Oficina do Ciência para Todos é ministrada a estudantes do Ensino Médio - Unijuí

Oficina do Ciência para Todos é ministrada a estudantes do Ensino Médio

Embora o Ciência para Todos Unijuí 2 tenha finalizado no dia 9 de julho, após uma semana de intensa programação, as atividades continuam sendo realizadas em Ijuí e região. Nesta quinta-feira, dia 15 de julho, o Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo, coordenado pelo professor Peterson Cleyton Avi, promoveu uma oficina aos estudantes do Ensino Médio do Colégio Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba.

Transmitida pelo Google Meet, a oficina “Shift ou 2NDF: você realmente sabe usar a sua calculadora científica?” foi ministrada por uma das professoras extensionistas do projeto, Claudia Piva, que já havia coordenado a formação durante a Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos.

“Nesta oficina, trabalhamos dois modelos mais usuais de calculadora científica. A ideia é mostrar aos estudantes que a calculadora pode ser utilizada para outras tantas funções, que não apenas operações básicas”, explicou.

Professora de Matemática e atualmente supervisora do Novo Ensino Médio no Colégio Comendador, Diole de Almeida avaliou como excelente a formação. De acordo com ela, os estudantes não sabiam quais as funções da maioria das teclas da calculadora e, inclusive, acabavam fazendo manualmente alguns cálculos em razão do desconhecimento. “É importante, claro, que os alunos entendam as teorias, os fundamentos, mas que saibam que podem tirar a prova real dos cálculos na calculadora científica. A oficina foi tão interessante que já agendamos uma segunda fase, onde serão trabalhadas outras funções”, explicou a professora.

Nathalia Ebehrart é aluna do 1º Ano do Ensino Médio e disse que até tinha medo de usar a calculadora científica. “A oficina nos ajudou a entender a função de várias teclas. Foi muito boa”, avaliou.

Conforme destacou o professor Peterson Cleyton Avi, as atividades do Ciências para Todos Unijuí 2, que neste ano aconteceu de forma online, permanecem disponíveis no canal da Unijuí no Youtube. Promovido pela Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Ciência para Todos fez parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Saiba mais em  bit.ly/cienciasparatodos.