Ciência para Todos Unijuí 2 inicia Mostra Científica Virtual - Unijuí

Ciência para Todos Unijuí 2 inicia Mostra Científica Virtual

Projetos de Extensão começaram nesta segunda-feira, dia 5, a desenvolver suas atividades

Foi intenso o primeiro dia do Ciência para Todos Unijuí 2, evento promovido pela Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Após a abertura oficial, na manhã desta segunda-feira, dia 5, iniciaram as atividades organizadas pelos projetos de extensão, que se estendem até a sexta-feira, dia 9 de julho. O evento faz parte da 17 ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O Projeto de Extensão Energia Amiga abriu a Mostra Científica Virtual, levando ao público informações sobre o que são equipamentos eletrônicos, quais cuidados são necessários para o seu manuseio e como é realizado o cálculo do consumo de energia elétrica destes aparelhos. “Não conseguimos imaginar a nossa vida sem energia elétrica. Por isso precisamos ter conhecimento sobre o seu uso correto, eficiente e com cuidado, causando o menor impacto possível no meio ambiente”, explicou a coordenadora, professora Caroline Radüns.

Estudantes e professores também puderam iniciar uma formação sobre o desenvolvimento de aplicativos com scratch - uma linguagem de programação baseada em blocos, que tem o objetivo de ensinar a lógica da programação através de jogos, animações e histórias. Promovida pelo Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação, em parceria com o Projeto de Extensão Programe o seu Futuro, a formação teve início com uma introdução à ferramenta.

Já o projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais fez o lançamento do 2º Desafio MathGo, voltado ao ensino da matemática. Conforme explicou a coordenadora do projeto, professora Bárbara Gündel Mendonça, e o professor Edson Luiz Padoin, que também coordena o projeto Meninas Digitais na Computação, até a sexta-feira, estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio podem acessar o endereço www.mathgo.com.br, criar uma conta e responder às questões. Quem mais pontua, mais sobe no ranking e tem a chance de ser um dos vencedores da competição que, em 2019, envolveu mais de 1,5 mil alunos. O aplicativo PortGo também teve destaque neste espaço, além da participação da professora Taíse Possani com dicas para interpretação de textos.

Outro destaque neste primeiro dia foi a Mostra da 1ª Feira Estadual de Matemática, realizada de forma virtual, que tem o objetivo de incentivar, divulgar e socializar experiências, pesquisas e atividades matemáticas. Segundo o coordenador do Projeto de Extensão Feiras de Matemática do Rio Grande do Sul: um processo formativo, professor Peterson Cleyton Avi, a ideia do espaço foi estimular os estudantes à participação na segunda edição do evento, que acontecerá, também de forma online, no mês de novembro.

Duas professoras de Panambi participaram do espaço, com seus alunos, relatando a experiência de participar da feira no último ano. Segundo a educadora Bruna Maiqueli Epple, da Escola Por Princípios, a feira é um movimento que mobiliza toda a comunidade e que faz com que os alunos cresçam. Por ser virtual, o evento acaba por permitir que mais alunos participem e também conheçam outros trabalhos apresentados. A professora Odete Kreitlow Relly, da Escola Municipal Conrado Doeth, está confiante para a realização da segunda edição, onde espera engajar um número maior de alunos.

Para ela, o Ciência para Todos ajuda a divulgar os trabalhos produzidos pelos alunos da Educação Básica e também instiga mais escolas a se envolverem com as feiras de matemática. “Acredito muito nas Feiras de Matemática e nas feiras online, já que colaboram para a construção de conhecimentos por parte dos alunos, que já recebem o feedback dos professores, mestres e doutores da matemática, imediatamente após a apresentação, o que é algo muito significativo na construção do saber dos participantes”, afirmou.

Para conferir a programação deste segundo dia, acesse bit.ly/cienciasparatodos. A Mostra Científica Virtual pode ser conferida no canal da Unijuí no Youtube.

Confira a Mostra Científica desta segunda-feira pela manhã:

Confira Mostra Científica desta segunda-feira à tarde: