Coordenador do curso de Educação Física, Robson Borges será mediador no primeiro encontro.
Foto ilustrativa, realizada antes da pandemia
O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef) e o curso de Educação Física da Unijuí promovem na segunda-feira, dia 26 de julho, às 19h15, o primeiro encontro do webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes”. O projeto consiste em seis seminários online, distribuídos em um encontro por mês, até o mês de dezembro.
O primeiro webinar terá como palestrante o professor doutor Raphaell Moreira Martins, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e será mediado pelo coordenador do curso de Educação Física na Unijuí, professor doutor Robson Machado Borges. O tema a ser debatido é “Educação Física escolar em tempos de pandemia”.
Segundo o professor Robson, os seminários buscam encontrar soluções para as adversidades que surgem na vida profissional dos educadores. “O objetivo do evento é possibilitar reflexões e alternativas para dificuldades enfrentadas por docentes em sua atuação profissional nas aulas de Educação Física escolar”, comenta o professor.
Os palestrantes do webinar são professores doutores que, em sua maioria, atuam no Proef em universidades de diversos estados do Brasil, com mediação dos docentes do Proef que atuam na Unijuí.
O Proef é um curso semipresencial com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). A Unijuí é um dos polos do programa, que visa atender professores de Educação Física em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente.
Sequência
Em agosto ocorre o segundo webinar, às 19h15, no dia 23. O tema proposto para esse encontro é “O desenvolvimento dos jogos motores e das brincadeiras na Educação Física escolar”. O palestrante será o professor doutor Admir Soares de Almeida Júnior, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A convidada a palestrar no mês de setembro é a professora doutora Meily Assbú Linhales, também da UFMG. O tema “Abordagem dos temas relacionados à saúde na Educação Física escolar” será debatido no dia 27 de setembro. No mês seguinte, será a vez da professora doutora Fernanda Moreto Impolcetto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), discorrer sobre as “Metodologias ativas na Educação Física escolar”, dia 18 de outubro.
No dia 22 de novembro, o tema “O ensino do esporte na Educação Física escolar” vai ser debatido pelo professor doutor Osmar Moreira de Souza Junior, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E o último encontro ocorre no dia 6 de dezembro. A temática deste encontro será "Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”. O palestrante será o professor doutor Ari Lazzarotti Filho, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço: https://forms.gle/whznJPtVxH7nTB4VA. Todos os encontros do evento serão transmitidos pelo canal da Unijuí no Youtube.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo
No último mês, aconteceu uma formação extracurricular para todos os estudantes dos cursos EaD da Unijuí, promovida pela Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, com a parceria do NIP/SEaD. A transmissão foi realizada via google meet e teve como pauta o "Uso da Biblioteca via site e o acesso ao Portal de Periódicos Capes para a iniciação à pesquisa científica".
A formação foi ministrada pela bibliotecária Eunice Passos Flores Schwaste e teve a participação da coordenadora da Biblioteca, Laura Scheren Dalpiaz, bem como da coordenadora dos cursos de Licenciatura EaD, professora Taíse Neves Possani, e do coordenador do Setor de Educação a Distância (SEaD), Sandro Cesar Dias, bem como demais tutores EaD da Unijuí.
Inicialmente, a coordenadora da Biblioteca, Laura Scheren Dalpiaz, falou sobre a importância de os acadêmicos utilizarem o espaço da Biblioteca Universitária e também as bibliotecas virtuais que são oferecidas a eles, um diferencial importante ofertado pela Unijuí, uma vez que são duas as bibliotecas virtuais contratadas pela Instituição, a Pearson e a Minha Biblioteca (disponíveis no Portal do Aluno). Já a professora Taíse Neves Possani parabenizou os responsáveis pela iniciativa e aos alunos da modalidade EAD pela participação nesse evento de formação promovido pela Biblioteca, que tem como objetivo estender suas experiências formativas dentro da instituição.
Em sua explanação técnica, a bibliotecária Eunice Schwaste abordou sobre o uso da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que é um espaço de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão; está vinculada à Coordenadoria de Gestão Acadêmica e à Vice-Reitoria de Graduação e disponibiliza acesso ao conteúdo acadêmico, científico e cultural às comunidades acadêmica e externa, mas com diferencial de acesso aos estudantes e professores Unijuí. Também, foram mostrados os serviços oferecidos pela Biblioteca, como renovações, reservas e Repositório Institucional.
Dando sequência à formação, a bibliotecária trouxe à temática do evento a apresentação do que representa o Portal de Periódicos Capes e suas funcionalidades, como os estudantes devem fazer para se cadastrar e ter acesso ao conteúdo do Portal de forma remota, além de orientações sobre a pesquisa dentro do Portal através de livros, revistas e bases de dados. A plataforma é a maior biblioteca virtual com informações científicas do mundo. Possui mais de 37 mil títulos de revistas acadêmicas disponíveis para consulta, 126 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico e mais de 260 mil documentos entre capítulos de livros eletrônicos, relatórios e outros tipos de publicações não seriadas.
Laura Dalpiaz enfatizou que “este foi o primeiro evento do gênero proporcionado pela Biblioteca Universitária aos estudantes EaD, o que foi um marco nas capacitações ofertadas pela Bumom que, certamente, fará muitas outras pela possibilidade de interação online com o público-alvo”.
Já no dia 07 de julho, via YouTube da Unijuí, foi ofertada capacitação sobre a ABNT - referências e citações, bem como sobre a ferramenta More (para organização de referências e citações), realizada pela bibliotecária Ginamara de Oliveira Lima.
A Biblioteca também oferta, a qualquer momento e a partir de agendamento prévio, capacitação sobre normas da ABNT e formatação de trabalhos acadêmicos, usando como base o Guia Unijuí de Formatação de Trabalhos Científicos, que deve ter sua segunda edição lançada em fevereiro de 2022.
No dia 20 de julho de 2001, a Unijuí ganhava voz, após anos de esforço coletivo para a construção de um espaço que reunisse boa música, jornalismo de qualidade e informações sobre a Universidade. Surgia assim a Rádio Educativa Unijuí FM. De lá para cá, muitas mudanças ocorreram, na música, no jornalismo, na sociedade e no mundo. Mas a Unijuí FM manteve-se presente no cotidiano do ouvinte e, mais recentemente, também do internauta, através das mídias sociais, renovando-se constantemente, sem perder sua essência: a de tocar histórias.
Nesta terça-feira, dia 20 de julho, duas décadas depois do primeiro play, a Rádio Unijuí preparou uma programação especial para comemorar junto com o público essa data. Devido à pandemia, foram organizados dois eventos online, com muita música, interação, nostalgia e, é claro, boas histórias.
O Rizoma Temático desta semana foi realizado excepcionalmente na terça-feira. Com o tema “20 anos de Unijuí FM: de volta às origens”, o programa reuniu integrantes da primeira equipe de locutores e jornalistas da Rádio, que resgataram o início dessa trajetória e relembraram momentos marcantes. Os convidados foram Luiz Henrique Berger, Douglas Fortes, Elano Beckmann, Vera Raddatz, Michele Guma, João Anschau, André Pinheiro e Silvana Lima.
O jornalista Douglas Fortes, que era apresentador do programa Plural, destacou o desafio de construir uma emissora educativa. “Não tinha e não tem manual. O rádio é uma essência que se reinventa a cada dia”, ressalta ele. Elano Beckmann, que apresentava os programas Elástico e Encontro Casual, também fala nesse sentido. “Existia um projeto, uma proposta inicial, mas a gente foi chamado para criar tudo do zero”, relembra.
Atuando como professora do curso de Comunicação na época, Vera Raddatz relatou que, nas reuniões de planejamento sobre a programação da Rádio, dois pontos eram cruciais. “Precisa ter música boa. Pensávamos muito sobre o que era essa ‘música boa’. A segunda questão era: a linguagem tem que ser ousada e criativa”, conta.
Estagiário no período de fundação da Rádio, o jornalista João Anschau, bastante emocionado, comentou sobre o aprendizado com a emissora. “A gente aprendeu bastante nesta época. É preciso destacar nossas coberturas externas. Por exemplo, chegamos a fazer dois anos seguidos a cobertura do Fórum Social Mundial”, disse.
Tendo atuado por duas vezes como diretor da Unijuí FM, Luiz Henrique Berger relembrou a emoção de ser selecionado para a primeira equipe Rádio. “Foi algo muito emocionante para mim ter sido escolhido com essas feras que estão aí, que hoje são doutores. Fomos construindo a Rádio dentro do perfil que se imaginava”, relata ele.
Confira o Rizoma Temático na íntegra:
A live de aniversário “Unijuí FM: 20 anos tocando histórias” teve início às 20h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Rádio. Com apresentação do jornalista Douglas Dorneles, o evento teve cerca de duas horas e meia de duração e alcançou quase quatro mil visualizações entre as duas plataformas.
A noite começou com um show do Projeto Acústico, com Roberto Bones, Régis Clean e Johann, que presentearam os ouvintes com um bom pop. Na sequência, Carol e PC foram os responsáveis por levar o som da música popular brasileira ao público. Ainda teve Lucas, Pimenta e Julian com o tradicional rock da Unijuí FM e Vinícios Hoch, na companhia de Nando e Rene encerraram com músicas nativistas. As apresentações trouxeram um repertório variado, perpassando por diversos gêneros musicais que fazem parte da programação da Rádio.
Entre os shows, a jornalista Carine Da Pieve realizou entrevistas com convidados especiais. O primeiro a subir ao palco do Salão de Atos da Unijuí foi o proprietário da Farmácia Vegetalium, Helio Pohlmann, representante dos apoiadores da Rádio. Ele contou que, ao decidir apoiar a emissora, há 20 anos, acreditou na ideia proposta, que era como uma pequena semente. “Uma boa semente lançada ao solo produz bons frutos. E isso aconteceu com a Unijuí FM. Nesses 20 anos, trouxe uma programação eclética, de alta qualidade”, declara Hélio.
Também foi convidada ao palco a ouvinte que ganhou dois ingressos para curtir os shows presencialmente, através de um sorteio no Instagram. A estudante do curso de Direito da Unijuí, Jordana Appel, relatou que sempre acompanha a Rádio. “É uma das minhas melhores amigas, minha companheira, eu sempre estou com o rádio ligado na UnijuíFM”, revela.
A reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Nehring, foi a última entrevistada da noite. Ela ressaltou o compromisso que a emissora possui com a comunidade. “A Rádio tem a responsabilidade social de ser um canal de comunicação e de pluralidade, levando não só notícias da nossa Unijuí, mas de todo complexo Fidene, de todo município, região e país”, destaca a reitora.
Além das atrações musicais e entrevistas, o evento contou com muita interação com o público. Diretamente do Estúdio Master, as locutoras Marina Moesch e Amanda Thiel repercutiram ao vivo alguns dos comentários feitos por quem acompanhava a live no Facebook e YouTube. Elas também realizaram o sorteio de brindes dos apoiadores e anunciaram os vencedores. Foram 20 prêmios sorteados, para 20 anos de histórias.
Nos intervalos entre os blocos, foram exibidos os depoimentos que fazem parte da série especial de vídeos de aniversário da Rádio. Foram produzidos 20 vídeos, representando 20 fatos marcantes que marcaram essas duas décadas. O evento também contou com uma ação de divulgação por influenciadores de Ijuí e região, que foram convidados para curtir presencialmente o evento e realizar cobertura pelas redes sociais.
A transmissão teve sonorização de Juliano Camera e filmagem de Schmalz videografia. Também contou com apoio de: Agrovel, Bem Seguro, CCAA Ijuí, Ceriluz, Acordare, Edegar Cavalheiro Formaturas, Engeter, Literatus Xôk’s Ijuí, Oca Imóveis, Topway English School, NetCopy, Open Gastro Pub, Pano Leve, Dr. Autopeças, SD Restauração de Móveis, Sicredi, Tabaimóveis, Totem Vestibulares, Loja Topmix, Unimed, Mecânica Unicar e Yázigi Ijuí.
Live na íntegra:
Iniciam nesta sexta-feira, dia 23 de julho, as aulas do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Terapia Intensiva. Com carga horária de 360 horas, o curso capacita enfermeiros para atuar em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), capacitando-os para exercer atividades de maior complexidade, onde são esperadas competências específicas e atuação respaldada no conhecimento científico, focado em oferecer um atendimento resolutivo e seguro ao paciente.
As UTIs são unidades hospitalares destinadas ao atendimento de pacientes graves ou de risco, que necessitam de assistência médica e de enfermagem ininterruptas, com equipamentos específicos e recursos humanos especializados.
Lidiane Borba, ao saber que a Unijuí estava ofertando a especialização, não teve dúvidas em retornar à Universidade. "Me formei em Enfermagem pela Unijuí em 2020 e, desde janeiro de 2021, atuo como enfermeira. Com a minha inserção no mercado de trabalho, senti a necessidade de expandir meus conhecimentos e decidi me especializar em uma área que tive afinidade durante as práticas realizadas durante a minha graduação”, contou a profissional.
Coordenado pela professora Bruna Nadaletti, o curso tem o intuito de ampliar e atualizar os conhecimentos do profissional na avaliação, fundamentação de técnicas conservadoras ou intervencionistas e conceitos necessários para a atuação na assistência direta ao paciente crítico. A especialização ainda propicia estágio em uma UTI.
Para saber mais, acesse unijui.edu.br/pos.
A Unijuí também está com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva; Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições; Fitoterapia Clínica; Justiça Restaurativa e Mediação; Nutrição Clínica: metabologia e terapia nutricional; Hematologia Laboratorial; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, no Campus Ijuí; de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário e Coaching e Gerenciamento de Pessoas, no Campus de Três Passos.
Há também opções de especializações na modalidade Ensino a Distância (EaD) em Marketing; MBA em Gestão e Negócios Bancários; Psiquiatria e Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão.
O Sindilojas reforçou ainda mais o seu vínculo com a Unijuí e com a Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Universidade. Agora, a entidade é uma das parceiras na realização e divulgação do novo componente curricular, chamado de Projeto Integrador. Por meio dele, os estudantes são desafiados a propor soluções para desafios reais, demandados pela comunidade, empresários, instituições públicas ou privadas.
A parceria foi debatida no último mês, em uma reunião que contou com a presença do presidente do Sindilojas, Bruno Alberto Haas, e da secretária-executiva Ana Paula Menezes. Representando a Unijuí estiveram o assessor do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), Tiago Rohde, e os professores Luciano Zamberlan e Fernanda Serrer.
Por meio da plataforma Sou Mais - acessível em unijui.edu.br/soumais, empresários podem cadastrar desafios, que serão encaminhados aos acadêmicos. Soluções serão trabalhadas durante o semestre, com o auxílio de professores e mentores - profissionais com experiência na área em que o desafio foi proposto, e apresentadas após a conclusão.
Os Projetos Integradores são capazes de mobilizar os conhecimentos estudados no semestre, unindo teoria à prática e aproximando o acadêmico, desde o primeiro semestre do curso, à prática profissional e à realidade de suas comunidades.
Confira o vídeo produzido pelo Sindilojas:
A modalidade EaD dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Unijuí se destaca por sua excelência e pelas oportunidades de contato com a prática profissional ainda durante a graduação. As ofertas oportunizam aos estudantes fazer parte de um processo de ensino e aprendizagem que articula teoria e prática, com foco nas vivências corporais em contexto real de atuação durante todo o curso.
“A estrutura do curso está pautada numa perspectiva generalista, humanista e crítica que permite uma formação destacada no cenário nacional”, afirma o coordenador dos cursos, professor doutor Robson Machado Borges. Ele ainda acrescenta que os professores se destacam pelas suas produções e participações em redes de pesquisa. “São doutores e mestres pesquisadores, com experiência profissional sobre o que ensinam”, acrescenta.
O bacharel em Educação Física pode atuar em Secretarias de Esporte e Lazer; em academias de ginásticas, musculação, cross training, pilates, dança, lutas, capoeira e treinamento funcional; programas de esporte e lazer em instituições do Sistema S; em Organizações Não Governamentais; clubes esportivos; na gestão e administração de empreendimento no campo das práticas corporais; e em parques de esportes na natureza. Já o profissional formado com licenciatura nesta área pode trabalhar em escolas nos três níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio); educação inclusiva; no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), em escolas especiais, em projetos socioeducativos; e em Secretarias do Esporte e Lazer.
A Unijuí conta ainda com diversos espaços, proporcionando também ao estudante da modalidade EaD variadas experiências, tais como academia de musculação; laboratórios de anatomia, fisiologia, fisiologia do exercício e de atividades físicas; ginásio de esportes, quadra de esportes poliesportiva, pista de atletismo, campo de futebol, sala de dança, sala para lutas e piscina.
Para saber mais sobre os cursos acesse os links: Licenciatura e Bacharelado
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo
Mais de um ano se passou desde que a Unijuí teve que adaptar suas atividades para o ambiente digital, em razão da pandemia de covid-19. Agora, em atendimento às normativas do Ministério da Educação (MEC), a Universidade se prepara para retomar as aulas de forma presencial e o convívio entre estudantes, professores e funcionários.
Seguindo todos os protocolos de segurança estipulados pelas prefeituras, Estado e União, a Instituição dá início ao segundo semestre no dia 26 de julho, próxima segunda-feira, para o curso de Medicina. No dia 2 de agosto, retornam os acadêmicos dos demais cursos presenciais de graduação. O retorno, no entanto, será de forma escalonada e diferenciada entre os campi.
Turmas diurnas retornam totalmente à presencialidade - sejam em disciplinas teóricas, práticas ou estágios. Para as turmas com aulas à noite, o encaminhamento é diferente.
Nos campi Ijuí e Santa Rosa, para diminuir o fluxo de pessoas, as turmas do 1º ao 5º semestre terão aulas presenciais na semana de 2 a 6 de agosto e, na semana seguinte, permanecem com aulas online. Já as turmas do 6º ao 10º semestre começam as aulas de forma virtual na primeira semana e, na segunda semana, entre os dias 9 e 13 de agosto, têm aula presencial. É importante lembrar que na semana que o primeiro grupo estiver presencial, o outro estará com aulas online e vice-versa.
Já nos campi de Três Passos e Panambi, as turmas do 1º ao 10º semestre serão divididas e terão aulas presenciais na semana do dia 2 de agosto e, na semana subsequente, as aulas serão online - e assim sucessivamente.
A frequência é obrigatória nas aulas presenciais e online, conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 28/2011. Estudantes e professores com comorbidades, que não realizaram a segunda dose da vacina contra a covid-19, estão dispensados de comparecer às aulas presenciais ou de ministrá-las presencialmente até 15 dias após a realização da mesma, devendo comprovar a situação junto à Universidade.
“Hoje a mensagem é de esperança e até um pouco de ansiedade. Estamos próximos do nosso tão esperado retorno ao presencial, após um ano e meio de reinvenção, adaptação e muita coragem - nossa, enquanto Instituição; dos nossos professores que se desafiaram a fazer a melhor entrega possível dentro de um cenário totalmente novo e desconhecido; e dos nossos estudantes, que se propuseram a romper as barreiras e os desafios e fazer com que o conhecimento prosperasse”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que a Universidade está tomando todas as medidas de segurança e higienização necessárias para o retorno presencial.
“Entretanto, acreditamos que cuidar de si também é cuidar do outro. Por isso, pedimos a todos que levem seu álcool gel e sua garrafa de água, e não compartilhem os objetos de uso pessoal. O uso de máscara permanece sendo obrigatório em qualquer espaço da instituição”, reforçou.
No banner inicial do site unijui.edu.br, é possível conferir a Instrução Normativa emitida pela Universidade para o retorno às aulas.
Ao final do primeiro semestre, iniciaram as apresentações dos Projetos Integradores dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis, Administração e do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, sob orientação dos professores Daniel Knebel Baggio, Nilse Maria Maldaner e Roselaine Filipin. Um dos grupos desenvolveu um projeto voltado ao reposicionamento da marca Diziotti no mercado.
O grupo é composto pelas acadêmicas de Publicidade e Propaganda, Keroly Vitória do Amaral, Milena Markiewicz Moureira e Nicole Kieling Zadorozny Lage; pela de Jornalismo Luiza Ribeiro da Rosa; pelo de Administração Flávio Gilnei Boa Vista; e pelo do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, César Augusto Nast Lourenzon. A parte demandante do Projeto Integrador é composta pela empresária e dona da marca, Cinara Lia Ziotti Bohn Soares e pela responsável pela comunicação da marca, Celísia Liane Ziotti Bohn.
Por meio de entrevistas semiestruturadas, o grupo fez contato com as irmãs responsáveis para entender as reais demandas da parte desafiante. Inicialmente, o objetivo do projeto era a criação de uma marca. Entretanto, no decorrer do desenvolvimento, o objetivo mudou para o reposicionamento no mercado da marca Diziotti.
Dado o desafio, o grupo precisou buscar novas estratégias para elaboração de soluções. “Foram realizadas diversas pesquisas, tanto de criação de marca quanto de reposicionamento e estratégias para as mídias sociais, através da qual o grupo obteve novos conhecimentos e experiências pelas quais agradece”, explica a acadêmica de Publicidade e Propaganda e integrante do grupo, Milena.
Após muitas pesquisas e conversas com a parte demandante, com professores orientadores e mentores, Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen e Jacson Silveira, os alunos elaboraram soluções para o desafio. Foi definido o arquétipo da marca, os atributos e o seu slogan: “Feita para mulheres donas de si”. Além disso, foi estruturado um manifesto e um moodboard com referências visuais para as fotografias da marca. Por fim, o grupo organizou um plano estratégico com foco no aumento de engajamentos da marca nas mídias sociais, especificamente pelo Instagram.
O grupo produziu um vídeo com as principais informações sobre seu Projeto Integrador. A evidência audiovisual tem a narração da acadêmica de Publicidade e Propaganda e integrante do grupo, Nicole.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí
Confira os materiais produzidos:
Pensando em trabalhar com a aplicação de novas ideias por meio do uso de técnicas que auxiliam a mudar a forma de pensar o fazer do cotidiano da profissão, a disciplina de Metodologias para Inovação, parte das ofertas de Formação Pessoal e Profissional da Unijuí, abordou temáticas que permearam a inovação, a aplicação do Design Thinking e a mudança de mindset. A disciplina foi ministrada pela professora do curso de Design, Bárbara Gündel.
Os estudantes foram desafiados a pensar propostas de soluções para problemas que a sociedade estava enfrentando, com objetivo de colocar em prática o que haviam aprendido em sala de aula. “Uma coisa que enfatizei com eles era a questão de pensarem bem o processo e aplicação das técnicas, não necessariamente se a proposta de resultado era viável ou não, mas, sim, que utilizassem todas as etapas que estudamos para conseguir chegar a esse resultado”, destaca a professora.
O estudante do curso de Direito, Pedro Vinícius Pretto Soares, comenta que a possibilidade de cursar a disciplina foi extremamente importante para que se mantivesse motivado em dar continuidade aos seus estudos. “Desde pequeno tinha problemas com sistemas pré-estabelecidos, especialmente no que diz respeito ao formato tradicional de ensino. Sempre pensei fora da caixa e ia contra a maré do que todos seguiam. A disciplina de Metodologias para Inovação acabou caindo muito bem porque trabalhou justamente essa mudança de mindset, de sair da zona de conforto e fazer, literalmente, mudanças que podem agregar tanto na qualidade de ensino quanto na prática do ensinar”, conta.
Para a professora Bárbara, por meio dessa nova metodologia de formação proposta pela Graduação Mais, será possível qualificar ainda mais o processo formativo dos estudantes, buscando trabalhar de forma efetiva as competências e inovações exigidas pelo mercado de trabalho. “Entendo a estruturação em módulos uma forma muito mais fácil de o estudante se enxergar já desde o início dentro daquele curso, daquela profissão, porque agora eles conseguem visualizar de maneira clara o que estão aprendendo, o motivo e onde irão aplicar”, finaliza.
Ao final do primeiro semestre, iniciaram as apresentações dos Projetos Integradores dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis, Administração e do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, com orientação dos professores Daniel Knebel Baggio, Nilse Maria Maldaner e Roselaine Filipin. Um dos grupos desenvolveu um projeto em parceria com o Instituto Lar Bom Abrigo de Ijuí, para atender à demanda de ampliar o potencial comunicacional da instituição.
O grupo é composto pelo acadêmico de Administração Arthur Matter; pelos estudantes de Publicidade e Propaganda Estêvão de Souza Ost, Fernanda Ribeiro da Silva e Letícia Taís Schneiders; e pelas acadêmicas de Jornalismo Krislaine Angonese Baiotto e Luiza Costa de Medeiros. Juntos, os alunos realizaram entrevistas com duas responsáveis pela instituição e precisaram pensar em soluções à demanda que foi solicitada.
Após constatarem em uma das entrevistas que a instituição não possuía alguém responsável apenas pela parte comunicacional, os acadêmicos propuseram um planejamento estratégico para auxiliar o Lar após a finalização do Projeto Integrador. “Elaboramos um planejamento com um passo a passo de edição e publicação de imagens. Além disso, foi montado um calendário de postagens e uma paleta de cores característica para a identidade visual da instituição”, comenta a acadêmica de Jornalismo e integrante do grupo, Krislaine.
Ainda, o grupo tinha como demanda a produção de um material gráfico. Sendo assim, produziram um folder digital, visando a divulgação do mesmo pelas plataformas digitais e pelo e-mail da instituição. O material foi produzido na nova paleta de cores sugerida à identificação visual do Lar e contém informações como a história, a missão, os projetos e os contatos. Tanto o material gráfico quanto o planejamento contaram com o auxílio da mentora Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen e do mentor Thiarlon da Silva Ferreira. Além disso, eles foram aprovados e repassados para a instituição.
Com os materiais prontos, o grupo produziu um vídeo contendo as informações sobre a elaboração do projeto, como também, o que o inspirou a realizá-lo. A evidência audiovisual conta com a narração da aluna de Publicidade e Propaganda e integrante do grupo, Letícia.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí
Confira abaixo os materiais produzidos:
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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