Na manhã de quinta-feira, dia 15 de julho, uma comitiva da Prefeitura Municipal de Três Passos, liderada pelo prefeito Arlei Tomazoni, esteve conhecendo as dependências do Polo Oleoquímico da Unijuí, na localidade de Padre Gonzales. Na oportunidade, o diretor do Campus Três Passos e técnicas da Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade apresentaram o projeto em parceria com empresa do município, para dar continuidade às pesquisas na área.
O objetivo da Universidade é, em compartilhamento com a empresa que já atua na extração de óleos essenciais, transformar a área do polo em um grande campo experimental de plantas para extração e pesquisa científica da matéria-prima, visando a aplicação farmacológica, cosmética e agronômica, dando um novo impulso à cadeia produtiva. Para isso, a Universidade mantém destilador e secadores e laboratório próprio na área do Polo e conta com equipamentos disponíveis nos demais campi.
As pesquisas aplicadas, desenvolvidas em parceria com o setor produtivo, tendem a dar resultados mais rápidos e com efetiva inserção de produtos no mercado, gerando emprego e renda ao município e região onde estão instaladas. Na lógica colaborativa da quádrupla hélice, o ator público atua como promotor do ecossistema de inovação, articulando um ambiente de negócios favorável não apenas à geração da inovação, mas também ao nascimento, crescimento e ao investimento de empresas. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Três Passos tem papel fundamental como parceira do projeto, fortalecendo o elo em busca do desenvolvimento local e regional.
"O ano de 2020 atrasou o início das atividades, mas, agora, estamos prontos para iniciar", destacou o empreendedor Dirceu José Diel, que firmou um contrato de incubação com a Criatec - Incubadora Tecnológica da Unijuí - para receber consultoria nas áreas de técnica, gerencial e mercadológica.
Atualmente a Universidade pesquisa novas fórmulas e aplicações a partir de óleos extraídos de lavanda, alecrim, eucalipto e marcela. O grupo de pesquisa é multidisciplinar e inclui pesquisadores e estudantes de graduação em Farmácia e Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, e pretende expandir com a participação de alunos da área da Saúde e também alunos do Ensino Médio, estimulando jovens pesquisadores locais.
A Unijuí, por meio do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, vinculado à Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), ligada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE), que tem como função acolher as demandas da sociedade, firmou um termo de cooperação com a empresa Fundimisa - Fundição e Usinagem Ltda, visando o desenvolvimento do projeto "Utilização de resíduos da indústria de fundição na produção de produtos de concreto e base granular para pavimentos rodoviários". A Fundimisa produz ferro fundido cinzento e nodular, usinagem e pintura. Um dos principais resíduos é a areia de fundição e as alternativas de sua reutilização estão embasadas no seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.
Atualmente, o principal destino das areias de fundição são os aterros de descarte industrial, que além de acarretar altos custos, tanto para sua implantação quanto para manutenção, geram uma crescente preocupação ambiental. O envio e a disposição das areias descartadas de fundição em aterros industriais constituem a única solução legal, sem a necessidade de novos licenciamentos, além daqueles necessários à implantação e operação destas áreas.
Neste contexto, o objetivo deste projeto é desenvolver traços, mistura entre materiais que compõem os blocos de concreto e as bases de pavimentos, incluindo o uso de diferentes teores do rejeito de fundição (areias de modelação, macharia, quebra canais e fusão) em substituição à areia natural. A realização de ensaios normativos avaliará o desempenho desses produtos (blocos) quanto a riscos ambientais e humanísticos.
A pesquisa é coordenada pelo professor mestre Diorges Carlos Lopes e pelo professor doutor André Luiz Bock, além de contar com a participação de estudantes bolsistas vinculados ao curso de graduação em Engenharia Civil. A equipe dispõe dos Laboratórios de Química, Física, Informática, Topografia, Geotecnia, Pavimentação, Concreto, Cerâmica e Resistência dos Materiais como infraestrutura institucional disponível para a pesquisa.
A possibilidade de reutilização de Areia de Fundição (ADF) em blocos de concreto e como base de pavimentação pode reduzir a quantidade de resíduos enviada para aterro industrial, minimizando os impactos ambientais.
Interessados em submeter trabalhos devem se inscrever até 9 de agosto
Palestra do doutor Manuel Osório Binelo sobre Inteligência Artificial nas Ciências Ambientais, no Salão do Conhecimento 2020
Neste momento, diversos estudantes, pesquisadores e extensionistas preparam seus resumos expandidos ou trabalhos completos para submissão no Salão do Conhecimento da Unijuí, que neste ano acontece entre os dias 26 e 29 de outubro, de forma totalmente virtual.
Considerado um dos maiores eventos institucionais de divulgação da produção em extensão e pesquisa, o Salão do Conhecimento reúne participantes da região, do Estado, do País e do exterior. Para participar, é necessário se inscrever até o dia 9 de agosto, pelo endereço unijui.edu.br/salao.
“A participação no Salão do Conhecimento, assim como em congressos e semanas acadêmicas, é extremamente importante para ampliar o conhecimento do participante. O estudante, além de pesquisar em bases científicas, pode assistir às apresentações de outras pessoas. A publicação de um trabalho, por sua vez, acaba por enriquecer o currículo, o que também é muito importante”, destacou a professora Angélica Moreira, membro do Comitê de Extensão.
A submissão de resumos expandidos pode ser realizada na XXII Jornada de Extensão, XXIX Seminário de Iniciação Científica e XI Seminário de Inovação e Tecnologia. Já a submissão de trabalhos completos pode ser realizada exclusivamente na XXVI Jornada de Pesquisa, sendo que o autor responsável pela inscrição deve ser, no mínimo, graduado. Em ambos os casos, o participante deve conferir as normas e utilizar o template disponível na página.
“Quem deseja submeter um trabalho deve observar as normas que estão descritas nos templates, que referem-se tanto à escrita quanto à apresentação”, explicou a professora, lembrando que os trabalhos são avaliados pelo seu conteúdo, referências bibliográficas e adaptação às normas descritas. Segundo a docente, é recomendado que a produção conte com a orientação de um professor.
A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para o dia 27 de setembro, enquanto que a divulgação do cronograma de apresentações ocorrerá até o dia 15 de outubro. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados durante o evento. As apresentações ocorrem via Google Meet, com organização prévia.
No ano passado, mais de 800 trabalhos foram apresentados no Salão do Conhecimento, distribuídos em torno de 50 salas virtuais, em cada uma das quatro noites do evento. As sessões de apresentação de trabalhos são organizadas por temática, a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/salao.
No último sábado, dia 10 de julho, aconteceu o encerramento do Diplomado “Desarrollo de Proyectos Locales para la Implementación de los Objetivos de Desarrollo Sostenible en el Ámbito Territorial” (Desenvolvimento de Projetos Locais para a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Área Territorial), uma iniciativa da Unijuí e da Universidad Politécnica Estatal del Carchi - UPEC/Ecuador, OZIFEC – Observatório de Fronteira e Universidad Cesmag/Colômbia. O projeto foi coordenado pelos professores doutores Daniel Rubens Cenci (ligado aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí - PPGDH/PPGSAS) e Anna Paula Bagetti Zeifert (do PPGDH/Unijuí).
O programa de formação abordou a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, que buscam a construção de políticas públicas voltadas à promoção da cidadania, dos direitos humanos, do desenvolvimento socioeconômico, socioambiental e político sustentável, do fortalecimento da democracia e da superação da pobreza, que é essencial para o exercício pleno da cidadania, em um ambiente de justiça e paz social, ou seja, a proposta de um modelo de governança, gestão, organização e comunicação para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essas dimensões podem ser efetivadas, desde que assumidas pelos diferentes atores, nos espaços locais, incluindo os distintos níveis de governo, setor público – inclusive as Universidades, a sociedade civil e a iniciativa privada.
O Diplomado foi estruturado a partir de uma proposta curricular de cinco módulos, dirigidos a lideranças, gestores, representantes da sociedade civil e agentes do setor público e privado, com o objetivo de formar para o desenho de políticas públicas e sociais a partir da atualização de seus experiências e necessidades, em torno da implementação da Agenda 2030 e dos ODS nos espaços locais. Contou com a participação de 48 alunos que desenvolveram 22 projetos que serão implementados na região de fronteira Equador/Colômbia.
Colaboraram, também, para o desenvolvimento do Diplomado, com suas conferências, os professores doutores Maiquel Wermuth, André Andre Leonardo Copetti Santos, Joice G. Nielsson, Sandra Fernandes, Roberto Carbonera e Pedro Luis Büttenbender, com apoio do vice-reitor, professor doutor Fernando Jaime González, e da vice-reitora da UPEC, professora doutora Olga Teresa Sánchez Manosalvas.
A sequência dos projetos será acompanhada por profissionais e professores da UPEC, e os projetos alocados ao Parque Soft da mesma Universidade, oferecendo um suporte para as necessidades e implementação.
A iniciativa integra um conjunto de outras atividades desenvolvidas no âmbito da internacionalização e intercâmbios entre Universidades e países que também são parceiros na Cátedra Internacional “Pensar de América Latina Frente a los ODS”, que está em andamento.
A Vice-Reitoria de Graduação (VRG) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unijuí coordenaram, durante o primeiro semestre/trimestre deste ano, a Avaliação das Disciplinas, realizada com os estudantes dos cursos de graduação.
A Avaliação das Disciplinas contou com a participação de 71% dos estudantes dos cursos do primeiro semestre da Graduação Mais; 42% dos estudantes que cursam os demais semestres; e 18% dos estudantes do 1º trimestre dos cursos EAD.
A vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, agradece à CPA, aos coordenadores de curso, professores, Assessoria de Marketing e DCE pelo engajamento no processo de divulgação da avaliação das disciplinas e ressalta que, pela primeira vez desde que iniciou o Programa de Avaliação Docente, em 2012, a Unijuí ultrapassou a meta estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), de 70% de respondentes em um dos instrumentos de avaliação.
Enfatizou também que este resultado evidencia a importância do envolvimento de gestores, professores e setores na divulgação dos processos avaliativos da Universidade, bem como do constante feedback aos estudantes que evidenciam as melhorias realizadas a partir de seus apontamentos. Esse compromisso institucional é o que fomenta a cultura de avaliação na comunidade acadêmica.
Os resultados desse processo avaliativo ainda serão analisados pelos Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos (NDEs), os quais produzirão um parecer a ser compartilhado com a coordenação, VRG e Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), com vistas a contribuir na gestão do curso, nas políticas de graduação e nas questões pedagógicas do curso, tudo com o intuito da qualificação constante do processo de ensino-aprendizagem e dos múltiplos serviços e espaços institucionais.
Finaliza nesta sexta-feira, dia 16 de julho, e etapa única de inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni), válida para o segundo semestre deste ano. Ao se inscrever, o candidato poderá optar por duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência.
Na Unijuí, serão ofertadas 28 bolsas de estudos integrais, de 100%, entre seus campi e cursos.
No Campus Ijuí, haverá oferta de 11 bolsas, nos cursos presenciais de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Pedagogia; e nos cursos de Ensino a Distância (EaD) de licenciatura em Educação Física e Pedagogia.
No Campus Santa Rosa, serão ofertadas 12 bolsas ProUni nos cursos presenciais de Administração, licenciatura em Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Pedagogia; e nos cursos a distância de bacharelado em Educação Física, Gestão de Pequenas e Micro Empresas, Letras, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.
Duas bolsas integrais serão ofertadas no Campus Três Passos, nos cursos de Direito (presencial) e de Processos Gerenciais (EaD); e três bolsas de estudos no Campus Panambi, aos cursos de Gestão Comercial, Gestão de Qualidade e Gestão de Recursos Humanos, ofertados na modalidade EaD. Mais informações podem ser obtidas neste link.
Inscrições
Para concorrer a uma bolsa de estudos pelo ProUni é preciso realizar a inscrição no endereço prouniportal.mec.gov.br.
Para participar, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. Para concorrer a uma bolsa integral a renda per capita não poderá exceder 1,5 salários mínimos, ou seja, R$ 1.650,00.
No momento da inscrição, o candidato deve efetuar o cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta gov.br, caso seja o primeiro acesso, ou inserir CPF e senha, caso já possua uma conta, além de informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2020, o número do CPF e um endereço de e-mail válido.
No dia 20 de julho será divulgada a primeira chamada. A comprovação da documentação acontece de 20 a 30 de julho. Já a segunda chamada será no dia 3 de agosto. A comprovação da documentação será de 3 a 13 de agosto.
O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino a qual foi pré-selecionado.
Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Estudante da Unijuí, pelo telefone 3332-0444, ou no site do ProUni.
Embora o Ciência para Todos Unijuí 2 tenha finalizado no dia 9 de julho, após uma semana de intensa programação, as atividades continuam sendo realizadas em Ijuí e região. Nesta quinta-feira, dia 15 de julho, o Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo, coordenado pelo professor Peterson Cleyton Avi, promoveu uma oficina aos estudantes do Ensino Médio do Colégio Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba.
Transmitida pelo Google Meet, a oficina “Shift ou 2NDF: você realmente sabe usar a sua calculadora científica?” foi ministrada por uma das professoras extensionistas do projeto, Claudia Piva, que já havia coordenado a formação durante a Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos.
“Nesta oficina, trabalhamos dois modelos mais usuais de calculadora científica. A ideia é mostrar aos estudantes que a calculadora pode ser utilizada para outras tantas funções, que não apenas operações básicas”, explicou.
Professora de Matemática e atualmente supervisora do Novo Ensino Médio no Colégio Comendador, Diole de Almeida avaliou como excelente a formação. De acordo com ela, os estudantes não sabiam quais as funções da maioria das teclas da calculadora e, inclusive, acabavam fazendo manualmente alguns cálculos em razão do desconhecimento. “É importante, claro, que os alunos entendam as teorias, os fundamentos, mas que saibam que podem tirar a prova real dos cálculos na calculadora científica. A oficina foi tão interessante que já agendamos uma segunda fase, onde serão trabalhadas outras funções”, explicou a professora.
Nathalia Ebehrart é aluna do 1º Ano do Ensino Médio e disse que até tinha medo de usar a calculadora científica. “A oficina nos ajudou a entender a função de várias teclas. Foi muito boa”, avaliou.
Conforme destacou o professor Peterson Cleyton Avi, as atividades do Ciências para Todos Unijuí 2, que neste ano aconteceu de forma online, permanecem disponíveis no canal da Unijuí no Youtube. Promovido pela Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Ciência para Todos fez parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Saiba mais em bit.ly/cienciasparatodos.
Pamella Pluta e Claudia Argenta
A Iniciação Científica tem o objetivo de estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, além de instigar a criatividade com foco na resolutividade de problemas reais. Por isso, se você é estudante da graduação e tem interesse em se dedicar à pesquisa científica, fique atento: neste mês de julho, professores, pesquisadores da Unijuí, estão selecionando estudantes que têm interesse em atuar em projetos de pesquisa, em várias áreas do conhecimento.
Welerson Roberto dos Reis, acadêmico de Medicina na Unijuí, é participante, desde 2019, do projeto “Avaliação dos efeitos do jejum intermitente como estratégia terapêutica na melhora do quadro de Diabetes Mellitus Tipo 2”. Ele comenta que realizar trabalhos de pesquisa tem auxiliado em sua formação profissional. “Realizar trabalhos de pesquisa vem me ajudando muito no meu desenvolvimento técnico-científico, principalmente na minha compreensão sobre a medicina baseada em evidências e no entendimento da importância do trabalho da ciência para o mundo”, completa.
Segundo a professora e coordenadora de vários projetos de pesquisa na área da Saúde, Christiane Colet, o objetivo dessa interação é fazer com que o estudante aprenda protocolos de pesquisa, entenda a importância da ciência na sua formação profissional, participe da elaboração de todas as técnicas e desenvolva todas as metodologias de laboratório e de campo prático. “Além disso, o acadêmico desenvolve a escrita científica e melhora o seu currículo. Isso é um diferencial e colabora no aprofundamento de conhecimentos lecionados em sala de aula”, comenta, destacando ainda que é possível que os estudantes desenvolvam habilidades tanto para atuação prática, no mercado de trabalho, quanto para academia.
Para Claudia Vanessa Argenta, acadêmica do curso de Agronomia, integrante do projeto de pesquisa “Expressão do caráter número de afilhos sobre o rendimento de grãos e seus componentes em trigo uni e multicolmos com base em modificações das técnicas de manejo”, desde 2018, as vivências como bolsista irão auxiliar muito em sua vida profissional. “Tive a oportunidade de ampliar conhecimentos na minha área de atuação como, por exemplo, novas tendências de manejo que priorizam uma produtividade satisfatória com sustentabilidade, além de trabalhar o desenvolvimento pessoal. Tenho certeza de que esse conjunto de conhecimentos irá colaborar muito com a minha formação profissional”, afirma.
Acadêmica do curso de Enfermagem e bolsista do projeto de pesquisa “Transição do cuidado na perspectiva oncológica e equipe de saúde: estudo com métodos mistos'', desde 2017, Pamella Pluta iniciou a experiência como bolsista já no segundo semestre da graduação. “É um diferencial importante, ainda mais nos dias atuais onde cada vez se espera e se precisa mais da ciência. Esse trabalho nos instiga a atuar cada vez mais baseados em evidências, principalmente na prática profissional”, conta.
Atualmente, existem as bolsas de pesquisa Pibic, Pibiti e Probic, que são financiadas pelo CNPq, FAPERGS e pela própria Unijuí. Os programas Pibic e Probic são indicados aos estudantes que buscam gerar conhecimento novo a partir de descobertas, conhecido como Iniciação Científica. Já o Pibiti é para os acadêmicos que procuram conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver um produto, processo ou serviço novo (ou melhorado) para o mercado, chamado de Iniciação Tecnológica. Além disso, os estudantes que não conseguirem ingressar numa bolsa de pesquisa neste momento, podem se disponibilizar para atuar como voluntário, pelo Programa de Voluntariado Acadêmico (PROAV) da Unijuí, o que lhes permitirá se inserir em um grupo de pesquisa.
Os acadêmicos que desejam atuar como bolsista ou voluntário de pesquisa, podem entrar em contato com os professores orientadores indicados no quadro, manifestando seu interesse.
Alguns dos requisitos para atuar como bolsista são: estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial da Unijuí; não possuir outro tipo de bolsa, vínculo empregatício ou atividade remunerada; e ter disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades de pesquisa (20 horas semanais).
Para saber mais, acesse o site unijui.edu.br/pesquisa/editais ou entre em contato pelo e-mail pibic@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo
Confira as áreas e os contatos dos professores responsáveis por projetos de pesquisa:
Nos principais veículos de comunicação, um dos assuntos em destaque é a possibilidade de o País enfrentar uma nova crise no fornecimento e distribuição de energia elétrica, dada a escassez de chuvas e o esvaziamento dos reservatórios das hidrelétricas. Mas qual a real situação?
Para debater o tema “Energia no Brasil: desafios e perspectivas”, o Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 15 de julho, contou com a participação do diretor-presidente do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), Marco Aurélio Sikacz; do diretor de Operações da Hidroenergia, Rafael Kieling; do professor doutor da Unijuí, Maurício de Campos; e da professora mestra da Unijuí, Caroline Radüns, coordenadora do Projeto de Extensão Energia Amiga.
Conforme explicou o professor Maurício, o País passa pela terceira crise enérgica do século: a primeira ocorreu em 2001, a segunda em 2014. E apesar da matriz energética ter mudado muito nos últimos anos - em 2001, mais de 80% estava ligada às hidrelétricas e, neste ano, 63% -, há um crescente consumo de energia e os reservatórios da região Sudeste, que correspondem a 70% dos reservatórios do Brasil, estão com 32% de sua capacidade. Especialistas dizem que essa capacidade deve reduzir a 10% em outubro.
O sistema no País é interligado e a população de Ijuí não utiliza apenas a energia produzida aqui, conforme destacou o diretor-presidente do Demei, Marco Aurélio Sikacz. E há, segundo ele, risco de haver racionamento na cidade, assim como há em outros locais. “Nós deveríamos aprender com esse novo momento de estiagem. É necessário criar alternativas para o setor de energia, até porque, é um problema que voltará a acontecer em outro momento. Precisamos também ter consciência da importância do uso consciente da energia elétrica. A bandeira vermelha, que traz agora um acréscimo de 52% na tarifa de energia, já tem o intuito de forçar a redução”, explicou.
Professora na Unijuí, Caroline Radüns lembrou que o uso racional da energia deve se tornar um hábito. Isso porque as consequências são visíveis não apenas na conta de energia, ao final do mês. “Somos pertencentes a uma sociedade e as nossas atitudes individuais impactam no coletivo. Se o consumo de energia aumenta, se as tarifas aumentam, a indústria é impactada, os serviços são impactados, e há reflexos nos preços dos medicamentos, dos alimentos. Aproximadamente 7% da energia produzida no mundo é utilizada para o abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ou seja, o impacto é muito maior do que na fatura.”
Rafael Kieling reforçou que, na crise hídrica, tudo está ligado: a falta de planejamento, a política e a economia. “Os reservatórios das grandes hidrelétricas são a base. Eles mantêm todo o sistema elétrico abastecido no Brasil. Por isso, quando falta água, não há muito o que fazer”, comentou, lembrando que o investimento em transmissão aumentou muito nos últimos anos - mais de 100%. Em 2001, não era sequer possível exportar energia do Sul para o Sudeste.
Confira o Rizoma Temático na íntegra:
Representantes da Unijuí estiveram na manhã desta quarta-feira, dia 14 de julho, na Secretaria Municipal de Saúde, realizando a entrega de uma proposta construída por meio de um Projeto Integrador, a partir de demanda encaminhada pela equipe de nutricionistas. Os Projetos Integradores fazem parte da Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Universidade, e são componentes curriculares capazes de integrar teoria e prática no desenvolvimento de soluções para desafios reais.
Por meio do desafio “Elaboração de materiais para educação em saúde aos estudantes do Ensino Fundamental do Município de Ijuí”, acadêmicos do primeiro semestre elaboraram materiais de educação em saúde para o Programa Crescer Saudável, que atende escolas da rede pública, com apoio da Usina de Ideias da Unijuí. Foram desenvolvidos os jogos Mico dos Alimentos; Jogo do Lince: Caça dos Alimentos; e Trilha da Alimentação e Cuidados com o Planeta.
A entrega do desafio foi acompanhada pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; pela professora do curso de Nutrição, Eilamaria Libardoni Vieira; e pelo analista acadêmico Tiago Rohde.
Segundo Eilamaria, a entrega do resultado foi um desafio, já que os estudantes tinham que apresentar um produto pensado academicamente, porém, baseado na realidade. “A relação entre ensino e serviço agrega à formação de um profissional crítico e reflexivo, que sabe trabalhar em equipe. Ouvir as necessidades específicas do desafio nos fez pensar num produto que irá auxiliar nas atividades de educação do Programa Saúde na Escola de forma lúdica e proativa. Com o Projeto Integrador, o estudante inicia já no primeiro semestre uma rede de contatos que possibilitará construir um currículo ampliado”, destacou a docente, que orientou o trabalho ao lado das professoras Bruna Comparsi e Marli Frisson.
Responsável por encaminhar a demanda, a nutricionista Muriel Burkatt parabenizou os acadêmicos e destacou que o trabalho é muito importante para a Secretaria. “Temos uma demanda grande por materiais educativos, que possam ser aplicados nas escolas, falando sobre alimentação, atividade física. Por vezes não temos tempo e nem recursos para o desenvolvimento”, ressaltou.
Mentora, Júlia Pess dos Santos disse que a experiência de participar de um Projeto Integrador foi interessante e que pôde passar um pouco da sua experiência no Sistema Único de Saúde. “A minha vivência no SUS englobou muitas ações dentro do Programa Saúde na Escola e eu pude, por meio da mentoria, passar um pouco desta experiência, do desafio de trabalhar com crianças e jovens nas escolas.”
Rafaela Cortes Pinheiro, acadêmica do curso de Biomedicina e integrante do projeto, falou da importância da participação. “Vejo que ganhei novas experiências e também novas oportunidades. Vejo com outro olhar o quão relevante foi participar de um grupo, estudar sobre o tema, trabalhar em equipe e criar um material que será realmente usado no futuro. Acredito que evoluí muito como estudante e sou grata por todo apoio recebido”, disse.
Para Julia Gutkoski Zani, acadêmica de Nutrição, o Projeto Integrador foi bastante desafiador, mas cheio de bons sentimentos e muita aprendizagem. “Foi uma caminhada bem construtiva para esse primeiro semestre. Só tenho a agradecer pela ajuda de todos. Gostaria que pudéssemos ter tido contato com todos esses alunos que receberão os materiais. Mas, espero que os próximos projetos sejam presenciais e possamos conhecer todas essas pessoas que, de uma forma ou outra, iremos ajudar”, reforçou.
Outra integrante, Tarine Candida Lorenset, completou que participar do projeto agregou de forma positiva e significativa em sua vida. “A ideia de englobar os estudantes em projetos, desde o início da graduação, com certeza está trazendo e vai trazer muito conhecimento para a vida de todos, além de bons resultados.”
Para conferir este e outros Projetos Integradores desenvolvidos no primeiro semestre, basta acessar universidade.unijui.edu.br/projetointegrador.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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