Finaliza nesta sexta-feira, dia 16 de julho, e etapa única de inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni), válida para o segundo semestre deste ano. Ao se inscrever, o candidato poderá optar por duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência.
Na Unijuí, serão ofertadas 28 bolsas de estudos integrais, de 100%, entre seus campi e cursos.
No Campus Ijuí, haverá oferta de 11 bolsas, nos cursos presenciais de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Pedagogia; e nos cursos de Ensino a Distância (EaD) de licenciatura em Educação Física e Pedagogia.
No Campus Santa Rosa, serão ofertadas 12 bolsas ProUni nos cursos presenciais de Administração, licenciatura em Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Pedagogia; e nos cursos a distância de bacharelado em Educação Física, Gestão de Pequenas e Micro Empresas, Letras, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.
Duas bolsas integrais serão ofertadas no Campus Três Passos, nos cursos de Direito (presencial) e de Processos Gerenciais (EaD); e três bolsas de estudos no Campus Panambi, aos cursos de Gestão Comercial, Gestão de Qualidade e Gestão de Recursos Humanos, ofertados na modalidade EaD. Mais informações podem ser obtidas neste link.
Inscrições
Para concorrer a uma bolsa de estudos pelo ProUni é preciso realizar a inscrição no endereço prouniportal.mec.gov.br.
Para participar, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. Para concorrer a uma bolsa integral a renda per capita não poderá exceder 1,5 salários mínimos, ou seja, R$ 1.650,00.
No momento da inscrição, o candidato deve efetuar o cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta gov.br, caso seja o primeiro acesso, ou inserir CPF e senha, caso já possua uma conta, além de informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2020, o número do CPF e um endereço de e-mail válido.
No dia 20 de julho será divulgada a primeira chamada. A comprovação da documentação acontece de 20 a 30 de julho. Já a segunda chamada será no dia 3 de agosto. A comprovação da documentação será de 3 a 13 de agosto.
O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino a qual foi pré-selecionado.
Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Estudante da Unijuí, pelo telefone 3332-0444, ou no site do ProUni.
Embora o Ciência para Todos Unijuí 2 tenha finalizado no dia 9 de julho, após uma semana de intensa programação, as atividades continuam sendo realizadas em Ijuí e região. Nesta quinta-feira, dia 15 de julho, o Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo, coordenado pelo professor Peterson Cleyton Avi, promoveu uma oficina aos estudantes do Ensino Médio do Colégio Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba.
Transmitida pelo Google Meet, a oficina “Shift ou 2NDF: você realmente sabe usar a sua calculadora científica?” foi ministrada por uma das professoras extensionistas do projeto, Claudia Piva, que já havia coordenado a formação durante a Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos.
“Nesta oficina, trabalhamos dois modelos mais usuais de calculadora científica. A ideia é mostrar aos estudantes que a calculadora pode ser utilizada para outras tantas funções, que não apenas operações básicas”, explicou.
Professora de Matemática e atualmente supervisora do Novo Ensino Médio no Colégio Comendador, Diole de Almeida avaliou como excelente a formação. De acordo com ela, os estudantes não sabiam quais as funções da maioria das teclas da calculadora e, inclusive, acabavam fazendo manualmente alguns cálculos em razão do desconhecimento. “É importante, claro, que os alunos entendam as teorias, os fundamentos, mas que saibam que podem tirar a prova real dos cálculos na calculadora científica. A oficina foi tão interessante que já agendamos uma segunda fase, onde serão trabalhadas outras funções”, explicou a professora.
Nathalia Ebehrart é aluna do 1º Ano do Ensino Médio e disse que até tinha medo de usar a calculadora científica. “A oficina nos ajudou a entender a função de várias teclas. Foi muito boa”, avaliou.
Conforme destacou o professor Peterson Cleyton Avi, as atividades do Ciências para Todos Unijuí 2, que neste ano aconteceu de forma online, permanecem disponíveis no canal da Unijuí no Youtube. Promovido pela Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Ciência para Todos fez parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Saiba mais em bit.ly/cienciasparatodos.
Pamella Pluta e Claudia Argenta
A Iniciação Científica tem o objetivo de estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, além de instigar a criatividade com foco na resolutividade de problemas reais. Por isso, se você é estudante da graduação e tem interesse em se dedicar à pesquisa científica, fique atento: neste mês de julho, professores, pesquisadores da Unijuí, estão selecionando estudantes que têm interesse em atuar em projetos de pesquisa, em várias áreas do conhecimento.
Welerson Roberto dos Reis, acadêmico de Medicina na Unijuí, é participante, desde 2019, do projeto “Avaliação dos efeitos do jejum intermitente como estratégia terapêutica na melhora do quadro de Diabetes Mellitus Tipo 2”. Ele comenta que realizar trabalhos de pesquisa tem auxiliado em sua formação profissional. “Realizar trabalhos de pesquisa vem me ajudando muito no meu desenvolvimento técnico-científico, principalmente na minha compreensão sobre a medicina baseada em evidências e no entendimento da importância do trabalho da ciência para o mundo”, completa.
Segundo a professora e coordenadora de vários projetos de pesquisa na área da Saúde, Christiane Colet, o objetivo dessa interação é fazer com que o estudante aprenda protocolos de pesquisa, entenda a importância da ciência na sua formação profissional, participe da elaboração de todas as técnicas e desenvolva todas as metodologias de laboratório e de campo prático. “Além disso, o acadêmico desenvolve a escrita científica e melhora o seu currículo. Isso é um diferencial e colabora no aprofundamento de conhecimentos lecionados em sala de aula”, comenta, destacando ainda que é possível que os estudantes desenvolvam habilidades tanto para atuação prática, no mercado de trabalho, quanto para academia.
Para Claudia Vanessa Argenta, acadêmica do curso de Agronomia, integrante do projeto de pesquisa “Expressão do caráter número de afilhos sobre o rendimento de grãos e seus componentes em trigo uni e multicolmos com base em modificações das técnicas de manejo”, desde 2018, as vivências como bolsista irão auxiliar muito em sua vida profissional. “Tive a oportunidade de ampliar conhecimentos na minha área de atuação como, por exemplo, novas tendências de manejo que priorizam uma produtividade satisfatória com sustentabilidade, além de trabalhar o desenvolvimento pessoal. Tenho certeza de que esse conjunto de conhecimentos irá colaborar muito com a minha formação profissional”, afirma.
Acadêmica do curso de Enfermagem e bolsista do projeto de pesquisa “Transição do cuidado na perspectiva oncológica e equipe de saúde: estudo com métodos mistos'', desde 2017, Pamella Pluta iniciou a experiência como bolsista já no segundo semestre da graduação. “É um diferencial importante, ainda mais nos dias atuais onde cada vez se espera e se precisa mais da ciência. Esse trabalho nos instiga a atuar cada vez mais baseados em evidências, principalmente na prática profissional”, conta.
Atualmente, existem as bolsas de pesquisa Pibic, Pibiti e Probic, que são financiadas pelo CNPq, FAPERGS e pela própria Unijuí. Os programas Pibic e Probic são indicados aos estudantes que buscam gerar conhecimento novo a partir de descobertas, conhecido como Iniciação Científica. Já o Pibiti é para os acadêmicos que procuram conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver um produto, processo ou serviço novo (ou melhorado) para o mercado, chamado de Iniciação Tecnológica. Além disso, os estudantes que não conseguirem ingressar numa bolsa de pesquisa neste momento, podem se disponibilizar para atuar como voluntário, pelo Programa de Voluntariado Acadêmico (PROAV) da Unijuí, o que lhes permitirá se inserir em um grupo de pesquisa.
Os acadêmicos que desejam atuar como bolsista ou voluntário de pesquisa, podem entrar em contato com os professores orientadores indicados no quadro, manifestando seu interesse.
Alguns dos requisitos para atuar como bolsista são: estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial da Unijuí; não possuir outro tipo de bolsa, vínculo empregatício ou atividade remunerada; e ter disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades de pesquisa (20 horas semanais).
Para saber mais, acesse o site unijui.edu.br/pesquisa/editais ou entre em contato pelo e-mail pibic@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo
Confira as áreas e os contatos dos professores responsáveis por projetos de pesquisa:
Nos principais veículos de comunicação, um dos assuntos em destaque é a possibilidade de o País enfrentar uma nova crise no fornecimento e distribuição de energia elétrica, dada a escassez de chuvas e o esvaziamento dos reservatórios das hidrelétricas. Mas qual a real situação?
Para debater o tema “Energia no Brasil: desafios e perspectivas”, o Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 15 de julho, contou com a participação do diretor-presidente do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), Marco Aurélio Sikacz; do diretor de Operações da Hidroenergia, Rafael Kieling; do professor doutor da Unijuí, Maurício de Campos; e da professora mestra da Unijuí, Caroline Radüns, coordenadora do Projeto de Extensão Energia Amiga.
Conforme explicou o professor Maurício, o País passa pela terceira crise enérgica do século: a primeira ocorreu em 2001, a segunda em 2014. E apesar da matriz energética ter mudado muito nos últimos anos - em 2001, mais de 80% estava ligada às hidrelétricas e, neste ano, 63% -, há um crescente consumo de energia e os reservatórios da região Sudeste, que correspondem a 70% dos reservatórios do Brasil, estão com 32% de sua capacidade. Especialistas dizem que essa capacidade deve reduzir a 10% em outubro.
O sistema no País é interligado e a população de Ijuí não utiliza apenas a energia produzida aqui, conforme destacou o diretor-presidente do Demei, Marco Aurélio Sikacz. E há, segundo ele, risco de haver racionamento na cidade, assim como há em outros locais. “Nós deveríamos aprender com esse novo momento de estiagem. É necessário criar alternativas para o setor de energia, até porque, é um problema que voltará a acontecer em outro momento. Precisamos também ter consciência da importância do uso consciente da energia elétrica. A bandeira vermelha, que traz agora um acréscimo de 52% na tarifa de energia, já tem o intuito de forçar a redução”, explicou.
Professora na Unijuí, Caroline Radüns lembrou que o uso racional da energia deve se tornar um hábito. Isso porque as consequências são visíveis não apenas na conta de energia, ao final do mês. “Somos pertencentes a uma sociedade e as nossas atitudes individuais impactam no coletivo. Se o consumo de energia aumenta, se as tarifas aumentam, a indústria é impactada, os serviços são impactados, e há reflexos nos preços dos medicamentos, dos alimentos. Aproximadamente 7% da energia produzida no mundo é utilizada para o abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ou seja, o impacto é muito maior do que na fatura.”
Rafael Kieling reforçou que, na crise hídrica, tudo está ligado: a falta de planejamento, a política e a economia. “Os reservatórios das grandes hidrelétricas são a base. Eles mantêm todo o sistema elétrico abastecido no Brasil. Por isso, quando falta água, não há muito o que fazer”, comentou, lembrando que o investimento em transmissão aumentou muito nos últimos anos - mais de 100%. Em 2001, não era sequer possível exportar energia do Sul para o Sudeste.
Confira o Rizoma Temático na íntegra:
Representantes da Unijuí estiveram na manhã desta quarta-feira, dia 14 de julho, na Secretaria Municipal de Saúde, realizando a entrega de uma proposta construída por meio de um Projeto Integrador, a partir de demanda encaminhada pela equipe de nutricionistas. Os Projetos Integradores fazem parte da Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Universidade, e são componentes curriculares capazes de integrar teoria e prática no desenvolvimento de soluções para desafios reais.
Por meio do desafio “Elaboração de materiais para educação em saúde aos estudantes do Ensino Fundamental do Município de Ijuí”, acadêmicos do primeiro semestre elaboraram materiais de educação em saúde para o Programa Crescer Saudável, que atende escolas da rede pública, com apoio da Usina de Ideias da Unijuí. Foram desenvolvidos os jogos Mico dos Alimentos; Jogo do Lince: Caça dos Alimentos; e Trilha da Alimentação e Cuidados com o Planeta.
A entrega do desafio foi acompanhada pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; pela professora do curso de Nutrição, Eilamaria Libardoni Vieira; e pelo analista acadêmico Tiago Rohde.
Segundo Eilamaria, a entrega do resultado foi um desafio, já que os estudantes tinham que apresentar um produto pensado academicamente, porém, baseado na realidade. “A relação entre ensino e serviço agrega à formação de um profissional crítico e reflexivo, que sabe trabalhar em equipe. Ouvir as necessidades específicas do desafio nos fez pensar num produto que irá auxiliar nas atividades de educação do Programa Saúde na Escola de forma lúdica e proativa. Com o Projeto Integrador, o estudante inicia já no primeiro semestre uma rede de contatos que possibilitará construir um currículo ampliado”, destacou a docente, que orientou o trabalho ao lado das professoras Bruna Comparsi e Marli Frisson.
Responsável por encaminhar a demanda, a nutricionista Muriel Burkatt parabenizou os acadêmicos e destacou que o trabalho é muito importante para a Secretaria. “Temos uma demanda grande por materiais educativos, que possam ser aplicados nas escolas, falando sobre alimentação, atividade física. Por vezes não temos tempo e nem recursos para o desenvolvimento”, ressaltou.
Mentora, Júlia Pess dos Santos disse que a experiência de participar de um Projeto Integrador foi interessante e que pôde passar um pouco da sua experiência no Sistema Único de Saúde. “A minha vivência no SUS englobou muitas ações dentro do Programa Saúde na Escola e eu pude, por meio da mentoria, passar um pouco desta experiência, do desafio de trabalhar com crianças e jovens nas escolas.”
Rafaela Cortes Pinheiro, acadêmica do curso de Biomedicina e integrante do projeto, falou da importância da participação. “Vejo que ganhei novas experiências e também novas oportunidades. Vejo com outro olhar o quão relevante foi participar de um grupo, estudar sobre o tema, trabalhar em equipe e criar um material que será realmente usado no futuro. Acredito que evoluí muito como estudante e sou grata por todo apoio recebido”, disse.
Para Julia Gutkoski Zani, acadêmica de Nutrição, o Projeto Integrador foi bastante desafiador, mas cheio de bons sentimentos e muita aprendizagem. “Foi uma caminhada bem construtiva para esse primeiro semestre. Só tenho a agradecer pela ajuda de todos. Gostaria que pudéssemos ter tido contato com todos esses alunos que receberão os materiais. Mas, espero que os próximos projetos sejam presenciais e possamos conhecer todas essas pessoas que, de uma forma ou outra, iremos ajudar”, reforçou.
Outra integrante, Tarine Candida Lorenset, completou que participar do projeto agregou de forma positiva e significativa em sua vida. “A ideia de englobar os estudantes em projetos, desde o início da graduação, com certeza está trazendo e vai trazer muito conhecimento para a vida de todos, além de bons resultados.”
Para conferir este e outros Projetos Integradores desenvolvidos no primeiro semestre, basta acessar universidade.unijui.edu.br/projetointegrador.
Em parceria com a Germinar Consultoria, a Unijuí promoveu, na última semana, a segunda edição do curso de Análise de Sementes, que busca capacitar profissionais do agronegócio para avaliação e monitoramento da qualidade de sementes em laboratório.
Contando com aulas teóricas e práticas, necessárias à compreensão das diferentes etapas da análise de sementes, o curso contou com participantes de Ijuí, região e também do estado do Paraná. Segundo a coordenadora, professora Gerusa Conceição, nesta segunda edição foram trabalhadas as espécies de aveia branca, preta, soja e trigo.
“O curso reforça a iniciativa da Instituição em capacitar profissionais dentro da área de produção e tecnologia de sementes. Junto com a pós-graduação, procuramos colaborar com esse segmento do setor produtivo e, neste sentido, já estamos organizando a oferta da terceira edição”, explicou a professora.
As inscrições para a terceira edição já estão abertas e podem ser realizadas no endereço unijui.edu.br, no campo Qualificação Profissional, até o dia 8 de agosto. Com 40h/aula, o curso está previsto para ter início no dia 23 de agosto, quando serão trabalhadas as espécies do milho, trigo, soja e azevém.
Mais informações pelo telefone 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
O Conselho Universitário - Consu, colegiado superior deliberativo, normativo, consultivo e de supervisão da Unijuí, está com processo eleitoral aberto para a escolha dos representantes do quadro de professores efetivos do Plano de Carreira do Magistério Superior e do quadro técnico-administrativo e de apoio, conforme dispõe seu Estatuto e seu Regimento Geral.
Com a alteração realizada no Estatuto e Regimento da Unijuí em 2020, as candidaturas são individuais. Os pedidos de inscrição de candidatos devem ser encaminhados à Comissão Eleitoral até as 17h do dia 21 de julho, próxima quarta-feira, através dos formulários encaminhados para o quadro de professores e de técnicos-administrativos e de apoio. A eleição está marcada para o dia 5 de agosto, através do Unijuí Virtual, mediante login e senha.
O processo teve início com a nomeação da Comissão Eleitoral, integrada pela professora Francieli Formentini e os técnicos-administrativos e de apoio Lauro Pasche e Juliana Portolan Amaral. A Comissão é formada por um representante do quadro de professores, um representante do quadro técnico-administrativo e de apoio e um representante da Presidência do Consu.
Conforme o Edital GR nº 06/2021 e a Resolução CONSU 22/2021, serão eleitos: cinco membros e três suplentes do quadro de professores Efetivos Tempo Integral e/ou Parcial do Plano de Carreira do Magistério Superior com mandato de três anos; cinco membros e três suplentes do quadro técnico-administrativo e de apoio, com mandato de três anos.
A Unijuí promoveu na noite desta terça-feira, dia 13 de julho, de forma online, a 1ª Mostra dos Projetos Integradores. O evento marcou o fechamento do primeiro semestre de implementação da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Universidade, que conta com inovações que estão consolidando no cenário educacional. Como exemplo, os currículos por competências, módulos de Formação Pessoal e Profissional e Projetos Integradores.
Os PIs, como são conhecidos, são componentes curriculares onde os estudantes recebem desafios reais, encaminhados pela comunidade, e trabalham em soluções ao longo do semestre.
“Estes problemas são cadastrados na nossa plataforma Sou Mais e trabalhados pelos acadêmicos do primeiro semestre em sala de aula. A demanda é avaliada, os estudantes recebem orientações de seus professores e também o auxílio de mentores, que são profissionais que voluntariamente participam dessa construção”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.
De acordo com Fabiana, neste primeiro semestre, a plataforma Sou Mais recebeu o cadastro de 145 mentores - muitos egressos e estudantes da pós-graduação, e de 168 desafios. Destes, 130 viraram projetos, realizados por estudantes dos 29 cursos de graduação que passaram por reformulação.
“A origem destes desafios é variada, assim como as temáticas. Tivemos demandas relacionadas ao cuidado com os animais, proteção aos idosos, violência doméstica e direitos das mulheres, saúde, cultura e educação, por exemplo. Os resultados que tivemos mostram a relevância da Graduação Mais para a região, na medida em que trazemos inovação para o setor da educação”, reforçou a vice-reitora.
De acordo com a reitora, professora Cátia Maria Nehring, este novo modelo começou a nascer há um ano e leva em consideração a trajetória de mais de 60 anos da Unijuí. “Ousamos, criamos, aprendemos e transformamos. Os Projetos Integradores, que apresentaram excelentes resultados, materializam a proposta de uma universidade comunitária em relação à sua comunidade, além de trazer desafios para o processo de formação acadêmica e profissional dos estudantes”, destacou.
Para conferir um pouco do que foi produzido nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, basta acessar universidade.unijui.edu.br/projetointegrador.
Desde o início do ano, acadêmicos dos cursos de graduação da Unijuí estão inseridos em Projetos Integradores, uma das novidades da Graduação Mais - novo modelo de cursos de graduação da Universidade. Uma das temáticas trabalhadas foi a de Empreendedorismo e Inovação, que uniu os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração, Ciências Contábeis e o tecnólogo em Comunicação e Produção Digital.
Com orientação dos professores Daniel Knebel Baggio, Nilse Maria Maldaner e Roselaine Filipin, os acadêmicos foram desafiados a propor soluções para os problemas encaminhados pela comunidade.
Um dos grupos desenvolveu um Projeto Integrador em parceria com a Instituição Lar Bom Abrigo de Ijuí. Composto pelos alunos Arthur Matter, Estêvão Ost, Fernanda da Silva, Krislaine Baiotto, Luiza de Medeiros e Letícia Taís Schneiders, o grupo produziu um folder digital e um planejamento estratégico para atender à demanda de ampliar o potencial comunicacional da instituição.
As acadêmicas Eduarda Bonini, Fernanda Lohmann, Guilhiane Squinzani e Keila Strohschon optaram por atender uma demanda referente a informações acerca da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física dos Produtores Rurais. Elas produziram um manual com linguagem simples e interativa, com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos produtores sobre o assunto.
Outro grupo foi instigado a apresentar uma proposta para reposicionar a marca Diziotti no mercado. Os acadêmicos César Augusto Lourenzon, Flávio Gilnei Boa Vista, Keroly Vitória do Amaral, Luiza da Rosa, Milena Moureira e Nicole Lage produziram estratégias de reposicionamento (arquétipo, slogan e manifesto) para a marca. Também montaram um planejamento estratégico para mídias sociais e um moodboard.
O Hospital Bom Pastor também esteve entre os desafiantes dos projetos. Os alunos Gabriel Côrtes, Kalani Santos, Karin Müller, Leonardo Fernando Biniek, Luiza Gabriela Immich e Nícolas Barcelos foram desafiados a implementar estratégias comunicacionais de interação entre o hospital e o público. Sendo assim, eles desenvolveram postagens para redes sociais do hospital e um guia com estratégias para essas postagens.
O controle de estoque de uma empresa também esteve entre os temas dos Projetos Integradores de Empreendedorismo e Inovação. Para atender essa demanda, os alunos Andrei Renan Albrecht, Felipe Teixeira, Geovana Ribeiro, João Victor Santana e Vanessa Martins produziram uma planilha dinâmica de controle de estoque, com todos os produtos, valores e dados referentes à entrada e saída desses produtos.
O grupo composto pelos estudantes Vanessa Bonfada, Kauana Falk, Luiz Otávio Sperotto, Eduarda Dahmer e Gabriele Nowicki realizou um projeto diante da demanda de organização contábil da CPM da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. Para proporcionar alternativas de controle financeiro para a CPM da escola, foram produzidas planilhas de auxílio no controle e na gestão.
Outra temática abordada foi a de gestão de custos no setor de autopeças. O objetivo era propor alternativas para a redução e gestão de custos de uma empresa. Os alunos Arthur Marguti, Heitor Vilante, Danielle Sartori e Alexandre Engster, visando atender a necessidade da organização, produziram uma planilha com dados e possíveis ações para uma melhor gestão dos custos analisados e repassaram o material ao dono da empresa desafiante.
Com os resultados obtidos e os materiais necessários para solucionar as demandas, os acadêmicos produziram vídeos sobre o Projeto Integrador. A evidência audiovisual contém dados básicos como os integrantes do grupo, o módulo em que estão inseridos, a ideia e o objetivo do projeto, a metodologia, os resultados obtidos e os materiais produzidos para atender a demanda. Por fim, cada grupo apresentou seu projeto à turma, professores, mentores e membros das organizações locais e regionais
Nesta terça-feira, dia 13 de julho, acontecerá a 1ª Mostra de Projetos Integradores da Unijuí. Com início às 19h, as apresentações serão transmitidas pelo canal da Universidade no Youtube.Para acompanhar, basta acessar este link.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí
O curso de História da Unijuí possui 31 anos de experiência e oferece ao seu estudante diferentes situações de aprendizagens, dentre elas práticas, estágios obrigatórios e voluntários, seminários temáticos, ciclos de estudos e Semana Acadêmica do Programa Integrado de Formação de Educadores. A licenciatura é oferecida na modalidade Ensino a Distância (EaD) e possui em seu corpo docente professores com mestrado e doutorado, além de vasta experiência nos mais diversos campos da historiografia e das práticas em ensino de História.
Assim como os acadêmicos da graduação presencial, os estudantes do Ensino a Distância podem usufruir das estruturas da Instituição, como o acervo da Biblioteca Mario Osorio Marques. Também têm acesso ao acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), que conta com grande reconhecimento regional e nacional, sendo um espaço privilegiado para o desenvolvimento da pesquisa historiográfica.
Recentemente, no ano de 2020, a profissão de historiador foi regulamentada no Brasil, abrindo um amplo leque de possibilidades profissionais aos graduados: pesquisa em acervos, produção de biografias, pesquisa corporativa, trabalho em museus, centros de pesquisa, arquivos, pesquisa histórica sob demanda, além da disponibilidade sempre existente de vagas na docência nos níveis Fundamental e Médio da Educação Básica.
O curso possui cinco anos de duração e é dividido em 10 módulos. Ao final do curso, o estudante ainda vivencia a prática da docência, nos estágios curriculares, e a prática da pesquisa, nas disciplinas de preparação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Segundo a coordenadora dos cursos de Letras, Pedagogia e História, professora mestra Taíse Neves Possani, o curso dispõe de acompanhamento sistemático e constante do desempenho por parte dos professores do curso, com possibilidade de diálogo e experiências formativas diversificadas diretamente com o professor.
A Unijuí conta também com os cursos de licenciatura em Educação Física, Letras: Português e Pedagogia; de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais na modalidade Ensino a Distância.
Para saber mais sobre os cursos Ead, acesse este link.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
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