Executivo de Três Passos visita Polo Oleoquímico da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Na manhã de quinta-feira, dia 15 de julho, uma comitiva da Prefeitura Municipal de Três Passos, liderada pelo prefeito Arlei Tomazoni, esteve conhecendo as dependências do Polo Oleoquímico da Unijuí, na localidade de Padre Gonzales. Na oportunidade, o diretor do Campus Três Passos e técnicas da Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade apresentaram o projeto em parceria com empresa do município, para dar continuidade às pesquisas na área. 

O objetivo da Universidade é, em compartilhamento com a empresa que já atua  na extração de óleos essenciais, transformar a área do polo em um grande campo experimental de plantas para extração e pesquisa científica da matéria-prima, visando a aplicação farmacológica, cosmética e agronômica, dando um novo impulso à cadeia produtiva. Para isso, a Universidade mantém destilador e secadores e laboratório próprio na área do Polo e conta com equipamentos disponíveis nos demais campi. 

As pesquisas aplicadas, desenvolvidas em parceria com o setor produtivo, tendem a dar resultados mais rápidos e com efetiva inserção de produtos no mercado, gerando emprego e renda ao município e região onde estão instaladas. Na lógica colaborativa da quádrupla hélice, o ator público atua como promotor do ecossistema de inovação, articulando um ambiente de negócios favorável não apenas à geração da inovação, mas também ao nascimento, crescimento e ao investimento de empresas. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Três Passos tem papel fundamental como parceira do projeto, fortalecendo o elo em busca do desenvolvimento local e regional. 

"O ano de 2020 atrasou o início das atividades, mas, agora, estamos prontos para iniciar", destacou o empreendedor Dirceu José Diel, que firmou um contrato de incubação com a Criatec - Incubadora Tecnológica da Unijuí -  para receber consultoria nas áreas de técnica, gerencial e mercadológica.

Atualmente a Universidade pesquisa novas fórmulas e aplicações a partir de óleos extraídos de lavanda, alecrim, eucalipto e marcela. O grupo de pesquisa é multidisciplinar e inclui pesquisadores e estudantes de graduação em Farmácia e Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, e pretende expandir com a participação de alunos da área da Saúde e também alunos do Ensino Médio, estimulando jovens pesquisadores locais.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.