Unijuí promove I Mostra de Projetos Integradores - Unijuí

Unijuí promove I Mostra de Projetos Integradores

A Unijuí promoveu na noite desta terça-feira, dia 13 de julho, de forma online, a 1ª Mostra dos Projetos Integradores. O evento marcou o fechamento do primeiro semestre de implementação da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Universidade, que conta com inovações que estão consolidando no cenário educacional. Como exemplo, os currículos por competências, módulos de Formação Pessoal e Profissional e Projetos Integradores.

Os PIs, como são conhecidos, são componentes curriculares onde os estudantes recebem desafios reais, encaminhados pela comunidade, e trabalham em soluções ao longo do semestre.

“Estes problemas são cadastrados na nossa plataforma Sou Mais e trabalhados pelos acadêmicos do primeiro semestre em sala de aula. A demanda é avaliada, os estudantes recebem orientações de seus professores e também o auxílio de mentores, que são profissionais que voluntariamente participam dessa construção”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.

De acordo com Fabiana, neste primeiro semestre, a plataforma Sou Mais recebeu o cadastro de 145 mentores - muitos egressos e estudantes da pós-graduação, e de 168 desafios. Destes, 130 viraram projetos, realizados por estudantes dos 29 cursos de graduação que passaram por reformulação.

“A origem destes desafios é variada, assim como as temáticas. Tivemos demandas relacionadas ao cuidado com os animais, proteção aos idosos, violência doméstica e direitos das mulheres, saúde, cultura e educação, por exemplo. Os resultados que tivemos mostram a relevância da Graduação Mais para a região, na medida em que trazemos inovação para o setor da educação”, reforçou a vice-reitora.

De acordo com a reitora, professora Cátia Maria Nehring, este novo modelo começou a nascer há um ano e leva em consideração a trajetória de mais de 60 anos da Unijuí. “Ousamos, criamos, aprendemos e transformamos. Os Projetos Integradores, que apresentaram excelentes resultados, materializam a proposta de uma universidade comunitária em relação à sua comunidade, além de trazer desafios para o processo de formação acadêmica e profissional dos estudantes”, destacou.

Para conferir um pouco do que foi produzido nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, basta acessar universidade.unijui.edu.br/projetointegrador.