Unijuí apresenta resultado de Projeto Integrador à Secretaria Municipal de Saúde - Unijuí

Representantes da Unijuí estiveram na manhã desta quarta-feira, dia 14 de julho, na Secretaria Municipal de Saúde, realizando a entrega de uma proposta construída por meio de um Projeto Integrador, a partir de demanda encaminhada pela equipe de nutricionistas. Os Projetos Integradores fazem parte da Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Universidade, e são componentes curriculares capazes de integrar teoria e prática no desenvolvimento de soluções para desafios reais.

Por meio do desafio “Elaboração de materiais para educação em saúde aos estudantes do Ensino Fundamental do Município de Ijuí”, acadêmicos do primeiro semestre elaboraram materiais de educação em saúde para o Programa Crescer Saudável, que atende escolas da rede pública, com apoio da Usina de Ideias da Unijuí. Foram desenvolvidos os jogos Mico dos Alimentos; Jogo do Lince: Caça dos Alimentos; e Trilha da Alimentação e Cuidados com o Planeta.

A entrega do desafio foi acompanhada pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; pela professora do curso de Nutrição, Eilamaria Libardoni Vieira; e pelo analista acadêmico Tiago Rohde.

Segundo Eilamaria, a entrega do resultado foi um desafio, já que os estudantes tinham que apresentar um produto pensado academicamente, porém, baseado na realidade. “A relação entre ensino e serviço agrega à formação de um profissional crítico e reflexivo, que sabe trabalhar em equipe. Ouvir as necessidades específicas do desafio nos fez pensar num produto que irá auxiliar nas atividades de educação do Programa Saúde na Escola de forma lúdica e proativa. Com o Projeto Integrador, o estudante inicia já no primeiro semestre uma rede de contatos que possibilitará construir um currículo ampliado”, destacou a docente, que orientou o trabalho ao lado das professoras Bruna Comparsi e Marli Frisson.

Responsável por encaminhar a demanda, a nutricionista Muriel Burkatt parabenizou os acadêmicos e destacou que o trabalho é muito importante para a Secretaria. “Temos uma demanda grande por materiais educativos, que possam ser aplicados nas escolas, falando sobre alimentação, atividade física. Por vezes não temos tempo e nem recursos para o desenvolvimento”, ressaltou.

Mentora, Júlia Pess dos Santos disse que a experiência de participar de um Projeto Integrador foi interessante e que pôde passar um pouco da sua experiência no Sistema Único de Saúde. “A minha vivência no SUS englobou muitas ações dentro do Programa Saúde na Escola e eu pude, por meio da mentoria, passar um pouco desta experiência, do desafio de trabalhar com crianças e jovens nas escolas.”

Rafaela Cortes Pinheiro, acadêmica do curso de Biomedicina e integrante do projeto, falou da importância da participação. “Vejo que ganhei novas experiências e também novas oportunidades. Vejo com outro olhar o quão relevante foi participar de um grupo, estudar sobre o tema, trabalhar em equipe e criar um material que será realmente usado no futuro. Acredito que evoluí muito como estudante e sou grata por todo apoio recebido”, disse.

Para Julia Gutkoski Zani, acadêmica de Nutrição, o Projeto Integrador foi bastante desafiador, mas cheio de bons sentimentos e muita aprendizagem. “Foi uma caminhada bem construtiva para esse primeiro semestre. Só tenho a agradecer pela ajuda de todos. Gostaria que pudéssemos ter tido contato com todos esses alunos que receberão os materiais. Mas, espero que os próximos projetos sejam presenciais e possamos conhecer todas essas pessoas que, de uma forma ou outra, iremos ajudar”, reforçou.

Outra integrante, Tarine Candida Lorenset, completou que participar do projeto agregou de forma positiva e significativa em sua vida. “A ideia de englobar os estudantes em projetos, desde o início da graduação, com certeza está trazendo e vai trazer muito conhecimento para a vida de todos, além de bons resultados.”

Para conferir este e outros Projetos Integradores desenvolvidos no primeiro semestre, basta acessar universidade.unijui.edu.br/projetointegrador.