
Foram prorrogadas as inscrições com submissão de trabalhos para a 6ª Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica - MoEduCiTec, evento realizado pela Unijuí em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Secretaria Municipal de Educação de Ijuí. Interessados podem se inscrever até o dia 22 de setembro, pelo endereço unijui.edu.br/eventos. A Mostra acontecerá no dia 28 de outubro, junto ao campus Ijuí.
A MoEduCiTec oportuniza a apresentação e publicação de trabalhos a partir do que se ensina, se estuda, se aprende e se pesquisa, ou seja, a partir do que se vivencia em sala de aula. Com isso, promove a imaginação, a criatividade, a iniciação científica e a atitude investigativa como fatores propulsores do protagonismo, aliado ao desenvolvimento humano e social.
Com o tema “O Protagonismo Estudantil em Foco”, a Mostra é destinada aos professores e estudantes dos diversos níveis, áreas e modalidades de ensino.
A submissão de trabalhos nas modalidades relato de experiência ou trabalho de pesquisa podem ser feitas de forma gratuita, exclusivamente na página do evento, devendo estar vinculados aos Eixos Temáticos Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagem e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Agropecuária e Agroecologia; Vida, Saúde e Ambiente; Educação Inclusiva; Trabalho e Educação; Direitos Humanos; Tecnologias da Informação e Comunicação e Engenharias.
A programação do evento inicia-se às 7h30, com a recepção dos expositores e a organização dos estandes. Às 8h30, será realizada a abertura, seguida de uma palestra, às 9h. Após, será aberta a visitação aos trabalhos expostos, das 9h45 às 15h45.
Dúvidas gerais sobre o evento podem ser esclarecidas pelo e-mail moeducitec@unijui.edu.br.
.jpeg)
Na noite da última sexta-feira, 26 de agosto, foi finalizada a Pós-Graduação Lato Sensu em Controladoria e Gestão Empresarial da Unijuí, que já conta com a nona turma em andamento. A especialização tem sido ofertada praticamente todos os anos pela Universidade, devido à alta procura pelos profissionais da área.
“Os estudantes da qualificação conseguem ir aplicando os conhecimentos que adquirem em suas funções, preparando-se para tomada de decisões no planejamento estratégico. É uma pós-graduação que abraça todos os conhecimentos da gestão e da controladoria, indo ao encontro do que as organizações estão cobrando”, explicou a coordenadora do curso, professora Euselia Paveglio Vieira.
Há cerca de 15 dias, os estudantes foram desafiados a resolver um problema real da organização onde atuam e, na sexta-feira, realizaram a apresentação dos problemas, hipóteses, soluções e a testagem dessas propostas. Foram convidadas para avaliar os trabalhos a gerente de Controladoria da Unimed Noroeste/RS, Micheli Martini Furtado, e a contadora da empresa Bruning Tecnometal de Panambi, Roseli Cristina Kepler.
Mais do que fazer apontamentos, as duas profissionais aproveitaram para compartilhar suas experiências na área. Segundo Micheli, a controladoria é uma área muito importante para os profissionais, que faz ter uma ampla visão sobre a empresa. “Ela nos permite tomar decisões mais assertivas. Meu setor, por exemplo, trabalha com toda a área de planejamento estratégico, orçamento, indicadores que mensuram as atividades da cooperativa, tanto na parte de operação do plano de saúde quanto do hospital”, explicou a profissional, que é egressa da Pós-Graduação em Controladoria e Gestão Empresarial da Unijuí.
Roseli Cristina destacou que a controladoria é uma área que traduz a linguagem dos negócios em números. Para uma empresa que tem como foco resultados, lucros, a controladoria faz uma leitura da situação e aponta se a empresa está ou não no caminho certo. “Se há algum problema de fluxo na fábrica, por exemplo, de nota fiscal, a controladoria vai apontar. Posso afirmar que uma uma empresa que tem a área de controladoria forte é uma empresa preparada para as situações difíceis que podem vir a acontecer”, afirmou.
Gerente de Controladoria do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Dorcas Piccinini decidiu realizar o curso porque sentiu a necessidade de mais conhecimento na área, já que havia agregado uma nova função na empresa. “Percebi como é essencial termos essa visão abrangente dos setores e processos. A controladoria exerce a função de gerar resultados, indicadores, informações para uma gestão mais assertiva”, afirmou.
Nestor Carlos Pautz, supervisor de Produção na Kepler Weber de Panambi, decidiu realizar o curso para aumentar seu conhecimento sobre custeio de produção. “Cada vez mais o ramo em que atuamos se abre para auxiliarmos não só na fabricação de peças e gestão de pessoas, mas para auxiliar na parte da lucratividade, desempenho e sustentabilidade. E a pós-graduação nos possibilitou entrar em áreas ainda nebulosas”, disse.
Já Anderson Pettenon Bandeira, que reside em Palmeira das Missões, atuava em uma cooperativa de crédito quando começou a realizar a pós-graduação. Em meio ao curso, foi aprovado em um concurso e assumiu como contador em uma prefeitura. “Acabei, durante a especialização, tendo duas visões: das áreas pública e privada", comentou.

Você certamente sabe que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo. Isso se deve em razão de as empresas estarem ainda mais dispostas a aproveitar melhor seus recursos e, por isso, necessitam de profissionais que estejam alinhados com os valores da instituição e sejam emocionalmente capazes de lidar com as adversidades do dia a dia.
De acordo com a doutora em Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, que atualmente trabalha com Desenvolvimento Humano e Empresarial, Adriane Fabrício, há uma definição muito conhecida e emitida pelo psicólogo e jornalista Daniel Goleman. “Para ele, a inteligência emocional é vista como a capacidade de identificar os próprios sentimentos e dos outros, de se motivar e gerir os impulsos dentro de si e nos relacionamentos”, relata.
Adriane afirma que os profissionais que se deixam levar pelas emoções tendem a tomar decisões menos assertivas. “O próprio Fórum Econômico Mundial de 2021 evidenciou a importância, quando definiu que entre as competências comportamentais - também conhecidas como soft skills - mais desejadas até 2025 está justamente a inteligência emocional”, salienta.
Por ser uma habilidade que influencia diretamente nossas atitudes diárias, ela pode ser desenvolvida pelos profissionais de todas as áreas. “Precisamos ter ciência de quais são as emoções e sentimentos que podem interferir em nossa tomada de decisão de forma inconsciente para torná-los, de algum modo, mais conscientes, possibilitando que não interfiram diretamente no nosso cotidiano”, afirma.
É importante frisar também que emoções e sentimentos possuem significados diferentes, pois a emoção é uma reação imediata e o sentimento envolve a cognição e a avaliação da pessoa após alguma ação. “Não existe controle de emoções, mas é possível gerenciar sentimentos para que estes não tomem as rédeas da nossa vida”, destaca.
Para almejar uma inteligência emocional forte, Adriane sugere algumas medidas que podem ser tomadas para iniciar o um processo de desenvolvimento. “O primeiro passo é reconhecer os gatilhos emocionais e os sentimentos desencadeados. Este é o grande segredo: diferenciar emoções e sentimentos para poder gerenciar os sentimentos. Para que seja possível fazer isso, procure cursos ou profissionais que possam te auxiliar nesse processo”, finaliza.
Neste momento, a Unijuí conta com a oferta do curso “A Inteligência Emocional e o Autoconhecimento”, que será realizado de forma presencial no campus Santa Rosa. A qualificação proporcionará o emprego do autoconhecimento e da inteligência emocional para a construção da identidade do participante, contribuindo para mudanças na sua forma de ser, agir e pensar, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada, até o dia 4 de setembro.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Nesta semana, entre os dias 24 e 26 de agosto, aconteceu o XXII Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino - FNOUH, promovido pela UniBrasil, de Curitiba/PR, no formato online. O encontro reuniu ouvidores de diversas instituições de ensino superior e de hospitais de ensino de todas as regiões do Brasil e permitiu, além da abordagem de importantes temáticas relacionadas à função de ouvidor, a troca de experiências entre os profissionais que atuam nesse setor de escuta dos diversos sujeitos que fazem parte das comunidades universitárias e dos hospitais de ensino.
Pela Unijuí, participaram Laura Scheren Dalpiaz, que atua na Ouvidoria desde a sua implementação em 2007; e Magna Stela Cargnelutti Dalla Rosa, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação e ouvidora substituta.
Entre os temas abordados, estiveram a “A ouvidoria brasileira em tempos de transformação”, com Valmir Gomes Dias, ouvidor-geral da União; “A harmonização da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) com a Lei de Acesso à Informação (LAI) aplicadas na realidade das ouvidorias de universidades e hospitais de ensino”, com Marcos Lindenmayer, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União; “Diretrizes relacionadas ao tratamento de demandas dos usuários”, com Savana Dantas, ouvidora-geral na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares; e “Impactos na Governança e na integridade”, com Rose Meire Cyrillo, ouvidora na Valec, Engenharia, Construções e Ferrovias S.A..
Foram debatidos, ainda, os temas “O Atendimento da ouvidoria: insumos para a gestão: experiências com o método NPS (Net Promoter Score)”, com Claudia Regina Haponczuk de Lemos, ouvidora do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/ HCFMUSP; “Isolamento social e retorno à presencialidade: como mediar os impactos da pandemia?”, com Francisco Arseli Kern, ouvidor da PUCRS; “Câmara de mediação e ações colaborativas no ambiente universitário: a experiência Unicamp”, com Maria Augusta Pretti Ramalho, coordenadora da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da Unicamp; “Mediação no ambiente universitário”, com Adriana Eugênia Alvim, conciliadora e mediadora no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Campinas/SP; e “Empatia, a habilidade necessária para o século XXI”, com Cristina Ayoub Riche, ex-ouvidora da UFRJ.
Na opinião das participantes, Laura e Magna, mais do que nunca é preciso exercer a escuta ativa aliada à empatia, gerando uma ação a partir da demanda do sujeito que busca esse canal de comunicação institucional. Além disso, é fundamental o ouvidor ter a característica de fazer a escuta com paciência e sem pré-julgamentos, deixando o sujeito expressar seus anseios.
Mais informações sobre a ouvidoria institucional podem ser obtidas no site Unijuí, na página da Ouvidoria ou ainda na página da CPA.
.jpeg)
Nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, a coordenação do campus Santa Rosa da Unijuí esteve envolvida, durante os turnos da manhã e tarde, em diversas visitas e reuniões com o objetivo de ampliar o relacionamento com a comunidade santa-rosense e ouvir as demandas da mesma.
Estiveram presentes nas atividades os coordenadores do campus, Taciana Enderle e Daniel Dallalba; a coordenadora de Marketing da Fidene, Talita Mazzola; o responsável da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) em Santa Rosa, Lucas Escher; a gerente da Unidade de Educação Continuada da Unijuí, Graciele Zardin; e o analista de Negócios do Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil, Moisés da Silva.
A programação iniciou com uma entrevista na Rádio Noroeste, em que os principais assuntos abordados foram a realização de dois eventos em Santa Rosa: o Desafio Unijuí, destinado a estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que ocorrerá no dia 28 de setembro; e a Feira de Carreiras, que irá possibilitar, nos dias 10 e 11 de novembro, que profissionais formados tenham contato com empresas da região para saberem sobre possíveis oportunidades. A Feira também constitui um espaço de prospecção de talentos para as empresas participantes.
Foi realizada, ainda, uma visita à Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (Acisap), na qual representantes da entidade falaram sobre o Programa Decola, apoiado pela Unijuí, bem como apresentaram suas sugestões. Em seguida, a reunião foi na Câmara de Vereadores de Santa Rosa, com o contador Legislativo, Joel Faccin.
Além disso, aconteceram reuniões com a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Rita Strasser, e com a diretora do Departamento de Planejamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Josyane Heck. Outra visita realizada foi no Sindilojas Fronteira Noroeste, na qual a equipe diretiva da entidade apresentou demandas do setor do comércio.

A articulação temporomandibular é a principal conexão entre o crânio e a mandíbula, que garante movimentos de abrir e fechar da boca. Com o intuito de capacitar estudantes de fisioterapia e profissionais da área para avaliação e tratamento das patologias, estão abertas as inscrições para a qualificação profissional em Desordens da Articulação Temporomandibular e Tratamento Fisioterapêutico. As inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada, até o dia 13 de novembro.
A partir do dia 25 de novembro, os participantes da qualificação vão estudar as principais condições associadas à articulação temporomandibular, além de capacitar estes estudantes para a avaliação e tratamento fisioterapêutico, com ênfase em abordagens atualizadas desta intervenção.
As principais causas de patologias nessa região do corpo é a combinação da tensão muscular com problemas anatômicos que existem na articulação. Além disso, existem outras condições de saúde que podem contribuir para o desenvolvimento destes distúrbios, como artrite na articulação temporomandibular, problemas estruturais desde o nascimento e estresse.
Para mais informações sobre essa e outras qualificações profissionais ofertadas pela Unijuí, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

O segundo semestre está se aproximando e novos projetos e atividades serão propostos por meio da extensão universitária na Unijuí. É o caso do Projeto de Extensão Educação em Saúde, que visa desenvolver ações de educação em saúde, que englobam desde a prevenção de doenças e agravos, atenção ao diagnóstico precoce, até o tratamento e reabilitação de pacientes.
Coordenado pelo professor doutor Vítor Antunes de Oliveira, o projeto está preparando diversas ações para os próximos meses. “Neste próximo semestre continuaremos atendendo às demandas vindas da comunidade, de escolas e Estratégias de Saúde da Família (ESFs)”, salienta.
O projeto tem buscado interagir com as comunidades local e regional, desde crianças até idosos, portadores de deficiência, professores da Educação Básica e comunidade científica. “Sempre com o objetivo de proporcionar melhorias à saúde destes grupos, impactando na qualidade de vida dessas pessoas”, explica.
De acordo com o coordenador, “o projeto é consolidado através de parcerias que estão sendo constantemente efetivadas com Secretarias Municipais de Saúde”. “Também temos costurado atividades com outros projetos de extensão da Unijuí. Desta forma, acreditamos que conseguimos atingir mais pessoas e com maior eficiência nas atividades que estamos desenvolvendo”, destaca.
O Projeto Educação em Saúde é vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde e iniciou o ano de 2022 com a seleção de bolsistas e captação de voluntários. “Nos meses de março e abril realizamos diversas oficinas de capacitação para que os acadêmicos pudessem desenvolver as competências adequadas para as atividades de campo. Nesse período, já atingimos de maneira direta cerca de 500 pessoas”, conta.
O professor afirma ainda que, para dar seguimento às ações, a própria comunidade pode entrar em contato com o projeto pelo e-mail vitor.antunes@unijui.edu.br. “Gostaríamos de nos colocar à disposição da população, para que nos tragam suas demandas e necessidades relacionadas à promoção da saúde. O Projeto de Extensão Educação em Saúde está sempre pronto para contribuir”, finaliza.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, aconteceu o II Seminário do CER III - Unir (Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual), no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. O evento tem o intuito de proporcionar mais informações acerca das atividades desenvolvidas no Centro, incentivando profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social e a comunidade em geral a conhecer, identificar e encaminhar pacientes aos serviços prestados no espaço.
Na abertura, a coordenadora do CER III, professora Edina Coelho, desejou um excelente evento aos participantes, enaltecendo também a participação dos colaboradores do Centro. “Gostaria de prestar meus sinceros agradecimentos às parceiras de luta do CER III, que assumiram comigo o desafio de propor a segunda edição do Seminário. Em nome desta equipe, dou boas vindas a todos participantes”, destacou.
A Unir está em funcionamento desde 2011, como Unidade de Reabilitação Física. Em 2014, foi habilitada para atuar na reabilitação intelectual e visual. Em dezembro de 2020, recebeu a certificação de Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual. “Acreditamos que o compartilhamento das nossas experiências em reabilitação é indispensável para a qualificação da rede de cuidados”, ressaltou Edina.
No turno da manhã o evento abordou os seguintes temas: Histórico e Fluxograma do CER III; Direitos e deveres das pessoas com deficiência e suas famílias; Triagem Inicial: Avaliação, Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPMs); Nutrição e Enfermagem na cicatrização; Neuropsicopedagogia e Terapia Ocupacional no Atendimento Multidisciplinar; Orientação e Mobilidade; e O Papel do Oftalmologista na Reabilitação Visual.
Pela parte da tarde, foram apresentados os assuntos: Transtornos de Neurodesenvolvimento; Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica e Terapia Psicológica; A Prática Fonoaudiológica no CER III; Avaliação Nutricional na Paralisia Cerebral; Escalas de Avaliação do Desenvolvimento Infantil; Atuação da Terapia Ocupacional na Estimulação Sensorial com Crianças Atendidas no CER III; e Atuação do Ortopedista Infantil na Paralisia Cerebral.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Frente à massiva presença dos jovens na internet, e diante do crescimento de 51% no número de eleitores entre 16 e 17 anos - segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Rizoma Temático desta quinta-feira, 25 de agosto, debateu o tema “Internet e participação política de jovens no Brasil”.
O programa da Rádio Unijuí FM contou com a participação da professora doutora em Comunicação da Unijuí, Gisele Corrêa Noll; da acadêmica do curso de Administração e representante do Diretório Acadêmico Estudantil (Dacae) do campus Panambi, Lisiane Tolentino Brizolla Schmidt; e da estudante do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e presidente do Grêmio Estudantil Chico Mendes, Anna Vitória Engler Bressam.
“É curioso pensar que cada geração teve a sua história em relação à participação política. E a internet, especialmente a partir dos anos 2000 e das plataformas digitais, levou esses jovens a terem uma outra postura, a serem mais participativos em debates. No Brasil, temos discussões bem particulares, sobre causas específicas, a exemplo do feminismo e da luta LGBTQIA+, que somam-se e são tão importantes quanto as discussões político-partidárias”, explicou a professora Gisele.
Ana contou que sempre teve interesse por assuntos públicos e procura estar presente em debates realizados na escola. “Minha família sempre falou sobre política em casa e com a internet acabo sempre acompanhando o que está acontecendo no mundo. Mais como espectadora, mesmo, como muitos jovens que conheço, que acabam tendo sua opinião, seu posicionamento político, mas sem curtir, comentar ou postar algo”, destacou.
Para Lisiane, participar ativamente da política foi algo natural, já que sua família está inserida neste cenário. “Aos 16 anos, eu já queria fazer meu título para poder votar. Quando surgiu a oportunidade de representar o campus Panambi, entrei em contato com o DCE do campus de Ijuí, formei uma chapa e concorri. Acredito que não temos que esperar pelos outros para agir”, completou.
Para conferir o Rizoma Temático na íntegra, acesse:

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, por meio do Edital VRPGPE nº 19/2022, divulgou a seleção de Projetos de Extensão na modalidade ações comunitárias, para serem contemplados com horas do Fundo Institucional de Extensão, no período de janeiro de 2023 a dezembro de 2024.
O objetivo é apoiar projetos que privilegiem a interação com a sociedade na perspectiva de melhor entender e inserir-se na dinâmica do desenvolvimento regional, de modo a socializar conhecimentos, técnicas e procedimentos, apontando potencialidades e problemas que podem ser aprofundados na Pesquisa e no Ensino, em articulação com os cursos de Graduação e Pós-Graduação da Instituição.
Serão selecionados cinco projetos, um de cada Programa de Extensão da Universidade: Educação e Formação de Professores; Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento Social; Atenção à Saúde; Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade; e Inovação e Tecnologia.
Para realizar a submissão do projeto, o professor coordenador deverá efetuar o cadastro no Portal do Funcionário, na parte de Projetos de Pesquisa e Extensão, anexar as fichas para descrição da experiência e conhecimento dos membros da Equipe de Extensão e tramitar para avaliação do Comitê de Extensão da VRPGPE. Projetos que pleiteiam renovação devem anexar, ainda, a planilha “Relatório das metas projetos em continuação”.
O projeto de extensão com inscrição homologada pela Presidência do Comitê de Extensão, será avaliado por banca designada pela VRPGPE, com participação de membros externos e método duplo-cego. O prazo para inscrição vai até o dia 23 de setembro e a divulgação do resultado está prevista para o dia 20 de outubro.
O Edital Completo está disponível no site unijui.edu.br/extensao/editais. Mais informações podem ser obtidas junto à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, pelo e-mail vrpgpe@unijui.edu.br.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.