Salão do Conhecimento: trabalhos são avaliados por conteúdo e observação às normas - Unijuí

Interessados em submeter trabalhos devem se inscrever até 9 de agosto

Palestra do doutor Manuel Osório Binelo sobre Inteligência Artificial nas Ciências Ambientais, no Salão do Conhecimento 2020

Neste momento, diversos estudantes, pesquisadores e extensionistas preparam seus resumos expandidos ou trabalhos completos para submissão no Salão do Conhecimento da Unijuí, que neste ano acontece entre os dias 26 e 29 de outubro, de forma totalmente virtual.

Considerado um dos maiores eventos institucionais de divulgação da produção em extensão e pesquisa, o Salão do Conhecimento reúne participantes da região, do Estado, do País e do exterior. Para participar, é necessário se inscrever até o dia 9 de agosto, pelo endereço unijui.edu.br/salao.

“A participação no Salão do Conhecimento, assim como em congressos e semanas acadêmicas, é extremamente importante para ampliar o conhecimento do participante. O estudante, além de pesquisar em bases científicas, pode assistir às apresentações de outras pessoas. A publicação de um trabalho, por sua vez, acaba por enriquecer o currículo, o que também é muito importante”, destacou a professora Angélica Moreira, membro do Comitê de Extensão.

A submissão de resumos expandidos pode ser realizada na XXII Jornada de Extensão, XXIX Seminário de Iniciação Científica e XI Seminário de Inovação e Tecnologia. Já a submissão de trabalhos completos pode ser realizada exclusivamente na XXVI Jornada de Pesquisa, sendo que o autor responsável pela inscrição deve ser, no mínimo, graduado. Em ambos os casos, o participante deve conferir as normas e utilizar o template disponível na página.

“Quem deseja submeter um trabalho deve observar as normas que estão descritas nos templates, que referem-se tanto à escrita quanto à apresentação”, explicou a professora, lembrando que os trabalhos são avaliados pelo seu conteúdo, referências bibliográficas e adaptação às normas descritas. Segundo a docente, é recomendado que a produção conte com a orientação de um professor.

A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para o dia 27 de setembro, enquanto que a divulgação do cronograma de apresentações ocorrerá até o dia 15 de outubro. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados durante o evento. As apresentações ocorrem via Google Meet, com organização prévia.

No ano passado, mais de 800 trabalhos foram apresentados no Salão do Conhecimento, distribuídos em torno de 50 salas virtuais, em cada uma das quatro noites do evento. As sessões de apresentação de trabalhos são organizadas por temática, a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/salao.