Internacionalização: Unijuí e instituições parceiras encerram Diplomado - Unijuí

Internacionalização: Unijuí e instituições parceiras encerram Diplomado

No último sábado, dia 10 de julho, aconteceu o encerramento do Diplomado “Desarrollo de Proyectos Locales para la Implementación de los Objetivos de Desarrollo Sostenible en el Ámbito Territorial” (Desenvolvimento de Projetos Locais para a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Área Territorial), uma iniciativa da Unijuí e da Universidad Politécnica Estatal del Carchi - UPEC/Ecuador, OZIFEC – Observatório de Fronteira e Universidad Cesmag/Colômbia. O projeto foi coordenado pelos professores doutores Daniel Rubens Cenci (ligado aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí - PPGDH/PPGSAS) e Anna Paula Bagetti Zeifert (do PPGDH/Unijuí).

O programa de formação abordou a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, que buscam a construção de políticas públicas voltadas à promoção da cidadania, dos direitos humanos, do desenvolvimento socioeconômico, socioambiental e político sustentável, do fortalecimento da democracia e da superação da pobreza, que é essencial para o exercício pleno da cidadania, em um ambiente de justiça e paz social, ou seja, a proposta de um modelo de governança, gestão, organização e comunicação para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essas dimensões podem ser efetivadas, desde que assumidas pelos diferentes atores, nos espaços locais, incluindo os distintos níveis de governo, setor público – inclusive as Universidades, a sociedade civil e a iniciativa privada.

O Diplomado foi estruturado a partir de uma proposta curricular de cinco módulos, dirigidos a lideranças, gestores, representantes da sociedade civil e agentes do setor público e privado, com o objetivo de formar para o desenho de políticas públicas e sociais a partir da atualização de seus experiências e necessidades, em torno da implementação da Agenda 2030 e dos ODS nos espaços locais. Contou com a participação de 48 alunos que desenvolveram 22 projetos que serão implementados na região de fronteira Equador/Colômbia.

Colaboraram, também, para o desenvolvimento do Diplomado, com suas conferências, os professores doutores Maiquel Wermuth, André Andre Leonardo Copetti Santos, Joice G. Nielsson, Sandra Fernandes, Roberto Carbonera e Pedro Luis Büttenbender, com apoio do vice-reitor, professor doutor Fernando Jaime González, e da vice-reitora da UPEC, professora doutora Olga Teresa Sánchez Manosalvas.

A sequência dos projetos será acompanhada por profissionais e professores da UPEC, e os projetos alocados ao Parque Soft da mesma Universidade, oferecendo um suporte para as necessidades e implementação.

A iniciativa integra um conjunto de outras atividades desenvolvidas no âmbito da internacionalização e intercâmbios entre Universidades e países que também são parceiros na Cátedra Internacional “Pensar de América Latina Frente a los ODS”, que está em andamento.