerias para outras ações. Agora, por exemplo, estamos iniciando mais um projeto: a realização de um concurso que vai escolher o novo pórtico da cidade. Todo processo será elaborado pelas turmas do curso de Arquitetura e Urbanismo”, afirmou.
Projetos de Extensão começaram nesta segunda-feira, dia 5, a desenvolver suas atividades
Foi intenso o primeiro dia do Ciência para Todos Unijuí 2, evento promovido pela Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Após a abertura oficial, na manhã desta segunda-feira, dia 5, iniciaram as atividades organizadas pelos projetos de extensão, que se estendem até a sexta-feira, dia 9 de julho. O evento faz parte da 17 ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
O Projeto de Extensão Energia Amiga abriu a Mostra Científica Virtual, levando ao público informações sobre o que são equipamentos eletrônicos, quais cuidados são necessários para o seu manuseio e como é realizado o cálculo do consumo de energia elétrica destes aparelhos. “Não conseguimos imaginar a nossa vida sem energia elétrica. Por isso precisamos ter conhecimento sobre o seu uso correto, eficiente e com cuidado, causando o menor impacto possível no meio ambiente”, explicou a coordenadora, professora Caroline Radüns.
Estudantes e professores também puderam iniciar uma formação sobre o desenvolvimento de aplicativos com scratch - uma linguagem de programação baseada em blocos, que tem o objetivo de ensinar a lógica da programação através de jogos, animações e histórias. Promovida pelo Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação, em parceria com o Projeto de Extensão Programe o seu Futuro, a formação teve início com uma introdução à ferramenta.
Já o projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais fez o lançamento do 2º Desafio MathGo, voltado ao ensino da matemática. Conforme explicou a coordenadora do projeto, professora Bárbara Gündel Mendonça, e o professor Edson Luiz Padoin, que também coordena o projeto Meninas Digitais na Computação, até a sexta-feira, estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio podem acessar o endereço www.mathgo.com.br, criar uma conta e responder às questões. Quem mais pontua, mais sobe no ranking e tem a chance de ser um dos vencedores da competição que, em 2019, envolveu mais de 1,5 mil alunos. O aplicativo PortGo também teve destaque neste espaço, além da participação da professora Taíse Possani com dicas para interpretação de textos.
Outro destaque neste primeiro dia foi a Mostra da 1ª Feira Estadual de Matemática, realizada de forma virtual, que tem o objetivo de incentivar, divulgar e socializar experiências, pesquisas e atividades matemáticas. Segundo o coordenador do Projeto de Extensão Feiras de Matemática do Rio Grande do Sul: um processo formativo, professor Peterson Cleyton Avi, a ideia do espaço foi estimular os estudantes à participação na segunda edição do evento, que acontecerá, também de forma online, no mês de novembro.
Duas professoras de Panambi participaram do espaço, com seus alunos, relatando a experiência de participar da feira no último ano. Segundo a educadora Bruna Maiqueli Epple, da Escola Por Princípios, a feira é um movimento que mobiliza toda a comunidade e que faz com que os alunos cresçam. Por ser virtual, o evento acaba por permitir que mais alunos participem e também conheçam outros trabalhos apresentados. A professora Odete Kreitlow Relly, da Escola Municipal Conrado Doeth, está confiante para a realização da segunda edição, onde espera engajar um número maior de alunos.
Para ela, o Ciência para Todos ajuda a divulgar os trabalhos produzidos pelos alunos da Educação Básica e também instiga mais escolas a se envolverem com as feiras de matemática. “Acredito muito nas Feiras de Matemática e nas feiras online, já que colaboram para a construção de conhecimentos por parte dos alunos, que já recebem o feedback dos professores, mestres e doutores da matemática, imediatamente após a apresentação, o que é algo muito significativo na construção do saber dos participantes”, afirmou.
Para conferir a programação deste segundo dia, acesse bit.ly/cienciasparatodos. A Mostra Científica Virtual pode ser conferida no canal da Unijuí no Youtube.
Confira a Mostra Científica desta segunda-feira pela manhã:
Confira Mostra Científica desta segunda-feira à tarde:
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Primeiro projeto foi aprovado na 5ª edição do Programa Empreender para Transformar da Sicredi
A área de negócios de impacto socioambiental da Criatec acaba de aprovar o primeiro projeto na 5ª edição do Programa Empreender para Transformar da Sicredi das Culturas RS/MG. Faz parte do planejamento estratégico da Incubadora ampliar o escopo de empreendimentos apoiados, visando potencializar a ação que já vem sendo realizada no segmento de negócios de base tecnológica e de prestação de serviços tecnológicos.
Intitulado “Desafio de Inovação Socioambiental”, o projeto tem como pilar de enquadramento a Sustentabilidade e como justificativa o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Focado em estudantes a partir dos 18 anos de idade, o desafio é um evento multidisciplinar que propõe criar e desenvolver negócios de impacto socioambiental positivo, a partir de problemas que são apresentados às equipes durante a realização do evento. Os participantes serão estimulados a criar, desenvolver e testar possíveis soluções para problemas ligados aos ODS.
O projeto justifica-se diante dos grandes desafios da sociedade, ligados a problemas sociais e ambientais agravados pela pandemia da covid-19. E uma alternativa é a resolução por meio de soluções de mercado.
Para aqueles que têm uma ideia na área socioambiental, é possível se inscrever na seleção aberta pela Criatec, pelo endereço criatecunijui.com.br. Interessados devem realizar a inscrição e apresentar a proposta de negócio. As ideias inscritas receberão uma qualificação desde a idealização até a validação do negócio. Posteriormente, as ideias selecionadas serão incubadas, passando a receber todo suporte da equipe e podendo usufruir das estruturas física e tecnológica. A atividade vai acontecer no segundo semestre do ano.
Uma atividade realizada na sexta-feira, dia 2 de julho, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Assis Brasil, encerrou a programação organizada pelo Projeto de Extensão Educação em Saúde, da Unijuí, alusiva ao Dia Nacional do Diabetes, transcorrido em 26 de junho.
Conforme explicou a coordenadora do projeto, professora Angélica Cristiane Moreira, na sexta-feira havia uma grande circulação de idosos na unidade de saúde, que realizavam a segunda dose da vacina contra a covid-19. Momento que acabaram, também, recebendo orientações sobre o diabetes e os benefícios de uma alimentação saudável e da prática de atividades físicas.
“Os estudantes prestaram orientações gerais e realizaram a entrega de um material impresso. Foi realizada a aferição da pressão arterial, verificação da glicemia e também a entrega de um pedaço de bolo, feito sem a adição de açúcar”, explicou a professora, destacando a riqueza da ação e da troca de informações entre os acadêmicos.
“Embora todos os estudantes sejam da área da saúde, eles são de cursos distintos. E por meio dessa diversidade de saberes, eles conseguem melhorar a sua formação profissional. Isso ajuda muito após a formação, no trabalho em equipe”, completou Angélica. Segundo a professora, acredita-se que a educação interprofissional pode reforçar as atitudes para o trabalho em equipe e colaboração, levando a uma melhor assistência ao paciente após a formatura.
Para além desta ação, foi realizado um encontro com os idosos que participam do Programa Integrado para a Terceira Idade (PITI) e produzidos spots para a Rádio Unijuí FM, sobre o tema.
O Diabetes tipo 1 é um distúrbio caracterizado pela destruição das células produtoras de insulina, através de mecanismos imunológicos - anticorpos produzidos especificamente contra o pâncreas do portador. Quando isso acontece, é preciso aplicar insulina, ou seja, repor o hormônio, para viver e se manter saudável. Nesse caso as pessoas precisam de injeções diárias para regularizar o metabolismo do açúcar. Já o diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. Uma de suas peculiaridades é que o problema inicial não está no pâncreas, que continua produzindo insulina, e sim na periferia, onde esse hormônio não consegue realizar a sua função de realizar o transporte da glicose do sangue para o interior das células do corpo. Caracteriza-se assim a “resistência à insulina”.
As altas taxas de glicose acumuladas no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração, sendo uma das mais importantes causas de cegueira, insuficiência renal, amputações e doenças cardiovasculares, particularmente infarto e acidente vascular cerebral.
Projetos de Extensão realizam atividades até a sexta-feira, dia 9
Na manhã desta segunda-feira, dia 5 de julho, a Fidene/Unijuí abriu oficialmente o Ciência para Todos Unijuí 2 – evento realizado de forma totalmente virtual, que busca promover ações de divulgação, educação e popularização da ciência para comunidade, em especial para professores e estudantes da Educação Básica. O evento, que acontece em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, contará com uma série de atividades até a sexta-feira, dia 9, todas transmitidas pelo canal da Unijuí no Youtube.
“Para nós, enquanto Universidade, é uma honra começar a segunda edição deste evento com o apoio das Coordenadorias e Secretarias Municipais de Educação. Isso nos motiva e nos dá energia para, cada vez mais, nos aproximarmos e contribuirmos com a formação dos estudantes da região”, destacou o coordenador do Ciência para Todos Unijuí 2, professor doutor Edson Luiz Padoin, lembrando que o evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A expectativa, conforme destacou o professor, era que o evento tivesse acontecido em outubro do ano passado, o que não foi possível em razão da pandemia de covid-19. “Estamos nos reinventando e compartilhando com professores e alunos os resultados dos nossos projetos de extensão. Um pouco do que está sendo feito dentro da Universidade”, reforça.
Na mesma linha, a reitora da Unijuí, professora doutora Cátia Maria Nehring, destacou que não apenas a Universidade, mas as escolas, passam por um momento de reinvenção. “Em 2019, quando realizamos a primeira edição do evento, recebemos, em uma semana, em uma tenda montada no Campus, cerca de cinco mil alunos da Educação Básica. Neste ano assumimos o desafio de, a partir dos projetos de extensão, continuar fazendo esse movimento de interação com nossas escolas. Será uma semana intensa, com diversas atividades”, afirma.
Secretário de Educação de Ijuí, Cláudio de Souza disse que, já em 2019, viu no Ciência para Todos um projeto de sucesso. “O evento faz uma grande aproximação do mundo acadêmico com a Educação Básica através da ciência, da tecnologia, do conhecimento e da informação”, disse. Já a secretária de Educação e Cultura de Santa Rosa, Lires Zimmermann Fuhr, frisou a importância do evento para o desenvolvimento da educação, da tecnologia e da inovação. Comentou, também, sobre a importante interação gerada pela aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior.
Titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Eveline de Souza Eberle disse que se sente honrada em fazer parte deste momento com as escolas de Ijuí e região. Comentou, ainda, que a proposta do Ciência para Todos Unijuí 2 está totalmente alinhada à educação. A titular da 17ª CRE, Beatriz Santina Cancian Milbradt, falou sobre a necessidade de a Educação Básica, e especialmente do Ensino Médio, avançar na área de pesquisa.
Quem também participou da solenidade de abertura foi o representante da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), Odilar de Vargas, que falou sobre o desafio de conduzir a área da educação em um momento de pandemia. “Temos caminhado em busca de soluções, de entendimentos, de consensos, de forma conjunta. E entre as lutas que temos, é a de democratização do conhecimento, algo que a Unijuí faz, por meio de eventos como este”, completou.
A Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos Unijuí 2 pode ser acompanhada no canal da Unijuí no Youtube. A programação completa, com as atividades realizadas pelos projetos de extensão, pode ser conferida em bit.ly/cienciasparatodos. Na mesma página, escolas podem realizar inscrições para oficinas que são realizadas pelo Salão do Conhecimento, até o final deste mês.
Confira o primeiro dia do evento:
No sábado, dia 3 de julho, ocorreu a palestra “Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão”, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. O evento foi promovido pela Organização Internacional de Folclores e Artes Populares (IOV Brasil), com apoio da Unijuí.
O encontro contou com as seguintes participações: Kátia Kupertino, professora doutora de Folclore e Artes Populares de Minas Gerais; Gisele Motta, atriz, bailarina e coreógrafa da Comissão de Frente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro; e Cândida Maldaner, diretora do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis e coordenadora do 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.
A palestra inaugurou o curso de especialização em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão, que será ofertado pela Unijuí a partir do mês de agosto. A especialização foi apresentada pelo professor doutor Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que também explicou a importância de estudar os movimentos culturais em Ijuí, Capital Nacional das Etnias.
Durante a palestra, os convidados debateram temas diversos relacionados ao folclore, aos movimentos étnicos e às artes populares, sempre mostrando sua notabilidade diante da sociedade e relembrando que cultura e comunidade vivem lado a lado. Além disso, durante o encontro, foram destacados pontos do curso de pós-graduação, indicado para todas as pessoas que buscam conhecimentos que estão no cotidiano de quem já trabalha ou convive na área de artes populares.
Segundo o professor Fernando Jaime González, “este curso vai se ocupar da compreensão do patrimônio cultural imaterial e da diversidade de expressões culturais na dimensão simbólica. O entrelaçamento com o desenvolvimento social e econômico e as exigências no campo da gestão.”
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo
Confira o evento na íntegra:
A Formação Pessoal e Profissional (FPP) é um componente curricular focado no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, bem como em temas da educação e cidadania. Entre as primeiras FPPs ofertadas na Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, está a de Estratégias de Leitura em Língua Inglesa.
A disciplina foi composta apenas por estudantes ingressantes na Universidade, de diferentes cursos e áreas, e teve como objetivo trabalhar estratégias de leitura e desmistificar ideias existentes sobre o tema. “Um dos focos da disciplina é desconstruir a ideia de que ler um texto em Língua Inglesa seja a mesma coisa que traduzi-lo, pois não é. Os movimentos cognitivos são totalmente diferentes. Tem que se tornar um leitor para futuramente ser um tradutor. Além disso, os estudantes aprenderam a ler textos não somente escritos, onde utilizamos toda a potencialidade do meio digital tanto na interação como na utilização de aplicativos” explicou a professora responsável pela disciplina, Fabiana Kurtz.
No início da disciplina foi realizada uma análise das necessidades comunicativas dos estudantes, verificando as preferências dos assuntos, o que estão acostumados a ler e o envolvimento com a língua inglesa. “Após este mapeamento, trabalhamos vários gêneros textuais como notícias ou reportagens, artigos de iniciação científica e resumo científico, onde analisamos as formas dos textos, os objetivos comunicativos. O resultado foi bastante positivo, onde os estudantes puderam aprender estratégias de leitura”.
Segundo a estudante do curso de Psicologia da Unijuí, Maria Eduarda Martins, a experiência foi muito boa. “As estratégias de leitura aprendidas têm sido muito úteis nas leituras de textos em língua inglesa, o que aumenta o acesso à informações e saberes. Minha avaliação é muito positiva. Tudo ficou muito claro graças à professora e ao mentor, que se dedicaram a nos ensinar e auxiliar de uma forma bem dinâmica e compreensível. A FPP me auxiliou muito, me preparou para as demais disciplinas do módulo e também para as dos próximos semestres, fazendo com que eu me sentisse, de fato, inserida na Universidade”.
O estudante de Engenharia Elétrica, Felipe Gavioli, disse que os aprendizados irão contribuir com sua atuação no mercado de trabalho. “Decidi cursar a FPP de Estratégias de Leitura em Língua Inglesa por já atuar no mercado de trabalho e ter a língua inglesa como parte do meu dia a dia, contribuindo para eu reforçar meu conhecimento com relação à correta leitura e interpretação de textos."
Ao avaliar a Graduação Mais, a professora Fabiana Kurtz disse que o novo currículo proporciona uma formação mais integrada. “Experiências como essa, das FPPs, e de toda organização curricular por competência, oferece uma formação mais completa e integrada em uma perspectiva dupla, sendo uma formação acadêmico-profissional."
Nesta terça-feira, dia 6 de julho, acontece uma nova palestra do Ciclo de Formação para Iniciação à Pesquisa e Extensão 2021. O evento, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, terá início às 17h30.
Voltada aos estudantes bolsistas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação (Fapergs, CNPq e Unijuí), e bolsistas de extensão (Pibex), a formação será conduzida pela bibliotecária da Universidade, Ginamara de Oliveira Lima.
Em destaque estarão o “Uso das normas da ABNT: citação e referência” e “Uso da ferramenta Moore para criação de referências”.
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