Em parceria com a Germinar Consultoria, a Unijuí promoveu, na última semana, a segunda edição do curso de Análise de Sementes, que busca capacitar profissionais do agronegócio para avaliação e monitoramento da qualidade de sementes em laboratório.
Contando com aulas teóricas e práticas, necessárias à compreensão das diferentes etapas da análise de sementes, o curso contou com participantes de Ijuí, região e também do estado do Paraná. Segundo a coordenadora, professora Gerusa Conceição, nesta segunda edição foram trabalhadas as espécies de aveia branca, preta, soja e trigo.
“O curso reforça a iniciativa da Instituição em capacitar profissionais dentro da área de produção e tecnologia de sementes. Junto com a pós-graduação, procuramos colaborar com esse segmento do setor produtivo e, neste sentido, já estamos organizando a oferta da terceira edição”, explicou a professora.
As inscrições para a terceira edição já estão abertas e podem ser realizadas no endereço unijui.edu.br, no campo Qualificação Profissional, até o dia 8 de agosto. Com 40h/aula, o curso está previsto para ter início no dia 23 de agosto, quando serão trabalhadas as espécies do milho, trigo, soja e azevém.
Mais informações pelo telefone 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
O Conselho Universitário - Consu, colegiado superior deliberativo, normativo, consultivo e de supervisão da Unijuí, está com processo eleitoral aberto para a escolha dos representantes do quadro de professores efetivos do Plano de Carreira do Magistério Superior e do quadro técnico-administrativo e de apoio, conforme dispõe seu Estatuto e seu Regimento Geral.
Com a alteração realizada no Estatuto e Regimento da Unijuí em 2020, as candidaturas são individuais. Os pedidos de inscrição de candidatos devem ser encaminhados à Comissão Eleitoral até as 17h do dia 21 de julho, próxima quarta-feira, através dos formulários encaminhados para o quadro de professores e de técnicos-administrativos e de apoio. A eleição está marcada para o dia 5 de agosto, através do Unijuí Virtual, mediante login e senha.
O processo teve início com a nomeação da Comissão Eleitoral, integrada pela professora Francieli Formentini e os técnicos-administrativos e de apoio Lauro Pasche e Juliana Portolan Amaral. A Comissão é formada por um representante do quadro de professores, um representante do quadro técnico-administrativo e de apoio e um representante da Presidência do Consu.
Conforme o Edital GR nº 06/2021 e a Resolução CONSU 22/2021, serão eleitos: cinco membros e três suplentes do quadro de professores Efetivos Tempo Integral e/ou Parcial do Plano de Carreira do Magistério Superior com mandato de três anos; cinco membros e três suplentes do quadro técnico-administrativo e de apoio, com mandato de três anos.
A Unijuí promoveu na noite desta terça-feira, dia 13 de julho, de forma online, a 1ª Mostra dos Projetos Integradores. O evento marcou o fechamento do primeiro semestre de implementação da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Universidade, que conta com inovações que estão consolidando no cenário educacional. Como exemplo, os currículos por competências, módulos de Formação Pessoal e Profissional e Projetos Integradores.
Os PIs, como são conhecidos, são componentes curriculares onde os estudantes recebem desafios reais, encaminhados pela comunidade, e trabalham em soluções ao longo do semestre.
“Estes problemas são cadastrados na nossa plataforma Sou Mais e trabalhados pelos acadêmicos do primeiro semestre em sala de aula. A demanda é avaliada, os estudantes recebem orientações de seus professores e também o auxílio de mentores, que são profissionais que voluntariamente participam dessa construção”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.
De acordo com Fabiana, neste primeiro semestre, a plataforma Sou Mais recebeu o cadastro de 145 mentores - muitos egressos e estudantes da pós-graduação, e de 168 desafios. Destes, 130 viraram projetos, realizados por estudantes dos 29 cursos de graduação que passaram por reformulação.
“A origem destes desafios é variada, assim como as temáticas. Tivemos demandas relacionadas ao cuidado com os animais, proteção aos idosos, violência doméstica e direitos das mulheres, saúde, cultura e educação, por exemplo. Os resultados que tivemos mostram a relevância da Graduação Mais para a região, na medida em que trazemos inovação para o setor da educação”, reforçou a vice-reitora.
De acordo com a reitora, professora Cátia Maria Nehring, este novo modelo começou a nascer há um ano e leva em consideração a trajetória de mais de 60 anos da Unijuí. “Ousamos, criamos, aprendemos e transformamos. Os Projetos Integradores, que apresentaram excelentes resultados, materializam a proposta de uma universidade comunitária em relação à sua comunidade, além de trazer desafios para o processo de formação acadêmica e profissional dos estudantes”, destacou.
Para conferir um pouco do que foi produzido nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, basta acessar universidade.unijui.edu.br/projetointegrador.
Evento, promovido pela Unijuí em parceria com a Sbem-RS, está alinhado ao ODS 4
Foto realizada antes da pandemia
Lançada durante o Ciência para Todos Unijuí 2, a II Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul já está com inscrições abertas pelo endereço unijui.edu.br/feira-matematica. O evento, que acontecerá pelo segundo ano no formato online, entre os dias 4 e 5 de novembro, é realizado pela Unijuí, por meio do Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem-RS).
Conforme explicou o coordenador do Projeto de Extensão, professor Peterson Cleyton Avi, a Feira Estadual de Matemática busca sistematizar projetos realizados por estudantes, professores e comunidade, que envolvam conceitos matemáticos nos espaços educativos. O evento faz parte da programação do Salão do Conhecimento e atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade, que visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
“Diante de um cenário em que as escolas estão com aulas online ou híbridas, consideramos primordial manter e dar sequência ao trabalho já consolidado pelo desenvolvimento das feiras de matemática desde 2017. Em meio à pandemia, é ainda mais importante acompanhar, assessorar, construir e criar possibilidades de socialização dos projetos em desenvolvimento nas escolas”, destacou o professor.
Até o dia 4 de outubro, as inscrições estão abertas. Podem se inscrever estudantes e professores da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, Educação Superior, Educação Especial e comunidade em geral.
Mais informações podem ser consultadas em unijui.edu.br ou solicitadas via e-mail feiradematematicars@gmail.com.
Desde o início do ano, acadêmicos dos cursos de graduação da Unijuí estão inseridos em Projetos Integradores, uma das novidades da Graduação Mais - novo modelo de cursos de graduação da Universidade. Uma das temáticas trabalhadas foi a de Empreendedorismo e Inovação, que uniu os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração, Ciências Contábeis e o tecnólogo em Comunicação e Produção Digital.
Com orientação dos professores Daniel Knebel Baggio, Nilse Maria Maldaner e Roselaine Filipin, os acadêmicos foram desafiados a propor soluções para os problemas encaminhados pela comunidade.
Um dos grupos desenvolveu um Projeto Integrador em parceria com a Instituição Lar Bom Abrigo de Ijuí. Composto pelos alunos Arthur Matter, Estêvão Ost, Fernanda da Silva, Krislaine Baiotto, Luiza de Medeiros e Letícia Taís Schneiders, o grupo produziu um folder digital e um planejamento estratégico para atender à demanda de ampliar o potencial comunicacional da instituição.
As acadêmicas Eduarda Bonini, Fernanda Lohmann, Guilhiane Squinzani e Keila Strohschon optaram por atender uma demanda referente a informações acerca da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física dos Produtores Rurais. Elas produziram um manual com linguagem simples e interativa, com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos produtores sobre o assunto.
Outro grupo foi instigado a apresentar uma proposta para reposicionar a marca Diziotti no mercado. Os acadêmicos César Augusto Lourenzon, Flávio Gilnei Boa Vista, Keroly Vitória do Amaral, Luiza da Rosa, Milena Moureira e Nicole Lage produziram estratégias de reposicionamento (arquétipo, slogan e manifesto) para a marca. Também montaram um planejamento estratégico para mídias sociais e um moodboard.
O Hospital Bom Pastor também esteve entre os desafiantes dos projetos. Os alunos Gabriel Côrtes, Kalani Santos, Karin Müller, Leonardo Fernando Biniek, Luiza Gabriela Immich e Nícolas Barcelos foram desafiados a implementar estratégias comunicacionais de interação entre o hospital e o público. Sendo assim, eles desenvolveram postagens para redes sociais do hospital e um guia com estratégias para essas postagens.
O controle de estoque de uma empresa também esteve entre os temas dos Projetos Integradores de Empreendedorismo e Inovação. Para atender essa demanda, os alunos Andrei Renan Albrecht, Felipe Teixeira, Geovana Ribeiro, João Victor Santana e Vanessa Martins produziram uma planilha dinâmica de controle de estoque, com todos os produtos, valores e dados referentes à entrada e saída desses produtos.
O grupo composto pelos estudantes Vanessa Bonfada, Kauana Falk, Luiz Otávio Sperotto, Eduarda Dahmer e Gabriele Nowicki realizou um projeto diante da demanda de organização contábil da CPM da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. Para proporcionar alternativas de controle financeiro para a CPM da escola, foram produzidas planilhas de auxílio no controle e na gestão.
Outra temática abordada foi a de gestão de custos no setor de autopeças. O objetivo era propor alternativas para a redução e gestão de custos de uma empresa. Os alunos Arthur Marguti, Heitor Vilante, Danielle Sartori e Alexandre Engster, visando atender a necessidade da organização, produziram uma planilha com dados e possíveis ações para uma melhor gestão dos custos analisados e repassaram o material ao dono da empresa desafiante.
Com os resultados obtidos e os materiais necessários para solucionar as demandas, os acadêmicos produziram vídeos sobre o Projeto Integrador. A evidência audiovisual contém dados básicos como os integrantes do grupo, o módulo em que estão inseridos, a ideia e o objetivo do projeto, a metodologia, os resultados obtidos e os materiais produzidos para atender a demanda. Por fim, cada grupo apresentou seu projeto à turma, professores, mentores e membros das organizações locais e regionais
Nesta terça-feira, dia 13 de julho, acontecerá a 1ª Mostra de Projetos Integradores da Unijuí. Com início às 19h, as apresentações serão transmitidas pelo canal da Universidade no Youtube.Para acompanhar, basta acessar este link.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí
O curso de História da Unijuí possui 31 anos de experiência e oferece ao seu estudante diferentes situações de aprendizagens, dentre elas práticas, estágios obrigatórios e voluntários, seminários temáticos, ciclos de estudos e Semana Acadêmica do Programa Integrado de Formação de Educadores. A licenciatura é oferecida na modalidade Ensino a Distância (EaD) e possui em seu corpo docente professores com mestrado e doutorado, além de vasta experiência nos mais diversos campos da historiografia e das práticas em ensino de História.
Assim como os acadêmicos da graduação presencial, os estudantes do Ensino a Distância podem usufruir das estruturas da Instituição, como o acervo da Biblioteca Mario Osorio Marques. Também têm acesso ao acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), que conta com grande reconhecimento regional e nacional, sendo um espaço privilegiado para o desenvolvimento da pesquisa historiográfica.
Recentemente, no ano de 2020, a profissão de historiador foi regulamentada no Brasil, abrindo um amplo leque de possibilidades profissionais aos graduados: pesquisa em acervos, produção de biografias, pesquisa corporativa, trabalho em museus, centros de pesquisa, arquivos, pesquisa histórica sob demanda, além da disponibilidade sempre existente de vagas na docência nos níveis Fundamental e Médio da Educação Básica.
O curso possui cinco anos de duração e é dividido em 10 módulos. Ao final do curso, o estudante ainda vivencia a prática da docência, nos estágios curriculares, e a prática da pesquisa, nas disciplinas de preparação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Segundo a coordenadora dos cursos de Letras, Pedagogia e História, professora mestra Taíse Neves Possani, o curso dispõe de acompanhamento sistemático e constante do desempenho por parte dos professores do curso, com possibilidade de diálogo e experiências formativas diversificadas diretamente com o professor.
A Unijuí conta também com os cursos de licenciatura em Educação Física, Letras: Português e Pedagogia; de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais na modalidade Ensino a Distância.
Para saber mais sobre os cursos Ead, acesse este link.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Aberto na sexta-feira, evento foi encerrado neste domingo, com premiação
Neste domingo, dia 11 de julho, aconteceu o encerramento da primeira edição do Startup Weekend Ijuí - evento global, promovido pela Techstars, que contou com a parceria da Unijuí. A Universidade colocou sua infraestrutura tecnológica à disposição, além de um time de inovação que viabilizou a execução do evento.
De sexta-feira a domingo, os participantes foram desafiados a validar uma ideia de negócio. Foram 54 horas de empreendedorismo, inovação e conexões.
“Foi uma experiência muito boa. Iniciamos, na sexta-feira, com 74 participantes e oito ideias selecionadas para serem trabalhadas durante o fim de semana. À medida em que as etapas ficaram mais difíceis, tivemos desistências e acabamos, no domingo, com quatro equipes”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, lembrando que foi desafiador promover o primeiro Startup Weekend na cidade e de forma virtual.
Ao final do evento, o time Concilise recebeu a Menção Honrosa com a proposta de uma plataforma digital direcionada à resolução de problemas da área jurídica, especialmente nas áreas do Direito do Trabalho e Direito do Consumidor.
Em terceiro lugar ficou a equipe STYX, que propôs uma solução para as barreiras impostas ao se garimpar a internet, como informações descentralizadas e vários aplicativos abertos.
Conquistou o segundo lugar o time Freelancer HUB, que propôs uma plataforma que conecta pessoas que demandam treinamentos e serviços digitais com prestadores de serviço.
O primeiro lugar foi conquistado pelo time ThinkOut, integrado por estudantes da Escola Estadual Tiradentes. Eles desenvolveram o aplicativo HelPlus, focado em auxiliar alunos do Ensino Médio, melhorando o desempenho na redação do Exame Nacional (Enem).
Para Betina Donatto Krupp, que integrou o time Concilise, que recebeu Menção Honrosa, a experiência de participar de um Startup Weekend foi incrível. “A conexão que o evento proporciona através de mentorias e a troca de networking com pessoas do país inteiro agregaram muito em minha vida profissional”, disse.
A Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí já divulgou o edital para seleção do projeto de extensão a ser auxiliado pelo Fundo Institucional de Extensão e submetido à aprovação para realização de ações no Projeto Rondon - Operação Fevereiro de 2022, chamada Amapá Mais Forte.
Até às 12h do dia 19 de julho, é possível realizar a inscrição no site da Unijuí - unijui.edu.br, acessando o Portal do Funcionário, no link Projetos - Projeto Novo.
Será selecionado um projeto de extensão que atenda aos objetivos e requisito do Projeto Rondon. Também as áreas previstas no Edital nº 2/2021 do Ministério da Defesa: no Conjunto A se encontram as áreas de Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação e Saúde; e no Conjunto B, as áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.
As propostas de trabalho inscritas devem observar o que está disposto no Edital do Ministério da Defesa, que pode ser conferido neste link.
Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon tem a participação dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Educação, da Cidadania, da Saúde, do Meio Ambiente e da Secretaria de Governo da Presidência da República. Dessa forma, o Projeto se constitui em um esforço interministerial, que conta com o apoio de Instituições de Ensino Superior de todo o País, de estados e de municípios para promover o desenvolvimento da cidadania nos universitários e o desenvolvimento dos índices sociais nas comunidades atendidas.
A Operação Amapá mais Forte contemplará 12 municípios do estado do Amapá e terá como centro regional a cidade de Macapá.
Nos últimos 16 anos, o Projeto Rondon realizou 85 operações, em 1.249 municípios, de 24 unidades da federação. Nessas operações, contou com 2.371 participações de instituições de ensino superior e 23.653 rondonistas (universitários e professores), capacitando cerca de 2 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Evento aconteceu entre os dias 5 e 9 de julho, de forma virtual
Encerrou na tarde desta sexta-feira, dia 9 de julho, o Ciência para Todos Unijuí 2. O evento, promovido pela Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, apresentou, ao longo desta semana, uma série de atividades promovidas pelos projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade.
Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Fernando Jaime González, mais de 40 ações fizeram parte da Mostra Científica Virtual, transmitida de segunda a sexta-feira pelo canal da Unijuí no Youtube. “O Ciência para Todos, ancorado em nossos projetos de extensão, conseguiu cumprir a sua proposta de colocar à disposição da comunidade, de professores e alunos, o que é produzido pela Universidade. Esse projeto teve início em 2019, de forma presencial, e contou com um público superior a oito mil pessoas. Em razão da pandemia, não foi possível realizá-lo em 2020, mas, neste ano, promovemos a segunda edição com o mesmo espírito de popularização da ciência”, afirmou.
Ao agradecer o empenho dos professores e acadêmicos, o coordenador do evento, professor doutor Edson Luiz Padoin, ressaltou que foram semanas de preparação para que o Ciência para Todos fosse finalizado, com uma programação diversificada ao público. “Nos reinventamos para realizar o evento de forma virtual porque queremos manter uma aproximação com a comunidade externa, oportunizando que professores e alunos da Educação Básica possam utilizar o conteúdo desenvolvido pela Universidade em suas escolas. Lembramos que todas ações desta semana podem ser assistidas novamente, já que ficarão acessíveis no canal da Unijuí no Youtube”, comentou o coordenador, lembrando que o Ciência para Todos integra a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Ao parabenizar os promotores do evento, o coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de Ijuí, professor José Augusto Fiorin, ressaltou que a produção de ciência em um tempo regular já é difícil, e que torna-se ainda mais complicada em tempos de pandemia. “Por isso ficamos felizes em poder partilhar um evento como este, tão significativo para a educação de Ijuí e da região.”
Assessora pedagógica da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Vânia Simon de Miranda afirmou que o evento aconteceu em um momento importante, em meio a um cenário nacional que questiona a capacidade e importância da ciência em nossas vidas. “O Ciência para Todos é de extrema relevância para nossas escolas e contribui muito para potencializar a constituição do conhecimento científico dos estudantes, contribuindo, ainda, para que eles se tornem cidadãos mais críticos”, disse.
A cerimônia de encerramento também contou com a presença da coordenadora pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosane Menezes, que ressaltou que o evento incentiva o espírito científico, o aprendizado e a criatividade entre os estudantes. “Nos sentimos muito honrados com a parceria que temos com a Unijuí e com a possibilidade de podermos participar de projetos de extensão”, afirmou.
Para quem perdeu a programação do Ciência para Todos Unijuí 2, é possível acessar todas as atividades no canal da Unijuí no Youtube.
Confira o ato de encerramento ao final desta transmissão:
Depois de uma intensa semana de atividades, promovidas pelos projetos de extensão da Unijuí, chegou ao fim nesta sexta-feira, dia 9 de julho, a segunda edição do Ciência para Todos. O evento, promovido pela Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, fez parte da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
O último dia da Mostra Científica Virtual foi aberta com uma palestra do coordenador do Projeto de Extensão Física para Todos, Nelson Toniazzo, sobre a relação entre a física e os acidentes de trânsito. O projeto abordou, num segundo momento, a nossa localização no universo, onde o docente trabalhou conceitos de astronomia.
A área de matemática teve grande destaque nesta sexta-feira. Primeiro, ocorreu o lançamento oficial da 2ª Feira de Matemática do Rio Grande do Sul, que acontecerá entre os dias 4 e 5 de novembro, de forma online. O mesmo formato foi adotado na realização do evento no ano passado, quando foram apresentados 29 trabalhos. Mais de quatro mil visualizações foram registradas.
Conforme destacou o coordenador do Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo, professor Peterson Cleyton Avi, as inscrições já estão abertas para o evento, por meio do endereço unijui.edu.br/feira-matematica, até o dia 4 de outubro. O projeto ainda realizou, durante o dia, uma oficina para ensinar as funcionalidades da calculadora científica aos estudantes.
Outro momento em que a matemática teve destaque foi na divulgação dos vencedores do 2º Desafio MathGo, por meio do Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais. Durante a semana, os alunos puderam acessar o aplicativo MathGo, dedicado ao ensino da matemática, e responder às questões propostas. Os alunos que mais pontuaram foram Vilson Gabriel Teixeira Rodrigues, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (1º lugar); Cristian Smaniotto, do Colégio Evangélico Augusto Pestana - Ceap (2º lugar) e Kaynan Schwanke, também do Ceap (3º lugar). Eles receberam troféus e medalhas.
Também foram premiadas com troféus três escolas com a maior pontuação agregada - soma da pontuação de todos os estudantes participantes do desafio: Ceap, Rui Barbosa e Colégio Estadual Tiradentes.
O estudante com maior pontuação pertencente à escola com maior pontuação foi premiado e receberá um brinde exclusivo da Unijuí, além de troféu como primeiro colocado. É o caso de Cristian Smaniotto, que avaliou o desafio como excelente. “Foi bem participativo. Eu e meus amigos, junto com professores e escola, nos dedicamos muito. Respondemos a excelentes questões, que exigiam raciocínio”, disse.
O dia contou, ainda, com a finalização da formação promovida pelo Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação, para o desenvolvimento de aplicativos com scratch; a apresentação de resultados do Projeto de Extensão Energia Amiga; e ainda com uma apresentação do Projeto de Extensão Meninas que Engenham o Futuro sobre eficiência energética e reuso da água.
Para quem perdeu o Ciência para Todos Unijuí 2, é possível ter acesso às atividades no canal da Unijuí no Youtube. Também, por meio da página bit.ly/cienciasparatodos.
Assista:
Ciência para Todos - Sexta-feira/manhã
Ciência para Todos - Sexta-feira/tarde
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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