Uma atividade realizada na sexta-feira, dia 2 de julho, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Assis Brasil, encerrou a programação organizada pelo Projeto de Extensão Educação em Saúde, da Unijuí, alusiva ao Dia Nacional do Diabetes, transcorrido em 26 de junho.
Conforme explicou a coordenadora do projeto, professora Angélica Cristiane Moreira, na sexta-feira havia uma grande circulação de idosos na unidade de saúde, que realizavam a segunda dose da vacina contra a covid-19. Momento que acabaram, também, recebendo orientações sobre o diabetes e os benefícios de uma alimentação saudável e da prática de atividades físicas.
“Os estudantes prestaram orientações gerais e realizaram a entrega de um material impresso. Foi realizada a aferição da pressão arterial, verificação da glicemia e também a entrega de um pedaço de bolo, feito sem a adição de açúcar”, explicou a professora, destacando a riqueza da ação e da troca de informações entre os acadêmicos.
“Embora todos os estudantes sejam da área da saúde, eles são de cursos distintos. E por meio dessa diversidade de saberes, eles conseguem melhorar a sua formação profissional. Isso ajuda muito após a formação, no trabalho em equipe”, completou Angélica. Segundo a professora, acredita-se que a educação interprofissional pode reforçar as atitudes para o trabalho em equipe e colaboração, levando a uma melhor assistência ao paciente após a formatura.
Para além desta ação, foi realizado um encontro com os idosos que participam do Programa Integrado para a Terceira Idade (PITI) e produzidos spots para a Rádio Unijuí FM, sobre o tema.
O Diabetes tipo 1 é um distúrbio caracterizado pela destruição das células produtoras de insulina, através de mecanismos imunológicos - anticorpos produzidos especificamente contra o pâncreas do portador. Quando isso acontece, é preciso aplicar insulina, ou seja, repor o hormônio, para viver e se manter saudável. Nesse caso as pessoas precisam de injeções diárias para regularizar o metabolismo do açúcar. Já o diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. Uma de suas peculiaridades é que o problema inicial não está no pâncreas, que continua produzindo insulina, e sim na periferia, onde esse hormônio não consegue realizar a sua função de realizar o transporte da glicose do sangue para o interior das células do corpo. Caracteriza-se assim a “resistência à insulina”.
As altas taxas de glicose acumuladas no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração, sendo uma das mais importantes causas de cegueira, insuficiência renal, amputações e doenças cardiovasculares, particularmente infarto e acidente vascular cerebral.
Projetos de Extensão realizam atividades até a sexta-feira, dia 9
Na manhã desta segunda-feira, dia 5 de julho, a Fidene/Unijuí abriu oficialmente o Ciência para Todos Unijuí 2 – evento realizado de forma totalmente virtual, que busca promover ações de divulgação, educação e popularização da ciência para comunidade, em especial para professores e estudantes da Educação Básica. O evento, que acontece em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, contará com uma série de atividades até a sexta-feira, dia 9, todas transmitidas pelo canal da Unijuí no Youtube.
“Para nós, enquanto Universidade, é uma honra começar a segunda edição deste evento com o apoio das Coordenadorias e Secretarias Municipais de Educação. Isso nos motiva e nos dá energia para, cada vez mais, nos aproximarmos e contribuirmos com a formação dos estudantes da região”, destacou o coordenador do Ciência para Todos Unijuí 2, professor doutor Edson Luiz Padoin, lembrando que o evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A expectativa, conforme destacou o professor, era que o evento tivesse acontecido em outubro do ano passado, o que não foi possível em razão da pandemia de covid-19. “Estamos nos reinventando e compartilhando com professores e alunos os resultados dos nossos projetos de extensão. Um pouco do que está sendo feito dentro da Universidade”, reforça.
Na mesma linha, a reitora da Unijuí, professora doutora Cátia Maria Nehring, destacou que não apenas a Universidade, mas as escolas, passam por um momento de reinvenção. “Em 2019, quando realizamos a primeira edição do evento, recebemos, em uma semana, em uma tenda montada no Campus, cerca de cinco mil alunos da Educação Básica. Neste ano assumimos o desafio de, a partir dos projetos de extensão, continuar fazendo esse movimento de interação com nossas escolas. Será uma semana intensa, com diversas atividades”, afirma.
Secretário de Educação de Ijuí, Cláudio de Souza disse que, já em 2019, viu no Ciência para Todos um projeto de sucesso. “O evento faz uma grande aproximação do mundo acadêmico com a Educação Básica através da ciência, da tecnologia, do conhecimento e da informação”, disse. Já a secretária de Educação e Cultura de Santa Rosa, Lires Zimmermann Fuhr, frisou a importância do evento para o desenvolvimento da educação, da tecnologia e da inovação. Comentou, também, sobre a importante interação gerada pela aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior.
Titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Eveline de Souza Eberle disse que se sente honrada em fazer parte deste momento com as escolas de Ijuí e região. Comentou, ainda, que a proposta do Ciência para Todos Unijuí 2 está totalmente alinhada à educação. A titular da 17ª CRE, Beatriz Santina Cancian Milbradt, falou sobre a necessidade de a Educação Básica, e especialmente do Ensino Médio, avançar na área de pesquisa.
Quem também participou da solenidade de abertura foi o representante da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), Odilar de Vargas, que falou sobre o desafio de conduzir a área da educação em um momento de pandemia. “Temos caminhado em busca de soluções, de entendimentos, de consensos, de forma conjunta. E entre as lutas que temos, é a de democratização do conhecimento, algo que a Unijuí faz, por meio de eventos como este”, completou.
A Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos Unijuí 2 pode ser acompanhada no canal da Unijuí no Youtube. A programação completa, com as atividades realizadas pelos projetos de extensão, pode ser conferida em bit.ly/cienciasparatodos. Na mesma página, escolas podem realizar inscrições para oficinas que são realizadas pelo Salão do Conhecimento, até o final deste mês.
Confira o primeiro dia do evento:
No sábado, dia 3 de julho, ocorreu a palestra “Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão”, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. O evento foi promovido pela Organização Internacional de Folclores e Artes Populares (IOV Brasil), com apoio da Unijuí.
O encontro contou com as seguintes participações: Kátia Kupertino, professora doutora de Folclore e Artes Populares de Minas Gerais; Gisele Motta, atriz, bailarina e coreógrafa da Comissão de Frente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro; e Cândida Maldaner, diretora do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis e coordenadora do 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.
A palestra inaugurou o curso de especialização em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão, que será ofertado pela Unijuí a partir do mês de agosto. A especialização foi apresentada pelo professor doutor Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que também explicou a importância de estudar os movimentos culturais em Ijuí, Capital Nacional das Etnias.
Durante a palestra, os convidados debateram temas diversos relacionados ao folclore, aos movimentos étnicos e às artes populares, sempre mostrando sua notabilidade diante da sociedade e relembrando que cultura e comunidade vivem lado a lado. Além disso, durante o encontro, foram destacados pontos do curso de pós-graduação, indicado para todas as pessoas que buscam conhecimentos que estão no cotidiano de quem já trabalha ou convive na área de artes populares.
Segundo o professor Fernando Jaime González, “este curso vai se ocupar da compreensão do patrimônio cultural imaterial e da diversidade de expressões culturais na dimensão simbólica. O entrelaçamento com o desenvolvimento social e econômico e as exigências no campo da gestão.”
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo
Confira o evento na íntegra:
A Formação Pessoal e Profissional (FPP) é um componente curricular focado no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, bem como em temas da educação e cidadania. Entre as primeiras FPPs ofertadas na Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, está a de Estratégias de Leitura em Língua Inglesa.
A disciplina foi composta apenas por estudantes ingressantes na Universidade, de diferentes cursos e áreas, e teve como objetivo trabalhar estratégias de leitura e desmistificar ideias existentes sobre o tema. “Um dos focos da disciplina é desconstruir a ideia de que ler um texto em Língua Inglesa seja a mesma coisa que traduzi-lo, pois não é. Os movimentos cognitivos são totalmente diferentes. Tem que se tornar um leitor para futuramente ser um tradutor. Além disso, os estudantes aprenderam a ler textos não somente escritos, onde utilizamos toda a potencialidade do meio digital tanto na interação como na utilização de aplicativos” explicou a professora responsável pela disciplina, Fabiana Kurtz.
No início da disciplina foi realizada uma análise das necessidades comunicativas dos estudantes, verificando as preferências dos assuntos, o que estão acostumados a ler e o envolvimento com a língua inglesa. “Após este mapeamento, trabalhamos vários gêneros textuais como notícias ou reportagens, artigos de iniciação científica e resumo científico, onde analisamos as formas dos textos, os objetivos comunicativos. O resultado foi bastante positivo, onde os estudantes puderam aprender estratégias de leitura”.
Segundo a estudante do curso de Psicologia da Unijuí, Maria Eduarda Martins, a experiência foi muito boa. “As estratégias de leitura aprendidas têm sido muito úteis nas leituras de textos em língua inglesa, o que aumenta o acesso à informações e saberes. Minha avaliação é muito positiva. Tudo ficou muito claro graças à professora e ao mentor, que se dedicaram a nos ensinar e auxiliar de uma forma bem dinâmica e compreensível. A FPP me auxiliou muito, me preparou para as demais disciplinas do módulo e também para as dos próximos semestres, fazendo com que eu me sentisse, de fato, inserida na Universidade”.
O estudante de Engenharia Elétrica, Felipe Gavioli, disse que os aprendizados irão contribuir com sua atuação no mercado de trabalho. “Decidi cursar a FPP de Estratégias de Leitura em Língua Inglesa por já atuar no mercado de trabalho e ter a língua inglesa como parte do meu dia a dia, contribuindo para eu reforçar meu conhecimento com relação à correta leitura e interpretação de textos."
Ao avaliar a Graduação Mais, a professora Fabiana Kurtz disse que o novo currículo proporciona uma formação mais integrada. “Experiências como essa, das FPPs, e de toda organização curricular por competência, oferece uma formação mais completa e integrada em uma perspectiva dupla, sendo uma formação acadêmico-profissional."
Nesta terça-feira, dia 6 de julho, acontece uma nova palestra do Ciclo de Formação para Iniciação à Pesquisa e Extensão 2021. O evento, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, terá início às 17h30.
Voltada aos estudantes bolsistas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação (Fapergs, CNPq e Unijuí), e bolsistas de extensão (Pibex), a formação será conduzida pela bibliotecária da Universidade, Ginamara de Oliveira Lima.
Em destaque estarão o “Uso das normas da ABNT: citação e referência” e “Uso da ferramenta Moore para criação de referências”.
Desafio de matemática será lançado pelo Projeto de Extensão AppGo
Foto realizada antes da pandemia
Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, que gostam de matemática, não poderão perder o Ciência para Todos Unijuí 2. Isso porque durante o evento, que acontece de 5 a 9 de julho, acontecerá o 2º Desafio MathGo, lançado pelo Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais. O Ciência para Todos é promovido pela Fidene/Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Conforme explica a coordenadora do projeto, professora Barbara Gündel Mendonça, o desafio será lançado na segunda-feira, às 10h30. Os alunos vão acessar o aplicativo, selecionar o modo jogar e responder às questões, dentro de um banco com mais de 1,5 mil perguntas. Quanto maior a pontuação, mais o estudante sobe no ranking e fica próximo de ser um dos três vencedores, que serão conhecidos na sexta-feira, às 15h30. Tanto os vencedores, quanto às escolas a que pertencem, receberão medalhas e troféus.
“De segunda a quinta-feira, às 10h30, estaremos explicando como funcionam os aplicativos MathGo e PortGo, e falando sobre o desafio. Também teremos a professora Taíse Possani dando dicas aos alunos do Ensino Médio sobre como interpretar textos”, explicou a professora.
Já no turno da tarde, de segunda a quinta-feira, às 14h, será aberto um espaço de interação com estudantes e professores. O projeto também participa na quarta-feira à noite, às 19h45, com informações sobre os aplicativos.
“Dentro do projeto, temos dois aplicativos: o MathGo e o PortGo - este último direcionado ao estudo da Língua Portuguesa. Recentemente desenvolvido, o PortGo já está em funcionamento, embora ainda esteja sendo carregado com questões”, reforçou a professora.
Para conferir as atividades do Projeto de Extensão AppGo, assim como de outros projetos que farão parte da Mostra Científica Virtual, basta acessar o canal da Unijuí no Youtube. A programação completa do Ciência para Todos está disponível em bit.ly/cienciasparatodos. O evento busca promover ações de divulgação, educação e popularização da ciência para a comunidade regional, em especial para professores e estudantes da Educação Básica ao Ensino Superior.
Com mais de uma década de trabalho e seis instituições parceiras, a Rede Leite discute a reorganização dos seus sete Grupos Temáticos (GTs). Na última quarta-feira, dia 30 de junho, os gestores da Rede Leite reuniram-se virtualmente para debater os rumos dos GTs, mais especificamente a composição destes grupos e seus planos de trabalho.
Atualmente, os GTs Ambiental, Comunicação, Econômico, Fora da Porteira, Forrageiras e Alimentação Animal, Qualidade do Leite e Sanidade Animal, e Social são constituídos por extensionistas rurais, professores e pesquisadores.
REDE LEITE
Formalmente, participam da Rede Leite Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, Embrapa, Unijuí, Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Em sua longa trajetória, a Rede Leite sensibilizou dezenas de pessoas, além de agricultores familiares, estudantes universitários, gestores públicos e dirigentes da indústria do leite, em eventos como dias de campo, visitas a propriedades rurais, fóruns, seminários e reuniões, além de publicações de cunho científico.
O Comitê Gestor da Rede Leite está sob a coordenação do extensionista rural da Emater/RS-Ascar, João Schommer, tendo na vice-coordenação o professor da Unijuí, Roberto Carbonera, e o pesquisador da Embrapa, Gustavo Martins da Silva, no secretariado da Rede.
Formação será realizada pelo Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação
Entre os dias 5 e 9 de julho, durante o Ciência para Todos Unijuí 2, o Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação estará promovendo uma formação aos estudantes, voltada ao desenvolvimento de aplicativos com scratch - uma linguagem de programação baseada em blocos, que tem o objetivo de ensinar a lógica de programação através de jogos, animações e histórias. O Ciência para Todos é uma promoção da Fidene/Unijuí e conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
“Teremos uma série de vídeos que vão guiar os alunos no desenvolvimento de um jogo. Em cada um deles, os participantes estarão evoluindo e implementando novas funcionalidades”, explicou o coordenador do projeto de extensão, professor Edson Luiz Padoin.
Os vídeos podem ser conferidos no canal da Unijuí no Youtube, sempre às 10h, de segunda a sexta-feira. Os estudantes terão a introdução à ferramenta na segunda-feira; criação do primeiro protótipo na terça; adição de funcionalidades na quarta e quinta-feira; e finalização do jogo avançado na sexta-feira.
O Projeto de Extensão nasceu em 2019, quando a Unijuí se inseriu como apoiadora e multiplicadora do projeto Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O objetivo da iniciativa é despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental pela área da tecnologia, e em especial de mulheres, que são minoria no ramo da Computação.
Para conferir a programação completa do Ciência para Todos, e demais projetos que participam da Mostra Científica Virtual, acesse bit.ly/cienciasparatodos. Pelo mesmo endereço, é possível que escolas se inscrevam em oficinas realizadas pelo Salão do Conhecimento, até o final deste mês.
Projeto de Extensão levará diferentes ações para a Mostra Científica Virtual
Foto realizada antes da pandemia
Focado em disseminar o conhecimento sobre energia elétrica e segurança no uso da eletricidade, o Projeto de Extensão Energia Amiga participará com diversas atividades da Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos Unijuí 2. O evento, que será realizado entre os dias 5 e 9 de julho, é uma promoção da Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
“A grande temática é a energia elétrica e, dentro disso, temos algumas linhas definidas para este evento. Priorizamos a abordagem aos equipamentos eletroeletrônicos, apresentando suas características, as formas utilizadas para calcular o consumo de energia e o quanto isso impacta na nossa fatura”, explicou a coordenadora do projeto, professora Caroline Radüns. É na segunda-feira, às 9h30 e às 13h30; na quarta-feira, às 20h30; e na sexta-feira, às 10h30, que estes tópicos serão trabalhados.
Outro tema que terá destaque durante o evento é a logística reversa: na quarta-feira o foco serão as lâmpadas, às 11h e às 13h30; e na quinta-feira, nos mesmos horários, de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas. A relação entre energia elétrica e logística reversa será abordada na sexta-feira, às 15h. “Precisamos entender esse tema para, cada vez mais, termos resultados positivos no meio ambiente”, comenta Caroline.
Para acompanhar as atividades deste e outros projetos de extensão da Unijuí, que farão parte da Mostra Científica Virtual, basta acessar o canal da Unijuí no Youtube. A programação completa do Ciência para Todos pode ser acessada em bit.ly/cienciasparatodos.
O Núcleo de Captação Institucional da Unijuí realizou, nesta semana, uma reunião com representantes da diretoria e com o presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Rio Grande do Sul (CORE) e Instituto Cultural dos Representantes Comerciais do Estado, Rosalvo Salvo. O objetivo do encontro foi discutir o convênio firmado com a Universidade, que garantirá aos associados e seus dependentes o desconto de 25% em cursos de graduação e de 10% em cursos de qualificação e especialização na modalidade Ensino a Distância (EaD).
Durante a reunião foram discutidas oportunidades geradas pela parceria e, também, novas possibilidades de formação para os representantes comerciais.
O presidente Rosalvo Salvo lembrou que o CORE sempre participou ativamente das atividades desenvolvidas pela Unijuí. Ressaltou que o tecnólogo em Gestão Comercial foi um dos mais procurados pelos representantes comerciais e falou sobre a importância da parceria entre CORE/Arcosul e Unijuí.
Somente na graduação, a Universidade oferta 15 possibilidades na modalidade Ensino a Distância: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Inscrições e informações sobre todos os cursos ofertados podem ser obtidas no endereço unijui.edu.br/ead.
A Universidade vem expandindo seus polos EaD, estando presente nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Planalto, Porto Alegre e Uruguaiana. Interessados na parceria podem entrar em contato com a equipe, por meio do e-mail estude@unijui.edu.br.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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