Unijuí está com inscrições abertas para bolsas de pesquisa - Unijuí

Unijuí está com inscrições abertas para bolsas de pesquisa

Pamella Pluta e Claudia Argenta

A Iniciação Científica tem o objetivo de estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, além de instigar a criatividade com foco na resolutividade de problemas reais. Por isso, se você é estudante da graduação e tem interesse em se dedicar à pesquisa científica, fique atento: neste mês de julho, professores, pesquisadores da Unijuí, estão selecionando estudantes que têm interesse em atuar em projetos de pesquisa, em várias áreas do conhecimento.

Welerson  Roberto dos Reis, acadêmico de Medicina na Unijuí, é participante, desde 2019, do projeto “Avaliação dos efeitos do jejum intermitente como estratégia terapêutica na melhora do quadro de Diabetes Mellitus Tipo 2”. Ele comenta que realizar trabalhos de pesquisa tem auxiliado em sua formação profissional. “Realizar trabalhos de pesquisa vem me ajudando muito no meu desenvolvimento técnico-científico,  principalmente na minha compreensão sobre a medicina baseada em evidências e no entendimento da importância do trabalho da ciência para o mundo”, completa.

Segundo a professora e coordenadora de vários projetos de pesquisa na área da Saúde, Christiane Colet, o objetivo dessa interação é fazer com que o estudante aprenda protocolos de pesquisa, entenda a importância da ciência na sua formação profissional, participe da elaboração de todas as técnicas e desenvolva todas as metodologias de laboratório e de campo prático. “Além disso, o acadêmico desenvolve a escrita científica e melhora o seu currículo. Isso é um diferencial e colabora no aprofundamento de conhecimentos lecionados em sala de aula”, comenta, destacando ainda que é possível que os estudantes desenvolvam habilidades tanto para atuação prática, no mercado de trabalho, quanto para academia.

Para Claudia Vanessa Argenta, acadêmica do curso de Agronomia, integrante do projeto de pesquisa “Expressão do caráter número de afilhos sobre o rendimento de grãos e seus componentes em trigo uni e multicolmos com base em modificações das técnicas de manejo”, desde 2018, as vivências como bolsista irão auxiliar muito em sua vida profissional. “Tive a oportunidade de ampliar conhecimentos na minha área de atuação como, por exemplo, novas tendências de manejo que priorizam uma produtividade satisfatória com sustentabilidade, além de trabalhar o desenvolvimento pessoal. Tenho certeza de que esse conjunto de conhecimentos irá colaborar muito com a minha formação profissional”, afirma.

Acadêmica do curso de Enfermagem e bolsista do projeto de pesquisa “Transição do cuidado na perspectiva oncológica e equipe de saúde: estudo com métodos mistos'', desde 2017, Pamella Pluta iniciou a experiência como bolsista já no segundo semestre da graduação. “É um diferencial importante, ainda mais nos dias atuais onde cada vez se espera e se precisa mais da ciência. Esse trabalho nos instiga a atuar cada vez mais baseados em evidências, principalmente na prática profissional”, conta.

Atualmente, existem as bolsas de pesquisa Pibic, Pibiti e Probic, que são financiadas pelo CNPq, FAPERGS e pela própria Unijuí. Os programas Pibic e Probic são indicados aos estudantes que buscam gerar conhecimento novo a partir de descobertas, conhecido como Iniciação Científica. Já o Pibiti é para os acadêmicos que procuram conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver um produto, processo ou serviço novo (ou melhorado) para o mercado, chamado de Iniciação Tecnológica. Além disso, os estudantes que não conseguirem ingressar numa bolsa de pesquisa neste momento, podem se disponibilizar para atuar como voluntário, pelo Programa de Voluntariado Acadêmico (PROAV) da Unijuí, o que lhes permitirá se inserir em um grupo de pesquisa.

Os acadêmicos que desejam atuar como bolsista ou voluntário de pesquisa, podem entrar em contato com os professores orientadores indicados no quadro, manifestando seu interesse.

Alguns dos requisitos para atuar como bolsista são: estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial da Unijuí; não possuir outro tipo de bolsa, vínculo empregatício ou atividade remunerada; e ter disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades de pesquisa (20 horas semanais).

Para saber mais, acesse o site unijui.edu.br/pesquisa/editais ou entre em contato pelo e-mail pibic@unijui.edu.br

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo

Confira as áreas e os contatos dos professores responsáveis por projetos de pesquisa: