Retorno escalonado aconteceu nesta segunda-feira, dia 2, nos quatro campi da Universidade
Aulas dos cursos presenciais retornaram nesta segunda-feira, seguindo todos os protocolos de biosegurança
Esta segunda-feira, dia 2 de agosto, ficará marcada na memória de estudantes, funcionários e professores da Unijuí. Após um ano e meio de aulas sendo conduzidas de forma online, em razão da pandemia de covid-19, foi momento de começar a receber os acadêmicos presencialmente.
“Desde que o governo federal autorizou, ainda no mês de maio, o retorno das aulas presenciais, nos preocupamos em aguardar o momento certo para voltar, com recuo de casos da doença, diminuição do número de internações e um grande número de pessoas vacinadas. É o que vivenciamos agora. Praticamente todos os professores, técnicos e estudantes já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 e aguardam pela segunda”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que a pandemia continua e que medidas para o enfrentamento da doença ainda são necessárias.
Por isso, as turmas diurnas retornaram totalmente à presencialidade, enquanto que as turmas da noite tiveram um encaminhamento diferente, com retorno escalonado. Nos campi Ijuí e Santa Rosa, para diminuir o fluxo de pessoas, as turmas do 1º ao 5º semestre terão aulas presenciais nesta semana e, na seguinte, permanecerão com aulas online. Já as turmas do 6º ao 10º semestre começam as aulas de forma virtual nesta semana e, na segunda semana, entre os dias 9 e 13 de agosto, têm aula presencial.
Já nos campi de Três Passos e Panambi, as turmas do 1º ao 10º semestre foram divididas e terão aulas presenciais nesta semana e, na seguinte, de forma online.
“É importante frisar que nossa preocupação está em garantir a segurança de todos e o cumprimento dos protocolos. Elaboramos um Plano de Contingência, aprovado pelo Centro de Operações de Emergências (COE) Municipal, e inclusive recebemos o Selo Escola Segura, por estarmos seguindo todas as determinações”, explicou a professora Fabiana Fachinetto, lembrando que as maiores salas e espaços de eventos estão sendo utilizados neste retorno para garantir o distanciamento. “Temos como uso obrigatório a máscara e colocamos à disposição o álcool em gel. Mas, claro, são os atores deste processo que vão fazer a segurança acontecer. Contamos com a compreensão e respeito de todos”, completou.
Para marcar o retorno, duas atividades foram preparadas para os estudantes: em cada um dos campi - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, foi colocado um painel com uma chuva de desejos, simbolizada por fitinhas coloridas. No espaço, os estudantes podem realizar fotos e registrar este momento de retorno.
Acadêmicos e professores também foram recebidos, em suas salas, com um cartão e duas fitinhas de desejos. Durante o intervalo, eles puderam ir até os murais de desejos para amarrá-las. As fitinhas simbolizam pedidos por mais experiências memoráveis, inovação, energia, amor, viagens, abraços, saúde, cuidado, transformação e conhecimento.
Além disso, os estudantes foram recepcionados com atividades e atrações artísticas como o Coral Unijuí, no campus Ijuí; a Cia Cadagy, no campus Santa Rosa; e o professor de música Oséias Machado, no campus Três Passos.
Cia Cadagy realizou recepção dos estudantes no campus Santa Rosa
No campus Três Passos, estudantes foram recepcionados pelo professor de música Oséias Machado e puderam colocar suas fitinhas na árvore dos desejos
No campus Panambi, estudantes também deixaram seus pedidos no mural
Em Ijuí, o Mural de Desejos vai tomando forma a cada nova fitinha colocada pelos estudantes e professores
Recepção aos estudantes do campus Ijuí contou com a apresentação do Coral Unijuí
A Pós-Graduação Lato Sensu em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão já tem data marcada para o seu início na Unijuí. As atividades começam no dia 21 de agosto, às 8h30. As inscrições seguem abertas até o dia 8 de agosto e podem ser realizadas no endereço unijui.edu.br/pos. O curso é coordenado pelo professor mestre Josei Fernandes Pereira e pelo professor doutor Adelar Francisco Baggio.
Segundo o professor Josei, o objetivo da especialização é possibilitar que os participantes ampliem seus conhecimentos sobre cultura popular, folclore e patrimônio cultural. “O curso procura desenvolver competências cognitivas, técnicas e atitudinais de profissionais e participantes vinculados com as diversas manifestações, grupos e organizações culturais", comenta.
A Pós-Graduação tem sua importância relacionada à ampliação da compreensão sobre a dimensão simbólica do folclore e da cultura popular e seus entrelaçamentos com os processos de identidade das pessoas e dos povos. “A estrutura curricular propicia a reflexão sobre os processos de institucionalização das manifestações do folclore e da cultura popular, os vínculos com o estado e seus efeitos sobre sua organização e transformação na contemporaneidade” afirma o professor.
A especialização destina-se à qualificação de pessoas que atuam na área ou interessadas em atividades de preservação dos patrimônios material e imaterial. Além disso, é indicado para quem procura novos conhecimentos nas artes populares, no folclore e nas demais expressões pertencentes à diversidade cultural em organizações privadas ou públicas.
O professor ainda comenta o quão importante é criar espaços para todas as expressões culturais, pois a diversidade cultural fortalece a livre circulação de ideias e nutre-se das constantes trocas entre as culturas. “O curso aborda uma diversidade de temas, conceitos e ações no campo da cultura, que exercem papel importante para a coesão social em geral, contribuindo para construção da identidade de cada povo,” finaliza o professor.
As aulas do curso serão ministradas de forma online, contabilizando 390 horas/aula. A partir da aula inaugural do dia 21 de agosto, os encontros ocorrerão nas segundas e terças-feiras, no período da noite, e nos sábados pela manhã.
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí
O município de Horizontina agora conta com um polo de Ensino a Distância (EaD) da Unijuí. A inauguração da unidade aconteceu de forma virtual nesta quinta-feira, dia 29 de julho, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.
Participaram do ato a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; o coordenador da modalidade EaD, professor Luciano Zamberlan, que realizou uma palestra na sequência; e os empresários Alceu Luiz Bottega e Marcia Trentin, proprietários da Ativa - Centro de Ensino e parceiros da Universidade na implantação do polo EaD.
Bottega falou sobre a satisfação em poder oferecer às comunidades de Horizontina e região mais uma opção de formação superior. “Começamos com o polo neste momento e queremos que a comunidade se sinta à vontade para nos procurar na Escola Fisk. Ficamos felizes em oferecer diversas opções de cursos à região, especialmente àquelas pessoas que não têm muito tempo disponível", destacou Bottega.
A unidade de Horizontina soma-se aos polos da Unijuí já existentes nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Planalto, Porto Alegre e Uruguaiana. Esse movimento de expansão, a partir da modalidade Ensino a Distância, é uma marca de inclusão social, segundo a reitora, e por isso o processo ocorre em parceria com outras instituições. “Entendemos o polo como uma instância de presencialidade da Universidade no município de Horizontina. Iniciamos agora com os cursos na modalidade EaD, mas abrimos as portas para outras atividades, outras possibilidades. Quando falamos em Universidade, falamos de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. O polo Horizontina, como um parceiro, pode aproveitar todo esse escopo de atividades e oferecer isso ao município e à região.”
O coordenador da modalidade EaD, professor Luciano Zamberlan, reforçou a fala da reitora e destacou que cada profissional formado na Unijuí é a materialização da Universidade. Os proprietários Alceu Luiz Bottega e Marcia Trentin não só carregam o nome da Unijuí em seus diplomas, como agora aproximam a Instituição do Município, por meio do polo. O professor foi responsável por ministrar uma palestra “A importância do Ensino Superior para as organizações”.
Confira o evento na íntegra:
Estudantes de Medicina foram recebidos nesta semana; demais turmas retornam no dia 2
Depois de receber os estudantes de Medicina nesta semana, a Unijuí agora se prepara para recepcionar na segunda-feira, dia 2 de agosto, os acadêmicos dos demais cursos presenciais de graduação. Para garantir a segurança de todos, a Universidade organizou um modelo de retorno escalonado e diferenciado entre os seus quatro campi: Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos.
As turmas diurnas retornam totalmente à presencialidade, seja em disciplinas teóricas, práticas ou estágios. Para as turmas com aulas à noite, o encaminhamento será diferente.
Nos campi Ijuí e Santa Rosa, para diminuir o fluxo de pessoas, as turmas do 1º ao 5º semestre terão aulas presenciais na próxima semana e, na seguinte, permanecem com aulas online. Já as turmas do 6º ao 10º semestre começam as aulas de forma virtual na primeira semana e, na segunda semana, entre os dias 9 e 13 de agosto, têm aula presencial. É importante lembrar que na semana que o primeiro grupo estiver presencial, o outro estará com aulas online.
Já nos campi de Três Passos e Panambi, as turmas do 1º ao 10º semestre serão divididas e terão aulas presenciais na semana do dia 2 de agosto e, na semana subsequente, as aulas serão online - e assim sucessivamente.
A frequência é obrigatória nas aulas presenciais e online, conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 28/2011. Estudantes e professores com comorbidades, que não realizaram a segunda dose da vacina contra a covid-19, estão dispensados de comparecer às aulas presenciais ou de ministrá-las presencialmente até 15 dias após a realização da mesma, devendo comprovar a situação junto à Universidade.
O uso de máscaras será obrigatório e haverá inclusive uma organização diferenciada nos horários de intervalo à noite, para evitar aglomerações. Turmas do 1º, 2º, 3°, 6º e 7º semestres, por exemplo, terão intervalos das 20h30 às 20h50; já as turmas do 4º, 5º, 8º, 9º e 10º semestres, intervalos das 20h50 às 21h10. Os intervalos entre as aulas no diurno seguem os horários da instituição.
Haverá higienização constante dos espaços da Instituição e álcool em gel disponível para uso. A colaboração de todos e respeito às regras serão necessários para o retorno às atividades e enfrentamento à covid-19.
Uma das mais prestigiadas atividades extracurriculares da Universidade, o Coral Unijuí, tem retomado gradualmente as suas atividades presenciais, após a adaptação para ensaios e coros virtuais no ano de 2020, em razão da pandemia de covid-19. O retorno aos ensaios presenciais ocorreu em razão de o grupo ter sido convidado para participar da recepção aos estudantes do Campus Ijuí, que voltam às aulas presenciais no dia 2 de agosto, início do segundo semestre. Atualmente, o Coral é regido por Diogo Maurício Braggio e possui 30 integrantes.
A Federação de Coros do Estado do Rio Grande do Sul (Fecors) emitiu protocolos de cuidados a serem tomados para a realização de ensaios presenciais com segurança. “O Coral Unijuí segue esses protocolos. O conteúdo desse material fala a respeito do distanciamento a ser tomado pelos cantores e dos acessórios a serem utilizados, para impedir qualquer possibilidade de contágio no ambiente de ensaio,” comenta o regente.
O plano inicial para esse retorno presencial é concluir o trabalho de repertório iniciado ainda em 2019, chamado “Trailers e Trilhas”. O projeto consiste na reprodução de músicas que fizeram parte de trilhas sonoras de filmes do cinema mundial e também nacional.
Segundo o regente, “Trailers e Trilhas” será apresentado em outubro, porém, ainda não se sabe se ocorrerá de forma presencial ou a partir de um espetáculo virtual. “Vamos ouvindo como cada obra soará ao ser interpretada em conjunto e colocando aos poucos os últimos elementos que embelezam o espetáculo”, finaliza Diogo.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico do curso de Jornalismo da Unijuí
Analisar criticamente projetos de Arquitetura, Urbanismo e Design é um desafio que os estudantes terão no exercício profissional, ao desenvolverem seus trabalhos. Para aproximar os acadêmicos desta realidade, o professor Matheus Cargnelutti, responsável pela disciplina de Estética, História e Teoria II, organizou um evento online, intitulado “Análise Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Design”, realizado no mês de maio.
A palestra foi ministrada por Paula Olivo, arquiteta e urbanista, mestre e doutoranda em Arquitetura na área de Teoria e Crítica, com sua trajetória acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e parte na Itália. Atualmente, Paula mora em Porto Alegre, é professora da Universidade La Salle e sócia do Plano Atelier. Sua explanação trouxe um panorama geral da importância da análise crítica de projetos e também apresentou um roteiro para a execução adequada de uma análise.
Segundo o professor Matheus Cargnelutti, além de uma excelente profissional, Paula também é uma grande amiga. “Já atuamos juntos como professores em outra instituição. Certamente os conhecimentos adquiridos neste evento trouxeram uma visão ampla e reflexiva aos estudantes sobre projetos de arquitetura, urbanismo e design, e contribuirão muito para a concepção de projetos ao longo dos cursos e da vida profissional", destacou.
Considerada um ramo da biologia e conhecida popularmente como “empalhamento”, a taxidermia foi trabalhada em um curso de qualificação na Unijuí, realizado na sexta-feira, dia 23 de julho, e no sábado, dia 24. A capacitação foi coordenada pela professora doutora Francesca Werner Ferreira e pelo médico veterinário Carlos Alberto Noll.
Francesca comenta que o objetivo do curso foi introduzir algumas técnicas de preparação e conservação de animais, com fins didáticos e de pesquisa, e também para exposições. “A comunidade traz animais que são encontrados mortos, geralmente por atropelamento. O Laboratório de Zoologia sempre recebeu esse tipo de material e, a partir das disciplinas do curso de Ciências Biológicas, desenvolve várias técnicas,” comenta a coordenadora.
A taxidermia tem por objetivo a preservação de animais mortos, utilizando-se somente da pele tratada com produtos químicos, na qual se dá forma ao seu exterior. Dessa forma, se organizam planos e posturas dos animais, mantendo suas características de aparência em vida, sempre buscando a maior proximidade com o natural.
A preparação dos animais envolve várias etapas contínuas, que vão desde o descongelamento dos animais, que ficaram armazenados no freezer do Laboratório de Zoologia, até o final do processo, com a deposição do espécime já pronto na coleção didática seca. “Entre esses dois passos, temos a retirada da pele (ou escalpo), limpeza e tratamento com produtos adequados (conservantes) até a moldagem final”, reforça a professora.
Enquanto os químicos vão agindo na pele do animal, é confeccionado um “manequim” de arame ou outro material que dê estrutura semelhante ao esqueleto, que será vestido com a pele tratada. Além disso, são colocados olhos de acrílico no local dos originais e o animal é posicionado. Durante alguns dias ocorre o monitoramento até a secagem completa. Todos os animais são identificados até o nível de espécie, assim como são anotadas referências de data e local de coleta e caracteres de sua bioecologia.
O curso contou com acadêmicos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, de diferentes semestres, e coma participação de uma egressa. A professora Francesca salienta que os estudantes da Unijuí “sempre experimentam atividades práticas, sejam em campos (natureza) ou laboratórios, aliando o estudo teórico com as vivências das práticas profissionais.”
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico do curso de Jornalismo da Unijuí
Em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa:
- Todas as aulas das disciplinas teóricas dos cursos de graduação presenciais, ofertadas de forma concentrada no mês de julho, serão online. As aulas teóricas de disciplinas do 1o semestre que ainda estão em andamento e são presenciais, assim como as práticas neste período, permanecerão de forma presencial, conforme Plano de Ensino de cada disciplina;
- O retorno das aulas dos cursos de graduação presenciais com início no dia 02 de agosto de 2021 acontecerá de maneira escalonada (presencial e on line), em calendário que será divulgado nos próximos dias em nota oficial, enviado aos e-mails dos estudantes e disponibilizado nos canais oficiais de comunicação da Universidade;
- Aulas dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, da modalidade presencial (especializações, MBAs), retomam às atividades de forma presencial a partir do mês de agosto, conforme cronograma e projeto pedagógico de cada curso;
- Aulas dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados) retornam a ser ministradas no campus da Universidade a partir do mês de agosto, sendo assegurada a possibilidade de o estudante assistir as aulas de forma remota até o final do 2º semestre de 2021;
- As atividades relacionadas à Pesquisa e Extensão retomam a presencialidade a partir do mês de agosto, conforme organização dos professores orientadores;
- Sobre as aulas na EFA, orientações específicas serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação da Escola, considerando o planejamento da mesma.
- Reuniões e eventos institucionais permanecem na forma online até final de agosto 2021;
- As formaturas serão retomadas no formato presencial no decorrer do segundo semestre. As Comissões serão contatadas para alinhamentos necessários em relação aos protocolos de saúde que deverão ser cumpridos, considerando os Decretos Municipais;
- O uso dos espaços institucionais para a realização das fotos de formatura, está neste momento permitido, devendo as empresas e formandos, obrigatoriamente, seguir todos os protocolos de saúde. A Instituição se reserva ao direito de rever esta autorização caso o cenário externo venha a ser alterado.
- O Museu Antropológico Diretor Pestana a partir do mês de agosto inicia o atendimento presencial mediante agendamento de pequenos grupos, considerando os protocolos de saúde.
Acessos rápidos:
Estudantes de Graduação:
Campus Ijuí: atendimento@unijui.edu.br / 55 3332-0444
Campus Santa Rosa: cae.sr@unijui.edu.br / 55 3511-5200
Campus Três Passos: atendimentotp@unijui.edu.br / 55 3522-2122
Campus Panambi: central.panambi@unijui.edu.br / 55 3375-4466
Estudantes de Lato Sensu: educacaocontinuada@unijui.edu.br / 55 3332-0553
Estudantes de Stricto Sensu:
Atenção Integral à Saúde: ppgais@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal 3214
Educação nas Ciências: poseduca@unijui.rdu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3023
Desenvolvimento Regional: ppgdr@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3102
Direitos Humanos: ppgd@unijui.edu.br / 55 3332-0545 ou 55 3332-0200 - Ramal: 3510
Modelagem Matemática e Computacional: ppgmmc@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal 3408 / ou 55 3332-0205
Sistemas Ambientais e Sustentabilidade:ppgsas@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3331
EFA: Familiares e Alunos: webefa@unijui.edu.br / 55 3332-0220
Museu: madp@unijui.edu.br / 55 3332-0257
Rádio: radio@unijui.edu.br / 55 3333-4011
Reiteramos que o retorno, possível nesse momento, exige o cumprimento rigoroso dos protocolos de biossegurança, bem como salientamos que a Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia.
Neste sentido, em todos os espaços institucionais, É OBRIGATÓRIO o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização constante. Em caso de não cumprimento desses requisitos, poderá haver sanções disciplinares à comunidade acadêmica.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.
Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID -19 podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde.
Estudantes, pesquisadores e extensionistas têm até o dia 9 de agosto para submeter seus resumos expandidos ou trabalhos completos no Salão do Conhecimento 2021. Promovido pela Unijuí, um dos maiores eventos institucionais de divulgação científica acontece, neste ano, entre os dias 26 e 29 de outubro, de forma totalmente virtual.
Somente no ano passado, mais de 800 trabalhos foram apresentados durante o evento, distribuídos em cerca de 50 salas virtuais, em cada uma das quatro noites de realização. As sessões de apresentação dos trabalhos foram organizadas por temática, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como ocorrerá neste ano. O Salão do Conhecimento 2021 conta com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”.
Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/salao. A submissão de resumos expandidos pode ser realizada na XXII Jornada de Extensão, XXIX Seminário de Iniciação Científica e XI Seminário de Inovação e Tecnologia. Já a submissão de trabalhos completos pode ser realizada exclusivamente na XXVI Jornada de Pesquisa, sendo que o autor responsável pela inscrição deve ser, no mínimo, graduado. Em ambos os casos, o participante deve conferir as normas e utilizar o template disponível na página.
A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para o dia 27 de setembro, enquanto que a divulgação do cronograma de apresentações ocorrerá até o dia 15 de outubro. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados durante o evento. As apresentações ocorrem via Google Meet, com organização prévia.
Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/salao.
Encontro entre representantes das instituições comunitárias aconteceu nesta quarta-feira, dia 28
Na tarde desta quarta-feira, dia 28 de julho, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, participou da 42ª e 43ª Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Abruc - a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior. Realizada de forma online, a reunião contou com o tema “Aprendizagem mediada por tecnologias, pandemia da covid-19 e Regulação da Educação Superior: o que sabemos, o que achamos que sabemos e o que não sabemos.”
Reunindo representantes de 67 instituições comunitárias, a reunião contou com a apresentação do parecer do Conselho Fiscal e discussão sobre alteração estatutária. Também foi tratado sobre o encontro que o presidente da Abruc, professor Ney Lazzari, teve esta semana junto à Secretaria de Educação Superior (Sesu)/ Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), a partir dos trabalhos realizados por um grupo de reitores sobre os cursos de Medicina - a respeito da regulação, aumento de vagas e novos cursos, do qual a reitora Cátia Nehring faz parte. Sobre este grupo, a reitora destacou a importância de um estudo realizado, que mostra a tradição, história e atuação das universidades comunitárias na área de saúde. Além disso, houve um destaque especial para o reconhecimento da Lei das Comunitárias como um terceiro setor da Educação Superior no País. Ou seja, pública não estatal.
Além dos cursos de Medicina, também foi debatida a participação e os movimentos necessários das instituições comunitárias em relação ao Edital nº 35, de 21 de junho de 2021, da Secretaria de Educação Básica, que trata da constituição do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação na Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares, do qual a Unijuí tem interesse em participar. Porém, o Edital condiciona a organização de uma rede de ensino, envolvendo instituições pública, estadual e comunitária por região. No Rio Grande do Sul, nenhuma instituição pública mostrou interesse em participar, considerando as regras do Edital.
A partir da Abruc, será feito um grupo de trabalho para interlocução com a Secretaria de Educação Básica, propondo a prorrogação e/ou novas regras para o Edital. A reitora Cátia Nehring destacou a trajetória da Unijuí na formação de professores e a necessidade de políticas públicas de valorização destes profissionais.
O encontro também tratou da Conferência Mundial de Educação Superior, que deveria acontecer neste ano, mas que foi adiada para 2022 em função da pandemia de covid-19. Promovido pela Unesco, o evento acontecerá na Espanha.
Finalizando a reunião, os reitores debateram os movimentos das instituições para o retorno presencial neste segundo semestre.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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